Como nadar com segurança com piranhas

Autor do artigo:Gabriel Silva

As piranhas, os 'lobos da água', são conhecidas por sua capacidade de despir um animal até os ossos em poucos segundos. Na verdade, elas não são tão perigosas para os seres humanos como se imagina, especialmente se você nadar com elas durante a estação chuvosa, quando elas têm bastante comida. Ainda assim, os cardumes de piranhas da América do Sul podem ser perigosos quando a comida é escassa. Se você for dar um mergulho na Amazônia, continue lendo para ver como nadar pacificamente com piranhas.

Etapas

  1. Etapa 1 Familiarize-se com o território das piranhas.
    Familiarize-se com o território das piranhas. As piranhas são peixes de água doce e vivem apenas na América do Sul (embora ocasionalmente uma piranha de estimação perdida apareça em um rio em outro lugar). Elas vivem quase que exclusivamente em riachos ou lagos parados ou de movimento lento e geralmente morrem em água fria.
  2. Etapa 2 Evite nadar com piranhas na estação seca.
    Evite nadar com piranhas na estação seca. As piranhas costumam ser mansas e ariscas. Elas raramente, ou nunca, atacam um animal muito maior, a menos que estejam famintas. Os suprimentos de alimentos são mais escassos durante a estação seca (que vai de abril a setembro), quando os níveis de água caem drasticamente e os alimentos são menos abundantes, portanto, evite entrar em águas infestadas de piranhas durante esse período.
    • Se estiver em dúvida se a estação seca ainda está ocorrendo, pergunte aos moradores locais se é seguro nadar.
    • Desconfie de lagoas que parecem ser produto dos movimentos de um rio. Os rios se movem lentamente para frente e para trás e, muitas vezes, encolhem e crescem com a chuva, deixando para trás lagoas temporárias. Os peixes nessas águas estão isolados de outras fontes de água e estão essencialmente condenados à morte; eles podem pular e atacá-lo por puro desespero se você estiver perto o suficiente.
  3. Etapa 3 Espere até a noite para entrar na água.
    Espere até a noite para entrar na água. Se, durante a estação seca, você precisar se aventurar em águas habitadas por piranhas, espere escurecer para tentar atravessar sem um barco. As piranhas caçam durante o dia e dormem à noite.
    • Se acordadas de seu sono enquanto estiver escuro, as piranhas geralmente fogem, mas é mais seguro não perturbá-las.
    • Lembre-se de que outros predadores, como os jacarés, são mais ativos à noite. Se estiver tentando atravessar um curso d'água com uma diversidade de organismos, os perigos de viajar à noite podem superar em muito os benefícios.
  4. Etapa 4 Fique fora da água se tiver um corte aberto e sangrando.
    Fique fora da água se tiver um corte aberto e sangrando. As piranhas sentem o sangue na água e são mais propensas a atacar um animal maior se acharem que ele está ferido.
    • Você também deve evitar levar carne crua para a água e lavar as mãos antes de entrar se tiver manuseado carne crua recentemente (não lave as mãos onde há piranhas).
    • Evite águas abaixo de áreas de nidificação de pássaros, docas onde os peixes são eviscerados e depósitos de lixo; você não quer que as piranhas o associem ao sangue que pode vir dessas fontes.
  5. Etapa 5 Evite fazer barulho.
    Evite fazer barulho. Estudos recentes sugerem que as piranhas desesperadas são atraídas mais pela atividade do que pelo sangue. Ao atravessar a água, minimize seus movimentos e nadar ou caminhar com movimentos suaves e fluidos. Evite falar e não use lanternas quando estiver atravessando à noite.
  6. Etapa 6 Crie uma distração.
    Crie uma distração. Como último esforço, tente criar uma distração liberando uma carcaça de animal ou uma quantidade substancial de carne crua rio abaixo do ponto de travessia desejado. Se essa ação for necessária, lembre-se de que as piranhas podem despir os animais até os ossos em questão de minutos ou até segundos, portanto, é melhor atravessar rapidamente antes que elas o percebam.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que devo fazer se uma piranha me morder?
    Limpe o ferimento e procure um médico o mais rápido possível no caso de uma mordida de piranha.
  • Pergunta
    Existe mais de um tipo de piranha?
    Sim, há cerca de sessenta espécies.
  • Pergunta
    Quantos minutos uma piranha leva para despir um ser humano até os ossos?
    De acordo com Ray Owczarzak, curador assistente de peixes do National Aquarium em Baltimore, provavelmente levaria de 300 a 500 piranhas cinco minutos para tirar a carne de um ser humano de 180 libras.

Vídeo

Dicas

  • Não é incomum que a população local (e os turistas) nadem entre piranhas. O fato é que, exceto em épocas de escassez, as piranhas não são mais perigosas do que outros peixes de tamanho comparável.
  • Há diversas variedades de piranhas, mas a maioria reside na América do Sul. Alguns peixes relacionados são frequentemente confundidos com piranhas, como o pacífico e não perigoso pacu.
  • Embora as pessoas possam ter medo de serem comidas por piranhas, na realidade a situação é inversa. As piranhas costumam ser um alimento delicioso e popular onde são encontradas.

Avisos

  • As piranhas são apenas um dos muitos perigos que podem ser encontrados nos rios da América do Sul e em seus arredores. Tenha cuidado nessas áreas e, se possível, contrate um guia local experiente.
  • Não se engane, um cardume de piranhas famintas pode causar ferimentos graves ou morte. Embora sua reputação seja exagerada, você ainda deve respeitar esses peixes e tomar cuidado para evitá-los durante as épocas perigosas do ano.