Como correr para cima e por cima de uma parede

Autor do artigo:Gabriel Silva

Isso acontece o tempo todo em filmes de ação. Durante cenas intensas de perseguição, o herói frequentemente escapa dos perseguidores correndo por cima de uma parede. E com um pouco de prática, você também pode. Esse movimento, também chamado de corrida vertical na parede, passe muraille e pop vault, é útil para subir e passar por cima de paredes muito altas para pular. Depois de aprender a subir e passar por cima de uma parede, você terá que praticar se quiser realizar esse movimento difícil de forma consistente.

Etapas

Aprendendo a corrida na parede

  1. Etapa 1: Prepare uma área de prática segura.
    Prepare uma área de prática segura. Subir e passar por cima de uma parede é um movimento moderadamente difícil que é relativamente seguro quando praticado lentamente em um ambiente controlado. Muros muito altos ou cercados por solo duro, como cimento, serão muito mais perigosos do que muros moderados a pequenos cercados por terra ou grama macia.
    • Depois de dominar a corrida na parede, você poderá aplicar essa habilidade em praticamente qualquer parede que escolher. No entanto, ao começar, paredes menores, com aproximadamente 1,8 a 2,1 m (6 a 7 pés), serão mais seguras.
    • Tênis ou calçados esportivos que se ajustem confortavelmente, não apertem e tenham boa aderência na sola inferior o ajudarão a subir e passar por cima das paredes com mais segurança e facilidade.
    • Se a segurança for uma grande preocupação para você, a maneira mais segura de aprender esse movimento será com um instrutor profissional, como um treinador de parkour.
  2. Etapa 2 Aquecimento...
    Aquecimento. Para executar esse movimento, você usará principalmente as pernas e o core, portanto, essas áreas devem receber atenção extra durante o aquecimento. Você também terá de se aproximar da parede em uma velocidade moderada a rápida ao subir e descer, portanto, talvez queira fazer uma corrida rápida ou correr também.
    • Aqueça as articulações para melhorar o desempenho e evitar lesões. Comece pela cabeça e vá descendo pelo corpo, girando cada articulação para frente e para trás. Faça as rotações da forma mais ampla possível.
    • Faça alguns alongamentos dinâmicos, como lungesflexionando e tocando os dedos dos pés e puxando o joelho até o peito.
  3. Etapa 3 Familiarize-se com a abordagem.
    Familiarize-se com a abordagem. Corra em direção a uma parede em um ritmo lento a moderado. Você deve se mover devagar o suficiente para poder avaliar facilmente qual pé entrará em contato com a parede primeiro. À medida que você se familiarizar com os movimentos da aproximação, aumente a velocidade.
    • Corra contra a parede várias vezes dessa forma. É possível que você queira manter as mãos levantadas à sua frente como apoio ou guia, especialmente em paredes lisas, onde o escorregamento é uma preocupação.
    • Evite favorecer um pé em sua abordagem. Mesmo que você ache mais natural terminar com o pé direito antes de o esquerdo entrar em contato com a parede, ou vice-versa, alterne entre os pés durante a aproximação. Dessa forma, você poderá se adaptar mais facilmente a novos ambientes.
  4. Etapa 4 Pule na parede a cerca de um passo de distância.
    Pule na parede a um passo de distância. Quando estiver a cerca de um passo de distância da parede, levante a perna para preparar o pé para o contato com a parede. Seu pé na parede deve ser levantado até aproximadamente a altura máxima de um passo normal, ou um pouco mais alto. Ele deve ser posicionado de modo que somente o terço dianteiro do pé, e não o pé inteiro, entre em contato com a parede.
    • Mantenha a cabeça erguida nesse ponto da corrida na parede. Será um reflexo natural observar seus pés atingirem a parede, mas isso pode fazer com que você perca a borda superior ou perigos, como galhos de árvores ou pedras soltas.
  5. Etapa 5: Encontre a parede com o pé e dirija-se para baixo.
    Encontre a parede com o pé e dirija-se para baixo. Para obter a melhor distância vertical, é necessário que o pé entre em contato com a parede desde a bola do pé até os dedos. Nesse instante, agarre a parede com o pé e dirija-se para baixo. Isso mudará seu impulso para cima, ajudando-o a subir a parede.
    • Se o seu pé bater forte na parede ao entrar em contato com ela, isso provavelmente é um sinal de que você está se dirigindo para dentro e para longe da parede, e não para baixo e para cima.
    • Se uma parte menor do seu pé estiver em contato com a parede, a força do seu impulso poderá ser direcionada para fora, para longe da parede, em vez de para cima, ou talvez você não tenha aderência suficiente para mudar de direção.
    • Como a mudança em seu impulso, de para frente para cima, vem do impulso para baixo com o pé da parede, tente não se conectar com a parede muito alto. Pontos de contato altos dificultarão a geração de força suficiente para subir a parede.
  6. Etapa 6 Suba a parede correndo.
    Suba a parede correndo. Talvez você só consiga dar um único passo para subir a parede, especialmente quando estiver aprendendo pela primeira vez. Dependendo de seus reflexos, força e habilidade, talvez você consiga dar mais um ou dois passos para cima da parede. Se puder, faça isso da mesma forma que seu pé dianteiro.
    • Em algumas situações, você pode entrar na corrida na parede com muita velocidade. Ter as mãos à sua frente nesse momento pode evitar que você bata acidentalmente na parede e se machuque.
    • Esteja pronto para se agarrar ao topo da parede. As coisas estarão se movendo muito rapidamente. Estar preparado evitará que você perca a oportunidade de se agarrar.
    • Embora alguns especialistas consigam dar vários passos ao subir e passar por cima de uma parede, o que lhes permite subir ainda mais, você deve tentar apenas um único passo no início. À medida que se sentir mais confortável com o movimento, você poderá adicionar mais passos.
  7. Etapa 7 Puxe-se para cima da parede e desmonte.
    Puxe-se para cima da parede e desmonte. Se você se conectou corretamente com a parede, grande parte do seu impulso será redirecionado para cima. Mesmo assim, você terá de usar os braços para ajudar o impulso para cima e se puxar para o topo da parede. Em seguida, cuidadosamente pule para baixo ou abaixe-se para o outro lado.
    • Deixar de auxiliar o impulso ascendente pode fazer com que o salto 'pare', o que é outra forma de dizer que o impulso se esgotou. Pode ser difícil se levantar de uma posição estagnada.
    • Pule de lugares altos com seriedade. Cair ou pular incorretamente de apenas 3 metros, uma altura razoável para uma parede de tamanho médio, pode causar lesões.

Praticando a corrida na parede

  1. Etapa 1 Dê a si mesmo tempo para se acostumar com o movimento.
    Dê a você mesmo tempo para se acostumar com o movimento. Os seres humanos raramente experimentam naturalmente a rápida mudança de impulso necessária para subir e passar por cima de paredes. Por isso, o movimento provavelmente parecerá estranho para você por algum tempo. Concentre-se em uma técnica limpa, suave e consistente, até que os movimentos se tornem uma segunda natureza.
    • É possível que suas primeiras tentativas terminem com um chute para fora e para longe da parede em vez de correr para cima e sobre ela. Isso é completamente natural e ainda o ajudará a se familiarizar com a mecânica desse movimento.
  2. Etapa 2: Defina e atinja as metas de corrida na parede.
    Estabeleça e atinja metas de corrida na parede. Esse tipo de prática funciona bem com paredes altas. Usando fita adesiva e uma escada, marque várias alturas em intervalos regulares ao longo da face da parede. Esses serão seus alvos durante a prática. Ao atingir uma nova meta, passe para a próxima meta até atingir o topo da parede ou seu limite vertical.
    • Ao praticar esse movimento, você perceberá que sua técnica melhorou e seu corpo se fortaleceu. Esses avanços também devem levar a uma altura máxima maior.
    • Para alguns, pode levar dias, semanas ou meses de prática até que a altura máxima seja atingida.
    • A altura da parede não mudará sua técnica de corrida na parede. As paredes que são especialmente altas exigirão apenas mais passos na parede para que você alcance uma distância vertical maior.
  3. Etapa 3 Tente subir e passar por cima de diferentes tipos de paredes.
    Tente subir e passar por cima de diferentes tipos de paredes. As paredes podem ser feitas de muitos tipos diferentes de materiais, e alguns deles são mais escorregadios do que outros. Você também pode descobrir que alguns pares de tênis não têm boa aderência e devem ser evitados. Para poder executar esse movimento sempre que necessário, você precisará se sentir confortável ao subir e passar pela maioria das superfícies.
    • Sempre vá devagar quando estiver correndo em uma parede nova ou desconhecida. Se a parede for inesperadamente escorregadia, você poderá se machucar ou se lesionar.
    • Experimentar diferentes tipos de paredes também o familiarizará com os tipos que devem ser evitados. Algumas paredes podem ser muito lisas para serem escaladas sem ferramentas ou assistência especial.
  4. Etapa 4 Treine-se fisicamente.
    Treine-se fisicamente. Esse tipo de manobra exige reflexos rápidos e força. Ao treiná-los juntamente com movimentos funcionais e exercícios aeróbicos, você pode melhorar muito sua corrida na parede. Alguns exercícios que podem ajudar incluem:
  5. Etapa 5 Participe de um grupo de parkour.
    Participe de um grupo de parkour. O parkour é uma modalidade em que as pessoas treinam seus reflexos e sua capacidade física por meio de exercícios de obstáculos. A corrida na parede é um movimento comum do parkour, e você poderá obter algumas dicas sobre como fazê-lo em um encontro local.
    • O Facebook pode ser um recurso valioso para encontrar grupos locais de parkour que praticam perto de você. Esses eventos geralmente são realizados em playgrounds, parques e universidades.

Vídeo

Dicas

  • Seus calçados devem servir confortavelmente e ter boa aderência na sola. A aderência desgastada pode levar a escorregões inesperados e lesões.
  • Use roupas confortáveis, duráveis e que se ajustem à forma sem restringir os movimentos. Evite itens largos ou qualquer coisa que possa ficar presa em um obstáculo.

Avisos

  • Esse movimento, quando executado de forma inadequada ou imprudente, pode resultar em danos ou lesões graves. Você deve sempre ter um companheiro de treino para o caso de emergências.
  • Não tente iniciar um regime de exercícios se sua saúde não estiver em boas condições. Discuta sua situação com um médico e cuide de sua saúde em primeiro lugar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Que tipo de roupas e calçados devo usar?
    Calçados flexíveis com muita tração e roupas não restritivas normalmente não afetam o desempenho.
  • Pergunta
    Que exercícios devo fazer para o parkour e que alimentos saudáveis devo comer (especificamente)?
    Provavelmente, você deve apenas correr um pouco e treinar os braços fazendo flexões ou algo parecido. Não há necessidade de fazer dieta, pois a maioria dos praticantes de parkour não se preocupa com isso. No entanto, vale a pena ser saudável por todos os motivos de sua vida, portanto, concentre-se em ser equilibrado em todas as coisas, inclusive na dieta.
  • Perguntas
    Vai fazer barulho quando eu tocar a parede?
    É possível que você faça um pouco de barulho, mas isso pode ser reduzido pelo calçado que você usa. Um tênis de corrida leve fará menos barulho do que botas.