Como subir em uma parede e dar um salto mortal

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você já viu um herói de ação ou personagem de videogame correr em direção a uma parede, dar alguns passos sobre ela e dar uma cambalhota para trás? Você desejou silenciosamente que pudesse fazer o mesmo? Embora dar uma cambalhota na parede seja difícil e arriscado, com treinamento e prática, você também pode dar uma cambalhota na parede.

Passos

Como dar uma cambalhota na parede com uma perna só

  1. Etapa 1: Conquiste os movimentos acrobáticos de pré-requisito.
    Conquiste os movimentos acrobáticos de pré-requisito. Antes de tentar dar uma cambalhota na parede, é importante conhecer alguns movimentos básicos de cambalhota para ter um conhecimento básico e conforto nos movimentos que seu corpo precisa fazer para executar uma cambalhota na parede. Alguns desses movimentos básicos de pré-requisito incluem um back tuck em pé, um back handspring, um front flip e até mesmo um side flip.
    • Enquanto você começa a aprender a dar um mortal na parede, é uma boa ideia praticar com tapetes de tumbling de aterrissagem suave ou grama e ter um observador qualificado para ajudá-lo com o mortal.
  2. Etapa 2 Corra em direção à parede.
    Corra em direção à parede. Corra ou faça jogging em direção à parede da qual planeja saltar. A parede escolhida deve ter uma superfície relativamente áspera para que seus tênis possam se agarrar à parede. Uma concepção errônea comum é que você precisa correr em direção à parede para obter força suficiente para dar o salto. Entretanto, o excesso de impulso para frente, em direção à parede, dificultará a transição de sua força para o movimento ascendente necessário para completar o salto. Ao correr em direção à parede, você quer que o pé não dominante permaneça no chão quando o pé dominante se levantar para se plantar na parede. Seu pé não dominante deve estar a cerca de 12' a 24' de distância da base da parede.
    • Pratique a corrida em direção à parede algumas vezes para avaliar a distância que deve ser iniciada, a velocidade com que deve correr e onde deve se posicionar para que seus pés aterrissem onde devem estar.
    • Pode ser útil começar a praticar a virada de parede em uma parede com ângulo obtuso, afastada de você. O ângulo da parede ajudará seus pés a se agarrarem e se plantarem na parede, facilitando um pouco o salto para trás.
  3. Etapa 3 Incorpore o balanço do braço.
    Incorpore o balanço dos braços. Ao dar o último passo de sua corrida em direção à parede, balance os braços para trás. A próxima sequência seria colocar o pé dominante na parede, mas, antes de chegar lá, você deve conhecer o movimento geral dos braços para que possa fazer todos os movimentos juntos na ordem correta. Ao colocar o pé dominante na parede, balance os braços para frente em direção à parede. Quando os braços cruzarem as laterais do corpo, dobre os cotovelos para balançar os braços em uma formação de corte superior duplo. Seus braços devem parecer que você está fazendo uma elevação de queixo em uma barra invisível.
    • Se tentar fazer um balanço de braço completo com os braços totalmente estendidos à sua frente, você corre o risco de dar um soco na parede ao colocar o pé na parede.
    • Além disso, se os braços estiverem estendidos, o giro ficará mais lento quando você tentar sair da parede.
  4. Etapa 4 Coloque o pé dominante na parede.
    Coloque seu pé dominante na parede. Pule com a perna não dominante no chão e coloque a bola do pé dominante na parede, mais ou menos na altura do quadril. Ao levar o pé até a parede, mantenha a canela reta e vertical. Isso garantirá que, ao empurrar o pé plantado, você pule verticalmente para cima da parede em vez de horizontalmente para fora dela.
    • Se você se inclinar muito ao plantar o pé e sua canela estiver inclinada em direção à parede, você perderá a aderência à parede e seu pé deslizará para baixo.
  5. Etapa 5 Empurre-se para fora da parede.
    Empurre a parede. Empurre e pule com seu pé dominante que já está apoiado na parede. Juntamente com o salto com o pé não dominante, isso lhe dará duas fontes de impulso vertical. Ao empurrar a parede com o pé dominante, seu corpo se elevará verticalmente, mas também se afastará da parede na horizontal e na diagonal.
    • O pé dominante plantado deve impulsioná-lo para cima como se estivesse subindo a parede. Isso lhe dará a altura necessária para executar adequadamente o wall flip.
    • A partir desse ponto no ar, você começará a fazer a transição para a rotação para trás.
  6. Etapa 6 Movimente o joelho para começar a girar para trás.
    Impulsione o joelho para começar a girar para trás. Quando estiver no ar e começar a se afastar da parede, balance e leve o joelho da perna não dominante até o corpo para iniciar a rotação do flip. O impulso de balançar o joelho iniciará a rotação para trás.
    • Mantenha a cabeça, os braços e as pernas bem dobrados em seu corpo, como uma bola. Manter o corpo bem dobrado o ajudará a completar uma rotação completa no flip.
    • Não jogue a cabeça para trás para iniciar a rotação do flip. Isso abrirá e estenderá seu corpo, o que tornará o flip mais lento e fará com que você aterrisse incorretamente.
    • Para ajudar a manter a cabeça para dentro, tente escolher um ponto na parede e mantenha o olhar lá o máximo de tempo possível antes de começar o flip.
  7. Etapa 7: Dobre os joelhos.
    Dobre os joelhos. Ao elevar o joelho da perna não dominante em direção ao corpo, o pé dominante que estava apoiado na parede se soltará da parede. O joelho que você está levando para cima começará a girar o corpo. Quando começar a girar, puxe os dois joelhos para dentro do corpo para criar uma bola apertada. Nesse ponto, você pode até usar as mãos para segurar os joelhos enquanto gira.
    • Novamente, a postura corporal firme ajudará a fazer um giro limpo e controlado. Se mantiver o corpo aberto e arquear as costas (jogando a cabeça para trás), o giro será muito mais lento e você poderá cair em um ângulo estranho e perigoso.
    • Colocar os joelhos para dentro ajudará a garantir que, ao completar o mortal, você aterrissará uniformemente sobre os dois pés.
  8. Etapa 8: aterrissar o flip.
    Aterrisse o flip. Ao dar o mortal e ver o chão embaixo de você, abra seu corpo. Traga os braços para fora do centro do corpo e empurre os joelhos em direção ao chão. Tente aterrissar nas pontas dos pés.
    • Se você estender as pernas para fora, acabará caindo sobre os calcanhares e perderá o equilíbrio, caindo sobre as nádegas.

Como fazer um salto na parede em duas etapas

  1. Etapa 1: Conquiste os movimentos acrobáticos de pré-requisito.
    Conquiste os movimentos acrobáticos de pré-requisito. Assim como o wall flip com uma perna só, será muito mais fácil executar o wall flip em duas etapas se você já souber alguns movimentos básicos de acrobacia e ginástica. Uma cambalhota para trás, uma cambalhota para trás e até mesmo uma cambalhota frontal o ajudarão a reconhecer os movimentos de perna e braço necessários para executar com segurança uma cambalhota na parede.
    • Como sempre, ao praticar pela primeira vez um salto na parede, use tapetes de tumbling macios e um observador treinado e qualificado para evitar que você se machuque durante o salto.
  2. Etapa 2: Corra em direção à parede.
    Corra em direção à parede. Corra em direção à parede um pouco mais rápido do que fez no salto com uma perna só. Na cambalhota na parede em duas etapas, a decisão de com qual pé começar a cambalhota é mais uma questão de preferência pessoal do que de uma clara escolha entre direita ou esquerda. Por exemplo, se você for destro, seu pé direito será o pé dominante. Talvez você queira dar o primeiro passo usando o pé direito para obter muita altura em seu primeiro salto na parede. No entanto, talvez queira dar o primeiro passo com o pé esquerdo, para que o pé dominante possa empurrar a parede e proporcionar melhor controle no salto. Tudo depende do que for mais confortável para você.
    • Ao correr para a parede, você deve bombear os braços como se estivesse correndo, em vez de balançar os braços por trás e para cima, como fez no mortal de uma perna só.
    • Para descobrir o que é mais confortável para você, pratique correr em direção à parede e usar os pés direito e esquerdo como primeiro passo.
  3. Etapa 3 Coloque seu primeiro pé na parede.
    Coloque o primeiro pé na parede. Com o mortal na parede com uma perna só, incorporar o balanço do braço era muito mais importante, pois você precisava desse impulso extra para o mortal rápido na parede. Com o mortal de parede de dois passos, o primeiro passo lhe dará a altura vertical para executar o mortal um pouco mais devagar, sem precisar de tanto impulso adicional de altura dos braços. Salte com o pé que está no chão e coloque o outro pé na parede, mais ou menos na altura do quadril. Ao empurrar para cima e para fora do pé plantado, estenda totalmente a perna e mantenha o peito reto e vertical.
    • A extensão da perna lhe dará a altura máxima para o salto. Certifique-se de manter a parte superior do corpo reta e o mais próximo possível da parede, até que possa plantar o outro pé.
  4. Etapa 4 Coloque o segundo pé.
    Coloque o segundo pé. Quando o primeiro pé plantado estiver totalmente estendido, estenda o braço e coloque o outro pé na parede. Seu segundo pé plantado estará mais alto na parede por causa do primeiro salto para cima e para a parede.
    • Nesse ponto, não tente mais manter a parte superior do corpo na vertical, permita que a extensão e o impulso do segundo pé o empurrem para longe da parede.
  5. Etapa 5 Inicie o salto para trás.
    Inicie o salto para trás. Ao empurrar a parede com o segundo pé plantado, comece a se inclinar para trás e a se afastar da parede com o pé. Em seguida, mova e balance o joelho do primeiro passo para cima, em direção ao peito, para iniciar a rotação do salto.
    • Traga o joelho da outra perna para cima, para seguir o joelho do primeiro passo e se lançar ainda mais no salto.
  6. Etapa 6: aterrissagem do flip.
    Aterrissagem do flip. Como você tem a altura adicional, não precisa dobrar completamente os joelhos e manter o corpo em uma bola apertada. Na verdade, se você girar muito rapidamente (dobrando os joelhos com força), poderá girar demais e acabar caindo de costas.
    • Se você já domina os back flips básicos, pode confiar nessas técnicas de aterrissagem para aterrissar nesse wall flip. Experimente a velocidade com que você abre e se posiciona para conseguir uma aterrissagem limpa.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Qual mortal é mais fácil, um passo ou dois?
    O wall flip com dois passos pode ser um pouco mais fácil porque o passo e a altura adicionais proporcionam mais tempo para girar completamente dentro do flip. Entretanto, a velocidade adicional necessária para correr até a parede e a altura podem ser intimidadoras para iniciantes.
  • Pergunta
    Posso dar um mortal na parede quando criança?
    Claro, mas você precisa receber treinamento adequado e certificar-se de que sempre terá um observador, por precaução.
  • Pergunta
    Como posso praticar parkour?
    Comece com alongamento e ioga para condicionar seu corpo e acostumá-lo ao movimento aeróbico. O exercício físico é outro fator importante na prática do parkour. Procure na Internet para ver se há aulas ou grupos de parkour em sua região.

Vídeo

Dicas

  • Tente usar uma parede próxima à grama ou com algo macio embaixo dela, pois se cair, poderá se machucar.
  • Tente buscar altura para que, mais tarde, você possa adicionar novas partes, como torções e layouts.
  • O apoio (spotting) é importante ao aprender esse movimento, mas, às vezes, eles atrapalham, especialmente para pessoas que não estão acostumadas com flips. Ainda assim, se você for um iniciante e tentar fazer isso sem a ajuda de alguém experiente, podem ocorrer lesões graves e potencialmente fatais.

Advertências

  • Lembre-se sempre de verificar se a parede em que você está fazendo isso é sólida. Se não for, você pode facilmente colocar o pé dentro ou através dela e, se ficar com o pé preso, pode ficar pendurado de cabeça para baixo sem ter como tirar o pé (quebrado) por conta própria.
  • Essas instruções pressupõem a habilidade prévia de ser capaz de dar um mortal para trás. Se você não conhece as condições necessárias para girar completamente em um salto mortal para trás bem-sucedido, não tente fazer o salto mortal na parede. Aprenda o salto mortal para trás primeiro em um trampolim ou em algumas esteiras.
  • Sempre se aqueça e alongue antes de tentar dar um mortal na parede.
  • Prepare uma aterrissagem segura, chame algumas pessoas para observá-lo e vá em frente 100%. Não chegue na metade da parede e decida que ainda não está mentalmente preparado para fazer isso. É assim que ocorre a maioria das lesões no tumbling. Não corra para a parede até que esteja totalmente empenhado em completar o movimento.
  • Não pratique quando houver muitas pessoas por perto.