Como correr um revezamento 4X100

Autor do artigo:Gabriel Silva

O revezamento 4 x 100, também chamado de revezamento de 400 metros, é um revezamento de corrida com quatro corredores. Cada corredor corre aproximadamente 100 metros antes de passar o bastão para o próximo corredor. Antes de correr o revezamento 4 x 100, certifique-se de que você e seus colegas de equipe tenham experiência com corrida de velocidade e tenham praticado a troca de bastão. Isso o ajudará a decidir a ordem da sua equipe e garantirá que você faça a melhor corrida possível!

Etapas

Escolha da ordem dos corredores

  1. Etapa 1 Coloque seu melhor corredor em primeiro lugar.
    Coloque seu melhor corredor inicial em primeiro lugar. O primeiro corredor ideal tem uma decolagem explosiva e nunca é desqualificado por falsas largadas. Essa posição também exige uma corrida rápida nas curvas da pista oval.
  2. Etapa 2 Escolha o segundo corredor.
    Escolha o segundo corredor. O segundo corredor deve aperfeiçoar suas habilidades de manuseio do bastão, pois a segunda etapa envolve tanto o recebimento quanto a passagem do bastão. Esse é um percurso reto, portanto, é um bom local para um velocista rápido que não seja muito bom em curvas.
    • Esse é um ótimo lugar para o corredor mais rápido se ele for muito mais rápido do que os outros três. Isso é especialmente verdadeiro se o corredor mais rápido também for ótimo em transferências de bastão.
  3. Etapa 3 Escolha um bom corredor de curva para a terceira perna.
    Escolha um bom corredor de curva para a terceira perna. Em geral, os corredores mais baixos são melhores em curvas porque podem acelerar mais rapidamente do que os corredores mais altos. Essa posição também se beneficia de boas habilidades de transferência de bastão e da capacidade de competir sob pressão.
    • Embora pouco ortodoxo, pode ser inteligente colocar seu corredor mais rápido aqui se ele também for bom em curvas. Um especialista em 200 m poderia se sair bem nessa perna.
  4. Etapa 4 Termine com um finalizador ansioso.
    Termine com um finalizador ansioso. Muitas equipes colocam o corredor mais rápido por último, talvez para poderem reivindicar a glória! De fato, a psicologia pode ser mais importante do que a velocidade bruta. Esse corredor não pode ficar desanimado se começar a quarta etapa atrás das outras equipes. Escolha um competidor que se dê bem sob a pressão do final da corrida.
    • Se seus dois corredores mais rápidos forem muito mais rápidos do que os outros dois, coloque-os em segundo e quarto lugar. Isso permite que você maximize a distância que eles correm.
    • Em níveis altos de competição, escolha um corredor com técnicas avançadas de finalização. Isso inclui o 'lifting', uma forma de corrida com leve contato com o solo e elevação rápida dos joelhos, e o 'lunging', uma queda para frente cuidadosamente cronometrada para que o peito cruze a linha de chegada mais cedo.
  5. Etapa 5: Ajuste para fazer handoffs suaves.
    Ajuste para transferências suaves. Todo o seu planejamento acima será desfeito se o atleta não conseguir realizar transferências de bastão consistentes. Considere esses problemas antes de finalizar as posições e não hesite em reorganizá-las se surgirem problemas durante a prática:
    • Diferenças de tamanho: Se um corredor for muito mais alto do que outro, eles podem ter problemas para trocar os bastões sem problemas. Deixe-os espaçados para que não precisem fazer a troca de bastão.
    • Se uma dupla de atletas não treinar bem junta por motivos de temperamento e o técnico não conseguir resolver esse problema, considere a possibilidade de reorganizá-la para que eles não façam o handoff juntos.
    • Se um atleta for particularmente ruim em passes, considere colocá-lo em quarto lugar. Se um atleta for ruim na recepção, considere colocá-lo em primeiro lugar.

Praticando o revezamento

  1. Etapa 1 Escolha o método de troca de bastão.
    Escolha o método de troca de bastão. Geralmente, há três métodos de passar o bastão: o upsweep, o down sweep e o push pass. Experimente os três e veja qual seus colegas de equipe preferem:
    • Upsweep: o corredor que está saindo corre com a mão atrás de si na altura do quadril, com a palma para baixo e o polegar estendido para formar um V. O corredor que está chegando insere o bastão para cima entre o polegar e os dedos.
    • Downsweep: semelhante ao upsweep, mas a mão do corredor que está saindo tem a palma para cima e recebe o bastão em um movimento para baixo.
    • Push pass: o corredor que está saindo segura o braço bem alto atrás de si, com a palma da mão para o lado e o polegar apontando para baixo. O corredor que está chegando segura o bastão verticalmente e o empurra para a palma da mão.
  2. Etapa 2 Permaneça no lado correto da pista.
    Mantenha-se no lado correto da pista. Quando tudo corre bem, a corrida de revezamento é uma série suave de transferências, sem solavancos desajeitados pela pista ou troca da mão esquerda do atleta para a direita. Pratique esse padrão até que todos os quatro corredores o considerem automático:
    • O primeiro corredor segura o bastão com a mão direita e corre na borda interna da pista.
    • O segundo corredor segura o bastão com a mão esquerda e fica do lado de fora.
    • O terceiro corredor segura o bastão com a mão direita e fica do lado de dentro.
    • O quarto corredor segura o bastão com a mão esquerda e fica do lado de fora.
  3. Etapa 3 Decida onde passar o bastão.
    Decida onde passar o bastão. Cada entrega de bastão deve ocorrer dentro de uma zona de troca de 20 metros, entre duas marcas amarelas. O corredor que está saindo pode começar a correr até 10 metros antes da zona de troca, mas só pode receber o bastão dentro dessa zona. Use táticas, bem como tentativa e erro, para encontrar uma posição de troca que maximize a velocidade e as transferências suaves:
    • Idealmente, você pode trocar o bastão a cerca de 5 metros do final da zona. Isso dá ao corredor que está saindo mais tempo para acelerar antes de receber.
    • Se os atletas tiverem problemas com um handoff rápido, ou se ficarem nervosos e diminuírem a velocidade enquanto esperam, troque o bastão logo após o meio da zona.
    • Se um atleta for significativamente mais rápido do que os outros, ele poderá receber mais cedo na zona, carregando o bastão por mais de 100 metros.
  4. Etapa 4 Continue correndo depois de soltar o bastão.
    Continue correndo depois de soltar o bastão. Um grande erro nas corridas de revezamento é diminuir a velocidade antes de soltar o bastão. A melhor maneira de evitar isso é criar o hábito de 'correr na zona'. Mantenha um sprint total até que esteja na metade da próxima perna. Se os dois corredores estiverem bem posicionados (em lados opostos da pista), o corredor que está chegando poderá correr logo atrás sem temer uma colisão.
  5. Etapa 5 Faça exercícios de velocidade.
    Faça exercícios de velocidade. O 4x100 tem tudo a ver com velocidade. Para se preparar para a corrida, faça exercícios como sprints em colinas, suicídios e sprints ao redor do campo para trabalhar sua agilidade e velocidade. Os sprints em colinas são especialmente bons para melhorar a aceleração.
  6. Etapa 6 Pratique a corrida inteira.
    Treine a corrida inteira. Não é bom que a primeira vez que você corra a prova seja no encontro ou evento de pista. Corra o evento várias vezes, pelo menos, em velocidade máxima. Peça a um treinador ou amigo que tenha conhecimento sobre corrida que cronometre o tempo de cada uma de suas tentativas. Além disso, peça a seu amigo ou treinador que observe cada corredor e ofereça suas críticas.

Realização da corrida

  1. Etapa 1 Posicione cada corredor.
    Posicione cada corredor. Depois de fazer o aquecimento, certifique-se de que todos os corredores estejam em suas posições. O primeiro corredor deve estar posicionado nos blocos de largada, segurando o bastão com a mão direita.
    • O segundo corredor deve ser posicionado na zona de aceleração 10 metros antes da primeira zona de troca. Cada zona de troca é marcada na maioria das pistas por triângulos grandes, geralmente vermelhos. Deve haver um triângulo menor que marca a zona de aceleração, que é onde o segundo corredor deve estar posicionado.
    • O terceiro corredor deve estar na segunda zona de aceleração antes da zona de troca, e o quarto corredor deve estar na última zona de aceleração.
  2. Etapa 2: Comece no apito.
    Comece no momento do apito. Assim que o apito for dado, o primeiro corredor deve começar a correr. Certifique-se de que ele se incline e acelere na curva da pista. Ele correrá um pouco mais de 100 metros até a primeira zona de troca.
    • Certifique-se de que o corredor corra na parte interna de sua pista, no lado esquerdo, para que possa passar o bastão para a mão esquerda do próximo corredor.
  3. Etapa 3 Faça a primeira troca de bastão.
    Faça a primeira troca de bastão. O primeiro corredor, com o bastão na mão direita, se aproximará da zona de troca. O segundo corredor deve estar com a cabeça virada, observando o corredor que está chegando. Quando o corredor que está chegando estiver a cerca de 7 metros do corredor que está saindo, o corredor que está saindo deve virar a cabeça para trás e começar a correr com a mão estendida. O primeiro corredor entregará o bastão ao segundo corredor, que o pegará com a mão esquerda se o primeiro corredor o tiver segurado com a mão direita.
    • Certifique-se de que a troca de bastão ocorra dentro da zona de troca, pois sua equipe será desclassificada se ela ocorrer antes ou depois da zona.
  4. Etapa 4 Faça a segunda troca de bastão.
    Faça a segunda troca de bastão. O segundo corredor fará uma perna reta da pista por mais 100 metros. Certifique-se de que ele esteja correndo no lado direito de sua pista. Enquanto isso, o terceiro corredor começará a correr assim que o segundo corredor se aproximar da zona de troca. O segundo corredor passará o bastão de sua mão esquerda para a mão direita do terceiro corredor.
    • Novamente, certifique-se de que a troca do bastão ocorra dentro da zona de troca.
  5. Etapa 5 Faça a troca final.
    Faça a troca final. O terceiro corredor correrá ao redor da curva da pista com o bastão na mão direita. Ao se aproximar da última zona de troca, o quarto corredor começará a correr com a mão estendida, e o corredor que está chegando colocará o bastão na mão esquerda, certificando-se de que a troca ocorra dentro da zona de troca.
  6. Etapa 6 Termine a corrida.
    Termine a corrida. O quarto corredor, com o bastão na mão esquerda, correrá mais 100 metros além da zona de troca para terminar a corrida. Certifique-se de que o quarto corredor não diminua a velocidade antes da linha de chegada e, em vez disso, corra até cruzar a linha, com o bastão ainda na mão.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como devo me preparar com antecedência?
    Um dos aspectos mais importantes a serem trabalhados é a transição. Não importa o quão rápido e eficiente você seja se não estiver passando o bastão com sucesso. É importante trabalhar com seus colegas de equipe na transição.
  • Perguntas
    Se eu tiver dois corredores lentos e dois corredores muito rápidos, como devo posicioná-los para obter um tempo rápido?
    Rápido, lento, lento, rápido. Esse padrão geralmente incentiva os membros mais lentos a manter a liderança.
  • Pergunta
    Como posso aumentar minha velocidade?
    Corra com as pontas dos pés em vez de correr com os pés chatos. Levante os braços e eleve-os até a altura do nariz/olho/orelha.

Dicas

  • Mesmo que você seja o primeiro ou o quarto corredor, aprender a receber e passar o bastão pode abrir portas mais tarde. Se você avançar para níveis mais altos de competição, poderá acabar em uma equipe de 'âncoras' (corredores de quarta perna) e descobrir que ninguém treinou a passagem.
  • Olhe para trás, para o corredor que está chegando, enquanto estiver na posição inicial. No entanto, depois de começar a correr, não olhe para trás. Apenas coloque a mão para trás e confie que seu colega de equipe lhe entregará o bastão.
  • Se a equipe tiver problemas com transferências silenciosas, use dicas verbais ('mão!') para se orientar durante o processo. Você também pode praticar as dicas verbais para dizer ao corredor à sua frente para acelerar ou desacelerar.

Avisos

  • Certifique-se de fazer as trocas dentro das zonas de troca, ou você será desclassificado.