Como fazer um Ruck

Autor do artigo:Gabriel Silva

No rugby, um 'ruck' ocorre quando os jogadores das duas equipas adversárias disputam uma bola solta no campo. Ocorre quase sempre logo após um jogador ser placado e ser obrigado a largar a bola. É basicamente como a linha de scrimmage no futebol americano, exceto que o jogo é mais fluido e qualquer uma das equipas pode acabar por ficar com a bola. Como os rucks podem, às vezes, envolver uma das competições mais duras e intensas de todo o jogo, há uma grande variedade de regras que regem como os jogadores podem iniciar e participar de rucks.

Passos

Iniciando um Ruck

  1. passo 1 juntar-se a uma zona de jogo para ganhar o controlo da bola após um tackle.
    Juntar-se a um ruck para ganhar o controlo da bola após um tackle. No râguebi, um jogador placado tem de libertar imediatamente a bola, passando-a ou colocando-a no chão. Forma-se um ruck quando vários jogadores disputam a bola no chão, lutando pelo relvado até que uma equipa possa reclamar a bola. Enquanto se formar um ruck, nenhum jogador pode pegar na bola até que esta seja novamente exposta, normalmente porque uma equipa empurrou a outra equipa para trás o suficiente para ganhar a bola.
    • Um ruck pode ser formado sobre qualquer bola no chão, mas é mais comum após uma placagem.
    • Os rucks devem ter, no mínimo, um jogador de cada equipa. No entanto, podem juntar-se a um ruck todos os jogadores que quiserem.
    • Tal como definido nas Leis do Jogo do Rugby, 'Um ruck é uma fase do jogo em que um ou mais jogadores de cada equipa, que estão de pé, em contacto físico, se aproximam da bola no chão.'
  2. passo 2 decidir se deve fazer ruck ou pegar na bola e correr quando're the first one to the ball.
    Decida se quer fazer um ruck ou pegar na bola e correr quando for o primeiro a chegar à bola. Se não se formar um ruck (ou seja, se estiveres apenas tu, a bola e o jogador placado no chão), podes pegar na bola e correr com ela desde que estejas de pé. No entanto, se houver defesas por perto, mesmo que ainda não tenham formado um ruck, pode ser melhor preparar-se para um ruck e defender a bola. Em geral, se puderes apanhar a bola, deves fazê-lo. Dito isto, a decisão de quando fazer um ruck e quando correr depende da situação:
    • Apanha a bola quando há espaço aberto, quando ainda não está formado um ruck, quando tens uma oportunidade de roubar a posse de bola à outra equipa.
    • Forme um ruck quando já houver outro defensor por perto, se a sua equipa precisar de tempo para se preparar para a defesa, se não tiver nenhum colega de apoio ou se tiver a certeza de que consegue manter a linha até que a sua equipa possa preparar um ataque ofensivo. Não se esqueça de que, se houver outros jogadores a disputar a bola, está formado um 'ruck' e apanhar a bola é ilegal num 'ruck'.
  3. passo 3 passa por cima da bola para iniciar um ruck se're the first one to the ball.
    Passe por cima da bola para iniciar um ruck se for o primeiro a chegar à bola. Quando chegar à bola, coloque um pé firmemente à sua frente para que a bola fique entre as suas pernas. Passar por cima da bola coloca-a no seu campo - a outra equipa tem agora de o empurrar para trás da bola para a ganhar. Poderá ter de passar por cima do jogador placado para o fazer, mas isso também não faz mal - legalmente, ele não pode tocar em si ou na bola e tem de voltar a ficar de pé para poder jogar.
  4. passo 4 agache-se numa posição baixa e atlética para se preparar para o contacto.
    Agache-se numa posição baixa e atlética para se preparar para o contacto. Quer seja o primeiro a chegar ou esteja prestes a encontrar-se com um jogador adversário por cima da bola, deve agachar-se, ficar na ponta dos pés e manter as costas direitas. Os seus ombros e cabeça devem estar sempre acima das ancas - mantendo-o seguro e dando-lhe vantagem.
    • Se fores o primeiro a chegar, mantém esta posição agachada para dificultar que um adversário te derrube.
    • Se um adversário chegar primeiro, use esta posição para se fixar, ficando por baixo dele e deslizando a cabeça por baixo da sua axila.
  5. passo 5 agarre-se a outro jogador no ruck com todo o seu braço.
    Agarrar-se a outro jogador no ruck com todo o braço. Isto é crucial para evitar penalizações e lesões. Deve, utilizando todo o seu braço, agarrar-se a alguém que já esteja a fazer ruck. Não pode simplesmente colocar a mão na pessoa e não pode agarrar um punhado de camisola. A forma mais fácil de o fazer é passar o braço por cima das costas do adversário, alcançando a caixa torácica oposta. Também pode passar o braço à volta do tronco do seu colega de equipa, agarrando-se a ele para os prender a ambos. Seja o que for que faça, os árbitros estarão atentos a este braço de ligação como um sinal de que se formou um ruck legal.
  6. passo 6 juntar-se a qualquer ruck já formado through the gate, or from the back foot.
    Junte-se a qualquer ruck já formado 'através do portão', ou a partir do pé de trás. Se já existirem jogadores num ruck, deve juntar-se a partir do portão. O portão é o pé de trás do seu último colega de equipa e é perpendicular à linha de golo. Não pode bater num ruck na diagonal ou de lado - tem de entrar diretamente por trás do seu último colega de equipa.
    • Tente colocar o seu ombro mesmo por baixo do rabo do seu colega de equipa, usando-o como um aríete para empurrar a outra equipa.
    • Há alguma margem de manobra para isto, claro. Se já tiveres três colegas de equipa no ruck, não te preocupes em saber qual deles é o 'último'. Basta juntar-se por trás, não pelos lados, e tudo correrá bem.
  7. passo 7 junte-se aos colegas de equipa para fazer o ruck como um grupo, mas escolha bem os momentos.
    Junte-se aos seus colegas de equipa para fazer um ruck em grupo, mas escolha bem os seus momentos. A maioria dos rucks tem pelo menos 2 jogadores de cada lado, embora se formem com mais ou menos, dependendo do jogo. Quanto mais jogadores estiverem num ruck, menos jogadores estarão a defender o resto do campo, por isso uma boa regra geral é juntar-se apenas a rucks que sabe que pode ganhar. Saber quando se deve juntar aos seus colegas de equipa num ruck é uma competência crucial a desenvolver e que virá com a experiência.
    • Se estiver a ganhar um ruck como uma equipa, não se junte a ela. Tudo o que fará é limitar as opções da sua equipa quando a bola sair. Da mesma forma, se já tiveres perdido ou quase perdido um ruck, sai de lá e defende o resto do campo.
    • Se vir um colega de equipa a ser placado e souber que há mais defesas do que colegas de equipa, vá para lá antes que ele caia no chão para apoiar o ataque e segurar a bola.
    • Se estiver perto de um ruck parado, atire-se rapidamente - esta pode ser a melhor oportunidade para mudar o momento e ganhar a bola.

Rucking com sucesso

  1. passo 1 mantenha a cabeça e os ombros baixos, mas acima da cintura.
    Mantenha a cabeça e os ombros baixos, mas acima da cintura. Quando estiver de pé, já não pode fazer um ruck legal, mas quanto mais baixo estiver, mais vantagem tem sobre o seu adversário. A melhor forma de se preparar é agachar-se, baixando o rabo e dobrando a cintura para que a coluna se mantenha direita. Pense num lutador olímpico no início de um combate ou na sua posição imediatamente antes de uma placagem.
  2. passo 2 empurrar o adversário para cima para ganhar vantagem.
    Empurre o adversário para cima para ganhar vantagem. Uma das melhores formas de ganhar um ruck, especialmente contra um jogador maior do que tu, é tirá-lo de pé. Os princípios são os mesmos do tackle - ao tirar o equilíbrio do adversário, você ganha vantagem e pode usar o seu impulso para um bom uso. Depois de o ter agarrado, baixe-se mais do que ele, mantendo os ombros acima das ancas. Empurre diagonalmente para cima e para fora, levantando-os simultaneamente sobre os calcanhares e empurrando-os para trás, para ganhar praticamente qualquer ruck.
    • Lembre-se que esta estratégia só funciona se conseguir ficar mais baixo do que o seu adversário. Baixe o rabo e mantenha a coluna vertebral direita enquanto se envolve, depois empurre com os quadricípites.
    • Se o adversário for o primeiro e tiver um pé sobre a bola, pegue na coxa dele para o colocar num só pé. Este 'levantamento de pernas' é uma das melhores formas de limpar um ruck a que se chega atrasado.
  3. passo 3 mantenha os pés em movimento com passos rápidos e cortados para a frente.
    Mantenha os pés em movimento com passos rápidos e cortantes para a frente. Atravesse o adversário, movendo sempre os pés. Se fores suficientemente baixo, isto deve ser suficiente para ganhares rucks contra jogadores menos experientes, uma vez que o instinto natural é plantar os pés e tentar manter a posição. Continue sempre a empurrar, imaginando que está a afastar o jogador da bola.
    • Em rucks ofensivos, há alturas em que é necessário manter os pés no chão. Se ganhou a bola, tem apoio e a sua equipa está a planear um ataque, mantenha-se firme quando tiver a certeza de que a sua equipa tem a bola.
    • Nos rucks defensivos, o seu objetivo é rebentar com o ruck. Continue a empurrar e a lutar contra os adversários. No mínimo, obrigue-os a colocar alguns jogadores novos no ruck ou pressione-os a retirar a bola e a passá-la antes de estarem prontos.
  4. passo 4 utilize os pés para fazer rolar a bola para trás.
    Utilize os pés para fazer rolar a bola para trás. Não pode utilizar as suas mãos quando o ruck estiver formado. Mas pode utilizar os seus pés. Se estiver numa posição suficientemente estável ou se tiver começado a ganhar vantagem no braço de ferro com o seu adversário, enganche a bola com o calcanhar e envie-a para os seus colegas de equipa. Se estiveres em risco de perder a bola, ou se a outra equipa já estiver em vantagem, podes até tentar chutar a bola contra as pernas deles, o desvio pode voltar para ti e, no mínimo, podes desorganizar quem quer que seja que esteja a tentar apanhar a bola.
    • Só levante um pé para chutar se tiver a certeza de que não será imediatamente empurrado para trás depois de perder o equilíbrio. Segurar o ruck é a primeira prioridade, enganchar a bola é um bom bónus se o conseguir fazer.
  5. passo 5 saiba quando retirar os jogadores do ruck.
    Saiba quando retirar os jogadores do ruck. Explodir um ruck, ou quebrá-lo e remover jogadores, é uma boa maneira de virar a maré de um ruck disputado a seu favor, ou simplesmente dificultar a vida das equipas adversárias. Retirar jogadores do ruck é especialmente crucial na defesa, ou se um inimigo sorrateiro que chegou primeiro estiver prestes a roubar a bola. A ideia é sacrificar o seu próprio papel no ruck para eliminar também um adversário, permitindo que os seus colegas de equipa recebam a bola. Independentemente da forma como o fizeres, concentra-te em eliminar um jogador, não vários ao mesmo tempo. Existem várias maneiras de tirar um jogador do ruck, incluindo:
    • Levantamento de perna: Isto é basicamente uma placagem, mas tem de se ligar ao jogador e manter-se de pé para que seja legal. Quando há um jogador num ruck, mantenha-se baixo e corra para o contacto. Tente agarrar um braço à volta das costas do adversário e o outro à volta da sua coxa ou cintura, levantando uma perna à medida que avança.
    • Torcer para fora: Esta é a melhor forma de fazer rucks em grupo, ou quando está envolvido com uma pessoa mas tem apoio a chegar. Enquanto estiver envolvido, baixe um dos seus ombros. Isto deverá fazer com que ambos rodem para cima e para fora, caindo para longe do camião. Continue a empurrar para o lado em que baixou o ombro para se afastarem ambos da carga.
    • Atirando-o pelo portão: Se vir um jogador a entrar no ruck com muita velocidade, prepare-se e deixe-o aproximar-se. Quando ele for fazer contacto, saia do caminho, agarre-lhe as costas ou a camisola e atire-o para cima da bola, deixando que o seu próprio impulso o leve inutilmente para o seu território. Depois de passar a bola, o jogador não pode voltar a jogar até regressar ao seu lado do campo.

Conhecer as regras de um Ruck

  1. passo 1 conhecer as infracções e penalidades que podem ser cometidas no ruck.
    Conheça as infracções e penalidades que pode cometer no ruck. Existem muitas regras para o ruck, mas a maior parte delas são fáceis de evitar se se mantiver de pé, jogar com o defesa em vez da bola e entrar pelo portão. Dito isto, as infracções que se seguem conduzirão a um turnover e à possibilidade de os adversários marcarem, pelo que devem ser evitadas sempre que possível:
    • Não podes desmoronar um ruck caindo, tropeçando, saltando ou fazendo com que o ruck caia no chão.
    • Não pode fazer um ruck ou jogar contra alguém que esteja no chão. Não pode pisar intencionalmente um jogador no chão.
    • Qualquer jogador no solo no ruck (tal como o tackler) não pode jogar a bola e tem de fazer um esforço para sair do ruck.
    • Não pode fingir que a bola saiu do ruck quando não saiu.
    • Não pode cair ou sufocar a bola em qualquer altura, mesmo quando a bola sai do ruck.
    • Não pode utilizar a sua perna/pés para apanhar ou prender a bola, esta deve estar livre para se mover.
  2. passo 2 manter-se atrás do seu colega de equipa's back foot, which forms the offside line, if you're not rucking.
    Fique atrás do pé de trás do seu colega de equipa, que forma a linha de fora de jogo, se não estiver a fazer ruck. Se não participar no ruck, mantenha-se atrás da linha de fora de jogo. Se não entrar no ruck, certifique-se de que fica atrás da linha de fora de jogo, que é a linha formada pelo pé traseiro do colega de equipa mais recuado no ruck. Por outras palavras, tem de estar atrás de cada um dos jogadores do ruck para estar em posição de fora de jogo.
    • Se o ruck se mover, tem de se mover com ele. A linha de fora de jogo irá mudar e cabe-lhe a si observá-la.
    • Se sair ou for expulso do ruck enquanto participa no mesmo, tem de se deslocar imediatamente para trás do ruck. A permanência perto dos lados resultará numa penalização.
  3. passo 3 formar um maul, não um ruck, sobre um jogador que tenha sido placado mas que ainda não tenha caído no chão.
    Formar um maul, e não um ruck, sobre um jogador que tenha sido placado por ainda não atingiu o solo. Quando um jogador é placado, mas apoiado por um colega de equipa antes de atingir o solo, forma-se um maul. Um maul é igual a um ruck, mas a bola move-se com o maul. Ambas as equipas podem colocar o número de pessoas que quiserem no maul, empurrando e lutando por espaço.
    • Os mauls têm o seu próprio conjunto de regras, mas todos os jogadores têm de se ligar com um braço completo antes de entrarem.
  4. passo 4 regressar aos seus pés depois de fazer um tackle para se juntar ao ruck.
    Regressar aos seus pés depois de fazer uma placagem para se juntar ao ruck. Só podes entrar no ruck de pé, por isso, assim que a placagem for feita, tens de te levantar. Não podes agarrar a bola ou o outro jogador depois de fazeres a placagem. No entanto, quando estiver de pé, pode agarrar a bola ou formar um ruck, dependendo da rapidez com que se levantou.
  5. passo 5 saiba que o ruck termina quando a bola é exposta.
    Saiba que o ruck termina quando a bola é exposta. A forma mais fácil de saber se uma bola está solta é se pode ser atingida pela chuva. Se um pássaro no alto do campo conseguir ver a bola sem que um jogador a esteja a bloquear, a bola está fora. Qualquer pessoa pode pegar na bola e jogá-la. Desde que a bola esteja debaixo do pé de alguém ou dentro do ruck, ninguém pode usar as mãos.
    • Os árbitros são indulgentes com esta regra quando uma equipa tiver ganho claramente a bola. Por exemplo, se a bola estiver entre os pés do seu último colega de equipa no ruck, pode pegar na bola e passar a partir do chão.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se for placado, coloque a bola o mais longe possível da equipa defensiva. Isto permite à sua equipa uma vantagem imediata no ruck.
  • A chave é ficar mais baixo do que a outra pessoa.
  • Se não estiveres no ruck, certifica-te de que tens um defensor de cada lado para evitar que um jogador agarre e corra pelo espaço.

Avisos

  • Fique abaixado e proteja seu pescoço. Mantenha a cabeça erguida para antecipar e evitar o contato.