Como fazer a rotação no voleibol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para manter o jogo de voleibol a decorrer sem problemas, é importante que a sua equipa compreenda a técnica correcta de rotação. No voleibol, uma equipa só roda se receber um serviço depois de ganhar uma jogada com a outra equipa. Se a sua equipa receber o serviço, todos os seis jogadores devem rodar uma vez no sentido dos ponteiros do relógio, de modo a que o novo servidor rode da frente direita para o fundo direito do campo. Se quiser saber como fazer a rotação no voleibol, consulte o Passo 1 para começar.

Passos

  1. Conheça as seis posições da quadra. O lado da quadra de vôlei de cada time será preenchido com duas fileiras de três jogadores cada, totalizando seis posições. Embora os jogadores girem no sentido horário, as posições são rotuladas no sentido anti-horário. Aqui estão elas:
    • Posição 1: A parte traseira direita, onde está o jogador que serve.
    • Posição 2: A frente direita, mesmo à frente da traseira direita.
    • Posição 3: A frente intermédia, à esquerda da frente direita.
    • Posição 4: A frente esquerda, que está à esquerda da frente média.
    • Posição 5: A parte esquerda das costas, atrás da parte esquerda da frente.
    • Posição 6: O médio atrás, atrás do médio da frente.
  2. Passo 2 Conhecer a sua posição na equipa.
    Conheça a sua posição na equipa. A sua posição no campo é a posição em que se encontra no campo, que muda a cada rotação; a sua posição na equipa é o seu papel definido e não muda. Eis as seis posições e o que fazem:
    • O setter: A função do definidor é preparar os batedores para que possam bater a bola. Idealmente, o setter deve ter a posse da bola em segundo lugar para a preparar para os batedores; se não conseguir chegar à bola, tem de gritar 'ajuda' e pedir a outra pessoa que o faça. Se acidentalmente a apanhar primeiro, tem de gritar 'setter out' para que outra pessoa a possa colocar.
    • O batedor externo: Este jogador bate a bola a partir do canto forte (frente esquerda para os jogadores destros; frente direita para os jogadores canhotos).
    • O bloqueador intermédio: trata-se normalmente de uma pessoa alta e forte da equipa, que se encontra sobretudo no meio da frente e bloqueia todas as pancadas. Este jogador também se desloca para formar um bloco duplo com qualquer um dos batedores exteriores.
    • DS: Este jogador joga na linha de trás e faz muitas movimentações e escavações para manter a bola em jogo. Se quiser entrar no jogo, tem de fazer uma substituição com os árbitros.
    • O líbero: O líbero (uma posição criada em 1998) só joga na linha de trás, mas pode entrar no jogo sempre que necessário. Usa também uma camisola diferente da do resto da equipa. O líbero é um bom passador, um bom cavador e tem uma boa capacidade de controlo da bola. Este jogador toma frequentemente o lugar do blocador médio quando este roda para a linha de trás.
      • Cada posição tem uma posição de campo que é a melhor para ela. Por exemplo, os blocadores centrais são melhores quando estão a jogar na frente central. Os setters são melhores na frente direita, os rebatedores externos são melhores na frente esquerda, e o DS e o líbero podem estar em qualquer lugar da linha de trás, embora o líbero seja geralmente melhor na parte central da quadra.
  3. Saiba quando girar. Você gira quando faz um side out. Um side-out é quando a outra equipa tem o serviço, mas a sua equipa ganha o ponto. No voleibol, a rotação é feita no sentido horário. Se a sua equipa ganhar o ponto quando a outra equipa está a servir, então a pessoa na frente à direita move-se para a direita atrás, tornando-se o novo servidor. Se a sua equipa estiver a servir e você ganhar um ponto, não roda, mas mantém-se na mesma posição.
    • Depois de servir a partir da posição 1, um jogador roda para a posição 6 (meio das costas), depois para a posição 5 (esquerda das costas), depois para a posição 4 (esquerda da frente), depois para a posição três (meio da frente), depois para a posição dois (direita da frente), antes de regressar à posição 1, a posição de servir.
    • Lembre-se de que cada jogador só roda uma vez depois de a equipa ganhar a posse do serviço; a próxima vez que cada jogador roda será depois de a outra equipa ganhar a posse da bola e perder o ponto.
  4. Saiba quando deve ser substituído. Dependendo do seu nível de jogo e da sua posição, pode permanecer no jogo ou ser substituído por outro jogador quando atingir uma determinada rotação. Se for um jogador da linha da frente (setter, outside hitter ou middle blocker), pode ser substituído por um jogador da linha de trás (DS ou libero) quando chegar à lateral direita, ou pode ser-lhe permitido servir e depois sair. Os jogadores da linha de trás substituirão os jogadores da linha da frente quando chegarem à frente esquerda.
  5. Saiba para onde se deslocar durante as rotações. Pode mover-se depois de o servidor fazer contacto com a bola para otimizar a sua posição. Por exemplo, se for um setter que está na frente esquerda, pode deslocar-se para a frente direita depois de o servidor fazer o contacto para ficar na melhor localização para a sua posição. O mesmo se aplica a outras posições. Os blocadores centrais tentarão sempre correr para a frente central, os batedores exteriores tentarão correr para a frente esquerda, e assim por diante. Não te esqueças que não te podes mover até a bola ser servida.
    • Os jogadores podem mudar de posição, mas os jogadores do fundo do campo não se podem deslocar para a rede para bloquear ou picar e têm de efetuar todas as acções de ataque atrás da linha de ataque. Esta regra está em vigor para que os jogadores habilidosos não possam dominar as seis rotações do campo.
    • O setter pode, por vezes, parecer estar 'escondido' atrás dos outros jogadores antes de um ponto; isto deve-se ao facto de ter de estar na ordem de rotação correcta antes de se poder deslocar para a rede.
  • Cada posição tem uma posição de campo que é a melhor para ela. Por exemplo, os blocadores centrais são melhores quando estão a jogar na frente central. Os definidores são melhores na frente direita, os batedores exteriores são melhores na frente esquerda, e o DS e o líbero podem estar em qualquer parte da linha de trás, embora o líbero seja muitas vezes melhor na parte central das costas.

Jogue voleibol como um profissional com esta série de especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Não percebo a rotação?
    Sempre que a tua equipa ganha um ponto no serviço da outra equipa, a tua equipa volta a servir. Antes de a tua equipa servir, roda no sentido dos ponteiros do relógio: a direita de trás, o servidor, passa a ser a direita do meio; a frente direita passa a ser a direita de trás, agora o servidor; a frente do meio passa a ser a frente direita; a frente esquerda passa a ser a frente do meio; a esquerda de trás passa a ser a esquerda de frente; e a parte central de trás passa a ser a esquerda de trás. A sua equipa só volta a rodar quando houver outro side-out, se a sua equipa voltar a ganhar um ponto no serviço da outra equipa.
  • Pergunta
    Que roupa e calçado devo usar para jogar voleibol?
    Use spandex, joelheiras, qualquer camisola e sapatos que se colem bem ao chão para não escorregar.
  • Pergunta
    Um jogador da linha de trás pode dar o segundo toque se o definidor não pedir ajuda?
    Normalmente, deve deixar que o definidor apanhe a segunda bola, mas se parecer que o definidor não consegue chegar lá a tempo, pode fazê-lo.

Vídeo

Dicas

  • Se estiver apenas a jogar voleibol com um grupo de amigos na praia e não forem jogadores muito habilidosos, não tem de se preocupar muito com a 'posição' em que todos jogam, desde que faça a rotação correcta.