Como andar de patins

Autor do artigo:Gabriel Silva

O patins, também conhecido como patinação em linha, é uma atividade recreativa popular ao ar livre. Semelhante à patinação no gelo, envolve deslizar em patins que têm uma série de rodas dispostas em linha reta. Devido ao equilíbrio e ao controle necessários, pode ser difícil pegar o jeito dos patins no início. Depois de dominar os fundamentos, é um passatempo agradável que permitirá que você se mantenha ativo e se divirta em praticamente qualquer lugar.

Etapas

Encontrando seu equilíbrio

  1. Etapa 1 Use equipamento de segurança adequado.
    Use o equipamento de segurança adequado. Coloque um capacete e algumas joelheiras e cotoveleiras para se proteger de batidas, contusões e arranhões. Os novos patinadores que estão apenas começando também devem adquirir um par de protetores de pulso, que permitirão que você ampare a queda sem se machucar.
    • Mantenha seu equipamento de segurança (especialmente o capacete) durante todo o tempo em que estiver patinando.
  2. Etapa 2 Colocar um par de patins.
    Coloque o cinto em um par de patins. Coloque os pés nas botas e pressione a língua dos patins contra a parte inferior da canela. Puxe as tiras ajustáveis pela frente das botas e pelas fivelas do lado oposto. Aperte os patins até que eles se ajustem bem, mas de forma confortável.
    • Se os patins balançarem ou deslizarem em seus pés, eles estão muito frouxos. Se parecerem rígidos ou estiverem cortando sua circulação, estão muito apertados.
    • Certifique-se de que esteja usando patins do tamanho correto. A maioria dos patins tem o mesmo tamanho que os tênis e outros tipos de calçados.
  3. Etapa 3 Levante-se.
    Levante-se. Use um objeto próximo, como uma parede ou cadeira, para ajudá-lo a se levantar. Se não houver nada por perto que possa ser usado como auxílio, puxe um pé para baixo e coloque as duas mãos no chão à sua frente. Levante-se um de cada vez, tomando cuidado para não perder o equilíbrio.
    • Tenha cuidado para não deixar seus pés rolarem para fora de você.
    • Pratique ficar em pé na grama ou no carpete antes de saltar para o concreto. A superfície macia ajudará a firmar os patins.
  4. Etapa 4 Coloque os pés na largura dos ombros.
    Coloque os pés na largura dos ombros. Quando estiver em pé, assuma uma postura semelhante à que você tem normalmente. Fique bem em cima das rodas e não deixe que seus tornozelos se inclinem para um lado ou para o outro. Os dedos dos pés devem estar apontados para a frente - se eles se desviarem para dentro ou para fora enquanto você estiver patinando, suas pernas se moverão com eles e você cairá.
    • Equilibrar-se com sucesso nos patins é fazer pequenos ajustes constantes com os pés e tornozelos para manter-se equilibrado sobre as rodas.
    • Preste atenção onde seus pés estão em um determinado momento. Lembre-se: você irá na direção em que seus patins estiverem apontados.
  5. Etapa 5 Pratique inclinar-se, girar e agachar-se.
    Pratique inclinar-se, girar e agachar-se. Isso o ajudará a se acostumar com os tipos de movimentos que usará mais tarde para fazer curvas e gerar velocidade. Dobre levemente os joelhos e mantenha os quadris e tornozelos bem soltos. Depois de pegar o jeito de alguns movimentos básicos das pernas, tente levantar um pé de cada vez e equilibrar-se em um único patim.
    • Ao patinar, mantenha o centro de gravidade um pouco mais baixo do que quando estiver andando normalmente.

Como entrar em movimento

  1. Etapa 1 Vá para a calçada.
    Vá para a calçada. Quando se sentir confiante, encontre uma área plana e nivelada onde você tenha bastante espaço para se movimentar. As superfícies pavimentadas são ideais para patinar, pois permitem que as rodas rolem suavemente. Se possível, coloque-se perto de uma parede ou de um trilho no qual possa se segurar para se equilibrar.
    • Calçadas, estacionamentos e garagens são bons lugares para aprender os fundamentos da patinação in-line.
    • Certifique-se de que não haja pedestres, motoristas ou outras pessoas por perto quando estiver dando seus primeiros passos.
  2. Etapa 2: Comece a andar devagar.
    Comece a andar devagar. Levante um pé e coloque-o na frente do outro. Em seguida, repita com o outro pé. Dê passos de bebê no início e evite colocar muito peso em cada pé até que ele esteja diretamente abaixo de você. A partir daí, você pode começar a deslizar.
    • Desafie-se a caminhar de um ponto a outro a uma curta distância sem cair.
  3. Etapa 3 Transforme seus passos em movimentos suaves.
    Transforme seus passos em movimentos suaves. Continue colocando um pé na frente do outro, só que agora, em vez de abaixar o pé diretamente, empurre-o para frente e para fora. Transfira seu peso sobre a perna para começar a deslizar. Levante os patins apenas o suficiente para colocá-los no chão para a próxima passada, deixando que o impulso o leve para frente.
    • Pode ser útil virar o patim traseiro em um ângulo para ter algo contra o que empurrar.
    • Quando você pegar o jeito de deslizar, mal deverá levantar os pés.
  4. Etapa 4 Use a parte superior do corpo para manter o equilíbrio.
    Use a parte superior do corpo para manter o equilíbrio. Nas primeiras passagens, mantenha os braços estendidos ao lado do corpo e faça pequenos ajustes quando sentir que está inclinando. Quando o equilíbrio não for mais um problema, você poderá abaixá-los para mais perto das laterais. Ao patinar a toda velocidade, você os balançará em um ritmo alternado com o movimento dos pés, semelhante a uma corrida exagerada.
    • Não levante os braços mais alto do que a cabeça nem os deixe cruzados na frente do corpo.
  5. Etapa 5 Aumente a velocidade.
    Aumente a velocidade. Para acelerar nos patins, basta fazer a mesma coisa que você está fazendo, só que mais rápido. Incline o tronco para a frente, dobre os joelhos e movimente as pernas para frente e para trás, deslizando sobre um patim e depois sobre o outro. Lembre-se de manter os patins em movimento em uma leve formação em 'V'.
    • Patine apenas com o máximo de velocidade que você puder suportar. Lembre-se de que será mais difícil controlar seus movimentos quanto maior for a velocidade.
    • Você também pode brincar com a alteração da duração de cada passada. Alguns patinadores usam movimentos longos e suaves das pernas, enquanto outros preferem dar muitos passos curtos e rápidos para aumentar a velocidade.
  6. Etapa 6 Progrida em seu próprio ritmo.
    Avance em seu próprio ritmo. Para sua própria segurança, não tente ir muito rápido logo de cara. Faça as coisas devagar e com calma até começar a sentir o movimento. A cada sessão, você se sentirá cada vez mais confortável com os patins.
    • Estruture suas sessões para se concentrar em uma única habilidade ou técnica. Por exemplo, você pode praticar apenas a largada e a parada em uma sessão e, em seguida, trabalhar o giro na sessão seguinte.
    • Tente praticar um pouco todos os dias, mesmo que seja apenas por alguns minutos de cada vez.
  7. Etapa 7 Aprenda a cair corretamente.
    Aprenda a cair corretamente. Assim que sentir que está perdendo o equilíbrio, incline-se ligeiramente para um lado e deixe seu corpo cair gradualmente, mantendo a cabeça longe do chão. Dessa forma, o bumbum e as coxas absorverão a maior parte do impacto. Evite cair para frente ou para trás, pois isso pode resultar em uma batida feia.
    • Nem sempre você verá uma queda chegando, portanto, é melhor estar preparado para reagir rapidamente.
    • Quando estiver aprendendo a andar de patins pela primeira vez, espere cair. Muitas vezes. Quando isso acontecer algumas vezes, seu medo começará a desaparecer e você poderá se concentrar em aprimorar suas habilidades e se divertir.
    • Nunca tente usar os braços para se segurar. Há muitos ossos pequenos em seus braços que podem ser facilmente quebrados se você cair de mau jeito.

Virando e parando

  1. Etapa 1 Incline o corpo para dirigir.
    Incline o corpo para dirigir. Comece a patinar em uma velocidade segura e coloque os pés lado a lado. Desloque seu peso sobre a borda direita de ambos os patins para virar para a direita, permitindo que seus tornozelos se flexionem. Para fazer uma curva para a esquerda, incline-se para a esquerda. A força circular criada pela condução da borda dos patins fará com que você mude de direção com facilidade.
    • Essa técnica é chamada de 'curva em A' e é o método de direção mais comum usado pelos patinadores.
    • Pratique curvas amplas e suaves no início e aperte-as à medida que se sentir mais confortável com o movimento.
  2. Etapa 2 Levante os pés para fazer curvas para iniciantes.
    Levante os pés para fazer curvas para iniciantes. Se achar difícil mudar de direção, você pode se ajudar um pouco girando o patim que está do lado que você quer ir e arqueando o outro patim para segui-lo. Isso pode parecer um pouco desajeitado. Isso pode parecer um pouco desajeitado no início, mas é uma boa maneira de trabalhar para fazer curvas mais suaves em alta velocidade quando estiver começando.
    • Levante as rodas traseiras para girar, não as dianteiras. Dessa forma, será mais fácil manter o equilíbrio.
    • Quando conseguir fazer o pivô sem problemas, comece a ajustar o movimento para transferir seu impulso para uma curva em A.
  3. Etapa 3 Domine o passo cruzado para fazer curvas fechadas.
    Domine o passo cruzado para fazer curvas fechadas. Levante um skate e coloque-o logo à frente do outro no lado oposto. Pegue o patim de trás e reposicione-o na direção em que deseja ir e, em seguida, empurre-o com o patim oposto. Repita esse movimento até completar a curva.
    • A sobreposição dos pés permite fazer curvas fechadas e esquinas rapidamente.
    • Não deixe seus patins esbarrarem um no outro. Como seus pés ficarão cruzados momentaneamente, pode ser fácil tropeçar se não tomar cuidado.
  4. Etapa 4 Pratique a parada básica do calcanhar.
    Pratique a parada básica do calcanhar. Quando chegar a hora de reduzir a velocidade, primeiro junte as pernas e as balance um pouco para obter maior estabilidade. Dobre os joelhos e empurre o patim do freio para frente, inclinando-o para trás de modo que o freio raspe no chão. Pare gradualmente - se você se esforçar demais, poderá perder o controle.
    • Na maioria dos patins, o freio tem a forma de um pequeno pino de plástico na parte de trás da bota.
    • Alguns pares de patins têm um único freio, geralmente no calcanhar direito. Outros podem ter freios nos dois calcanhares. Os patins projetados para esportes radicais geralmente não têm freio algum.
  5. Etapa 5 Avance até o
    Trabalhe seu caminho até a 'parada de hóquei'. A parada de hóquei é um método de parada mais rápido e ágil usado por muitos patinadores avançados. Para fazer isso, coloque um pé perpendicularmente ao seu corpo. Traga o outro pé e gire-o de modo que fique paralelo ao seu pé traseiro. A rápida mudança de direção permitirá que você elimine seu impulso quase instantaneamente.
    • A maior parte do seu peso deve estar sobre o pé dianteiro, com a parte superior do corpo inclinada para trás para evitar o arremesso para frente.
    • Ambos os movimentos precisam ser feitos rapidamente para que funcionem. Caso contrário, você simplesmente se lançará em um giro.
    • A parada de hóquei é uma técnica de patinação de alto nível. Você já deve ser proficiente em deslizar, manobrar e realizar paradas normais com o calcanhar antes de tentar aprendê-la.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Qual é a diferença entre roller blading e roller skating?
    Ambos usam botas com quatro rodas, mas os patins têm duas rodas de cada lado, enquanto as lâminas têm todas as quatro em uma fileira no meio.
  • Pergunta
    Como posso aprender a andar de patins rapidamente?
    A melhor maneira de aprender a andar de patins rapidamente é se você tiver um amigo que saiba andar de patins. Ele pode lhe ensinar rapidamente alguns dos truques e técnicas.
  • Pergunta
    Pessoas idosas podem andar de skate?
    Sim. A patinação/blading é para todas as idades, pois é uma habilidade que qualquer pessoa pode aprender.

Vídeo

Dicas

  • A patinação é uma ótima forma de exercício. Ela usa todo o corpo, semelhante à corrida, mas exerce muito menos pressão sobre os joelhos e outras articulações.
  • Reserve alguns minutos para se aquecer e se alongar para melhorar sua mobilidade antes de sair às ruas.
  • O uso de mangas compridas pode evitar que você se machuque demais caso sofra um acidente inesperado.

Avisos

  • Evite andar de patins à noite. Isso não apenas dificultará sua visão, mas também o deixará menos visível para motoristas, pedestres e outras pessoas que compartilham seu caminho.

Coisas de que você precisará

  • Patins
  • Capacete
  • Joelheiras e cotoveleiras
  • Protetores de pulso
  • Superfície macia e de pelúcia para começar
  • Local seguro para praticar
  • Algo para se segurar/equilibrar (para iniciantes)