Como enrolar um caiaque
Autor do artigo:Gabriel SilvaAndar de caiaque é uma maneira divertida de se exercitar, mas, ocasionalmente, seu caiaque pode virar. Se o caiaque virar devido a águas agitadas ou simplesmente por perder o equilíbrio, você pode se manter seguro aprendendo a rolar o caiaque. A rolagem C-to-C é uma rolagem básica que é ótima para todos os caiaqueiros. Ao se preparar para praticar um rolamento C-to-C, colocando-se na posição vertical e recuperando-se do rolamento, você pode se tornar um caiaqueiro confiante em pouco tempo.
Etapas
Preparando-se para praticar um rolamento C-to-C
1Pratique aprender a rolar em águas calmas e rasas. Peça a um amigo que o observe enquanto você aprende a rolar. É sempre uma boa ideia estabelecer um sinal de socorro também, para que você possa se comunicar se precisar de ajuda.- Preparar-se para rolar é importante não apenas durante a prática, mas também durante o uso normal do caiaque. Isso o ajudará a rolar de forma rápida e eficiente.
2Alinhe seu remo ao lado do caiaque. Segure o remo com as duas mãos no lado do caiaque oposto à sua mão dominante. Segure a raquete logo acima da superfície da água, com a lâmina dianteira plana em relação à superfície da água.- Se o remo for de penas, com uma curva côncava em um lado da pá, segure esse lado para cima. Isso também é chamado de face 'potente' de sua raquete.
- Por exemplo, se você for destro, segure a raquete do lado esquerdo para se preparar para o roll.
3 Incline a cabeça e o corpo para frente. Pressione o queixo contra o peito e incline o peito para frente em direção à lateral do caiaque onde está segurando o remo. Você vai rolar nessa direção.
4Vire seu corpo na água em direção ao remo. Segure o remo com firmeza na mesma posição ao lado do caiaque enquanto faz isso. Você girará naturalmente a cabeça para baixo na água.
Como se levantar de cabeça para baixo
1Gire a pá da frente do remo a 90 graus em relação ao caiaque. Mantenha a pá do remo o mais próximo possível da superfície da água enquanto estiver de cabeça para baixo debaixo d'água. Seus braços agirão como um pivô durante a curva, alavancando contra o caiaque.- Essa posição o ajudará a obter o máximo de alavancagem para pressionar contra a água e se endireitar.
2Mantenha suas mãos na 'posição de força' para evitar lesões nos ombros. Imagine uma linha invisível entre cada um de seus ombros e outra dividindo seu corpo ao meio verticalmente. Durante o rolamento, evite que as mãos cruzem a linha média ou se movam para trás da linha do ombro. Para fazer isso, gire o tronco sempre que girar os braços para manter o corpo alinhado.- Observe o movimento de sua lâmina na água quando você a balança para fora a 90 graus. Isso fará com que seu tronco gire naturalmente em alinhamento com suas mãos.
3Use o antebraço oposto como um pivô contra o fundo do caiaque. Com a pá do remo dianteiro em 90 graus, puxe para baixo contra a superfície da água. Use seu braço contra o fundo do caiaque como alavanca para aumentar a força da tração.
4Faça um estalo de quadril para se levantar da água. Ao pressionar para baixo contra a superfície da água, use os quadris e o joelho dominante para balançar o caiaque na vertical com a força da tração. Ao girar, deixe a cabeça e os ombros na água o máximo de tempo possível.- Levantar a cabeça e os ombros para fora da água muito cedo (eles são pesados!) pode acabar com o impulso do seu giro.
- Pratique o encaixe do quadril para ganhar velocidade. Quanto mais você praticar, mais rapidamente conseguirá rolar e se endireitar.
5 Pressione a cabeça contra o ombro mais distante ao rolar. Elimine a tentação de levantar a cabeça para fora da água antes do tempo, mantendo a orelha contra o ombro. Sua cabeça será a última parte de você a sair da água.
Recuperação do rolamento
1Finalize o rolamento com os pulsos levemente inclinados para trás. Ao sair do rolamento, gire os nós dos dedos em direção à parte de trás do pulso. Isso o ajudará a se apoiar contra a água com o remo ao encontrar o equilíbrio novamente.
2Tome um momento para recuperar o fôlego. Sacuda a água dos olhos e ouvidos para que todos os seus sentidos estejam disponíveis. Respire fundo uma ou duas vezes se você se sentir cansado.
3 Incline-se para frente. Desloque o peso do corpo para a frente, já que você naturalmente sairá do rolamento com o peso do corpo ligeiramente para trás. Reme para frente normalmente. Você está pronto para enfrentar seu próximo desafio!