A melhor maneira de lançar uma bola de boliche como os profissionais

Autor do artigo:Gabriel Silva

Pegas na tua bola. Alinha-se com a pista. Fixa os olhos nos pinos. Dá um passo, depois outro, depois outro. Levanta a bola atrás de si e deixa-a balançar para baixo como um pêndulo no que parece ser um arco perfeito. Observa como a bola se arrasta diretamente para a sarjeta. O que é que aconteceu? Rolar uma bola de boliche não é tão fácil quanto parece, mas com uma sólida compreensão da técnica básica e um pouco de prática, você estará derrubando-as num piscar de olhos.

Passos

Segurando a bola

  1. Passo 1 Escolher uma bola
    Escolha uma bola que tenha cerca de 10% do seu peso corporal. O peso das bolas de bowling varia entre 2,7 e 7,3 kg. Se tiver uma estatura mais baixa ou não tiver muita experiência no bowling, é melhor começar com uma bola mais leve que possa mover com facilidade até apanhar o jeito da técnica básica.
    • Se pesar 64 kg, por exemplo, deve escolher uma bola de 6,4 kg para praticar.
    • As bolas mais pesadas batem com mais força, mas podem ser difíceis de balançar e manobrar. Por outro lado, as bolas mais leves são mais fáceis de manipular e rolam mais depressa, mas tendem a perder alguma precisão.

    Dica: Bolas diferentes também têm orifícios para os dedos de tamanhos diferentes, pelo que poderá ter de experimentar algumas para encontrar uma que se adapte bem aos seus dedos.

  2. Passo 2 Introduza o dedo médio, o anelar e o polegar nos orifícios da bola.
    Insira o dedo médio, o anelar e o polegar nos orifícios da bola.Pegar na bola com a mão dominante - geralmente é a que tem mais coordenação. Introduza os dedos o mais confortavelmente possível e aperte suavemente as extremidades dos orifícios.
    • Não enfie os dedos demasiado fundo. Há a possibilidade de ficarem presos, especialmente se estiver a usar uma bola mais pequena.
    • Isto é conhecido como uma pega 'convencional'. Centrar a bola na sua mão desta forma mantém-na equilibrada e permite tacadas mais rectas e precisas.
  3. Passo 3 Agarre a bola de forma solta com a sua mão dominante.
    Agarre a bola de forma solta com a sua mão dominante. Tente não agarrar os buracos dos dedos como se estivesse a agarrar-se à vida. Mantenha a sua mão firme mas relaxada, usando apenas a pressão necessária para manter uma boa ligação com a bola.
    • Quanto mais tensa estiver a sua mão, mais dificuldade terá em conseguir um lançamento agradável e suave.
    • Para o bem dos seus dedos dos pés, também não quer que a sua pega esteja demasiado solta.
  4. Passo 4 Utilize a sua mão livre para ajudar a apoiar a bola.
    Utilize a sua mão livre para ajudar a apoiar a bola. Coloque a palma da mão contra o lado da bola perto da borda inferior. Esta mão está lá para estabilizar a bola durante a sua aproximação. Também partilhará a carga para que o seu braço de lançamento não fique fatigado tão rapidamente.
    • Utilize sempre uma pega com as duas mãos quando transportar a bola do retorno para a pista, bem como de e para o suporte onde a recebeu originalmente.

Fazer a sua abordagem

  1. Passo 1 Coloque-se na área de aproximação e alinhe o seu corpo com o centro da pista.
    Coloque-se na área de aproximação e alinhe o seu corpo com o centro da pista. A área de aproximação é o espaço aberto logo a seguir ao retorno da bola, onde irá fazer o seu walk-up. Serve como uma espécie de ponto de partida onde pode reunir o impulso necessário para enviar a bola para a extremidade mais distante da pista, onde os pinos o esperam.
    • Se for destro, pode ser útil colocar-se ligeiramente à esquerda do ponto médio da pista para que a bola não se desloque demasiado para a direita. Se for canhoto, desloque-se para a direita.
    • A pista é a tira de madeira oleada sobre a qual a bola rola.
  2. Passo 2 Levantar a bola até que ela's poised just under your chin.
    Levante a bola até que ela fique posicionada logo abaixo do seu queixo. Mantenha-a nesta posição até estar pronto para iniciar o seu swing. Isto serve dois objectivos - primeiro, permite-lhe ver os pinos por cima da bola. Em segundo lugar, evita que a bola bata nas suas pernas durante o percurso.
    • Segure a bola o mais próximo possível do seu corpo para tornar o seu peso mais controlável.
  3. Passo 3 Dê 3-4 passos fluidos em direção à pista.
    Dê 3-4 passos fluidos em direção à pista. Comece com o pé do mesmo lado do corpo que o braço de lançamento para uma abordagem tradicional de 4 passos. Se achar que se sente mais confortável com uma abordagem curta de 3 passos, comece com o pé oposto ao seu braço de lançamento.
    • A maioria dos instrutores e profissionais de bowling recomenda uma abordagem básica de 4 passos, mas pode adicionar ou subtrair um passo, se quiser. O mais importante é que o movimento pareça natural.
    • Tenha cuidado para não cruzar a linha de falta por acidente. Se o fizer durante um jogo real, a sua tacada não contará, independentemente do número de pinos que conseguir derrubar!
    • A coordenação dos seus passos irá garantir que acaba numa posição equilibrada quando lançar a bola.
  4. Passo 4 Balance a bola para trás à medida que se aproxima dos pinos.
    Balance a bola para trás à medida que se aproxima dos pinos. No seu primeiro ou segundo passo, baixe a bola da sua posição pronta e deixe-a viajar para trás, para cima e ligeiramente para o lado. Continue a levantá-la até ficar mais ou menos à altura dos ombros. A partir daí, estará pronto para desferir um golpe estrondoso!
    • Idealmente, a sua caminhada e o seu swing devem fluir em conjunto como um movimento contínuo. Cada ação deve começar e terminar ao mesmo tempo.

    Dica: Para uma tacada mais suave, mantenha todo o braço direito, do pulso ao ombro, à medida que entra na descida e se prepara para largar a bola.

  5. Passo 5 Mantenha os olhos nos pinos em todos os momentos.
    Mantenha os olhos nos pinos em todos os momentos. Concentre-se no pino central para ter uma grande margem de erro na sua tacada. Está essencialmente a contar com a coordenação mão-olho para levar a bola de uma ponta à outra da pista com o menor desvio possível.
    • Não pense demasiado na sua pontaria. Concentre-se apenas na sua forma e deixe que o resto aconteça por si só.
    • Quando começar a sentir a sua técnica, pode começar a utilizar as setas do alvo pintadas na pista como referência. Ajustar o lançamento para um alvo ligeiramente mais próximo irá melhorar a sua precisão.

Largar a bola

  1. Passo 1 Baixe o seu peso no último passo da sua aproximação para se aproximar da pista.
    Baixe o seu peso no último passo da sua aproximação para se aproximar da pista. Coloque os dois pés com firmeza, dobre o joelho da perna de apoio e incline-se ligeiramente para a frente pela cintura. Certifique-se de que as ancas ficam debaixo dos ombros para que todo o corpo fique alinhado.
    • O pé oposto ao seu braço de lançamento deve estar à sua frente quando começar a lançar.
    • Ficar em baixo coloca-o numa posição melhor para lançar a bola logo acima da superfície da pista, em vez de a deixar cair ou atirar de cima. Desta forma, a bola não cairá com força, o que pode acabar com o impulso que construiu.

    Dica: Os jogadores de bowling experientes cruzam normalmente a perna de trás atrás da perna de apoio durante o lançamento, quase como uma reverência. A vantagem disto é que contrabalança a força do swing e mantém as ancas abertas e alinhadas com os pinos.

  2. Passo 2 Curvar o pulso para dentro ou para fora para compensar as diferentes condições da pista.
    Curvar o pulso para dentro ou para fora para compensar as condições variáveis da pista. Na maioria dos casos, manter o pulso do seu braço de boliche firme e reto é a chave para uma tacada sólida. No entanto, se a pista estiver recém-oleada, 'carregar' a bola curvando o pulso em direção ao antebraço apenas um pouco irá permitir-lhe colocar a bola mais firmemente e dar-lhe um pouco mais de controlo. Da mesma forma, pode 'descarregar' a bola dobrando o pulso para trás para criar mais estalido quando a pista parecer especialmente seca.
    • Tanto o carregamento como o descarregamento requerem mudanças subtis na técnica. Se o seu pulso estiver dobrado mais de 45 graus em qualquer direção, pode sabotar a sua própria tacada.
    • É bom adquirir o hábito de inspecionar a pista de perto antes de começar o seu primeiro jogo. Tal como no golfe, as condições da sua superfície de jogo podem ter uma enorme influência na forma como joga bowling.
  3. Passo 3 Deixe a bola escorregar dos seus dedos à medida que fica paralela à pista.
    Deixe a bola escorregar dos seus dedos à medida que fica paralela à pista. Basta desenrolar os dois dedos superiores e deixar que o impulso do seu swing leve a bola para longe da sua mão. Um lançamento delicado garantirá a transição mais suave possível para a pista.
    • Quando o polegar sair do buraco, aponte-o na direção em que quer que a bola vá para ajudar a 'guiá-la' um pouco.
  4. Passo 4 Continue a estender o seu braço de bowling para cima para obter maior velocidade e precisão.
    Continue a estender o seu braço de lançamento para cima para obter maior velocidade e precisão. Em vez de deixar cair o braço assim que soltar a bola, continue a estendê-lo para gerar ainda mais potência. Termine o lançamento com a mão sobre a cabeça, com a palma virada para si.
    • Se um movimento exagerado parecer estranho, tente terminar com o braço ao nível da cintura, como se estivesse a estender a mão para apertar a mão de alguém.
    • Não altere a sua posição ou postura até que a bola tenha saído completamente da sua mão, uma vez que a mais pequena mudança pode desvirtuar a sua tacada.
  5. Passo 5 Experimente uma pega com a ponta dos dedos se a bola estiver a ficar presa nos seus dedos.
    Experimente uma pega com a ponta dos dedos se a bola estiver a ficar presa nos seus dedos. A pega com a ponta do dedo é quase idêntica à pega convencional padrão. No entanto, em vez de deslizar os dedos médio e anelar até aos buracos, insira-os apenas até à primeira articulação. Um aperto mais superficial irá garantir que a bola não tem dificuldade em sair da sua mão.
    • Em geral, é necessária mais força nos dedos para segurar e manipular a bola com um 'fingertip grip' do que com um 'grip' convencional.
    • O fingertip grip é considerado uma técnica avançada, o que significa que pode dificultar a precisão do lançamento se ainda não dominar o grip convencional.
  6. Passo 6 Aprenda a lançar um gancho quando se sentir confortável com tacadas directas.
    Aprenda a lançar um gancho quando se sentir confortável com os lançamentos directos. Se o seu objetivo é obter grandes resultados, terá eventualmente de avançar para o lançamento de gancho. Para lançar um gancho eficazPara lançar um gancho eficaz, rode o pulso para dentro com força no momento do lançamento. Se o fizer corretamente, o movimento circular fará com que a bola se curve num arco suave.
    • A tacada em linha reta é a primeira técnica que todos os jogadores de bowling aprendem, mas a sua utilização é um pouco limitada em jogos competitivos, uma vez que é propensa a criar splits, ou áreas onde os pinos estão separados por um espaço. Os splits podem ser difíceis de 'apanhar', mesmo para jogadores experientes.
    • Adicionar a tacada de gancho ao seu repertório é uma obrigação se quiser jogar strikes de forma consistente. A trajetória curva da bola dá-lhe acesso ao 'pocket', ou o ponto ideal entre o pino 1 e os pinos 2 ou 3, onde todos os 10 pinos têm maior probabilidade de cair se forem atingidos com força suficiente.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Colocar para-choques pode tornar a prática mais divertida. Os bumpers são pequenas calhas que podem ser instaladas em ambos os lados da pista para evitar que as bolas desviadas acabem na sarjeta.
  • Como tudo o resto, aprender a jogar bowling com perícia requer tempo e paciência. Felizmente, o bowling é uma atividade divertida e social que pode ser extremamente agradável, mesmo que não seja um perito.