Como fazer escalada em rocha

Autor do artigo:Gabriel Silva

A escalada em rocha é um esporte no qual os participantes sobem ou atravessam formações rochosas naturais ou paredes de rocha feitas pelo homem. É um esporte física e mentalmente exigente, que testa a força, a resistência, a agilidade e o equilíbrio do escalador. No entanto, qualquer pessoa pode começar a escalar, não importa quanta experiência você tenha.

Passos

Começando a escalar

  1. etapa 1 vá a uma academia de escalada ou de boulder para aprender com segurança as habilidades básicas e a segurança.1Vá para uma academia de escalada ou de boulder para aprender com segurança as habilidades básicas e a segurança. Você também pode praticar boulder ao ar livre, mas precisará se informar sobre locais seguros e estabelecidos para a prática de boulder antes de subir em uma rocha. Além disso, os locais ao ar livre geralmente são mais difíceis e exigem guias e um conhecimento mais profundo das formações rochosas. As academias de rocha são espaços seguros e bem projetados para uma variedade de níveis de habilidade, e geralmente têm aulas e uma equipe para ajudá-lo a aprender. Em geral, você tem duas opções para começar:
    • As rotas de bouldering são problemas curtos de escalada em rocha que não exigem arneses ou cordas e são uma maneira fantástica de desenvolver suas habilidades de escalada com segurança, sem introduções complexas de amarras ou equipamentos. Como esses problemas não exigem cordas, evitam-se certas restrições que vêm com a escalada com corda. As rotas de boulder são ótimas para aprender a escalar e são uma maneira divertida de escalar, embora você não tenha a segurança que teria com uma corda.
    • Top-roping é o que a maioria das pessoas pensa quando pensa em escalada em rocha. Você está amarrado e escalando uma grande parede. Para fazer o top-rope, você precisará de um parceiro. Se você for novato no esporte, consulte a equipe sobre 'parceiros de segurança' ou faça boulder até se sentir à vontade para pedir um parceiro.
    • A escalada de chumbo é outro tipo comum de escalada usado principalmente ao ar livre para subir rotas de diferentes comprimentos. Na escalada de chumbo, dois escaladores, ou o 'líder' e o 'seguidor', são amarrados em extremidades opostas de uma corda dinâmica. O 'líder' sobe primeiro, prendendo-se a parafusos ou colocando sua própria proteção periodicamente. Quando chegam ao topo da seção da escalada, ou 'pitch', o líder monta seu Sistema de Ancoragem Pessoal e amarra o 'seguidor'. A escalada com guia é uma forma mais avançada de escalada em rocha e requer treinamento e prática detalhados.
  2. etapa 2 alugue um par de tênis confortáveis e um saco de giz.2Alugue um par de tênis confortáveis e um saco de giz. Os tênis de escalada precisam ser confortáveis para que você possa sentir as bordas precisas da rocha. Eles podem parecer desconfortáveis no início, pois os dedos dos pés costumam ser pontiagudos para ajudá-lo a se manter em pequenas lascas e bordas, mas você se acostumará com eles rapidamente. Apenas certifique-se de que eles não impeçam a circulação. É comum usar calçados um número abaixo do seu tamanho padrão. Os sacos de giz, embora não sejam necessários, são usados para manter as mãos secas, o que é essencial para segurar a rocha quando você estiver cansado. Basta mergulhar levemente os dedos no giz e batê-los juntos para que as mãos fiquem com uma leve camada de giz.
    • Arneses, grampos e dispositivos de segurança são necessários se você estiver fazendo top-roping. O restante desta seção pressupõe que você já esteja amarrado ou esteja praticando boulder.
  3. etapa 3 suba até o topo da parede ou problema de qualquer maneira que puder para se acostumar com o esporte.3Suba até o topo da parede ou do problema da maneira que puder para se acostumar com o esporte. A maioria das paredes é marcada por rotas - conjuntos específicos de rochas que você deve usar para chegar ao topo. Embora essas vias sejam mais desafiadoras e divertidas para os especialistas, primeiro você precisa se sentir confortável com a altura, as agarras e a sensação geral da escalada. Ignore as marcas de fita adesiva e simplesmente suba a parede, trabalhando os fundamentos de sua forma. Quando estiver à vontade para escalar, você estará pronto para começar a enfrentar algumas vias básicas.
    • Para começar, procure rotas rotuladas como 5.4 ou 5.5 para top-roping ou V0 ou V1 para boulder, que são boas classificações para iniciantes. (Na Europa, as classificações de Fontainebleau são comumente usadas. Esses graus começam em 2a e sobem cada número após cada grau 'c').
    • O medo de cair e o medo de altura são instintos humanos perfeitamente normais. Lembre-se, no entanto, de que você tem uma série de equipamentos de segurança, pisos acolchoados e uma pessoa experiente para segurá-lo. Após os primeiros escorregões, você se acostumará.
    • Começar com um especialista, mesmo que seja apenas um amigo que escale com frequência, é uma ótima maneira de entrar lentamente no esporte.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Erika Noble

    Instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA
    Erika Noble se formou na Universidade de Stanford com um bacharelado em Ciências da Administração e Engenharia. Depois de competir em competições universitárias de escalada em rocha como parte da equipe de escalada em rocha de Stanford, Erika trabalhou como instrutora de escalada em rocha em Lake Tahoe. Ela continua a praticar boulder e escalada em toda a Califórnia e no sudoeste dos Estados Unidos.
    Erika Noble, instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA

    Erika Noble, instrutora de escalada em rocha, aconselha: 'O Sistema Decimal de Yosemite é comumente usado nos EUA e no Canadá para classificar escaladas. Para escalada em rocha, a escala normalmente vai de 5.0 a escaladas tão difíceis quanto 5.15.'

  4. etapa 4 empurre para cima com as pernas em vez de puxar para cima com os braços.4Puxe para cima com as pernas em vez de puxar para cima com os braços. Essa é a regra número um da boa escalada e a coisa mais difícil de se acostumar. Parece natural puxar o corpo para cima da parede porque seus dedos parecem estar mais firmemente presos às agarras. Mas suas pernas são músculos muito, muito mais fortes, e você se cansará na metade da parede se estiver tentando fazer dez flexões consecutivas. Há algumas dicas infalíveis para se acostumar a usar as pernas:
    • Mantenha seus braços estendidos. Deixe seu peso pender para baixo, segurando os apoios de mão apenas para se equilibrar e dobrando os joelhos para obter força.
    • Coloque os pés antes de mover as mãos. Obtenha apoios de pés bons e sólidos nos quais você possa colocar peso.
    • Mantenha o peso sobre os dedos dos pés, e não sobre as mãos, deixando os calcanhares mais baixos do que os dedos dos pés.
  5. etapa 5 planeje seus movimentos com antecedência, colocando os membros em posição para cada movimento.5Planeje seus movimentos com antecedência, colocando os membros em posição para cada movimento. Se estiver lutando para alcançar um apoio de mão com a mão esquerda, não precisa se tornar o Sr. Fantástico para agarrá-lo. Você precisa mover o pé esquerdo mais alto e colocar os membros em posição para cada movimento. Você precisa mover o pé esquerdo mais alto - alongando o lado esquerdo e facilitando o alcance. A escalada é um esporte deliberado e cuidadoso, e a força para subir a parede só o levará até certo ponto. Pare para pensar sobre a melhor maneira de subir uma via ou peça conselhos a escaladores experientes.
    • Aprender a ler uma rota a partir do solo, visualizando antecipadamente para onde suas mãos e pés irão, é uma habilidade essencial que você nunca pode começar a praticar cedo demais.
    • Quanto mais tempo você passar agarrado à parede, sem saber para onde ir, mais cansado ficará.
    • O conjunto de movimentos que você usa para subir em uma parede é chamado de 'beta'.
  6. etapa 6 encontre bons pontos de descanso para planejar sua rota e relaxar os braços.6Encontre bons pontos de descanso para planejar sua rota e relaxar os braços. A maioria das rotas tem um ou dois pontos onde você pode recuperar o fôlego e relaxar os músculos. Um bom ponto de descanso é qualquer lugar onde você possa ficar em pé confortavelmente com a maior parte do seu peso sobre os pés. Você deve poder tirar um braço confortavelmente da parede para pegar giz e se alongar. Enquanto estiver descansando:
    • Planeje seus próximos movimentos. Memorize quais são os pontos de apoio que você terá pela frente e pense em qual membro você quer ir para onde. Se necessário, peça conselhos a alguém na base.
    • Passe giz novamente em suas mãos. O giz escorre nas rochas, portanto, pegue mais.
    • Sacuda seus braços. Deixe-os pendurados e chacoalhe-os bem para remover um pouco do ácido lático que se acumulou.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Erika Noble

    Instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA
    Erika Noble formou-se na Universidade de Stanford com um bacharelado em Ciências da Administração e Engenharia. Depois de competir em competições universitárias de escalada em rocha como parte da equipe de escalada em rocha de Stanford, Erika trabalhou como instrutora de escalada em rocha em Lake Tahoe. Ela continua a praticar boulder e escalada em toda a Califórnia e no sudoeste dos Estados Unidos.
    Erika Noble, instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA

    Erika Noble, instrutora de escalada em rocha, aconselha: 'Uma boa posição de descanso tem pelo menos três pontos de contato (pense: triângulo!). Incline-se para trás, coloque o peso nos pés e certifique-se de que seus braços estejam totalmente estendidos para não cansar os bíceps.'

  7. etapa 7: suba deliberadamente na parede.7Mova deliberadamente para cima da parede. Há movimentos avançados que exigem velocidade, precisão rápida e até mesmo pequenos saltos (chamados de 'dynos'), mas esses são para mais tarde em sua carreira. Por enquanto, você deve se concentrar em movimentos fluidos. A melhor maneira de fazer isso é concentrar-se primeiro em cada membro e depois mover o corpo. Também conhecida como 'técnica de escalada estática', você movimenta cada membro, prepara-se e, em seguida, move o corpo para a nova posição. Pense em você como um slinky, que se enrola e desenrola na parede.
    • Posicione seus pés, com os joelhos dobrados.
    • Desloque o peso do corpo na direção em que está indo.
    • Dê um passo à frente com um pé e, ao mesmo tempo, agarre um novo objeto com a mão correspondente.
    • Reposicione os pés e a mão oposta.
    • Repita.
  8. etapa 8 saiba que os músculos de escalada levam algum tempo para serem desenvolvidos.8Saiba que os músculos da escalada levam algum tempo para serem desenvolvidos. Um dos maiores obstáculos para os novos escaladores é o fato de se sentirem fracos depois de apenas uma ou duas corridas. Seus dedos ficarão doloridos e seus antebraços estarão queimando, tanto que você não sentirá mais que pode se segurar na parede. No entanto, isso é natural: seus antebraços não são usados com frequência nessa intensidade na vida cotidiana. No entanto, se escalar algumas vias de 2 a 3 vezes por semana, você superará rapidamente essa dificuldade e poderá se concentrar na técnica de escalada, e não em como seus braços estão doloridos.
    • Faça intervalos de descanso entre as escaladas. Não volte para a parede até que se sinta descansado novamente.
    • Alongue os antebraços colocando as palmas das mãos na frente do peito e os cotovelos para fora, como se estivesse rezando. Gire lentamente as mãos para baixo até que elas apontem à sua frente para alongar.

Amarração e escalada com segurança

  1. etapa 1 aprenda a amarrar e a usar a corda com um supervisor treinado.1Aprenda a amarrar e a usar o cinto com um supervisor treinado. A amarração não é um processo difícil, mas é essencial se você leva a escalada a sério. A maioria das academias de escalada exigirá que você faça um teste supervisionado antes de ser autorizado a usar a segurança de alguém. Geralmente, elas também oferecem aulas ou lições rápidas e gratuitas. Você deve sempre praticar a segurança com um especialista treinado. Embora a segurança precise ser treinada pessoalmente, no entanto, você deve saber como amarrar a corda, independentemente do seu nível de habilidade.
    • A amarração é quando alguém fica abaixo do escalador com a corda. Essa pessoa o pega se ele cair, dá-lhe mais corda à medida que ele sobe e o desce lentamente quando ele termina.
  2. etapa 2 prenda o cinto de segurança da forma mais confortável possível.2Coloque o arnês o mais confortável possível. Seja na escalada ou na amarração, o arnês deve ficar bem ajustado na cintura e nas coxas. Não economize nisso: aperte cada fivela o máximo que puder. Isso inclui as presilhas das pernas, que não podem ser ignoradas.
  3. etapa 3 crie um oito na parte inferior da corda, deixando aproximadamente um braço's length at the bottom.3Crie um oito na parte inferior da corda, deixando aproximadamente o comprimento de um braço na parte inferior. Isso é frequentemente feito para você em academias de escalada, mas você deve entender o processo se não for feito. Haverá dois fios idênticos de corda descendo do topo da parede. Pegue a que estiver mais próxima da parede e meça aproximadamente o comprimento de um braço. A partir daí:
    • Segurando a corda no 'comprimento do braço', solte a parte inferior da corda. Segurando-a, você deve ter um formato de 'U' de cabeça para baixo em suas mãos.
    • Aperte os dois lados do U para criar uma 'mordida' ou um pequeno laço de 1 a 2 polegadas.
    • Enrole a parte inferior da corda ao redor da mordida. Você cruzará sua mão de modo que a extremidade da corda fique de volta ao seu lado da mordida.
    • Passe a extremidade da corda pelo orifício da mordida.
    • Puxe a extremidade do papel para fazer a figura do oito.
  4. etapa 4 enfie a extremidade da corda em seu arnês.4Enfie a extremidade da corda em seu arnês. É assim que você amarra. Embora todos os arneses sejam diferentes, em geral, você passará a corda por duas alças na parte frontal do arnês, também conhecidas como 'pontos difíceis'. Posteriormente, você amarrará a extremidade da corda na figura oito, prendendo-se efetivamente à corda.
    • Certifique-se de que a corda passe por ambas as alças, a das pernas e a da cintura, antes de amarrá-la.
  5. etapa 5 pegue a extremidade da corda e trace a figura oito para fazer uma figura oito de acompanhamento.5Pegue a extremidade da corda e trace seu oito para fazer um oito de acompanhamento. Quando o oito estiver feito e você estiver preso à corda, complete a amarração dobrando o nó. Para isso, basta pegar a extremidade da corda com a mão e seguir o formato do seu oito, passando a extremidade por dentro, por baixo e por cima da corda para criar um oito duplo confortável e seguro:
    • Observe o caminho da corda voltando em sua direção, a partir da figura oito.
    • Deslize a extremidade da corda exatamente da mesma forma que essa corda corre, de modo que você tenha cordas paralelas.
    • Trace a corda para cima e por cima e, em seguida, de volta para a figura oito. Novamente, você está apenas tentando seguir essa linha da corda, criando duas cordas paralelas para um número oito duplo.
    • Quando terminar, a extremidade da corda deve estar apontando para frente, seguindo a corda pela parede.
  6. etapa 6 puxe a corda com firmeza e considere a possibilidade de fazer um nó de segurança.6Puxe a corda com firmeza e considere a possibilidade de fazer um nó de segurança. Segure os dois lados da corda, duas cordas de cada vez, e puxe o nó com firmeza. Use os dedos para empurrar ou moldar o duplo número oito de modo que você tenha linhas paralelas sem cruzamento, torção ou trançado. A maioria das academias também exige um nó de segurança simples, amarrando a ponta solta. Para fazer isso:
    • Coloque o polegar na corda, cerca de 2 a 3 pol. acima da figura oito. Segure a ponta solta com a outra mão.
    • Enrole a ponta solta sobre o polegar duas vezes, fazendo um X acima do polegar.
    • Enrole a ponta uma última vez e passe-a pelo orifício onde está o polegar.
    • Puxe a ponta solta com força para apertar o nó.
  7. etapa 7 verifique se o nó está seguro.7Verifique a segurança do nó. Haverá cinco pares de cordas paralelas - uma antes do nó, uma depois do nó e três pequenos segmentos em seu oito duplo. Seu duplo oito deve ser idêntico na parte superior e inferior, e o nó de segurança deve estar apertado. Não deve haver cordas cruzadas. Se houver, solte um pouco o oito e dobre ou mova as cordas para que fiquem paralelas e, em seguida, aperte-o novamente.
    • Sempre peça a um escalador experiente para verificar suas cordas quando estiver começando.
  8. etapa 8 comunique-se com seu segurança antes de escalar.8Comunique-se com seu amarrador antes de escalar. Há um código quase universal para escaladores, que é usado para garantir que todos estejam preparados e que as medidas de segurança estejam em vigor. Antes de escalar, você deve sempre seguir esse protocolo. Entretanto, alguns lugares usam chamadas de escalada diferentes.
    • Você pergunta: 'On Belay?'.
    • Eles respondem: 'Belay on'.
    • Você se prepara na parede e diz: 'Climbing?'.
    • Eles respondem: 'Escalar'.

Aprimorando sua técnica de escalada

  1. etapa 1 mantenha os quadris próximos à parede.1Mantenha os quadris próximos à parede. Faça isso apontando os joelhos para o lado. Quanto mais você se inclinar para trás, mais dependerá de seus dedos para mantê-lo próximo à parede. Isso drena sua energia rapidamente e, com certeza, prejudicará seus dedos com o tempo. Em vez disso, incline os joelhos para longe da parede, quase como um sapo, para manter os quadris próximos à parede. Sempre que precisar se afastar para inspecionar a rota ou agarrar outro ponto de apoio, faça o movimento rapidamente e, em seguida, abrace o caminho novamente para economizar energia.
    • Você quer ter o máximo de peso possível nos pés o tempo todo.
  2. etapa 2: relaxe a pegada.2Relaxe sua pegada. Frequentemente, durante movimentos mais difíceis ou quando você se cansa, tende a segurar a barra com força. No entanto, suas mãos geralmente estão lá apenas para dar equilíbrio. Lembre-se de que você quer que seus pés façam a maior parte do trabalho, portanto, solte os dedos. Confie neles, quase pendurando-se neles para se equilibrar, não para manter seu peso na parede. Seus dedos são basicamente ganchos de equilíbrio.
    • À medida que for melhorando, você encontrará saliências e movimentos que exigem muita força nos dedos. No entanto, você desenvolverá essa força naturalmente à medida que avança para escaladas mais difíceis.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Aumente sua força. 'Praticar hangboard em dias alternados é uma ótima maneira de melhorar a força geral dos dedos e elevar sua escalada.'

    Erika Noble

    Instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA
    Erika Noble se formou na Universidade de Stanford com um bacharelado em Ciências da Administração e Engenharia. Depois de participar de competições universitárias de escalada em rocha como parte da equipe Stanford Rock Climbing, Erika trabalhou como instrutora de escalada em Lake Tahoe. Ela continua a praticar boulder e escalada em toda a Califórnia e no sudoeste dos Estados Unidos.
    Erika Noble Instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA
  3. etapa 3 encontre seu  dead= point= when= making= big= moves= on= the= wall.=3Encontre seu 'ponto morto' ao fazer grandes movimentos na parede. O ponto morto é o local em que você faz a transição do movimento para cima para a queda. Basicamente, seu impulso está mudando de um 'salto' para uma queda e, como tal, você não se move, o que facilita a agarração. Nem todos os movimentos são próximos o suficiente para que você possa se mover lentamente de um para o outro. Às vezes, você precisará empurrar com o pé e agarrar o golpe durante o movimento. Aprender a agarrá-la no momento em que atingir o ápice aumentará muito sua fluidez na parede.
    • Para praticar, encontre uma rota com várias agarras fora do alcance ou pratique na parede de boulder. Pratique agarrar a agarra com o braço estendido para não sentir nenhuma queda ao agarrá-la.
  4. etapa 4 suba com ritmo.4Escalada com ritmo. Embora isso possa mudar em algumas vias ou movimentos de crux, desenvolver um ritmo é geralmente a melhor maneira de criar conscientemente bons hábitos de escalada. Pense em se mover com os pés primeiro, indo pé, pé, mão, mão, ou pé, mão, pé, mão, por toda a parede. Comece com algumas vias fáceis para se acostumar com isso. Como você está se movendo rapidamente, com os pés primeiro, naturalmente passará a confiar nos músculos das pernas e deixará de usar demais e cansar as mãos.
    • A escalada rápida e concentrada economiza energia, pois evita que você fique pendurado na parede e se canse.
    • Concentre-se em sua respiração enquanto se movimenta. Muitas pessoas prendem a respiração quando tentam movimentos difíceis, mas isso apenas priva os músculos do oxigênio tão necessário. Ao desenvolver um ritmo, respire nele também para ter uma respiração regular e rítmica.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Erika Noble

    Instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA
    Erika Noble se formou na Universidade de Stanford com bacharelado em Ciências Gerenciais e Engenharia. Depois de competir em competições universitárias de escalada em rocha como parte da equipe de escalada em rocha de Stanford, Erika trabalhou como instrutora de escalada em rocha em Lake Tahoe. Ela continua a praticar boulder e escalada em toda a Califórnia e no sudoeste dos Estados Unidos.
    Erika Noble, instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA

    Erika Noble, instrutora de escalada em rocha, aconselha: 'Uma ótima dica para melhorar seu foco e técnica é tentar escalar com pés silenciosos - toda vez que pisar em um suporte de pé, tente ficar o mais silencioso possível. Seus movimentos serão mais deliberados e você não desperdiçará energia extra corrigindo seu posicionamento.'

  5. etapa 5 desça algumas rotas.5Descida de algumas rotas. Esse é um ótimo exercício de treinamento para o equilíbrio e a identificação de rotas. O mais importante é que ele se concentra em aterrissar os pés com muita precisão, tornando seu trabalho de pés exponencialmente melhor. Se você conseguir usar os pés com eficiência na descida, desenvolverá as habilidades necessárias para colocá-los em qualquer lugar na subida rapidamente.
  6. etapa 6 aumente seu ritmo de escalada, mantendo-se deliberado em seus movimentos.6Aumentar o ritmo da escalada mantendo a deliberação em seus movimentos. Os escaladores habilidosos se movem rapidamente, pois isso economiza a energia desperdiçada ao se segurar em uma rocha enquanto decidem o que fazer. Embora você não queira tentar escalar a rocha, lançando-se descontroladamente, você deve fazer seus movimentos rapidamente. Depois de decidir o que fazer, faça isso. Não espere nem fique mudando de posição, pois você só perderá energia e tornará o resto da escalada ainda mais difícil.
  7. etapa 7 observe outros escaladores para aprender novos movimentos e possíveis betas.7Observe outros escaladores para aprender novos movimentos e possíveis betas. O beta, ou sequência de movimentos usados, torna-se cada vez mais importante quanto mais difícil for a via. Enquanto os iniciantes geralmente podem escolher de 4 a 5 maneiras de subir em uma via, as vias difíceis (5.10 e acima) às vezes têm apenas 1 a 2 conjuntos de movimentos que podem ser usados. Frequentemente, eles nem sempre são tão óbvios. Há centenas de movimentos, técnicas e pequenos truques que podem ser usados para problemas específicos, mas a comunidade de escalada em rocha é, felizmente, muito inclusiva. Observe outros escaladores, simulando os movimentos a partir do solo para se acostumar com o posicionamento das mãos.
    • Se estiver com dificuldades em uma via, peça conselhos a outro escalador. Seu parceiro de segurança pode ter uma ótima visão do chão, por exemplo, de um movimento ou de uma agarra que você está perdendo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaO que acontece se eu cair enquanto estiver praticando boulder? As paredes de boulder têm apenas 15 pés de altura e estão localizadas acima de um colchão macio. Como um escalador inexperiente, você também terá um observador, portanto, não há motivo para se preocupar!
  • PerguntaE se eu cair e cair no chão porque as cordas se soltaram? Isso não deve acontecer, pois seu segurança o segurará com segurança e essas cordas são verificadas regularmente para garantir que não se romperão.
  • PerguntaO que o alpinista e o amarrador dizem um ao outro para se comunicarem quando o alpinista chega ao topo e quer ser descido de volta? Existe. Antes de escalar, você pergunta: 'Na segurança?' Depois que o seu arnês e o nó forem verificados e o do seu segurança for verificado, ele dirá: 'Belay on'. Você diz: 'Climbing' (Escalando), ao que seu segurança responderá: 'Climb on' (Suba). A qualquer momento, se você quiser descansar, diga: 'Take!'. No topo, diga: 'Ready to be lowered!' (Pronto para ser descido!), ao que seu segurança responderá com 'Lowering!' (Descendo!). Nesse momento, você se inclina para trás, encosta os pés na parede e coloca as duas mãos no arnês enquanto é descido.

Dicas

  • Se você nunca desceu antes, é altamente recomendável tentar praticar a descida. Suba cerca de três metros e, em seguida, peça ao seu segurança que o abaixe. Você se sentirá mais confortável em uma altura mais baixa, sentando-se no arnês e soltando a parede. Além disso, você poderá se comunicar mais facilmente com seu segurança quando estiverem a apenas três metros de distância.
  • Não tenha pressa
  • Sempre escale com um parceiro que possa lhe dar segurança na segurança.

Avisos

  • Não tente fazer rapel ou escalada sem equipamento e treinamento adequados.
  • A escalada é inerentemente perigosa. Nenhuma quantidade de experiência ou proteção pode eliminar totalmente o risco envolvido.

O que você precisará

  • Tênis de escalada
  • Arnês de escalada
  • Corda
  • Mosquetões
  • Proteção para escalada (por exemplo, cames, porcas, cabos rápidos)
  • Giz
  • Capacete
  • Dispositivo de segurança
  • Lanches e uma garrafa de água