Como montar uma isca viva

Autor do artigo:Gabriel Silva

Às vezes, os peixes querem apenas iscas vivas. Você pode aprender a montar a isca viva em um simples anzol, bem como as melhores práticas para garantir que sua presa esteja interessada. As técnicas e os anzóis variam de acordo com o tipo de peixe que você deseja pescar e a isca disponível, mas os princípios básicos são os mesmos em todos os casos. É fácil dominar a montagem adequada com um pouco de inteligência e prática. Consulte a Etapa 1 para obter mais informações.

Etapas

Captura e manutenção de iscas vivas

  1. Etapa 1 Conheça os regulamentos de pesca com isca viva em sua área.
    Conheça os regulamentos de pesca com isca viva em sua região. Em algumas áreas, especialmente no noroeste, a pesca com isca viva é restrita a determinadas variedades de isca e a determinadas águas. Os peixes-isca, por exemplo, são geralmente ilegais em rios de Washington e Oregon. Verifique novamente se é legal pescar com o tipo de isca que você pretende usar, consultando o departamento estadual de Pesca e Vida Selvagem de sua região.
  2. Etapa 2 Selecione uma variedade de iscas vivas ou escolha uma das seguintes's available.
    Selecione uma variedade de iscas vivas ou escolha a que estiver disponível. O tipo certo de isca viva depende totalmente de onde você pesca, do que está pescando e do que está disponível. Se você tiver uma infestação de gafanhotos, não perca tempo tentando pegar um monte de peixinhos para pescar. Livre-se de suas pragas e encontre uma isca ao mesmo tempo. As iscas vivas comuns incluem:
    • peixinhos de cabeça gorda
    • peixe dourado
    • loach
    • lagartas noturnas
    • larvas de rabo de rato
    • brocas do milho
    • gafanhotos
    • lagostins
    • pequenas salamandras ou rãs
  3. Mantenha sua isca viva. Encontre um pequeno habitat para suas iscas vivas para mantê-las vivas até que você esteja pronto para sair para pescar. Certifique-se de que haja umidade e circulação de ar suficientes, além de folhas ou pedaços de grama para que elas se alimentem até que você esteja pronto para pescar. Tente não mantê-las ali por mais de um ou dois dias, ou elas podem morrer. As minhocas ficarão bem em um pouco de terra fina e úmida por um período mais longo.
  4. Etapa 4 Espere para armar a isca até que esteja prestes a lançar.
    Espere para preparar sua isca até que esteja prestes a lançar. O objetivo de usar iscas vivas é mantê-las vivas o máximo de tempo possível durante o processo de pesca, para que a agitação atraia os peixes. Se você armar o anzol muito cedo, a isca estará morta quando você a colocar na água. Mantenha-a por perto e coloque seu anzol na linha, prepare-se e prepare-se para pescar.

Montagem da isca viva

  1. Retire sua isca do habitat com segurança. É mais fácil falar do que fazer isso com peixes de isca. Se estiver pescando com peixinhos, pegar um deles é mais do que a metade da batalha. Puxe o peixe-isca do tanque de iscas segurando-o com firmeza e evitando que ele se contorça. Segure-o bem com uma das mãos e traga o anzol com a outra.
  2. Etapa 2 Enganche o peixe-isca pelo corpo, atrás da nadadeira dorsal.
    Enganche o peixe-isca pelo corpo, atrás da nadadeira dorsal. Muitas vezes, é possível inserir o anzol em um movimento suave logo atrás da nadadeira dorsal e, em seguida, lançar o peixe imediatamente e com cuidado, deixando a isca cair na água o mais facilmente possível para mantê-la viva.
    • Como alternativa, enganche os peixes-isca através dos lábios e da mandíbula para que eles vivam mais. A posição atrás da nadadeira dorsal costuma ser a mais segura, mas faz com que a isca se canse e morra rapidamente. Inserir o anzol pelos lábios aumenta a probabilidade de o peixe não se afogar rapidamente, mas fará com que ele se mova de forma mais desajeitada na água. Inserir o anzol pelas narinas manterá a isca viva pelo maior tempo possível, mas é mais arriscado, pois o peixe pode escapar.
  3. Etapa 3 Enganche lagostins, salamandras e sapos pela cauda ou pela cabeça.
    Enganche lagostins, salamandras e rãs pela cauda ou pela cabeça. Assim como os peixes-isca, os lagostins oferecem várias opções para serem fisgados. Certifique-se de que a profundidade da cauda e a proximidade do tronco sejam suficientes para que você consiga agarrar bem o lagostim e evitar que a isca se perca ao se mexer. Se você passar pela cabeça, conseguirá uma pegada segura, mas a isca não durará tanto tempo.
    • No caso de salamandras e sapos, atravesse o tronco próximo a uma das pernas traseiras. Elas ainda se contorcerão bastante, mas será difícil para elas se desvencilharem do anzol.
  4. Prenda as minhocas, lagartas e larvas no anzol amontoando-as. Comece perto de uma das extremidades da minhoca, dobrando-a sobre si mesma várias vezes - pelo menos três - para prender a minhoca ou outro tipo de verme no anzol.
  5. Etapa 5 Segure a isca com firmeza enquanto se prepara para arremessar.
    Segure a isca com firmeza enquanto estiver se preparando para arremessar. Certifique-se de não perder a isca antes de colocá-la na água. Segure-a com cuidado enquanto se prepara para arremessar e arremesse-a com cuidado na água para onde deseja que ela vá. Faça isso rapidamente, mas com cuidado.
  6. Etapa 6 Use um equipamento de arremesso dividido com uma chumbada.
    Use um equipamento de tiro dividido com uma chumbada. Para manter a isca viva em uma profundidade apropriada e controlar a linha para o tipo de peixe que deseja capturar, é comum equipar a linha com uma chumbada para dar mais peso.
    • Como alternativa, gafanhotos e outros insetos mais leves podem ser mais apropriados para deixar flutuar na superfície, dependendo do que você estiver pescando. Se quiser que ele flutue, deixe a chumbada de lado.
  7. Etapa 7 Mantenha um toque leve em sua linha.
    Mantenha um toque leve em sua linha. Lembre-se de não puxar o anzol com muita força. A montagem adequada exige que você mantenha a isca o mais saudável possível antes de lançá-la na água. Boa caçada!
    • Remova a isca morta se não for bem-sucedido e monte-a novamente. Tente solucionar quaisquer problemas que você possa ter tido com a última isca e ajuste a posição do anzol de acordo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para fisgar uma isca viva com um anzol sem farpa?
    Você pode colocar um marshmallow colorido na ponta do anzol atrás da isca. A viscosidade do marshmallow colorido se prende ao anzol e não deixa a isca viva escorregar.
  • Pergunta
    Como faço para encontrar minhocas para as crianças?
    Verifique se há minhocas em seu jardim. Talvez você tenha que cavar um pouco, o que aumenta a diversão. Não há jardim? Faça uma caminhada pela natureza em um bosque ou campo e vire pedras e troncos.

Vídeo

Dicas

  • Os tipos mais comuns de equipamentos para iscas vivas são os equipamentos slip-sinker, slip-shot e slip-floater. O primeiro é o mais eficaz, mas o mais difícil de usar; o segundo é o mais comum; e o terceiro é o mais fácil, mas talvez o menos bem-sucedido.
  • Se estiver usando vairões, amarre o anzol na linha e use um chumbinho para pesar. Prenda o peixe colocando o anzol sob a coluna vertebral e simplesmente deixe o vairão nadar na água, ou enrole-o lentamente.
  • Se a isca estiver morrendo antes de você pegar qualquer coisa, tente colocar o anzol em um ponto diferente da isca viva. Certifique-se também de que o tanque da isca esteja cheio de água com temperatura semelhante à do local onde você está pescando.

Avisos

  • Não coloque muitas chumbadas ou outros acessórios em seu anzol. A ideia é convencer sua presa de que ela está perseguindo uma presa viva; qualquer coisa que interfira nessa imagem prejudicará suas chances de sucesso.

Coisas de que você precisará

  • Isca viva
  • Tanque de isca
  • Anzol de peixe