Como equipar uma vara de pesca no gelo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando seus lagos e riachos favoritos ficam cobertos de gelo, alguns pescadores optam por guardar seus equipamentos para o inverno. Outros pescadores, no entanto, trocam suas varas comuns por equipamentos de pesca no gelo para perseguir sua presa por meio de buracos feitos no gelo. A pesca no gelo bem-sucedida requer alguns ajustes no equipamento e nas técnicas que você usa para pescar em águas abertas, começando pelo tipo de vara que você usa e como a arma. As etapas a seguir descrevem como selecionar e equipar uma vara e um molinete para pesca no gelo.

Etapas

Escolhendo uma vara de pesca no gelo

  1. Etapa 1 Escolha uma vara mais curta do que a que você usa para pescar em águas abertas.
    Escolha uma vara mais curta do que a que você usa para pescar em águas abertas. Embora seja possível pescar no gelo com uma vara do mesmo comprimento que você normalmente usa para pescar em águas abertas, a maioria dos pescadores prefere usar uma vara mais curta; como as iscas são lançadas através de buracos feitos no gelo em vez de serem lançadas, o comprimento extra não é necessário. Uma vara mais curta também é uma vantagem nos espaços apertados da maioria das barracas de pesca no gelo. Uma vara de pesca no gelo típica tem de 0,9 a 1,2 m (3 a 4 pés) de comprimento e é mais fina do que uma vara usada para pesca em águas abertas.
  2. Etapa 2 Escolha uma vara sensível.
    Escolha uma vara sensível. Como os peixes se movem mais lentamente em águas frias, eles geralmente não batem nas iscas ou nas iscas artificiais de forma tão agressiva quanto em águas mais quentes. Você vai querer uma vara feita de grafite ou fibra de boro para ajudá-lo a sentir melhor os leves toques que provavelmente sentirá quando um peixe morder sua isca.
  3. Etapa 3 Escolha a ação correta da vara para sua apresentação.
    Escolha a ação correta da vara para sua apresentação. A ação correta da vara pode ajudá-lo a apresentar sua isca de forma mais eficaz durante a pesca no gelo. Uma ponta rápida dará mais ação à sua isca durante o jigging vertical, o que pode ser útil nos dias em que os peixes estão mais agressivos, geralmente no final do inverno, quando os peixes se alimentam mais para se preparar para a desova na primavera. Uma ação leve ou lenta produzirá uma ação mais sutil e fluida, mais adequada para peixes mais letárgicos. Pode ser útil usar os dois tipos de varas e alternar entre elas conforme necessário.

Escolha do molinete e da linha

  1. Etapa 1 Escolha um molinete adequado para a pesca ultraleve.
    Escolha um molinete adequado para a pesca ultraleve. Como os peixes têm sangue frio, eles geralmente são menos ativos durante os meses de inverno do que no verão e, portanto, não lutam tanto quanto em um clima mais quente, de modo que geralmente não é necessário usar linhas pesadas na pesca no gelo. Um carretel de spinning ou spincast com um sistema de engrenagem e arrasto de boa qualidade funcionará bem na pesca no gelo.
    • Talvez seja necessário usar um lubrificante de molinete mais fino para a pesca no gelo do que para a pesca em águas quentes, pois os lubrificantes mais espessos tendem a gelificar em climas mais frios. (Esse é o mesmo motivo pelo qual você usa um óleo mais fino ou de viscosidade múltipla em seu carro durante o inverno).
  2. Etapa 2 Escolha uma linha de teste leve ou de classe.
    Escolha uma linha de teste leve ou de classe. As linhas de teste de 2 a 6 libras (classe de 1 a 3 kg) geralmente são a melhor opção para a pesca no gelo. A maioria dos pescadores de gelo carrega seus molinetes com linha de monofilamento de náilon regular, embora alguns prefiram linhas especialmente projetadas para a pesca no gelo.

Preparando sua linha

  1. Etapa 1 Use jigs pequenos para peixes-panela.
    Use pequenos gabaritos para os peixes. O bluegill, o crappie e outros peixes-panela comem pequenos insetos e plâncton durante os meses de inverno. Jigs de 1/16 onça (1,77 g) ou menos simulam esses minúsculos itens alimentares.
    • Alguns gabaritos de pesca no gelo se assemelham mais às moscas usadas na pesca com mosca e são chamados de moscas de gelo.
  2. Etapa 2 Use colheres pequenas para espécies de peixes de caça maiores.
    Use colheres pequenas para espécies de peixes de caça maiores. As colheres balançam e piscam na água quando são puxadas, atraindo robalos, walleye, trutas e lúcios. Como os jigs, elas são normalmente pescadas em um movimento para cima e para baixo durante a pesca no gelo.
    • Alguns pescadores retiram o anzol de agulha da colher e colocam um líder curto em seu lugar, ao qual anexam um gabarito. Essa configuração atrai percas e outros peixes-panela.
  3. Etapa 3 Experimente iscas de natação para uma apresentação diferente.
    Experimente iscas de natação para uma apresentação diferente. Feitas de metal, as iscas de natação para pesca no gelo são finas e planas, com uma barbatana em uma extremidade para dar a elas um movimento de natação. O olho da isca, no entanto, é tipicamente oposto a um anzol de três pontas no centro do corpo da isca, com anzóis simples projetando-se na frente e atrás.
  4. Etapa 4 Considere adoçar sua isca com alguma isca viva.
    Considere adoçar sua isca com alguma isca viva. Embora os pescadores no gelo usem mais comumente iscas vivas ao pescar com tip-ups, alguns adicionam pequenos peixinhos a iscas de natação ou pequenos pedaços de carne de peixe em uma colher. A carne de peixe acrescenta um cheiro e um sabor naturais que a isca artificial por si só não pode proporcionar e aumenta a probabilidade de os peixes mais exigentes morderem a isca.
  5. Etapa 5 Adicione um bobber de mola para uma ação mais fluida da isca.
    Adicione um bobber de mola para uma ação mais fluida da isca. Um bobber de mola é um pequeno bobber que se prende à linha por meio de uma mola enrolada em uma de suas projeções. A flutuabilidade do bobber ajuda a suavizar o movimento brusco de subir e descer pequenos jigs, colheres e iscas de natação e também ajuda a detectar quando os peixes mordem a isca. Esse aspecto pode ser útil quando se usa luvas durante a pesca ou em outras situações em que é necessário confiar na visão em vez do tato para detectar quando há uma mordida.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Na maioria das vezes, você deve pescar próximo ao fundo, principalmente quando o lago ou riacho estiver completamente coberto de gelo, pois a água no fundo é mais densa e quente. Bons lugares para pescar quando estiver pescando no gelo incluem locais onde o fundo do lago desce acentuadamente (drop-offs), na boca de riachos que entram no lago e ao redor de arbustos, ervas daninhas e árvores submersas.
  • Verifique as leis de seu estado ou província com relação a quantas varas de pesca no gelo e outros dispositivos você pode usar em um determinado momento.
  • Quando você começa a pescar no gelo, uma boa broca de gelo manual é suficiente para fazer os furos necessários. À medida que você adquire mais experiência, talvez queira comprar uma broca elétrica. Alguns pescadores optam por fazer vários furos no gelo, enquanto outros fazem apenas um único furo de cada vez. Se optar por fazer vários furos de uma vez, você precisará de um skimmer para manter os furos livres de lama enquanto pesca.

Avisos

  • Cuidado com o gelo recém-formado ao pescar no gelo. O gelo deve estar congelado até uma profundidade de pelo menos 7,5 cm antes de você pisar nele e não deve estar coberto por uma camada de água ou neve ou ter rachaduras por pressão. O gelo tende a ser mais fino na linha costeira, ao redor de pilhas de pedras ou leitos de ervas daninhas, próximo à foz de um riacho ou sobre uma nascente subterrânea.
  • Embora o afogamento seja uma possibilidade clara se você cair no gelo, o maior perigo é a hipotermia. Seu tempo de sobrevivência na água varia de 20 a 90 minutos, dependendo do seu tamanho e da quantidade de roupas que estiver usando, embora seus braços fiquem dormentes demais para ajudá-lo a se soltar depois de apenas alguns minutos. Você pode aumentar suas chances de sobrevivência carregando um picador de gelo, uma gafa ou uma faca longa para espetar o gelo próximo ao buraco e obter alavancagem para se retirar ou, se isso não for possível, puxe os braços e as pernas contra o peito. Para resgatar outra pessoa que tenha caído, use o trado de gelo, a vara ou o cabo de reboque do trenó de gelo para alcançar a vítima e puxá-la para um lugar seguro.