Como montar uma linha de pesca

Autor do artigo:Gabriel Silva

A chave para fisgar uma captura premiada é começar com uma linha sólida que proporcione o equilíbrio certo entre visibilidade, peso e controlo. Existem muitas formas diferentes de montar uma linha de pesca, dependendo do equipamento com que está a trabalhar, mas cada método tem algumas coisas em comum - uma compreensão básica do tipo de equipamento que está a ser utilizado e um nó eficaz e bem atado para manter tudo junto.

Passos

Como fazer um equipamento Slip Bobber básico

  1. Passo 1 Amarre um anzol de pesca na sua linha usando um nó de clinch melhorado.
    Amarre um anzol de pesca na sua linha usando um nó de clinch melhorado. Passe a extremidade da sua linha líder através do olho do anzol até ter 20 a 25 cm de linha solta no lado aberto. A partir daqui, enrole a linha à volta do seu dedo indicador e dobre-a sobre si mesma, certificando-se de manter o seu dedo dentro do laço. Enrole a linha à volta de si mesma durante 4-5 voltas, depois passe a ponta pelo laço do dedo e puxe-a até ficar bem apertada.
    • Um anzol básico #6 ou #8 com uma haste longa (a secção reta entre o olho e a ponta) funcionará muito bem para a maioria dos tipos de pesca, especialmente nas suas primeiras saídas enquanto ainda se está a habituar à sua cana.
    • O nó de clinch melhorado é um excelente nó para todos os fins. Pode utilizá-lo para fixar cada peça de equipamento subsequente que decida adicionar à sua linha.
  2. Passo 2 Prenda uma bobber na sua linha a uma altura que corresponda à profundidade da água.
    Prenda uma bobber na sua linha a uma altura correspondente à profundidade da água. Posicione a bobber de modo a que fique aproximadamente à mesma distância do anzol que a distância entre a superfície e o fundo da água. Para prender a bobber, enrole o seu líder ou linha principal à volta do anzol na parte inferior do dispositivo e, mantendo a linha esticada, guie-a pelo lado oposto e prenda-a no anzol na parte superior.
    • A adição de um bobber permitir-lhe-á fazer lançamentos mais longos em águas profundas e manter o seu isco suspenso um pouco acima do fundo da água, onde será facilmente acessível a peixes como o crappie, o walleye e o peixe-gato.
    • Também pode pescar este equipamento sem bobber se estiver a pescar em águas mais profundas a partir de um barco.
  3. Passo 3 Coloque uma ou duas chumbadas de 5,1 a 7,6 cm acima do anzol.
    Coloque uma ou duas chumbadas de 5,1 a 7,6 cm acima do anzol. Pressione a sua linha na ranhura estreita que passa pelo meio das chumbadas. Ao escolher as chumbadas, utilize peso suficiente para aproximar o isco do fundo, mas não o suficiente para pesar a linha.
    • As chumbadas evitarão que a linha fique à deriva em águas profundas e correntes fortes.
    • Também tem a opção de utilizar chumbadas com anéis, laços ou olhos, embora tenha de os atar diretamente à linha no ponto desejado.
  4. Passo 4 Isca o anzol...
    Isca para o anzol com um tipo de isco apropriado para o peixe que procura. Perfure a parte mais grossa da sua lagartixa, sanguessuga ou peixe-anão com a ponta do anzol, inclinando-a de modo a que a maior parte do isco fique centrada em torno da curva do anzol. O isco genuíno é melhor para enganar a maioria dos tipos de peixes do que as iscas sofisticadas e é também muito menos dispendioso (especialmente se apanhar o seu próprio isco).
    • É possível que tanto o isco vivo como o morto se soltem muito facilmente. Esteja preparado para voltar a iscar o anzol várias vezes durante uma única viagem, se necessário.
    • Se preferir tentar a sua sorte com uma isca, amarre-a à sua linha utilizando um nó de clinch melhorado ou um nó unitário (a versão simples do nó que utilizou para amarrar o seu líder à sua linha principal).

    Dica: As sondas slip bobber são uma opção eficaz e simples para pescar em águas profundas e com arbustos a partir da costa com isco vivo.

Configurar um equipamento Texas sem ervas daninhas

  1. Passo 1 Coloque uma chumbada na extremidade da sua linha de pesca.
    Coloque uma chumbada na extremidade da sua linha de pesca. Enfie a extremidade estreita do peso na linha com cuidado e deslize-o para baixo 0,61-0,91 m (2-3 pés) para ter bastante linha utilizável. Enquanto se prepara para o passo seguinte, segure firmemente a extremidade solta da linha para evitar que a chumbada volte a escorregar.
    • As chumbadas existem numa variedade de pesos, que vão desde 1⁄8 onça (3,5 g) a mais de 2 onças (57 g). Os pesos mais leves são úteis para criar uma isca de queda lenta em águas pouco profundas, enquanto as chumbadas mais pesadas são mais adequadas para lançar em arbustos espessos e penetrar na vegetação rasteira.

    Dica: Quando pescar em áreas com cobertura espessa, prenda a chumbada com um palito, um elástico ou um batente de bobber. Isto manterá o peso mais próximo da isca, facilitando a passagem através de várias obstruções ambientais.

  2. Etapa 2 Amarre um anzol de minhoca na extremidade da sua linha utilizando um nó de clinch melhorado.
    Amarre um anzol de minhoca na extremidade da sua linha utilizando um nó de clinch melhorado. Os anzóis de curvatura redonda e de grande abertura tendem a funcionar melhor para um equipamento Texas padrão. Passe a linha através do olho do anzol, depois dobre-a sobre si mesma para começar o nó. Quando estiver bem apertado, corte o excesso de linha na extremidade da etiqueta com um par de alicates.
    • Certifique-se de que enrola a linha em torno de si própria um mínimo de 4 voltas para garantir que o nó final se mantém.
    • Um anzol 3/0 ou 4/0 será o tamanho ideal para a maioria dos tipos de iscos de borracha macia.
  3. Etapa 3 Isque o seu anzol de modo a que este se curve para o corpo da isca.
    Isque o seu anzol de modo a que este se curve para o corpo do isco. Primeiro, insira a ponta do anzol no buraco moldado no isco. Depois, empurre o isco pela haste até que a extremidade do buraco cubra o olho onde a linha está atada. Por fim, forçar a ponta do anzol na isca no ponto em que ela repousa naturalmente contra o lado. O anzol completo deve ter uma forma aproximada de 'D'.
    • Este tipo de apresentação do anzol é conhecido como 'weedless', o que significa que fisgará os peixes que morderem o isco, mas não ficará preso em nenhum objeto ou cobertura circundante por acidente.
    • O Texas rig é uma configuração rápida, simples e versátil - pode usá-lo para pescar qualquer tipo de isco macio em águas profundas e pouco profundas, com ou sem cobertura, com um mínimo de preparação. É um favorito entre os pescadores de robalo.

Utilização de um Carolina Rig para a pesca em águas profundas

  1. Passo 1 Coloque um peso de chumbada pesado na sua linha, seguido de uma missanga.
    Coloque uma chumbada pesada na sua linha, seguida de uma conta. Enfie a chumbada na sua linha e puxe-a para baixo até ter espaço suficiente para amarrar o seu outro equipamento. Assim que tiver a chumbada no sítio, coloque uma conta de vidro, metal ou plástico.
    • Não coloque qualquer tipo de proteção entre a chumbada e a conta. Quando as duas peças se encostam uma à outra, criam um ruído de estalido audível, que ajudará a atrair os peixes à distância.
  2. Passo 2 Adicione um destorcedor de barril entre a extremidade da sua linha e uma linha de líder curta.
    Adicione um destorcedor de barril entre a extremidade da sua linha e uma linha de líder curta. Amarre a extremidade da sua linha principal a um olho do destorcedor e um líder de 36-46 cm ao outro, utilizando um nó de clinch melhorado para ambas as linhas. A sua linha líder poderá então girar à medida que o seu anzol ou isco se move, minimizando a hipótese de um emaranhado ou quebra.
    • Os swivels são peças de ligação articuladas que permitem que a linha do leader gire livremente na linha principal, o que reduzirá o risco de quebra.
    • Para o seu fio de guia, pode utilizar um fio de monofilamento normal ou um fio de fluorocarbono especial, concebido para ser praticamente invisível debaixo de água. Também estão disponíveis cabos de aço para capturar peixes particularmente grandes ou agressivos.

    Dica: Outra vantagem de atar uma linha de líder separada é que lhe permite mudar de isco rápida e facilmente.

  3. Etapa 3 Atar um anzol de minhoca na extremidade do leader.
    Amarre um anzol de minhoca na extremidade do leader. A maioria dos pescadores usa um anzol de haste larga quando montam um equipamento Carolina, embora possa optar por um anzol de abertura extra larga, se preferir. Utilize um nó de clinch melhorado para prender o anzol à sua linha.
    • Como sempre, seleccione um tamanho de anzol que seja apropriado para o tipo de isco que vai pescar.
  4. Passo 4 Isque o seu anzol com qualquer tipo de isco de plástico macio.
    Isque o seu anzol com qualquer tipo de isco de plástico macio. Iscas de sanguessuga, de lagarto, de criatura e de tubo são todas escolhas populares para configurações de Carolina rig. Insira a ponta do anzol através do pequeno orifício na extremidade do isco e, em seguida, disponha o isco de forma a esconder o máximo possível do anzol. Também tem a opção de pescar um Carolina rig com um plug ou isco vivo.
    • Uma das maiores vantagens da Carolina rig é o facto de lhe dar uma maior perceção do terreno no fundo da água que está a pescar, ajudando-o a detetar rochas, arbustos, quedas e outras irregularidades.
    • As variações da Carolina rig são mais comummente utilizadas para a pesca em águas profundas, mas também podem ser utilizadas à deriva ou em slow-trolling.

Montagem de uma isca de água superior

  1. Passo 1 Escolha o isco certo para as condições em que se encontra're fishing.
    Escolha o isco certo para as condições em que está a pescar. As iscas de água superior existem em muitos estilos diferentes, incluindo buzzbaits, poppers (também chamados 'chuggers'), prop baits e stick baits. Apesar das diferenças na aparência, cada uma destas iscas foi concebida com o mesmo objetivo específico: flutuar à superfície da água e gerar movimento e ruído que atraia os peixes curiosos para uma mordidela.
    • As iscas Buzzbait são constituídas por uma série de pequenas lâminas que se agitam e vibram à medida que são arrastadas pela superfície da água. Serão mais visíveis para o seu alvo em águas calmas e pouco profundas.
    • Os poppers e os chuggers são moldados com faces côncavas, o que faz com que 'chug' ruidosamente através da água quando puxados. Podem ser úteis quando a sua captura está confinada a uma única área concentrada.
    • Os iscos de hélice são equipados com hélices em miniatura. Basta um ligeiro puxão para os fazer deslizar. Este movimento constante torna-os perfeitos para pescar em águas agitadas e agitadas ou em áreas mais calmas durante as tempestades.
    • Quando manobrados corretamente, os iscos de vara saltam para trás e para a frente num padrão em ziguezague conhecido como 'walking the dog', que os robalos e muitos outros peixes grandes consideram irresistível. É melhor reservá-las para águas calmas e límpidas para atrair o máximo de atenção.
  2. Passo 2 Certifique-se de que o seu isco é adequado para a sua cana's technical specifications.
    Certifique-se de que o seu isco é adequado às especificações técnicas da sua cana. Quando pescar um isco buzzbait, equipe-se com uma cana de lançamento de isco de 2,0-2,1 m (6,5-7 pés) com linha de monofilamento de 220-320 oz (14-20 lb). Para poppers e chuggers, use uma cana de baitcaster de 2,0 m carregada com monofilamento de 10-15 lb (160-240 oz). Um baitcaster maior, de 2,1-2,3 m, com uma trança pesada de 480 oz (30 lb) ou monofilamento de 240 oz (15 lb) oferecerá o maior controlo para andar com iscos de vara.
    • Ao contrário de outros tipos de equipamento, é importante que as iscas de água superior sejam combinadas com o equipamento correto para garantir que funcionem como é suposto.
    • Colocar um isco de água superior no tipo errado de cana pode ter impacto em factores como a distância de lançamento, a flutuabilidade e a sua capacidade de 'mexer' o isco de uma forma orgânica que não faça cair a sua captura.
  3. Passo 3 Fixe uma linha de líder de 18-24 polegadas (46-61 cm) à sua linha principal.
    Fixe uma linha de líder de 18-24 polegadas (46-61 cm) à sua linha principal. A melhor maneira de amarrar uma linha a outra é utilizar um nó 'double-uni'. Sobreponha as extremidades das duas linhas em direcções opostas e dobre a extremidade de uma linha sobre si mesma, de modo a formar um pequeno laço. Enrole a linha restante à volta do interior do laço e da linha oposta 3-6 vezes. Puxe a extremidade solta com firmeza para apertar o nó e depois repita com a linha oposta.
    • Pode cortar o seu leader mais longo ou mais curto, se quiser. Ele só precisa ser longo o suficiente para fornecer um pouco de absorção de choque e reduzir a tensão na sua linha principal.
    • Ao atar uma linha de monofilamento a uma linha entrançada, enrole a linha de monofilamento 4-5 vezes e a linha entrançada 6-8 vezes para garantir que a força é distribuída uniformemente entre ambas as linhas.

    Sugestão: Muitos pescadores experientes recomendam a utilização de uma linha de monofilamento normal quando montam um líder para uma isca de água superior. Uma vez que o monofilamento é muito leve, não pesará a sua isca da mesma forma que um líder de fluorocarbono.

  4. Passo 4 Amarre a sua isca na extremidade da linha do leader utilizando um nó de clinch melhorado.
    Amarre a sua isca na extremidade da linha do líder utilizando um nó de clinch melhorado. Escolher um par de cana e isco adequado é a parte mais difícil de montar um isco de água superior. Com isso fora do caminho, tudo o que resta a fazer é amarrar a isca e começar a lançar!
    • Alguns especialistas são conhecidos por remover os anéis metálicos das suas iscas de água superior e, em vez disso, amarrar as suas linhas de líder diretamente à extremidade da isca. Cortar o excesso de peso pode ajudar a evitar que a isca mergulhe de nariz, uma ação que os peixes podem considerar suspeita.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se certifica de que a sua cana de pesca com mosca está corretamente montada?
    Certifique-se de que a linha está a passar por todas as guias. Se estiver com pressa para sair para a água, pode ser fácil perder uma das guias.
  • Questão
    Como é que escolho a linha de pesca correcta?
    Depende do local onde está a pescar. Se estiver a pescar em água doce, não deve utilizar linha de água salgada, por exemplo. Tudo se resume a saber onde está a pescar. Veja se há uma loja de material de pesca na zona e pergunte o que recomendam, porque conhecem a água e o que funciona melhor lá.
  • Questão
    Devo usar um destorcedor para ligar um isco a uma linha entrançada?
    Não é necessário, mas pode usar um se preferir.

Vídeo

Dicas

  • Certifique-se de que está a utilizar a linha de pesca correcta para o local onde está a pescar. Existem linhas de pesca diferentes para a pesca em água salgada e em água doce, por exemplo.
  • Se estiver a pescar num local novo, fale com um funcionário de uma loja de pesca local para saber qual a melhor linha a utilizar nessa área.
  • Humedecer ligeiramente a linha ajuda-o a apertar os nós de forma mais segura. Para fazer isso, você pode colocar a linha com nó na boca ou esfregá-la entre os dedos molhados antes de puxá-la com força.

Coisas que você vai precisar

Como amarrar um equipamento básico de bobina

  • Linha de pesca de monofilamento ou fluorocarbono
  • Anzol de pesca
  • Bobber
  • 1-2 chumbadas
  • Isco vivo ou morto
  • Isco artificial (opcional)

Montagem de um Texas Rig sem ervas daninhas

  • Linha de pesca de monofilamento ou fluorocarbono
  • Chumbada
  • Anzol de minhoca 3/0 ou 4/0
  • Isco de plástico macio
  • Cavilha de chumbada (opcional)

Utilização de um Carolina Rig para a pesca em águas profundas

  • Linha de pesca de monofilamento ou fluorocarbono
  • Conta de vidro, metal ou plástico
  • Enrolador de barril
  • Linha líder de monofilamento, fluorocarbono ou aço
  • Anzol de minhoca
  • Isca de plástico macio
  • Outros iscos sonoros (opcional)

Montagem de um isco de água superior

  • Linha de pesca de monofilamento ou fluorocarbono
  • Isco Buzzbait, popper/chugger, prop bait ou stick bait