Como andar em uma prancha de surfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

As pranchas de ondas são alternativas pequenas, mas intuitivas, aos skates tradicionais que podem ser muito mais fáceis de dominar. Uma prancha de waveboard tem apenas duas rodas em vez de quatro e uma prancha que pode se dobrar no meio do percurso. A flexibilidade de uma prancha de ondas atrai aqueles que querem relaxar e andar em uma rua plana ou aqueles que querem se envolver em pistas de obstáculos de alto risco.

Etapas

Aprendendo a andar na prancha de surfe

  1. Etapa 1: Equipe-se com um capacete e um acolchoamento protetor.
    Equipe-se com um capacete e um acolchoamento protetor. Você deve sempre usar capacete e proteção quando andar em uma prancha de surfe, ainda mais sendo um iniciante. Aperte o capacete para que ele fique bem ajustado à cabeça e certifique-se de que nenhum dos acolchoamentos esteja solto.
  2. Etapa 2 Incline a prancha de surfe para frente para subir nela.
    Incline a prancha para frente para subir nela. Incline a prancha para frente de modo que uma borda de ambos os painéis esteja tocando o chão. Dê um passo para trás sobre os dois painéis e, em seguida, empurre os calcanhares para trás para que os dois painéis se achatem e você fique suspenso acima do chão e sobre a prancha.
  3. Etapa 3 Determine se você se sente mais confortável com o pé direito ou esquerdo para frente.
    Determine se você se sente mais confortável com o pé direito ou esquerdo à frente. Antes de partir, suba em sua prancha. Coloque o pé esquerdo na frente primeiro (conhecido como estilo regular) e depois o pé direito (conhecido como estilo goofy). Pense conscientemente sobre qual pé se sente mais forte na frente.
    • Depois de escolher um estilo, o pé que você colocou na frente é conhecido como seu 'pé dominante'. O pé que você colocou na parte de trás da prancha é conhecido como 'pé não dominante'.
    • A única maneira de saber qual é o melhor método para você é experimentá-lo por si mesmo. O pé dominante de cada pessoa pode variar, portanto, escolha o método que o deixe mais confortável.
  4. Etapa 4 Faça o movimento empurrando com o pé não dominante.
    Movimente-se empurrando com o pé não dominante. Depois de escolher seu pé dominante, coloque-o na frente da prancha e certifique-se de que está firme. Em seguida, empurre-se suavemente para a frente com o pé não dominante, empurrando-o contra o chão. Depois disso, leve o pé não dominante para a rabeta da prancha.
    • Não comece a se mexer ainda, apenas aproveite o breve movimento e sinta a prancha sob seus pés.
  5. Etapa 5 Balance suavemente com o pé não dominante para ganhar velocidade.
    Balance suavemente com o pé não dominante para ganhar velocidade. Quando estiver confiante em seu equilíbrio, você precisará mexer o pé não dominante para ganhar velocidade. Lentamente, mova o pé não dominante de um lado para o outro enquanto se move para frente, como se fosse um snowboarder.
    • Quando conseguir balançar o pé não dominante com confiança, tente mover os quadris com o pé não dominante de modo que a parte inferior do corpo também esteja balançando para a esquerda e para a direita.
    • Isso impulsionará a prancha para frente, acelerando sua velocidade.
  6. Etapa 6 Pratique o giro empurrando seus pés em movimentos contrários.
    Pratique o giro empurrando os pés em movimentos contrários. Agora que você sabe como ganhar um pouco de velocidade quando estiver se movendo na prancha de surfe, incline suavemente o pé dominante para a direita e o pé não dominante para a esquerda. Isso fará com que você vire para a direita. Se inclinar o pé dominante para a esquerda e o pé não dominante para a direita, você virará para a esquerda.
    • Pratique balançar para ganhar velocidade e, em seguida, fazer curvas lentas, seguidas de mais balanços até que você consiga fazer um circuito básico.
  7. Etapa 7 Pare a prancha inclinando-se para a frente.
    Pare a prancha inclinando-se para a frente. Pare de balançar para reduzir a velocidade e, em seguida, incline-se para a frente na prancha e incline os pés para a frente. Isso fará com que a prancha pare.
    • Como alternativa, se você se sentir confiante, pode simplesmente pular da prancha e ela parará sozinha.

Tentando truques básicos

  1. Etapa 1 Abaixe-se enquanto surfa para fazer sua primeira manobra.
    Abaixe-se enquanto surfa para fazer sua primeira manobra. Enquanto estiver surfando, dobre lentamente os joelhos até ficar sobre os quadris, mas ainda se movendo para frente. Em seguida, depois de manter a posição por alguns instantes, levante-se novamente.
  2. Etapa 2: Patine em rampas ou em tigelas para ganhar fôlego.
    Ande de skate em rampas ou tigelas para ganhar fôlego. Depois de se sentir confiante em uma prancha de surfe, a próxima etapa pode ser aprender alguns truques e praticar para ganhar tempo no ar. Na maioria das cidades, há um parque de skate com rampas, grandes cúpulas no chão que você pode usar para se impulsionar para cima.
    • Tente ganhar velocidade e passar por rampas antes de tudo para ter uma ideia de como a prancha funciona no ar. Quando estiver mais confiante no ar, você pode tentar subir a prancha pela lateral de uma tigela e ir para o ar.
    • Quando estiver no ar, agarre a parte superior da prancha com a mão mais próxima e traga os joelhos em direção ao peito. Quando atingir essa posição, volte à posição normal e tente aterrissar a manobra. Isso é chamado de agarrar.
  3. Etapa 3 Agarre a barra central da prancha para uma manobra técnica.
    Agarre a barra central da prancha de surfe para fazer uma manobra técnica. Enquanto estiver se movendo para frente, dobre lentamente os joelhos e agarre a barra central que prende o nariz e a cauda da prancha e continue se movendo. Depois de manter a posição por alguns instantes, levante-se gentilmente e fique de pé novamente.
  4. Etapa 4 Teste sua destreza pegando baldes durante a navegação.
    Teste sua destreza pegando baldes enquanto anda. Antes de subir na prancha, coloque vários baldes ao longo de uma pista. Em seguida, suba na prancha e, em um movimento suave, tente passar pelos baldes e pegá-los, recolhendo-os à medida que avança.
    • Para aumentar a dificuldade, tente encher os baldes com água. A quantidade de água derramada do balde indica o grau de controle que você tem sobre a prancha.

Como andar na prancha de ondas de diferentes maneiras

  1. Etapa 1 Passeie pelas ruas como um passatempo relaxante.
    Passeie pelas ruas como um passatempo relaxante. Se quiser apenas relaxar em sua prancha, vá para as ruas locais e passeie por elas, explorando novas áreas. Não há pressão para que você vá rápido, portanto, esse método é ideal se você estiver apenas começando.
  2. Etapa 2 Aprenda a correr em pranchas de surfe com amigos.
    Aprenda a correr em pranchas de surfe com amigos. Reúna alguns amigos que também tenham pranchas de surfe e, com um conjunto de cones, construa um circuito para correr. Isso é muito divertido e é uma boa prática para fazer curvas e ganhar velocidade.
    • Com um conjunto de cones, monte uma pista de corrida típica em forma de 8. Dê algumas voltas de treino primeiro para ter uma noção das curvas antes de correr com um amigo. Peça a alguém que lhe diga quando ir e, em seguida, corra pelo circuito por um determinado número de voltas até que alguém vença a corrida.
    • Faça experiências com as curvas e o traçado do seu circuito para que você esteja sempre se desafiando a desenvolver uma habilidade diferente.
    • Se o seu grupo de amigos tiver apenas duas pranchas de surfe, você pode organizar uma corrida de revezamento em que o piloto original desce e um novo piloto sobe na metade da corrida ou depois de uma volta completa.
  3. Etapa 3 Desça algumas colinas para aumentar a adrenalina.
    Desça algumas colinas para sentir a adrenalina. Os praticantes de waveboard descem grandes colinas para ganhar velocidade. Comece em uma colina de descida rasa e desça-a, balançando da esquerda para a direita como um esquiador faria em uma montanha.
    • Depois que você ganhar confiança para descer colinas menores, tente algumas maiores. O equipamento de proteção é fundamental se você estiver andando em alta velocidade.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    As rodas devem se movimentar?
    Sim.
  • Pergunta
    Se eu for destro, devo usar o goofy ou o regular?
    A escolha é sua. Não importa se você é destro ou canhoto, escolha o que funciona melhor para você.
  • Perguntas
    Qual é a capacidade de peso em uma prancha de surfe?
    Há várias pranchas de surfe para vários pesos. A maioria é de 50 kg a 100 kg, mas pode haver outras maiores.

Vídeo

Dicas

  • Você deve aprender o básico antes de tentar fazer manobras.

Avisos

  • Sempre use um capacete, mesmo que você pareça ser um especialista em surfar na prancha.
  • Verifique se a área em que você mora permite pranchas de surfe.