Como montar um Ripstick
Autor do artigo:Gabriel SilvaOs RipStiks são semelhantes aos skatesmas têm 2 rodas em vez de 4 e torce-se o corpo para as mover em vez de empurrar com o pé. Manobrar o RipStik pode parecer difícil no início, mas com alguma prática e a ajuda de um amigo, pode facilmente aprender a andar nele. Para subir na prancha, coloque o seu pé não dominante no nariz, empurre com o seu pé dominante e coloque o seu pé dominante na prancha. Sempre use equipamento de segurança, ande em solo sólido e prepare-se para arrebentar!
Passos
Aprendendo o básico
Coloque um capacete, cotoveleiras e joelheiras para se manter seguro. Coloque o capacete na cabeça e aperte o velcro nas cotoveleiras e joelheiras. Quando conduzes um Ripstik, podes deslocar-te a velocidades bastante elevadas e tens a possibilidade de cair e de te magoares. Para evitar ferir a cabeça, os braços e as pernas, use um capacete e almofadas de proteção.- Também é útil ter um par de ténis com sola de borracha. Ajudam-no a estabilizar os seus pés na prancha.
Peça a um amigo que o ajude a equilibrar-se se precisar de ajuda para subir para a prancha. É muito mais fácil equilibrar-se se tiver um amigo que possa suportar o seu peso enquanto está em cima da prancha. Segure o ombro dele enquanto se equilibra e depois solte-o quando sentir que está seguro.- Se não tiver um amigo, apoie-se numa parede ou num corrimão para o ajudar a subir para a prancha.
Coloque o RipStik numa superfície lisa e plana. Para começar, encontre uma superfície plana e pavimentada para praticar. Pode ser um passeio, uma entrada de garagem ou um parque de estacionamento vazio, por exemplo. Coloque o RipStik no chão de modo a que fique de lado. A prancha deve estar virada para si e as rodas devem apontar para longe de si.- Evite andar em zonas com fendas, lombas, água e areia. Qualquer um destes elementos pode desequilibrar o seu equilíbrio e provocar uma queda.
Coloque o seu pé não dominante no nose da prancha. A parte da frente da prancha é ligeiramente mais estreita e chama-se 'nariz'. Se o teu pé direito é o teu pé dominante, coloca o teu pé esquerdo no nose da prancha. Quando andas numa RipStik, o nose deve estar virado para a frente.- Andar com o pé esquerdo na frente é chamado de andar 'regular'. Andar 'goofy' é quando se anda com o pé direito no nose da prancha.
- A extremidade maior chama-se a cauda da prancha.
Empurre com o seu pé dominante e coloque-o na rabeta. Depois de um dos seus pés estar centrado no nose, utilize o outro pé para ganhar algum impulso e, em seguida, coloque o seu pé no centro da prancha. Mova o pé num movimento rápido para que possa encontrar facilmente o seu equilíbrio. Nesta altura, ambos os pés devem estar centrados em cada extremidade da prancha.- Verás que a velocidade é igual à estabilidade quando andas no RipStik, por isso, empurrar com um dos pés vai ajudar-te a ficar equilibrado.
- Se um amigo o estiver a ajudar, pode soltá-lo nesta altura.
- Se estiveres a ter dificuldades em manter o equilíbrio, tenta empurrar com um pouco mais de força e mover o pé para a prancha mais rapidamente. Também pode tentar dobrar ligeiramente os joelhos para o ajudar a manter-se em posição.
Reposicione a sua posição se os seus pés não estiverem centrados. Quando anda num RipStik, os seus pés devem estar no meio das secções do nariz e da cauda. Se não estiverem, basta parar o RipStik e tentar novamente.- Se os seus pés não estiverem centrados, não será capaz de controlar a prancha, fazer uma curva ou ganhar velocidade corretamente.
Mantenha o seu equilíbrio enquanto a prancha se move. É muito mais fácil manter-se no RipStik quando a prancha começa a mover-se. Ajuste o seu peso para uma posição confortável e deixe a prancha deslizar para a frente. Mantém os teus pés centrados enquanto pedalas para te moveres a direito.- Isto pode exigir alguma prática, mas com o tempo, este movimento sentir-se-á cada vez mais confortável.
- Se tiver dificuldade em equilibrar-se, tente dobrar ligeiramente os joelhos ou pratique perto de uma parede ou de um corrimão para ganhar estabilidade.
Saia do RipStik quando quiser parar. Sair do RipStik é simples. Tudo o que precisa de fazer é retirar o seu pé dominante da prancha, seguido do seu pé não dominante. Se estiver a ir devagar, pode fazer isto sem esforço.- Se estiver preocupado com a sua velocidade, mova o pé no nariz da prancha para um lado para fazer uma curva de 90 graus e, em seguida, retire o pé. Isso diminui a velocidade da prancha antes de você sair dela.
Ganhando velocidade e virando
Torça as suas ancas para trás e para a frente para mover o RipStik mais rapidamente. Ao andar de RipStik, não tem de empurrar com o pé como faz quando anda de skate. Basta mexer o nariz e a cauda simultaneamente, rodando as ancas e os ombros para trás e para a frente. Mova-se lentamente para aumentar gradualmente a velocidade, ou torça o corpo rapidamente para ir muito depressa.- Ao fazer isto, o seu corpo move-se num movimento semelhante ao de uma cobra.
Desloque o peso do pé da frente de um lado para o outro para fazer uma curva. A direção da sua viragem depende do pé que tem à frente. Por exemplo, se o seu pé esquerdo estiver no nariz da prancha, ajuste o seu peso para o lado do dedo do pé para se mover para a direita. Para virar para a esquerda, distribua o seu peso para o lado do tornozelo do seu pé.
Mova seus pés em direções opostas para fazer uma curva fechada. Se quiser fazer uma curva de mais de 90 graus, ajuste o pé na cauda da prancha na direção oposta à do pé da frente. Por exemplo, se se inclinar para a esquerda para distribuir o seu peso para o lado do pé, rode o pé de trás para a direita.- Isto pode exigir alguma prática, mas ao mover o pé de trás no sentido oposto ao do pé da frente, pode facilmente manipular o RipStik.
Pratique isto ao longo do tempo para aperfeiçoar a sua técnica de viragem. Andar num RipStik parece mais fácil do que é, e é preciso alguma prática para conseguir subir para a prancha, acelerar e virar com facilidade. Se puder, pratique durante 30 minutos todos os dias até se sentir à vontade para subir para uma volta.- Quanto mais praticar, mais fácil será andar numa RipStik.
Vídeo
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaÉ mais fácil andar de skate ou de RipStik?O método invulgar de propulsão que é necessário para andar num RipStik pode demorar mais tempo a dominar do que o estilo básico de empurrar que se usa num skate. Para além disso, muitas pessoas acham mais fácil equilibrar-se nos skates.
- QuestãoComo é que se estende um RipStik?O RipStik não foi concebido para ser estendido. Teria de retirar a barra de torção e substituí-la por uma nova, mais comprida.
- QuestãoQual é a diferença entre um RipStik e um RipStik Mini?O Mini é mais pequeno e mais fácil de manobrar, o que o torna ideal para crianças e principiantes.
Coisas que vai precisar
- RipStik
- Capacete
- Cotoveleiras
- Joelheiras
- Superfície dura
Conselhos
- Substitua as suas rodas quando começarem a ficar gastas. Isto pode levar de 1 a 3 meses, dependendo da frequência com que pedala. Quando as rodas estiverem irregulares e já não forem lisas, devem ser substituídas.
Avisos
- Evite andar em estradas com trânsito para não ter de se preocupar com carros, ciclistas ou corredores. Limite-se a estradas fechadas ou parques de estacionamento vazios.
- Quando estiver a começar, evite conduzir o seu Ripstick em colinas ou áreas íngremes. Podes ganhar muito mais velocidade do que o previsto, o que pode ser difícil de controlar.