Como andar em um penny board
Autor do artigo:Gabriel SilvaUm penny board é um pequeno skate de plástico. Ele é flexível, leve e ideal para passeios de curta distância ou manobras nas ruas da cidade. Como o penny board é mais leve e mais curto do que um skate comum, você precisará aprender a ficar em pé, chutar e fazer manobras nesse tipo especial de skate.
Passos
Como ficar em pé em um Penny Board
Use os calçados certos. Sapatos fechados e de sola plana são os melhores para andar em uma penny board. Você quer garantir que os dedos dos pés não fiquem expostos, caso tropece ou caia. A sola plana permitirá que você sinta e segure a prancha inteira.- Tênis de lona como Vans ou Chuck Taylors funcionam bem.
Coloque o penny board em uma superfície plana. Isso é importante se você nunca aprendeu a andar de skate. Colocar a prancha em uma superfície plana lhe dará mais controle quando estiver em pé, evitando que ela deslize.- Fique em pé sobre um pedaço de cascalho ou grama para travar a prancha no lugar. Embora seja mais doloroso se você cair no cascalho, essas superfícies o manterão firme enquanto você aprende a ficar em pé sobre a prancha.
- Segure-se em algo para se equilibrar. Se você estiver perto de um corrimão ou de uma parede, segure-se neles para ajudar no equilíbrio.
Coloque o pé esquerdo ou direito sobre a prancha. Coloque o pé logo atrás dos dois parafusos que conectam os trucks dianteiros à prancha. Esse é o pé que você não usará para chutar e sempre estará na frente do outro pé para manter o equilíbrio. Seu corpo deve estar voltado para a frente.- Alguns skatistas usam o mongo, o que significa que você empurra com o pé da frente (geralmente o pé dominante). O empurrão mongo envolve manter o pé na parte de trás da prancha, não na frente.
- Os skatistas comuns conduzem com o pé esquerdo e ficam virados para a direita quando se movem para frente.
- Os patinadores 'goofy' lideram com o pé direito e ficam virados para a esquerda quando se movem para frente.
Coloque a bola de seu outro pé no chão. Coloque-o como se fosse chutar. Pratique levantar e abaixar esse pé enquanto se equilibra na prancha com o outro pé.- Equilibre-se na prancha com um pé e sinta a facilidade com que a prancha balança. Saber até que ponto você pode se inclinar antes de perder o equilíbrio o ajudará na hora de fazer a crista e virar,
- Se você sentir que a prancha balança demais, aperte os trucks. Os trucks são as partes metálicas da prancha que se conectam às rodas e ao deck. Use uma ferramenta de unidade projetada para skates para ajustar os trucks. Com a ferramenta, gire o pino mestre para a direita até sentir um aperto.
- Ajuste seu pé dianteiro. Mova o pé dianteiro na prancha até se sentir confortável. Se estiver tendo dificuldade para se equilibrar, tente colocar o pé mais próximo do centro enquanto chuta com o outro.
- Desloque o pé dominante para trás usando a bola e o calcanhar do pé até sentir todo o pé pressionando a prancha.
- Quanto mais para trás você mover o pé dianteiro, mais deslocamentos terá de fazer quando estiver realmente andando com os dois pés na prancha.
- Tente manter o pé posicionado de modo que a frente do sapato cubra pelo menos os dois parafusos inferiores na frente.
- Como o penny board é muito pequeno, para um adulto médio não há uma maneira natural de ficar com os pés tão próximos.
Mude para uma posição de apoio. Gire o pé dianteiro em um ângulo de 45 graus em relação à prancha. Coloque o pé traseiro atrás do caminhão traseiro em um ângulo de 90 graus em relação à borda da prancha.- O pé de trás ficará perpendicular à prancha. Coloque o pé onde a curva da borda encontra o corpo plano da prancha.
- Ao deslocar e girar o pé dianteiro, levante o calcanhar e gire sobre a bola do pé.
- Os patinadores 'goofy' terão o pé direito posicionado na frente; os patinadores normais terão o pé esquerdo na frente.
Chutando em um Penny Board
Leve o penny board para um trecho longo e plano de asfalto ou concreto. Certifique-se de que não haja tráfego quando estiver praticando, pois você terá menos controle do que o normal quando começar a andar.- É melhor encontrar uma rua tranquila ou um estacionamento vazio para praticar.
- Procure um lugar onde você tenha espaço para empurrar algumas vezes.
- Certifique-se de que a área em que você está patinando não tenha grandes rachaduras, solavancos ou pedras.
- Como o penny board é pequeno, é um desafio maior equilibrar-se nele em comparação com os skates de tamanho normal.
- Se quiser fazer manobras em sua prancha, considere a possibilidade de mudar para uma prancha maior que seja mais estável.
- Virado para a frente. Coloque o pé dianteiro na prancha atrás dos parafusos dianteiros e encontre seu equilíbrio. Levante o outro pé do chão e verifique se você se sente confortável na prancha.
- Ajuste o pé conforme necessário, movendo-o para frente ou para trás até se sentir confiante e confortável.
- Certifique-se de que ambos os pés estejam voltados para a frente. Dê o chute inicial com a bola do pé que está no chão com um passo leve. Não vá rápido demais.
- Mantenha a maior parte do peso sobre a perna e o pé que estão na prancha. Concentre seu peso no dedão do pé dianteiro. Mantenha o joelho ligeiramente flexionado.
- Chute colocando a bola do pé no chão e empurrando a cada poucos metros para ganhar velocidade. Não deixe o pé tocar o chão por muito tempo, ou você poderá perder o equilíbrio.
- Com o pé que está chutando, empurre com a bola do pé, como se estivesse chutando a poeira para trás.
- Dê passos mais longos ao empurrar. Uma passada longa e suave o manterá consistente e facilitará o equilíbrio.
- Comece a se movimentar. Quando tiver ganhado velocidade suficiente e se sentir confortável, coloque o pé que está empurrando (traseiro) na prancha. Nesse ponto, vire os pés e o corpo para o lado, torcendo o pescoço para ver para onde está indo.
- Seu pé dianteiro deve estar em um ângulo de aproximadamente 45 graus e o pé traseiro deve estar perpendicular à prancha.
- Se precisar ajustar o pé dianteiro, deslize-o para frente ou para trás usando a borda externa do pé.
- Coloque o pé traseiro onde a borda da prancha encontra o corpo, exatamente onde estão os quatro parafusos traseiros.
- Mantenha os joelhos levemente dobrados e centralize sua gravidade no meio da prancha.
- Estenda os braços para ajudá-lo a manter o equilíbrio.
- Pratique a movimentação entre as posições. Faça a transição entre empurrar e andar até se sentir confortável e confiante em seu equilíbrio. Pratique bastante antes de tentar o penny boarding em áreas mais movimentadas.
- Continue brincando com o posicionamento de seus pés e a flexão de seus joelhos. Faça pequenos ajustes até que sua postura de coasting pareça natural.
Experimente posicionar o pé dianteiro. O ideal é que o pé dianteiro fique em um ângulo entre 45 e 90 graus em relação à prancha durante o coasting. Você estará virado para o lado e deve escolher um ângulo que lhe proporcione o controle ideal do terreno.- Você pode descobrir, ao começar, que é até confortável manter o pé dianteiro quase reto.
- Encontrar um posicionamento confortável para o pé dianteiro é importante porque ele dirige o penny board e o mantém situado sob você.
Manobrando um penny board
- Tenha uma ideia de sua capacidade de virar. Entenda que você terá capacidade limitada de virar enquanto seus trucks estiverem apertados. Se ainda estiver praticando chutes e manobras na prancha, é melhor manter os trucks apertados até que se sinta confiante em seu equilíbrio.
- Para girar sobre a prancha penny, é necessário deslocar o peso para a frente, sobre as pontas dos pés, ou para trás, sobre os calcanhares. Ao pressionar uma das bordas da prancha, você se inclina sobre as travas, fazendo com que gire.
- Solte um pouco os trucks. Isso permitirá que você ganhe mais flexibilidade em suas curvas. Pegue sua ferramenta e localize o pino mestre, que é a porca grande no centro do truck. Gire a porca para a direita para apertar e para a esquerda para afrouxar.
- Caminhões mais apertados criam menos oscilação, fazendo com que você sinta que tem mais estabilidade para se equilibrar. Entretanto, se os trucks estiverem muito apertados, você terá de levantar a prancha para girar.
- Como a prancha penny é pequena, talvez seja mais fácil afrouxar um pouco os trucks, pois será muito mais fácil virar.
- Caminhões mais soltos permitem que o deslocamento do seu peso comprima melhor as buchas de um lado. As buchas são as peças de borracha coloridas em seus trucks. As buchas permitem que o suspensor, a parte grande em forma de 'T' do seu caminhão, gire criando uma curva.
- Não deixe os trucks muito frouxos, pois isso não só dificultará o equilíbrio, como também, se os trucks estiverem muito frouxos, a porca poderá se deslocar se você atingir um terreno rochoso.
- Ganhe mais velocidade chutando. Continue chutando de forma consistente até atingir uma velocidade adequada antes da curva. Se estiver indo muito devagar, talvez não tenha o impulso necessário para fazer a curva. Se for rápido demais, é provável que caia.
- Se estiver indo rápido demais, você sentirá a prancha começar a balançar. Isso é chamado de oscilação de velocidade e torna difícil virar a prancha, pois ela pode escorregar para fora de seus pés.
- Quando estiver aprendendo a andar em uma prancha penny, mantenha as curvas amplas fazendo carves grandes. Não tenha pressa em virar. Se estiver em uma área aberta, desloque lentamente o peso para iniciar a curva e faça um grande arco.
- Coloque o pé de trás mais acima da borda para fazer uma curva mais acentuada. Mantendo o pé traseiro perpendicular à prancha, deslize-o para cima da borda. Ele pode estar na parte de trás do deck para ajudá-lo a virar em um ângulo mais agudo.
- Quanto mais acentuado for o giro, mais você deverá dobrar os joelhos para manter o equilíbrio.
- Para fazer um kick turn, uma curva acentuada em que você levanta as rodas dianteiras da prancha e gira, certifique-se de que o pé traseiro esteja na rabeta. Coloque a maior parte do peso no pé traseiro e pressione para baixo, enquanto gira a prancha com o pé dianteiro.
- Coloque mais peso no pé dianteiro. Isso é para fazer o carve na direção de sua virada. Seu pé dianteiro guiará a prancha para a esquerda ou para a direita em sua curva. Quando o deck de plástico se inclinar, as rodas girarão na direção para a qual você está apontando o deck.
- Orientar suas curvas com o pé dianteiro é conhecido como carving. É assim que você normalmente vira a prancha.
- Você ainda deslocará o peso do pé traseiro para uma curva de carving, mas o pé dianteiro faz a maior parte da direção!
Vídeo
Perguntas e respostas de especialistas
- PerguntaAs penny boards são boas para iniciantes?Um penny board é uma boa ferramenta para alguém que quer andar tranquilamente pela calçada e não se importa em ficar limitado a isso. No entanto, por ser tão pequena, é difícil se equilibrar nela e é difícil para um adulto de tamanho médio andar confortavelmente. Como o penny board é menos estável, ele também não é uma boa opção para quem quer fazer manobras.
- PerguntasSofri uma ruptura de ligamento quando estava aprendendo a andar de penny board. Como posso superar meu medo para tentar novamente?O famoso ditado é, claro que estou parafraseando, 'Se você cair do cavalo, volte a montar'. Se você não voltar a montar agora, nunca conseguirá.
- PerguntaÉ permitido andar com eles em parques de skate? Posso aprender truques?Você pode usá-las em parques de skate, mas não faça nenhum truque. As Penny Boards são geralmente usadas para passear. Fazer manobras pode resultar em danos à prancha ou a você mesmo.
Dicas
- Comece com os trucks mais apertados quando comprar seu penny board pela primeira vez. Os trucks soltos lhe dão mais capacidade de manobra, mas fazem a prancha se mover de um lado para o outro. Pode ser fácil perder o equilíbrio com trucks soltos.
- Use tênis de skate. Esses calçados planos ajudam você a mover os pés com facilidade, mantendo alguma tração no chão e na prancha. A sola plana ajuda a encontrar o equilíbrio enquanto você anda de skate.
- Confira os possíveis skates para você, pois você pode querer fazer truques, mas comprar o tipo errado de skate.