Como reagir a um motorista irritado na estrada

Autor do artigo:Gabriel Silva

A maioria dos motoristas já cortou o caminho de alguém, atrasou o trânsito ou, de alguma forma, irritou outro motorista em algum momento. Infelizmente, em muitas situações estressantes nas estradas, um simples erro pode desencadear reações desproporcionalmente irritadas e perigosas de outros motoristas. Ao minimizar o conflito, pedir ajuda e diminuir a intensidade da raiva, você pode se proteger dos perigos da violência relacionada à raiva no trânsito.

Etapas

Evitando conflitos diretos

  1. Etapa 1 Não't engage.1Não se envolva. Se você se encontrar em um conflito potencial ou real com outro motorista, afaste-se e dê a ele algum espaço na estrada. Se o outro motorista começar a dirigir de forma imprudente, diminua a velocidade e mude de rota. Você quer manter a calma e evitar se envolver em um acidente de trânsito com essa pessoa.
    • Lembre-se de que um motorista irritado é perigoso. Ele pode causar danos significativos com seu carro. Em alguns casos, o motorista pode até estar portando uma arma. Independentemente de você se sentir confiante de que está certo, é incrivelmente perigoso se envolver e agravar uma discussão em casos de raiva na estrada.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Adrian Tandez

    Treinador de defesa pessoal
    Adrian Tandez é o fundador e instrutor-chefe da Tandez Academy, um centro de treinamento de autodefesa de renome mundial em Mountain View, Califórnia. Treinado pelo renomado artista marcial Dan Inosanto, Adrian é um instrutor certificado em Jeet Kune Do de Bruce Lee, artes marciais filipinas e Silat, entre outros. Adrian tem mais de 27 anos de experiência em treinamento de defesa pessoal.
    Treinador de defesa pessoal Adrian Tandez

    Fuja da situação, se puder. Adrian Tandez, um especialista em autodefesa, diz: 'Se você se encontrar em uma briga com alguém, saia da situação se puder. Fuja e evite a briga o máximo possível. Se não puder fugir e for forçado a lutar com alguém, como um motorista agressivo, você será forçado a se defender.'

  2. Etapa 2 Deixe o motorista irritado passar.2Deixe o motorista irritado passar. Você pode evitar a raiva na estrada ou reduzir a chance de a raiva aumentar colocando distância entre você e o outro motorista. Permita que outros carros entrem em sua faixa para criar um amortecedor entre você e o motorista irritado.
  3. Etapa 3 Evite contato visual.3Evite o contato visual. No meio de uma discussão acalorada, o contato visual pode aumentar a raiva. O outro motorista pode confundir o contato visual como uma provocação ou uma afronta pessoal, independentemente de suas intenções. Ao permitir a passagem do outro motorista, mantenha os olhos na estrada à sua frente.
  4. Etapa 4 Permaneça em seu carro.4Fique em seu carro. Feche as janelas e tranque as portas. Isso colocará uma barreira bastante forte entre você e o outro motorista. Isso, por si só, não garante sua segurança, mas uma barreira pode deter ou retardar um agressor.
    • Lembre-se de que o outro motorista pode já estar com raiva por causa de outra experiência. Sua raiva pode ser deslocada, mas pode ser perigosa. Não tente argumentar com uma pessoa que esteja expressando raiva na estrada.
  5. Etapa 5 Não leve um motorista irritado para sua casa.5Não conduza um motorista irritado até sua casa. Se você ainda estiver em movimento e o outro motorista começar a segui-lo, não dirija até a sua casa ou local de trabalho. Mantenha uma distância entre você e o motorista furioso e evite que ele saiba onde pode encontrá-lo.
  6. Etapa 6 Procure um local seguro.6Procure um local seguro. Se o outro motorista estiver perseguindo você de forma agressiva, procure um local seguro e neutro que o tire do trânsito. Uma delegacia de polícia ou um corpo de bombeiros é uma boa opção. Se não conseguir encontrar um, procure um estacionamento de um shopping center movimentado. Não dirija para casa ou para espaços fechados, como estruturas de estacionamento.

Pedido de ajuda

  1. Etapa 1 Ligue para a polícia.1Chamar a polícia. Quando a raiva na estrada representar um perigo para você ou para outros motoristas, ligue para 911 ou disque 411 e peça para ser conectado à central do departamento de polícia local. Como pode levar vários minutos para a equipe de socorro chegar, é importante ligar assim que a situação de perigo se tornar evidente.
    • Se a raiva na estrada se limitar a gestos de raiva, é provável que você não precise chamar a polícia. Se um motorista furioso o seguir ou ameaçar diretamente, é apropriado relatar o incidente. Nessas situações, você é a melhor autoridade para saber se o outro motorista é um perigo que deve ser denunciado à polícia. Confie em seu instinto.
    • Se você costuma enfrentar trânsito intenso ou prevê estar em estradas congestionadas em uma determinada área, pergunte aos socorristas locais qual é a melhor maneira de entrar em contato com eles em caso de emergência. O 911 pode não ser a maneira mais eficaz de entrar em contato com a polícia usando um telefone celular.
  2. Etapa 2 Forneça ao despachante o número do seu telefone celular.2Dê ao despachante o número do seu telefone celular. Depois de entrar em contato com o despachante, forneça o número do seu celular para o caso de ser desconectado. Forneça sua localização, da forma mais exata possível.
  3. Etapa 3 Não embeleze as circunstâncias.3Não embeleze as circunstâncias. Pode ser tentador exagerar o perigo que você enfrenta ou tentar minimizar seu próprio erro em um caso de raiva na estrada. Evite esse tipo de ação, pois você pode dificultar o trabalho dos policiais e, em algumas circunstâncias, pode ser preso por registrar um boletim de ocorrência falso.
  4. Etapa 4 Obtenha o número da licença.4Obtenha o número da licença. A polícia que está respondendo à ocorrência vai querer uma descrição do motorista perigoso e do carro. Se for possível, anote o número da licença ou peça a um passageiro que o faça.
    • Esteja preparado para descrever o veículo e o motorista. A polícia precisa ter descrições precisas para que possa reconhecer o que está acontecendo assim que chegar ao local.
  5. Etapa 5 Chame a atenção com sua buzina e luzes.5Atraia a atenção com sua buzina e luzes. Pode levar algum tempo para que as equipes de emergência cheguem até você, portanto, enfrente a situação. Os eventos de fúria no trânsito podem ser difíceis de alcançar ou estar em uma posição baixa na lista de prioridades. Se achar que não está recebendo a atenção de que precisa, mantenha-se seguro. Se isso significar usar a buzina e ligar o pisca-alerta para chamar a atenção de outros motoristas, faça isso. Sua segurança é mais importante do que manter o tráfego em movimento.

Desacelerando a situação

  1. Etapa 1 Demonstre remorso.1Demonstre remorso. Se seus carros ainda estiverem operando no trânsito, sinalize remorso acenando ou dizendo 'desculpe'. É possível que você não tenha feito nada de errado, mas sua prioridade deve ser diminuir a situação em vez de atribuir a culpa com precisão.
    • Peça desculpas. Se você for parado e o motorista se aproximar, reconheça que estava errado. Faça isso mesmo se a raiva dele for desproporcional ou se você não achar que estava errado.
  2. Etapa 2 Deixe o outro motorista ganhar.2Deixe o outro motorista ganhar. É difícil fazer isso, mas deixar que ele 'vença' pode rapidamente acabar com outros problemas. Sua meta principal deve ser manter-se seguro, e não vencer uma discussão. Evite declarações inflamadas e permita que o motorista sinta que conseguiu o que queria.
    • Ceda uma vaga de estacionamento mesmo que você tenha chegado primeiro, deixe o outro motorista entrar na sua pista mesmo que não seja a vez dele, dê mais espaço para respirar entre os carros ou saia da pista rápida mesmo que esteja dirigindo na velocidade correta.
    • Ignore os insultos. O motorista furioso pode insultá-lo. Lembre-se de que ele está com raiva e que os insultos dele não se aplicam a você. Não retribua quando for insultado. Afirme de forma calma, mas assertiva, que uma autoridade neutra deve resolver o conflito.
  3. Etapa 3 Acalme-se.3Calme-se. Em alguns casos, você pode estar tão irritado quanto o outro motorista. Antes de entrar em um confronto direto, tome medidas básicas para acalmar seus nervos.
    • Respire profundamente, contando até dez cada vez que inspirar. Lembre-se de quem você é além do momento estressante. Pense em como sua família, amigos ou colegas de trabalho esperam que você aja.
    • Pense em algo pelo qual está ansioso. Olhe para além do momento desagradável e lembre-se de que ele acabará em breve.
  4. Etapa 4 Analise sua direção.4Analise sua direção. Após o incidente, quando tiver se acalmado, reexamine os eventos que ocorreram. Determine se você fez algo errado ou se uma ação específica pode ter ajudado a causar a raiva do outro motorista. Agora que você está seguro, não importa quem foi o culpado. Simplesmente determine se há algo que você possa fazer diferente da próxima vez para evitar provocar a raiva do outro motorista.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Dirija até a delegacia de polícia local ou o corpo de bombeiros.
  • Disque 411 para ser conectado à central de polícia local. (911 nos EUA, 999 no Reino Unido, 000 na Austrália, 111 na Nova Zelândia, 112 na Europa)
  • Evite comportamentos que desencadeiam a raiva na estrada.