Como socorrer alguém que caiu no gelo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Encontra-se perto de uma massa de água gelada e, de repente, ouve um grito de socorro. Alguém caiu no gelo! O que é que faz? Embora o seu primeiro instinto possa ser o de correr em socorro da pessoa, isso pode levar a que ambos caiam no gelo e fiquem igualmente desamparados. Siga estes passos para descobrir como garantir a segurança da pessoa que caiu no gelo - bem como a sua própria.

Passos

Conversando com a vítima

  1. Passo 1 Não corra para o gelo.
    Não corra para o gelo. Os possíveis socorristas tornam-se frequentemente vítimas quando também caem no gelo. Deve evitar aproximar-se do buraco no gelo, a não ser que a vítima esteja inconsciente ou em perigo iminente de escorregar para a água e de se afogar, devido a fraqueza ou incapacidade de nadar. Se tiver de se aproximar do buraco como último recurso, não deve correr ou andar, mas sim rastejar, para minimizar o impacto do peso.
  2. Passo 2 Pedir ajuda.
    Pedir ajuda. Ligue para o número de emergência do seu país (Call the Emergency Services), ou para a central de emergência local, para que sejam enviados socorristas/paramédicos treinados para o local. No entanto, deve fazê-lo muito rapidamente e não deve abandonar a vítima a qualquer custo. Se perder tempo a pedir ajuda em vez de ajudar a vítima, as consequências serão terríveis.
  3. Passo 3 Diga à vítima para se manter calma.
    Diga à vítima para se manter calma. Se a vítima acabou de cair e continua consciente, é muito provável que consiga sair sem ajuda física. Diga à vítima para se manter calma. Assegure à pessoa que sabe o que fazer e que virá ter com ela se for necessário. Diga-lhe, com toda a sinceridade, que, desde que se mantenha à tona, tem muito tempo. Durante os primeiros 1 a 3 minutos, a vítima irá sofrer um 'choque frio', durante o qual irá hiperventilar, pelo que o importante é que a pessoa mantenha a cabeça à tona da água.
    • Incentive a vítima a controlar a respiração para se manter calma. É muito provável que a vítima esteja a hiperventilar. Aconselhe-a a respirar profunda e lentamente com os lábios cerrados.
  4. Passo 4 Diga à vítima como escapar.
    Diga à vítima como escapar. Diga-lhe para nadar até à borda do gelo e utilizar os cotovelos para se levantar parcialmente da água. A pessoa deve ir para a borda do gelo de onde veio, uma vez que este aguentou o seu peso até esse ponto, enquanto o gelo à volta das outras bordas pode ser fraco. O peso das roupas molhadas vai provavelmente impossibilitá-los de se levantarem da água - o objetivo principal é que se agarrem à borda do gelo, por isso não os deixe desperdiçar energia a tentar puxar-se para fora.
    • Se tiverem chaves ou objectos afiados para usar como picaretas, especialmente picaretas de gelo, encoraje-os a usá-los para se agarrarem ao gelo.
    • Instruir a vítima a dar pontapés nas pernas e a tentar ficar o mais horizontal possível, utilizando a parte superior do corpo para se arrastar para fora. A vítima deve dar um pontapé nas pernas como se estivesse a nadar e sair do buraco numa posição horizontal, com a barriga no gelo.
    • Quando a vítima estiver fora de água, deve rolar para longe do buraco para minimizar o impacto do seu peso no gelo.

Puxar a vítima para fora

  1. Passo 1 Atirar um objeto comprido na direção da vítima.
    Atirar um objeto comprido na direção da vítima. Se a vítima não conseguir sair sozinha e a ajuda não tiver chegado, deve atirar um objeto comprido a que a vítima se possa agarrar, como um poste, uma corda, um tronco de árvore ou mesmo um lenço comprido. O facto de se ligar à pessoa que se está a afogar com um objeto comprido mantém-no fora de perigo. Quando o objeto chegar à vítima, esta deve enrolá-lo à sua volta o mais possível.
    • Para aumentar as hipóteses de um salvamento seguro no gelo, deve estar preparado com uma corda e outros objectos compridos se planear entrar no gelo.
    • Arranje uma corda, uma extensão, um taco de hóquei ou qualquer outro tipo de linha forte que consiga encontrar.
    • Uma vez que as mãos frias da vítima podem não ser capazes de agarrar a linha, faça um laço (não um nó corrediço - de preferência um nó de bolina) na extremidade da corda e diga-lhe para passar os braços pelo laço e depois dobrar os braços para tocar nos ombros, de modo a que a corda fique dentro da dobra dos cotovelos. Em alternativa, pode colocar o laço por cima da cabeça e passá-lo por baixo dos braços.
  2. Passo 2 Atirar um trenó à vítima se não't have a long object.
    Atire um trenó à vítima se não tiver um objeto comprido. Um trenó, um salva-vidas atado a uma corda ou qualquer objeto a que a vítima se possa agarrar será mais útil do que nada.
  3. Passo 3 Reme na direção da vítima se não tiver't have any objects.
    Reme em direção à vítima se não tiver nenhum objeto. Se tiver um barco leve que possa empurrar através do gelo à sua frente, deve empurrá-lo até à borda do buraco, entrar nele e puxar a vítima pela proa, certificando-se de que o barco não se vira. Não é má ideia prender uma corda ao barco para que este possa ser mais facilmente levado para a costa por outros socorristas, se houver alguma corda por perto.
  4. Passo 4 Formar uma corrente humana se's necessary.
    Forme uma corrente humana se for necessário. Se você não tiver nenhum dispositivo de resgate, mas estiver com várias pessoas, talvez seja necessário fazer uma corrente humana para resgatar o indivíduo. Para isso, é preciso que os socorristas se deitem no gelo o mais próximo possível, formando uma corrente ao segurar os tornozelos da pessoa à sua frente. A pessoa à frente da corrente, que está mais próxima da vítima, deve agarrar a vítima pelas mãos e puxá-la para o gelo, enquanto a pessoa no fim da corrente puxa a corrente para trás.
    • Embora a corrente humana não seja ideal, é muito melhor do que ter uma pessoa a tentar ajudar a vítima que corre o risco de cair por não ter apoio. Se a pessoa que está à frente da corrente também cair, terá o apoio da pessoa que está a segurar os seus tornozelos.
  5. Etapa 5 Puxar a vítima para fora.
    Puxe a vítima para fora. Mantenha-se abaixado, afaste-se do gelo fino e puxe com força. Se tiver ajudantes, peça-lhes que usem a sua força para o ajudar a puxar e a manter-se afastado do gelo fino. Quer esteja a puxar a pessoa como líder de uma corrente humana ou a puxá-la para cima com a ajuda de uma corda, a vítima deve ser arrastada pelo gelo em vez de ser levantada e transportada.
    • Mantenha-se a uma distância segura do gelo fraco e agarre firmemente a corda ou o objeto. Se tiver de se aproximar, distribua sempre o seu peso o mais possível.
    • No mínimo, se não tiver objectos para atirar, rasteje de barriga para baixo - nunca ande. Outra forma fácil de se deslocar com o peso distribuído é deitar-se com as mãos por cima da cabeça e rolar no gelo.
    • Se puxar a vítima com uma corda ou outro objeto comprido, certifique-se de que puxa a vítima na sua direção e não o contrário.

Manter a vítima em segurança

  1. Passo 1 Efetuar RCP, se necessário.
    Efetuar RCP, se necessário. Se a vítima tiver deixado de respirar ou não tiver pulso, devido a afogamento ou a paragem cardíaca súbita, efectue a RCP na vítima se souber como. Não tente fazê-lo se não souber como fazê-lo, mas continue a gritar por ajuda se esta ainda não tiver chegado para maximizar as suas hipóteses de encontrar alguém que saiba fazer RCP. Mesmo que a pessoa pareça estar morta, não desista. A água gelada pode baixar a temperatura do corpo e abrandar as funções corporais, e só porque a pessoa não se está a mexer ou a reagir não significa que não esteja viva e a precisar de ajuda.
  2. Passo 2 Aquecer a vítima.
    Aquecer a vítima. Se a vítima estiver a respirar e consciente, leve-a para dentro de casa ou para um local quente. Pode ser necessário tratar o choque o mais rapidamente possível. Retire as roupas molhadas e mergulhe a pessoa em água morna que não seja mais quente do que 90° Fahrenheit, 32° Celsius no início; depois, aqueça a água gradualmente. Mergulhar uma vítima de hipotermia em água demasiado quente pode provocar ritmos cardíacos perigosos. Se não houver água quente imediatamente disponível, envolva a pessoa em cobertores.
    • Embora possa pensar que dar à pessoa algo quente para comer ou beber a ajudará, não deve dar qualquer alimento ou bebida a uma pessoa que ainda esteja em estado de choque e incapaz de comer ou beber.
  3. Passo 3 Obter cuidados médicos para a vítima o mais rapidamente possível.
    Procure assistência médica para a vítima o mais rapidamente possível. Mesmo que a vítima se sinta bem, deve ser examinada por um profissional de saúde. Embora tenha salvo a vítima do gelo, ainda não está fora de perigo. As repercussões de uma queda no gelo, mesmo que por alguns minutos, podem ser mortais. A pessoa pode estar a sofrer de queimaduras pelo frio ou de uma série de outras complicações.
  4. Passo 4 Evite futuras quedas, verificando sempre a espessura do gelo à sua volta.
    Evite futuras quedas, verificando sempre a espessura do gelo à sua volta. Se quiser evitar futuras quedas no gelo, deve saber sempre a espessura do gelo no local onde vai pescar, caminhar, praticar snowboard ou fazer o que quer que seja no gelo. Pode verificar a espessura do gelo utilizando um cinzel de gelo, um trado de gelo, um berbequim sem fios ou uma fita métrica, e telefonando para a loja de isco local ou para a estância balnear para perguntar sobre as condições do gelo na zona. Eis as espessuras adequadas para cada atividade:
    • 2' (5 cm) ou menos: Não entrar no gelo. O gelo é demasiado fino e não suporta o seu peso.
    • 4' (10 cm): adequado para pesca no gelo ou outras actividades a pé.
    • 5' (12,5 cm): adequado para uma mota de neve ou um ATV.
    • 8' - 12' (20,5 - 30,5 cm): adequado para um carro ou uma pequena carrinha.
    • 12' - 15': (20,5 - 38 cm) adequado para um camião de tamanho médio.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • A sua própria roupa pode servir de corda se tudo o resto falhar (sim, significa que terá de tolerar o frio intenso durante alguns minutos, para salvar a pessoa em perigo...) Se usar uma camisola ou outra peça não tão volumosa como um sobretudo, tente usá-la primeiro. Dê um nó na extremidade de cada manga, agarre-se a uma e atire a outra para a vítima.
  • Os bebés e as crianças pequenas que caem na água gelada podem entrar numa reação de mergulho, na qual podem parecer mortos, embora não o estejam.
  • Muitas zonas populares de patinagem ou de pesca no gelo dispõem de kits de salvamento de emergência, incluindo cordas e auxiliares de flutuação.

Avisos

  • Não aquecer a vítima demasiado depressa. Isso causará um choque que pode ser mortal.
  • Nota: Muitas das imagens mostram um exercício de salvamento profissional. Não tente entrar na água para efetuar um salvamento, a não ser que seja um nadador forte e com uma excelente condição física (sem problemas cardíacos, circulatórios, etc.), que tenha um fato de flutuação vestido e que tenha sido treinado em técnicas básicas de salvamento. Embora algumas das imagens mostrem socorristas muito perto da borda, eles estão a fazê-lo durante um exercício e conhecem os limites. Quando estiver a salvar alguém de gelo fino, tenha muito cuidado para não se aproximar demasiado do buraco de gelo.
  • Nunca se aproxime do gelo fino sem estar seguro ou sem ter o equipamento adequado para a tarefa. Mantenha-se calmo e resista ao impulso de se aproximar da vítima sem se proteger. Uma pessoa em boa forma física manterá normalmente a força e a coordenação necessárias para se libertar durante 2 a 5 minutos, por vezes mais. Mesmo depois disso, se a pessoa permanecer consciente e conseguir manter-se parcialmente fora de água, a hipotermia não é um problema grave, pelo que deve aguardar a chegada dos socorristas profissionais, a menos que haja perigo iminente de afogamento.

Coisas de que vai precisar

  • Telemóvel
  • Corda, ramo, cachecol, bastão de esqui, qualquer coisa longa e forte
  • Artigos quentes para embrulhar a vítima
  • Conhecimentos de RCP úteis