Como denunciar um cão perigoso

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você se deparar com um cão agressivo ou perigoso, é necessário manter-se seguro e denunciar o cão às autoridades competentes. Tomar as medidas corretas nesse tipo de incidente deve ser feito para o bem do cão, bem como para o seu bem-estar e o da comunidade. Veja a seguir como lidar com um cão perigoso e denunciá-lo.

O que você deve saber

  • Denuncie cães agressivos ou perigosos ao departamento de controle de animais local.
  • Você também pode denunciar cães perigosos a um abrigo de animais ou sociedade humanitária local.
  • Se você ou alguém que você conhece estiver sofrendo danos físicos, entre em contato com os serviços de emergência.

Etapas

Avaliando a situação e mantendo-se seguro

  1. Etapa 1 Mantenha-se seguro.
    Mantenha-se seguro. Se você se deparar com um cão agressivo, especialmente um cão abandonado, a melhor coisa a fazer é se afastar lentamente dele antes de se aproximar demais. Cães agressivos não gostam que você entre na área deles, portanto, não fique tentado a tentar acalmá-lo indo em direção a ele.
    • Se você correr, o cão pode ir atrás de você e atacar. Mantenha a calma, evite contato visual forte e não entre no espaço dele.
    • Certifique-se de não parar de se afastar de um cão agressivo até que esteja a uma distância segura. Quando estiver longe o suficiente, vire-se e vá embora.
    • Não presuma que um cão é agressivo apenas por causa de sua raça. Na maioria das vezes, a agressividade se deve ao treinamento, à falta de treinamento ou a maus-tratos, e não a atributos arraigados de uma raça.
  2. Etapa 2 Defenda-se se estiver sendo atacado ativamente.
    Defenda-se se estiver sendo atacado ativamente. Proteja o rosto e outras áreas sensíveis do corpo, como o pescoço e o peito. Se estiver no chão, tente se enrolar em uma bola e envolva as mãos na parte de trás do pescoço para protegê-lo.
    • Tente fazer com que o cão ataque algo que não seja seu corpo. Se tiver um suéter ou uma bolsa, tente fazer com que o cão ataque esse objeto.
  3. Etapa 3 Avise aos outros que você encontrar que há um cão agressivo na área.
    Avise outras pessoas que você encontrar que há um cão agressivo no local. Isso é especialmente importante se você vir crianças andando na direção do cão.

Denunciando o cão às autoridades competentes

  1. Etapa 1 Ligue para o serviço de emergência...
    Ligue para os serviços de emergência ou para o número de emergência local se você ou outra pessoa estiver em perigo. Se uma pessoa estiver sendo atacada, ela provavelmente precisará de atendimento médico. A polícia também precisará avaliar a situação se o ataque for suficientemente grave.
    • Isso não significa que você deva ligar para os serviços de emergência se for mordido ou latido por um cão. No entanto, você deve chamar a polícia se você ou outra pessoa estiver sofrendo danos físicos graves. Em alguns casos, os ataques de cães podem ser muito graves e causar ferimentos ou morte.
    • Se você foi mordido, mas não corre o risco de sofrer ferimentos imediatos, ligue para o número não emergencial da polícia local. Eles podem conectá-lo à unidade policial que lida com crimes envolvendo animais, se houver uma em sua área.
  2. Etapa 2 Localize o número do abrigo de animais local ou da sociedade humana se o cão estiver sendo agressivo.
    Se o cão estiver sendo agressivo, localize o número do abrigo de animais ou da sociedade humanitária local. Você pode encontrar esse número pesquisando na lista telefônica, on-line ou ligando para o serviço de assistência local.
    • Sua comunidade também pode ter um departamento de controle de animais. Se houver um, e o cão estiver muito agressivo, talvez seja melhor encontrar o número dele. Talvez eles consigam chegar ao local mais rapidamente do que a equipe do abrigo de animais ou da Humane Society.
    • Se estiver em uma área rural, talvez seja necessário obter o número do xerife, pois talvez não haja outras opções disponíveis.
    • Se você for uma criança, avise imediatamente um adulto para que ele possa fazer a ligação.
  3. Etapa 3 Ligue e faça sua denúncia.
    Ligue e faça sua denúncia. Esteja preparado para descrever as características físicas e a localização do cão. É possível que lhe peçam seu número de telefone para que os atendentes possam ligar para você para obter mais detalhes. As autoridades ao telefone devem lhe dizer o que fazer em seguida e os atendentes cuidarão do cão o mais rápido e humanamente possível.
    • Informe o cão o mais rápido possível para que as autoridades de controle de animais possam localizá-lo antes que ele se afaste do local onde você o viu.
  4. Etapa 4 Permaneça na linha, se solicitado.
    Permaneça na linha se solicitado. Pode ser que o animal esteja se afastando do local que você informou. Embora sua prioridade deva ser a sua própria segurança, pode ser útil ficar de olho no caminho que o cão está seguindo, especialmente se ele estiver viajando rapidamente.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Devo denunciar um cão perigoso em minha área?
    Com certeza! Todos têm a responsabilidade de denunciar cães perigosos às autoridades. Se o cão atacar alguém depois e você não tiver feito nada a respeito, a culpa será sua.
  • Pergunta
    Para quem devo ligar se souber de um cão perigoso e de um proprietário negligente?
    Você pode ligar para o controle de animais. Eles podem lidar tanto com o cão quanto com o proprietário.
  • Pergunta
    O cachorro do meu vizinho sai. Sei que ele já matou outros cães e já o vi matar gatos. Hoje, ele foi atrás de uma criança que estava passeando com a mãe e outro vizinho o afugentou com um ancinho. Ninguém foi mordido. Devo denunciar isso?
    Sim, você deve denunciar esse incidente à polícia, que pode entrar em contato com o proprietário e com o controle de animais.

Dicas

Avisos

  • Cães de rua podem carregar pulgas e doenças. Tenha cuidado ao lidar com eles, quer pareçam particularmente perigosos ou não.
  • Se o cão parecer perigoso, faça de sua própria segurança sua preocupação número um. Não se aproxime dele.