Como substituir um punho de taco de críquete
Autor do artigo:Gabriel SilvaNão se pode jogar críquete com um taco sem grip, pois o taco escorregará das mãos devido ao suor acumulado durante o jogo. Isto é especialmente verdade se estiver a jogar com luvas. Por vezes, é necessário mudar o grip que vem com o taco. Se você trocar a empunhadura com frequência, nunca terá que se preocupar com o taco escorregando e atrapalhando o seu jogo.
Passos
Mudar o grip com um cone de grip
Remova o grip antigo. Isso exigirá força, pois ele pode ser fixado com bastante força. Se não quiser manter o punho antigo, rasgue-o. Comece a rasgar a partir da extremidade inferior. Quando estiver rasgado ao meio, retire a outra parte do punho, puxando-a.
Fixe o novo punho no cone do taco. Segure firmemente o cone do taco com uma mão. Passe o novo punho na extremidade fina do cone do taco, puxando-o até à sua extensão total. Segure a extremidade inferior da pega entre o polegar e o indicador da sua outra mão.
Enrole o punho no cone do taco. Dobre a borracha sobre si própria até formar um 'O'. Deixe apenas uma pequena parte da pega desenrolada no topo do cone.
Retire o punho enrolado do cone. Voltar a passar o punho na extremidade fina do cone de taco, com a parte não enrolada a passar primeiro.
Enrole o grip até à extremidade mais distante do taco. Faça este passo com cuidado, certificando-se de que não o enrola ou desenrola mais. Deslize a extremidade oca do cone do taco sobre a extremidade da coronha do seu taco de críquete.
Empurre a pega para fora do cone. Empurre-o para o eixo do taco sem desenrolar o grip. Faça isto até chegar ao ombro do taco.
Puxe o grip superior contra o taco. Terá de o manter apertado para que não escorregue. Certifique-se de que fica alinhado com a extremidade do ombro.
Desenrolar o punho. Agora está pronto para desenrolar o grip pelo cabo do taco com uma mão, segurando o grip firmemente no lugar no ombro com a outra mão.
Enrole o grip sobre a coronha do taco. Corte com uma tesoura o excesso de punho que fica para além da borda. O excesso de aderência pode atrapalhar o seu jogo, por isso não se apresse a fazer isto.
Fixe o punho no sítio. Enrole fita isoladora à volta da extremidade onde o punho se encontra com o ombro para o fixar no lugar. O seu taco deve agora estar pronto para um jogo de críquete.
Mudar o grip sem um cone de grip
Retire o grip antigo. Comece a rasgá-lo a partir da sua extremidade inferior. Quando o grip tiver sido rasgado ao meio, puxe o resto.
Compre um novo punho. Os punhos novos tendem a ser relativamente baratos. Certifique-se de que é de boa qualidade para que não precise de ser substituído com demasiada frequência.
Segure o taco com firmeza. Segure a parte inferior da nova pega, certificando-se de que a pega fica virada para cima.
Alargar o punho. Assim que a pega do taco estiver ligeiramente encaixada no interior do punho, force firme e lentamente o punho para encaixar o resto da pega.
Teste o taco. O trabalho está feito, e estará agora pronto para jogar críquete sem medo de que o taco escorregue. Não se esqueça de mudar a pega de três em três meses, aproximadamente.
Compre um cone de aderência. Isto deve custar apenas cerca de $3,50, e o custo acabará por valer a pena, uma vez que poderá mudar a sua pega mais facilmente usando um cone de pega no futuro.
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaComo é que eu bato num taco de críquete?Compre um martelo e um pouco de óleo de linhaça cru. Aplique o óleo e deixe-o absorver. Depois, bate no taco com uma pressão moderada até as extremidades ficarem arredondadas e o taco estar pronto a ser utilizado.
- QuestãoComo é que posso fazer um taco de críquete em casa?Utilize um pau ou uma raquete de ténis.
- QuestãoO que posso utilizar em vez de óleo de linhaça?Alguns artistas utilizam com sucesso óleo de noz, de cártamo ou de girassol. É necessário utilizar um óleo que seque por espessamento e endureça com a exposição ao ar, caso contrário a tinta nunca secará. O óleo de noz é o substituto mais comum.