Como consertar uma bola de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Deseja consertar sua bola de futebol favorita depois que ela foi danificada? Este artigo mostrará como realizar a tarefa usando alguns materiais comuns. Com apenas um pouco de tempo e esforço, sua bola de futebol ficará como nova!

Passos

  1. Materiale.png
    Obtenha as ferramentas necessárias. As ferramentas de que você precisará são:
    • uma chave de fenda pequena e plana
    • tesoura de ponta redonda
    • agulha curva
    • linha de poliéster (tipo Gutermann)
    • cola leve tipo Bostik
    • remendos e massa para reparo de bicicletas (kit de reparo de tubos)
    • A agulha e a linha estão prontamente disponíveis em qualquer armarinho (loja de artigos de costura), enquanto a massa e os kits de reparo da câmara de ar podem ser encontrados em qualquer loja de ferragens.
  2. Foto 02.png
    Abra o frasco cortando a linha de costura do lado oposto da válvula de inflação. Para essa operação, a chave de fenda será útil para levantar a linha de costura de modo a cortá-la sem danificar a borda da esfera.
  3. Foto 03.png
    Corte somente o fio e não danifique o pino da bola. Trabalhe com cuidado. Os furos não devem ser danificados para que o rebobinamento seja perfeito mais tarde no processo.
  4. Esvazie um pouco o tubo interno. Geralmente, ele é coberto por um fio de poliéster que está ligeiramente colado a ele. Você precisará removê-la para trabalhar nela; é necessário esvaziá-la o máximo possível para que ela passe pela abertura que você criou.
    Foto 04.png
  5. Extraia o tubo interno. O tubo interno está colado ao bloco da válvula e é necessário usar um pouco de força para extraí-lo.
    Foto 05.png
  6. Foto 06.png
    Localize o orifício. Infle o tubo e, se necessário, mergulhe-o em um recipiente com água para localizar o orifício. Levante a tampa externa logo acima do furo, usando a tesoura para expô-la.
  7. Conserte o tubo interno usando o kit de reparo. Raspe a superfície do tubo interno com a lâmina especial do ralador ou com a lixa do kit, depois espalhe a massa do kit sobre o furo, aguarde alguns minutos e cole a peça preparada, exercendo uma pressão homogênea por alguns minutos. Também é possível manter uma pressão moderada por cerca de 30 minutos sobre a peça aplicada com a ajuda de uma pinça. Se possível, aguarde 12 horas antes de inflar o tubo para verificar a vedação perfeita e, em seguida, reposicione a tampa externa e fixe-a com a massa Bostik.
    Foto 07.png
  8. Foto 08.png
    Cole o tubo interno ao revestimento do balão na válvula de inflação. Para fazer isso, use a Bostik e aguarde pelo menos 12 horas até que a colagem esteja firme. Isso permitirá que você reinsira o tubo interno no balão (a parte externa da bola) sem que os dois se soltem.
    • Cole apenas as válvulas. Não cole nenhuma outra parte do tubo interno na tampa, pois talvez você ainda precise fazer ajustes.
  9. Foto 09.png
    Infle a bola para posicionar corretamente a câmara de ar em seu interior. Para posicionar corretamente a câmara de ar no interior, massageie o frasco e, em seguida, esvazie-o ligeiramente (até a metade). Certifique-se de que o tubo esteja centralizado antes de continuar.
  10. Passe a costura novamente. Trabalhe com cuidado. Centralizar o tubo anteriormente deve reduzir o risco de perfurar a câmara com a agulha, mas você ainda deve trabalhar com a mão firme.
    Foto 10.png
  11. Foto 11.png
    Costure a tampa da esfera usando a agulha curva e a linha dupla. Use os furos já existentes.
    • Seguindo o diagrama mostrado na foto, observe que a parte esterna se refere à parte externa e a parte interna se refere à parte interna.
  12. Foto 12.png
    Puxe a linha de modo que a costura fique bem apertada. Além disso, nenhum furo deve ser pulado para que o trabalho seja preciso e resistente.
  13. Foto 13.png
    Infle a bola para 0,5 a 0,7 bar. Divirta-se com sua bola de futebol recém-reparada!

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas