Como consertar uma prancha de surfe rachada

Autor do artigo:Gabriel Silva

Surfar é uma experiência divertida e estimulante, mas a maioria dos surfistas sabe que sua prancha pode sofrer muitos golpes durante um longo dia nas ondas. Se você notar uma rachadura em sua prancha, não se preocupe! Você pode consertar a maioria das rachaduras em casa, desde que limpe a área, aplique e cure adequadamente a resina e alise a prancha.

Etapas

Limpeza da área rachada

  1. Etapa 1 Limpe a prancha com um pano úmido para remover a cera, o sal e a areia.
    Limpe a tábua com um pano úmido para remover a cera, o sal e a areia. Antes de fazer o reparo, o painel precisa estar limpo. Simplesmente limpe-a com uma toalha e água doce para coletar qualquer areia ou sal e certifique-se de que toda a cera da prancha esteja fora da superfície, especialmente ao redor da rachadura. Use um cotonete para limpar a rachadura.
    • Qualquer partícula deixada dentro ou ao redor da rachadura pode ficar presa na resina e enfraquecer o reparo.
  2. Etapa 2 Deixe o quadro secar durante a noite.
    Deixe a placa secar durante a noite. Para evitar que a resina do reparo retenha água e provoque a formação de mofo, deixe o quadro secar completamente. Depois de pelo menos 6 horas, verifique se a placa está seca e inspecione a rachadura. Antes de começar a trabalhar, aperte a rachadura para garantir que não haja vazamento de água.
    • Se a rachadura ainda estiver úmida ou se a tábua parecer mais pesada nessa área, deixe-a secar por mais um ou dois dias antes de iniciar os reparos.
  3. Etapa 3 Corte a espuma podre do interior da rachadura.
    Corte a espuma podre de dentro da rachadura. Se a prancha estiver rachada há algum tempo ou se muita água tiver entrado na rachadura, é possível que haja espuma podre dentro da prancha. Procure espuma marrom ou preta que seja macia ao toque. Use uma faca afiada para cortar a espuma em linhas retas e jogue fora a espuma podre que for removida.
    • Se estiver tendo dificuldade para ver a espuma, ilumine a rachadura. Normalmente, você conseguirá ver a cor da espuma dentro da placa.
  4. Etapa 4 Lixe a rachadura com uma lixa de grão grosso até o tecido de fibra de vidro.
    Lixe a rachadura com uma lixa de grão grosso até a tela de fibra de vidro. Esfregue uma lixa grossa sobre a rachadura na prancha, lixando uma área um pouco maior do que a rachadura. Quando o tecido de fibra de vidro sob o revestimento externo da prancha ficar visível, pare de lixar.
    • Lixar uma área maior é importante porque você deseja misturar a resina com a superfície da prancha. Se não fizer isso, você corre o risco de reparar apenas parte da rachadura.

Colocação da resina

  1. Etapa 1 Compre a resina UV on-line ou em uma loja de surfe.
    Compre resina UV on-line ou em uma loja de surfe. A resina UV é excelente para pequenos reparos ou consertos de curto prazo. Ela vem na forma líquida e seca até se tornar um material duro depois de ser exposta ao sol. Pesquise on-line ou procure uma loja de surfe local para comprar a resina antes de iniciar os reparos.
    • A resina UV resiste à maioria das marcas e rachaduras normais do surfe por 2 a 3 meses. Depois disso, você precisará consertar a prancha novamente ou mandar consertá-la profissionalmente.
  2. Etapa 2 Faça uma mistura de resina e Q-Cell filler para substituir a espuma podre.
    Faça uma mistura de resina e Q-Cell filler para substituir a espuma podre. O Q-Cell filler funciona como um substituto para a espuma porque se expande quando cura. Despeje 1 onça fluida (30 mL) de resina em um copo e adicione lentamente o Q-Cell filler até que a mistura tenha a consistência de pasta de dente.
    • Você pode encontrar o Q-Cell filler na maioria das lojas de surfe ou pode encomendá-lo on-line por meio de varejistas como Amazon ou eBay.
    • Se a rachadura for muito grande ou se você tiver removido muita espuma podre, use de 2 a 3 onças fluidas (59 a 89 ml) de resina para começar.
  3. Etapa 3 Use um bastão ou colher de madeira para aplicar a resina livremente sobre a rachadura.
    Use um bastão ou uma colher de madeira para aplicar a resina livremente sobre a rachadura. Em uma área coberta e longe do sol, aperte a resina na rachadura primeiro e, em seguida, aplique a resina sobre a rachadura. Certifique-se de que a resina esteja tocando a parte externa da placa.
    • Enquanto estiver trabalhando, empurre as bolhas de ar da resina à medida que elas se formarem.
    • Tente deixar a resina o mais lisa possível na parte externa, mas não se preocupe se houver algumas pequenas saliências.
  4. Etapa 4 Cubra a resina com filme plástico para mantê-la no lugar.
    Cubra a resina com filme plástico para mantê-la no lugar. Depois que a resina for aplicada, envolva um pedaço de filme plástico ao redor da placa e sobre a rachadura. Isso manterá a resina no lugar enquanto ela cura e a moldará de acordo com o formato geral da placa.
    • Tente evitar pressionar o filme plástico depois que ele estiver sobre a placa, o que pode amassar a resina antes da cura.
    • Se você não tiver filme plástico, use um pedaço simples de plástico transparente e prenda-o com fita adesiva à placa.
  5. Etapa 5 Exponha a resina à luz do sol por 5 a 10 minutos.
    Exponha a resina à luz do sol por 5 a 10 minutos. Leve a placa para o sol para curar a resina. Ela se transformará em um gel e endurecerá após 5 minutos. Deixe-a ao sol por mais 5 minutos para endurecer completamente.
    • Se a resina não estiver endurecida após 10 minutos, coloque-a na sombra por 5 minutos e leve-a de volta ao sol.

Acabamento do reparo

  1. Etapa 1 Deixe a resina secar completamente durante a noite.
    Deixe a resina secar completamente durante a noite. Embora a resina esteja dura, ela ainda não está completamente seca. Não toque na cobertura plástica ou na área rachada enquanto ela estiver curando. Deixe-a descansar por pelo menos 6 a 12 horas antes de remover o filme plástico.
    • Algumas resinas precisam de ar para endurecer. Verifique as instruções na embalagem e, se necessário, remova o filme plástico antes de deixá-la curar.
  2. Etapa 2 Lixe o excesso de resina até que ela fique nivelada com a placa.
    Lixe o excesso de resina até que ela fique nivelada com a placa. Comece a lixar com uma lixa de grão grosso para remover saliências e imperfeições maiores na resina. Em seguida, passe para uma lixa mais fina para alisar a resina de modo que ela fique igual à placa. Quando a resina estiver lisa, limpe os resíduos e certifique-se de que as bordas da resina estejam alinhadas com o restante da placa.
    • Talvez seja necessário lixar um pouco mais as bordas da resina para garantir que ela fique plana contra a placa e não fique ondulada ou irregular.
    • Tenha cuidado para não lixar demais com a lixa de grão grosso. Depois que as maiores protuberâncias forem aplainadas, passe para uma lixa lisa para evitar a formação de sulcos na resina.
  3. Etapa 3 Adicione uma camada de fibra de vidro e resina para aumentar a resistência.
    Adicione uma camada de fibra de vidro e resina para aumentar a resistência. Se estiver preocupado com a possibilidade de a prancha rachar no mesmo local, corte uma folha de fibra de vidro em um círculo um pouco maior do que a rachadura e cubra a rachadura com a folha. Em seguida, use um pincel para aplicar uma camada fina de resina sobre a folha de fibra de vidro.
    • Se houver uma rachadura longa na tábua, corte alguns círculos menores e alinhe-os ao longo da rachadura para cobrir toda a extensão.
  4. Etapa 4 Cure e lixe a resina novamente se você tiver adicionado uma camada de fibra de vidro.
    Cure e lixe a resina novamente se você tiver adicionado uma camada de fibra de vidro. Depois que a resina tiver curado durante a noite, use uma lixa de grão fino para alisar a resina sobre a fibra de vidro. Continue lixando até que a resina esteja lisa com a superfície da placa.
    • Use somente lixa de grão fino sobre a fibra de vidro. Uma lixa mais áspera pode remover muita resina e expor parte da fibra de vidro.

Perguntas e respostas de especialistas

O que você precisará

  • Lixa de grão áspero
  • Lixa de grão fino
  • Faca
  • Resina UV
  • Massa de enchimento Q-Cell (opcional)
  • Ferramenta de aplicação, como uma espátula ou colher de madeira
  • Envoltório plástico
  • Folha de fibra de vidro (opcional)

Dicas

  • Se a rachadura atravessar toda a prancha, leve-a a um profissional para obter ajuda com os reparos.