Como remover as agulhas dos cactos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer esteja a cultivar figos-da-índia em casa ou a explorar trilhos no deserto, ser perfurado por um cato pode estragar um dia agradável. Felizmente, há muitas maneiras diferentes de remover as agulhas de cactos da sua pele, cabelo e roupas, reduzindo a quantidade de desconforto com que você terá que lidar.

Passos

Removendo as agulhas do seu corpo

  1. Passo 1 Retire as agulhas de cato padrão usando uma pinça.1Tire as agulhas normais de cactos com uma pinça. Se conseguir ver claramente uma agulha de cato, agarre na extremidade da mesma com uma pinça e puxe-a para fora. Para evitar que a agulha se parta, faça o possível para a retirar num movimento único e direto.
    • Se a agulha ficar enterrada profundamente na pele, localize a ponta mais afastada da ferida de entrada e empurre-a suavemente para fora.
    DICA DO ESPECIALISTA

    Maggie Moran

    Especialista em Casa & Jardim
    Maggie Moran é uma jardineira profissional na Pensilvânia.
    Maggie Moran Especialista em Casa e Jardim

    Obtenha cuidados médicos de emergência para agulhas no seu rosto ou na sua boca. A horticultora Maggie Moran explica: 'Qualquer ferimento com agulhas na boca ou à volta do rosto e do pescoço requer cuidados médicos profissionais imediatos. Não tente remover as agulhas sozinho. Dirija-se a uma clínica de cuidados urgentes ou a uma sala de emergência'.

  2. Passo 2: Limpe os glochídeos com uma meia de nylon.2Escovar os glochídeos com uma meia de nylon. Os glochídeos são agulhas de cato finas e semelhantes a pêlos, mais curtas e menos rígidas do que os espinhos dos cactos normais. Para as remover, calce luvas de proteção para jardinagem e enrole um par de meias-calças de nylon. Em seguida, esfregue a mangueira contra a área afetada para puxar os glochídeos.
    • Quando se trata de glochídeos, a meia de nylon fornece todo o poder adesivo da fita adesiva sem causar qualquer irritação indesejada na pele.
  3. Passo 3 Retire os pêlos teimosos dos cactos com cimento de borracha.3Retire os pêlos teimosos dos cactos com cimento de borracha. Utilizando um cotonete, um abaixador de língua ou outro aplicador pequeno, aplique uma grande quantidade de cimento de borracha na área perfurada. Deixe o adesivo secar e, em seguida, puxe as bordas do cimento para cima lenta e cuidadosamente. Repita o processo várias vezes para remover o maior número possível de agulhas.
    • O tempo de secagem varia consoante a marca de cimento de borracha que utilizar.
    • Pode sentir alguma dor ligeira à medida que o adesivo seca. Para combater isso, tome uma dose normal de um analgésico de venda livre, como acetaminofeno.
  4. Passo 4 Faça um penso na ferida depois de retirar as agulhas.4Curativo da ferida depois de retirar as agulhas. Depois de retirar as agulhas de cato da sua pele, limpe a área perfurada com água fresca durante 5 a 10 minutos. Depois de remover o máximo de sujidade e detritos possível, aplique um creme antibiótico na ferida e cubra toda a área afetada com gaze ou uma ligadura.
    • Por razões de segurança, lavar as mãos com sabão antibacteriano antes de limpar a ferida.
    • Se vir alguns pêlos de cato no local da ferida, retire-os com uma pinça esterilizada com sabão antibacteriano.
    • Até a ferida sarar, mude o penso pelo menos uma vez por dia ou sempre que ficar sujo ou molhado.
  5. Passo 5 Procure ajuda médica se puder't remove the needles.5Procure ajuda médica se não conseguir remover as agulhas. Consulte um médico se não conseguir retirar as agulhas de cato dos braços, das pernas ou de qualquer outra zona não sensível do corpo. Se as agulhas de cato ficarem presas no pescoço, na garganta ou em qualquer outro local sensível de onde não as consiga retirar facilmente, dirija-se às urgências o mais rapidamente possível.
    • Deixar agulhas de cato na pele por um longo período de tempo pode levar a infecções.

Tirar as agulhas da roupa

  1. Passo 1 Remova pequenas agulhas de cato usando fita adesiva.1Remover pequenas agulhas de cato com fita adesiva. Os pequenos pêlos dos cactos gostam de se enterrar no tecido, tornando-os incrivelmente difíceis de remover. No entanto, geralmente é possível tirar uma grande parte deles usando fita adesiva ou um adesivo similarmente forte. Para o fazer, cubra a área afetada com uma tira de fita adesiva e, em seguida, rasgue-a. Repita este procedimento várias vezes para obter melhores resultados. Repita este processo várias vezes para obter melhores resultados.
    • Não utilize este método na sua pele. Se o fizer, pode causar danos adicionais à área esfaqueada.
  2. Passo 2 Retire as agulhas grandes dos cactos com um pente.2Retirar as agulhas grandes dos cactos com um pente. Ao contrário das agulhas pequenas, os espinhos grandes dos cactos e as agulhas em forma de bola são fáceis de remover da roupa. Para o fazer, pegue num pente de dentes finos e coloque-o mesmo por cima das agulhas. Depois, passe o pente pelas agulhas para as escovar.
    • Depois de ter removido a maior parte das agulhas, elimine as que ficaram com fita adesiva ou com uma pinça.
    • Ao pentear, certifique-se de que mantém a mão o mais afastada possível das agulhas.
  3. Passo 3Limpe a sua roupa numa máquina de lavar para remover os restos de agulhas.3Limpe as suas roupas numa máquina de lavar para remover os restos de agulhas. Depois de ter removido o máximo de agulhas possível, coloque as suas peças de roupa numa máquina de lavar e passe-as por um ciclo de limpeza normal. Este processo irá remover os pêlos mais pequenos que não conseguiu retirar à mão.
    • Não lave as roupas afetadas com outras peças, caso contrário, você pode simplesmente mover as agulhas de cato de um item para outro.

Remover as agulhas do cabelo

  1. Passo 1 Retirar as agulhas grandes com uma pinça.1Puxe as agulhas grandes com uma pinça. Se os espinhos grandes e bem visíveis dos cactos se enredarem no seu cabelo, agarre-os com uma pinça e puxe-os para fora. Estas agulhas podem ser acompanhadas por pequenos pêlos de cato difíceis de ver, por isso calce luvas de jardinagem para manter as suas mãos seguras.
    • Se algum dos espinhos do cato perfurou o seu couro cabeludo, peça a um amigo ou familiar para verificar se há sinais de danos maiores. Se notar algum, consulte um médico imediatamente.
  2. Passo 2 Remover as agulhas pequenas e encravadas com um pente.2Remova as agulhas pequenas e espetadas com um pente. Para manter as suas mãos seguras, calce um par de luvas de jardinagem. Depois, pegue num pente de dentes finos e passe-o pelas áreas afectadas do seu cabelo. Isto irá ajudá-lo a remover os pêlos finos e difíceis de ver dos cactos, bem como quaisquer outros teimosos que tenham ficado presos nas suas madeixas.
    • Se estiver a ter dificuldades, mergulhe o cabelo em água morna durante cerca de 10 minutos. Isto irá soltar tudo e tornar as agulhas de cato mais fáceis de remover.
  3. Passo 3 Corte o seu cabelo, se puder't remove the needles.3Corte o seu cabelo se não conseguir remover as agulhas. Se não conseguir retirar as agulhas de cato do seu cabelo, poderá ter de cortar as áreas afectadas com uma tesoura ou raspá-las com uma lâmina de barbear. Embora possa sentir-se tentado a deixar as agulhas no cabelo, isso pode provocar um desconforto incrível e, se as agulhas atingirem o couro cabeludo, infecções graves.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaPorque é que um cato tem agulhas? Um cato tem agulhas para se proteger dos predadores. A maioria dos animais evita comer cactos por causa das agulhas.
  • PerguntaQue tipo de cato dispara agulhas? Um cato cholla saltitante é uma espécie cujos espinhos se prendem a qualquer coisa que se aproxime demasiado. Isto deve-se ao facto de terem farpas ao longo de todo o comprimento do espigão.
  • PerguntaComo se chamam as agulhas de um cato? As agulhas, espigas ou espinhos dos cactos são muitas vezes chamados glochidium ou glochids.

Dicas