Como remover um carrapato

Autor do artigo:Gabriel Silva

Todo mundo parece ter seu próprio truque para remover um carrapato. Ao contrário da crença popular, apontar um fósforo para o carrapato, sufocá-lo com vaselina ou envenená-lo com esmalte de unha só faz com que ele se enterre mais profundamente. A solução correta é também a mais fácil: simplesmente retire-o da pele. Siga estes passos fáceis para a remoção e o carrapato logo será uma lembrança distante.

Etapas

Usando uma pinça

  1. Etapa 1 Localize a cabeça do carrapato.1Encontre a cabeça do carrapato. Se olhar com atenção, você verá a boca presa à pele, com o corpo descansando atrás dela.
  2. 2Pegue o carrapato o mais próximo possível da pele com uma pinça. Use pinças com pontas finas, em vez de pontas rombas, para garantir que você consiga agarrar o carrapato com firmeza.
    • Não tente fazer isso com seus dedos. Você não conseguirá segurar o carrapato com firmeza.
    • Certifique-se de que está segurando a cabeça do carrapato. Coloque a pinça o mais próximo possível da boca do carrapato.
    • Não segure o corpo do carrapato. Isso fará com que ele injete saliva ou sangue em sua pele e aumentará as chances de transmissão de uma doença.
  3. 3Puxe firme e continuamente para fora. A boca do carrapato soltará a pele. Não torça, sacuda ou agite a pinça ao puxar, ou as partes da boca do carrapato permanecerão presas à pele. Não é incomum que a pele também seja puxada para cima à medida que o carrapato se solta, da mesma forma que acontece quando você arranca um fio de cabelo.
    • Se as partes da boca permanecerem presas, tente removê-las com a pinça. Se elas estiverem enterradas na pele, você pode simplesmente deixar a pele cicatrizar, verificando-a de tempos em tempos para garantir que não infeccione.
  4. Etapa 4 Lave com água morna e sabão.4Lave com água morna e sabão. Você também pode usar álcool isopropílico, peróxido de hidrogênio ou iodo. Limpe bem a mordida e suas mãos.
  5. Etapa 5 Consulte um médico se tiver problemas para remover o carrapato.5 Consulte um médico se tiver dificuldade para remover o carrapato. Alguns carrapatos são tão pequenos que são difíceis de remover usando esse método comum. Um médico poderá remover o carrapato para você.

Usando um pedaço de fio dental

  1. 1Corte um pedaço de fio dental. Escolha um fio dental fino, sem cera, ou outro tipo de fio fino. Isso é suficiente se você não tiver uma pinça à mão.
  2. 2 Enrole o fio ao redor da cabeça do carrapato. O barbante deve ficar o mais próximo possível da pele.
  3. 3Aperte o laço ao redor da cabeça. Use as duas mãos para puxar o fio dental.
  4. 4Puxe as extremidades do fio para cima em um movimento lento e constante. A boca do carrapato soltará a pele.
  5. Etapa 5 Lave com água morna e sabão.5Lave com água morna e sabão. Limpe a picada e suas mãos. Álcool isopropílico, peróxido de hidrogênio ou iodo também podem ser usados para ajudar a evitar infecções e a disseminação de doenças transmitidas por carrapatos.

Uso de um cartão de crédito

  1. 1Corte uma forma de V no cartão. Com uma tesoura, corte uma pequena forma de V ao longo da borda do cartão. Ele deve ser grande o suficiente para prender o carrapato, mas não tão grande que o carrapato possa passar por ele.
  2. Etapa 2 Deslize um cartão de crédito ao lado do carrapato's head.2Deslize um cartão de crédito próximo à cabeça do carrapato. Deslize o cartão de crédito entre sua pele e o carrapato, alinhando o corte em V com a cabeça do carrapato.
  3. 3Segure firmemente a parte de trás do carrapato no lugar.
  4. 4Deslize o cartão de crédito ao longo de sua pele e sob a cabeça. Depois de algumas tentativas, o carrapato deve sair inteiro.

Acompanhamento

  1. Etapa 1 Descarte o carrapato adequadamente.1Desfaça-se do carrapato adequadamente. O carrapato provavelmente ainda estará vivo quando você o remover. Você pode deixá-lo de molho em álcool ou jogá-lo no vaso sanitário para evitar que ele se prenda a você ou a seus entes queridos.
  2. Etapa 2 Considere guardar o carrapato para teste.2Considere guardar o carrapato para teste. Se for sabido que os carrapatos da sua região transmitem com frequência a doença de Lyme, talvez seja melhor guardar o carrapato para o caso de precisar fazer o teste. Coloque-o em um saco plástico para armazenamento de alimentos, feche o saco e coloque-o no freezer. Encontre um laboratório que faça testes de carrapatos e siga as instruções para enviar o carrapato adequadamente.
  3. Etapa 3 Verifique se há sintomas no local da ferida.3Verifique se há sintomas no local da ferida. Nas semanas seguintes à remoção do carrapato, verifique se há sinais de que você pode ter contraído a doença de Lyme ou outra doença transmitida por carrapatos. Você precisará informar ao seu médico quando notou o carrapato, quando o removeu e quais os sintomas subsequentes que notou. Se você notar o desenvolvimento dos seguintes sintomas, procure um médico imediatamente:
    • Febre e/ou calafrios. Esse é um sintoma comum de doenças transmitidas por carrapatos.
    • Dores de cabeça e dores musculares.
    • Erupção cutânea com aparência de olho de boi. Esse é um sintoma da doença de Lyme, bem como da Southern Tick-Associated Rash Illness (STARI). Manchas vermelhas criam um padrão de olho de boi ao redor do local da picada do carrapato, portanto, fique atento a isso.
    • Qualquer outro tipo de erupção cutânea. A Febre Maculosa das Montanhas Rochosas (RMSF), também transmitida por carrapatos, pode causar o aparecimento de uma erupção cutânea que não se parece com um olho de boi.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso tratar meu cão contra carrapatos? Os mesmos métodos mencionados acima funcionam para qualquer animal de estimação. Se precisar de mais ajuda, entre em contato com o veterinário para que ele possa orientá-lo durante o processo.
  • PerguntaPor que não consigo torcer o carrapato ao removê-lo? Mais do que uma leve torção do carrapato pode fazer com que a cabeça do carrapato permaneça embutida na pele.

Vídeo

Dicas

  • Se você for mordido, anote a data. É possível contrair a doença de Lyme sem perceber imediatamente. Em alguns casos, os sintomas aparecem até um ano após a picada. Se você anotar a data, o médico poderá levar isso em consideração ao diagnosticá-lo, pois a doença de Lyme pode se tornar crônica após um período de tempo. Você também deve estar ciente dos sintomas que persistem mesmo após a primeira rodada de tratamento, pois pode estar sofrendo da síndrome pós-doença de Lyme.
  • Remover um carrapato logo após ser picado reduz muito a chance de transmissão da doença. É improvável que você contraia a doença de Lyme se o carrapato estiver preso a você por menos de 36 a 48 horas.
  • Peça ajuda a alguém se você não conseguir removê-lo ou se estiver nervoso.

Advertências

  • Não tente sufocar o carrapato com vaselina. Isso faz com que o carrapato se agarre à sua pele com mais força.
  • Não tente remover um carrapato segurando um fósforo nele; isso faz com que o carrapato se enterre mais profundamente em sua pele.
  • Não tente retirá-lo com as mãos. Isso pode deixar a cabeça incrustada em sua pele, o que pode causar infecção.

O que você precisará

  • Pinça ou barbante
  • Bola de algodão
  • Álcool isopropílico