Como se recuperar de seu primeiro dia na academia

Autor do artigo:Gabriel Silva

Adquirir o hábito de ir à academia é ótimo para sua saúde e bem-estar geral. Entretanto, o dia seguinte ao seu primeiro dia na academia pode ser difícil, especialmente se você estiver com os músculos doloridos, fadiga ou desidratação. Ao manter alguns fatores-chave em mente, você pode se recuperar rapidamente para colocar seu corpo de volta nos trilhos e permanecer motivado a se exercitar no futuro.

Etapas

Prevenção de dor e fadiga

  1. Etapa 1 Vá devagar em seu primeiro dia na academia.
    Vá devagar em seu primeiro dia na academia. Se você não se exercita há algum tempo, seu corpo pode precisar de algumas sessões para voltar à rotina da academia. Estabeleça uma meta de cerca de 1 hora de exercícios moderados para seu primeiro dia de volta à academia e ajuste sua rotina depois de ver como se sente.
    • Se você se exercitar demais no primeiro dia na academia e ficar muito dolorido e cansado, poderá se desencorajar a voltar. Tente manter o ritmo para poder seguir uma rotina de exercícios.
  2. Etapa 2 Alongue os músculos por 10 a 15 minutos depois de se exercitar.
    Alongue os músculos por 10 a 15 minutos após o treino. Enquanto você ainda estiver aquecido após o exercício, tente alongar os músculos que mais trabalhou para aliviar um pouco a dor e a rigidez no dia seguinte. Você deve dedicar cerca de 10 a 15 minutos ao alongamento após o treino para obter os melhores resultados. Se estiver participando de uma aula na academia, o instrutor poderá orientá-lo em um alongamento de resfriamento. Caso contrário, você pode tentar estes alongamentos básicos:
    • Fique em pé e levante uma perna atrás de você, puxando o pé para trás. Contraia os glúteos para sentir um alongamento no quadríceps e, em seguida, troque para a outra perna.
    • Passe o braço direito pelo peito, usando o braço esquerdo para esticar o bíceps. Mantenha a posição por cerca de 30 segundos e, em seguida, troque de braço.
    • Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros e mantenha as pernas retas. Dobre a cintura e estenda as mãos para baixo para tocar os dedos dos pés, sentindo um alongamento nos isquiotibiais. Mantenha essa posição por cerca de 30 segundos.
    • Vire a cabeça para a direita, parando quando sentir um alongamento no lado esquerdo do pescoço. Mantenha a posição por cerca de 10 segundos e depois mude para o outro lado.
  3. Etapa 3 Beba muita água antes, durante e depois do treino.
    Beba muita água antes, durante e depois do treino. Quando você se exercita, perde muita água com o suor. Certifique-se de manter uma garrafa de água por perto e beba sempre que sentir sede. Continue usando a garrafa de água após o treino para aliviar a fadiga e a dor muscular.
    • Fique longe de líquidos desidratantes, como café, chá e álcool.
    • Para a maioria dos adultos fisicamente ativos, 10 a 15 copos de água por dia é uma boa meta a ser alcançada.
  4. Etapa 4 Durma pelo menos 8 horas após o treino.
    Durma pelo menos 8 horas após o treino. Na noite seguinte ao treino, certifique-se de dormir pelo menos 8 horas seguidas para ajudar seu corpo a se recuperar. Essa não é apenas uma boa prática para ajudá-lo a se recuperar de um treino, mas também pode levar a uma melhor saúde geral.
    • O exercício pode cansá-lo mais, o que leva a um sono melhor e mais fácil.
    • Se você for adolescente, tente dormir de 9 a 10 horas por noite.
  5. Etapa 5: Coma proteína magra após o treino para manter seu corpo saudável e forte.
    Coma proteína magra após o treino para manter seu corpo saudável e forte. Comer refeições balanceadas antes e depois do treino pode ajudar seu corpo a trabalhar em sua capacidade total para restaurar os músculos. As proteínas magras e as proteínas vegetais podem ajudar seus músculos a se recuperarem mais rapidamente após o treino. Tente incorporar alimentos saudáveis em sua dieta, como
    • Carne bovina ou suína com baixo teor de gordura
    • Frango ou peru sem pele
    • Feijão
    • Nozes e sementes sem sal
  6. Etapa 6 Tire um dia de descanso para não se esforçar.
    Tire um dia de descanso para não se sobrecarregar. Pode ser tentador ir à academia todos os dias durante uma semana inteira, especialmente se você acabou de retomar o hábito. No entanto, você deve se dar um dia inteiro de descanso entre exercícios extenuantes para evitar tensão muscular. Permitir que seu corpo se recupere também pode ajudá-lo a desenvolver músculos e perder peso mais rapidamente.
    • Tirar um dia de descanso não significa que você não possa fazer nenhum exercício. Considere adicionar uma corrida leve ou um exercício cardiovascular para aumentar sua frequência cardíaca, mas deixe o treinamento de força ou os exercícios de alta intensidade para outro dia.

Repouso e recuperação dos músculos

  1. Etapa 1 Evite atividades extenuantes nas próximas 24 horas.
    Evite atividades extenuantes nas próximas 24 horas. Seus músculos precisam de tempo para se recuperar, e descansá-los é a melhor maneira de evitar lesões. Se puder, tente não fazer nada extenuante no dia seguinte para evitar se machucar ou deixar os músculos mais doloridos.
    • Músculos doloridos são normais, especialmente se você não se exercita há algum tempo.
    • Se a dor muscular durar mais de uma semana ou piorar com o exercício, procure atendimento médico.
  2. Etapa 2 Pressione uma bolsa de gelo contra os músculos doloridos.
    Pressione uma bolsa de gelo contra os músculos doloridos. O gelo pode ajudar a reduzir a inflamação e permitir que seus músculos se recuperem mais rapidamente. Mantenha uma bolsa de gelo ou um saco de cubos de gelo contra os músculos por 20 minutos de cada vez, 2 a 3 vezes por dia.
    • Se estiver usando um saco de cubos de gelo, envolva-o em um pano de prato para que seus músculos não fiquem muito frios.
    • Considere a possibilidade de manter algumas bolsas de gelo no freezer para ter algumas prontas, caso precise.
  3. Etapa 3 Experimente uma ducha ou banho quente para relaxar e aliviar os músculos doloridos.
    Experimente uma ducha ou banho quente para relaxar e aliviar os músculos doloridos. O calor de um bom banho de chuveiro ou banheira pode levar o fluxo sanguíneo aos músculos, ajudando-os a se recuperar mais rapidamente. Se tiver tempo, tente tomar um banho de 10 a 15 minutos com água morna e concentre o jato nas áreas do corpo que estão mais doloridas.
    • Você pode tentar aquecer e resfriar os músculos ao longo do dia.
  4. Etapa 4 Eleve os músculos doloridos acima do nível do coração.
    Eleve os músculos doloridos acima do nível do coração. A elevação pode afastar o fluxo sanguíneo dos músculos doloridos, fazendo-os doer menos. Se puder, tente sentar-se ou ficar em pé de modo que as áreas musculares doloridas fiquem elevadas acima do nível do coração para aliviar um pouco a dor.
    • Se os músculos doloridos estiverem na parte inferior do corpo, você pode se deitar e apoiar as pernas contra uma parede ou uma mesa.
  5. Etapa 5 Envolva os músculos doloridos em uma bandagem elástica para reduzir a dor.
    Envolva os músculos doloridos em uma bandagem elástica para reduzir a dor. Pegue um rolo de bandagens elásticas e enrole uma camada ao redor dos músculos doloridos. Certifique-se de que ela não esteja apertada o suficiente para interromper o fluxo sanguíneo e mantenha a bandagem por cerca de 5 horas antes de retirá-la.
    • A compressão da bandagem pode manter o fluxo sanguíneo longe dos músculos, diminuindo a dor e o desconforto.
  6. Etapa 6 Tome um analgésico de venda livre para controlar a dor.
    Tome um analgésico de venda livre para controlar a dor. Aspirina, ibuprofeno e naproxeno podem ajudar a reduzir o inchaço e diminuir a dor dos músculos doloridos. Siga as instruções em seu frasco de analgésicos e tome-os periodicamente ao longo do dia para reduzir a dor e a rigidez.
    • Tenha cuidado com os analgésicos de venda livre e nunca tome mais do que a dose recomendada.
  7. Etapa 7 Esfregue um creme analgésico nos músculos doloridos para obter alívio.
    Esfregue um creme analgésico nos músculos doloridos para obter alívio. Para uma abordagem concentrada, pegue um tubo de creme analgésico e esfregue uma quantidade do tamanho de uma moeda em seus músculos. Concentre-se na área do corpo que estiver mais dolorida e siga as instruções do tubo para saber com que frequência você deve reaplicar.
    • Procure cremes com mentol ou salicilato de metila.
    • Você pode encontrar IcyHot e Aspercreme na maioria das farmácias.
  8. Etapa 8 Marque uma consulta com um massoterapeuta se você're really sore.
    Marque uma consulta com um massoterapeuta se estiver muito dolorido. Para obter a melhor sessão de recuperação, marque uma consulta com o massoterapeuta local e especifique que você está lá por causa de dores musculares. A massagem pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos, levando a uma recuperação mais rápida.
    • Para encontrar um massoterapeuta licenciado perto de você, pesquise 'massoterapeuta perto de mim'.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como os iniciantes evitam a dor depois de se exercitarem?
    Você pode reduzir ou evitar dores musculares indo com calma nos primeiros dias na academia. Depois, aumente lentamente a dificuldade de seus exercícios.
  • Pergunta
    O que ajuda os músculos doloridos a se recuperarem mais rapidamente?
    Banhos quentes, banhos frios e massagens podem reduzir o tempo total de recuperação.

Dicas

  • Não deixe que a dor e a fadiga o desencorajem a voltar para a academia! Cada vez que você se exercitar, ficará mais fácil.

Avisos

  • Se a dor muscular durar mais de uma semana ou se você tiver dificuldade para respirar, procure um médico imediatamente.

O que você precisará

Prevenção de dor e fadiga

  • Garrafa de água

Descansando e curando seus músculos

  • Bolsas de gelo
  • Atadura elástica
  • Analgésicos
  • Creme para alívio da dor