Como Rebrilhar uma Arma

Autor do artigo:Gabriel Silva

O azulamento é uma fina camada protetora de óxido de ferro preto (Fe3O4) destinada a proporcionar uma proteção nominal contra a ferrugem do metal da arma. No entanto, com o tempo, este revestimento pode desgastar-se e precisa de ser renovado para restaurar o aspeto da arma. Dependendo da idade da arma, do valor monetário e do valor sentimental, você pode mandar refazer o azulamento profissionalmente ou restaurá-lo você mesmo.

Passos

Decidindo como restaurar o azulamento

  1. Passo 1 Considere o quanto do azulamento antigo foi desgastado.1Considere o quanto do azulamento antigo foi desgastado. Se a maior parte do azulamento original ainda estiver no lugar, pode ser possível retocar o azulamento com um kit de azulamento a frio. Se a maior parte do azulamento original estiver desgastado, pode considerar a remoção do resto do azulamento antigo e o azulamento a quente do metal da arma.
  2. Passo 2 Considere a idade da arma.2Considere a idade da arma. As armas antigas que datam do século XIX eram azuladas utilizando o processo de azulamento de ferrugem ou de fumos. Atualmente, estes processos não são utilizados comercialmente devido à quantidade de tempo envolvido. Existem produtos disponíveis no mercado que lhe permitem efetuar o processo de oxidação por si próprio, ou pode encontrar alguém que o faça por si.
    • As armas antigas que possuem solda ou brasagem de prata não podem ser azuladas a quente, pois os sais cáusticos usados neste processo corroem a prata. As espingardas de cano duplo usavam normalmente este tipo de soldadura para manter os canos alinhados corretamente.
  3. Passo 3 Considerar o valor da arma.3Considere o valor da arma. O azulamento a quente custa significativamente mais do que o azulamento a frio, por isso é necessário considerar o custo do processo de azulamento que planeia utilizar em relação ao que gastou para adquirir a arma e o seu valor de revenda se a fosse vender.
    • Deve também considerar o valor intrínseco da arma, ou o que ela significa para si, bem como o seu valor monetário real. Se a arma for uma relíquia de família, pode querer considerar gastar mais dinheiro para re-blindar a arma, mesmo que o seu valor monetário seja o mesmo que o de uma arma comprada numa loja de artigos desportivos.
  4. Passo 4 Considere o custo potencial do processo de azulamento.4Considere o custo potencial do processo de azulamento. Para além do valor monetário e intrínseco da arma que precisa de ser azulada, deve também ter em conta os custos do processo de azulamento que está a considerar utilizar.
    • O azulamento a frio, descrito na Parte Dois deste artigo, é o mais simples dos processos e, portanto, o mais barato, mas também é o menos durável. Se planeia manusear muito a arma depois de a ter azulado a frio, pode esperar que o azulamento a frio se desgaste rapidamente.
    • O azulamento a quente, descrito na Parte Três deste artigo, é mais durável do que o azulamento a frio e dura mais tempo do que o azulamento a frio ou o azulamento de ferrugem, mas requer mais trabalho e mais equipamento para ser executado. Se acha que a arma merece ser azulada a quente, mas acha que o trabalho envolvido é demasiado assustador para ser feito por si, pode querer contratá-lo.
    • O azulamento de ferrugem, descrito na Parte Quatro deste artigo, é um pouco menos intensivo em termos de materiais do que o azulamento a quente, mas mais intensivo em termos de materiais do que o azulamento a frio. É também o mais demorado dos processos de azulamento, uma vez que é necessário deixar o metal da arma descansar durante algum tempo para atingir o nível de coloração pretendido. Mais uma vez, você pode querer contratar alguém para oxidar sua arma se você achar o processo muito assustador para fazer você mesmo.

Azulamento a frio

  1. Passo 1 Remova o azulamento antigo, se desejar.1Remova o azulamento antigo, se desejar. Dependendo do grau de desgaste do azulamento original, pode querer removê-lo completamente antes de voltar a azular a arma. Para isso, pode usar um dos seguintes produtos químicos:
    • Um removedor de ferrugem automóvel à base de ácido fosfórico, como o Naval Jelly.
    • Vinagre branco, que contém ácido acético.
  2. Passo 2 Polir o metal da arma.2Polir o metal da arma. O polimento remove a ferrugem da superfície e quaisquer riscos ou picadas que a arma possa ter sofrido ao longo dos anos. Para o efeito, pode utilizar palha de aço 000 ou uma lixa de grão 600 a 1200.
  3. Passo 3 Limpar o metal da pistola.3Limpar o metal da arma. A forma como escolhe limpar o metal depende se planeia azular toda a arma ou retocar o azulamento existente.
    • Se planeia azular toda a arma, pode querer mergulhar o metal numa solução de limpeza. As soluções de limpeza que pode utilizar para este fim incluem trifosfato de sódio (um detergente comercial), álcool desnaturado ou nafta (se optar por utilizar nafta, deve lavá-la com um detergente suave para a loiça e depois enxaguar com água quente).
    • Se tenciona mergulhar as peças da pistola para as limpar, pode utilizar um cesto de arame para segurar as peças pequenas e passar um fio fino através do cano para o baixar para a solução de limpeza e voltar a levantá-lo.
    • Se pretender apenas retocar o azulamento existente, pode aplicar um óleo de limpeza nos locais onde pretende remover o azulamento antigo e, em seguida, aplicar acetona em bolas de algodão para remover o óleo de limpeza (um desses óleos de limpeza, uma mistura de óleos vegetais e minerais, álcool, acetato de benzilo e sais alcalinos, é vendido comercialmente com o nome Ballistol). Ao limpar o azulamento antigo, poderá encontrar algumas cicatrizes que terão de ser lixadas ou polidas.
  4. Passo 4 Aqueça o metal suavemente.4Aqueça o metal suavemente. Embora este processo seja chamado de azulamento a frio, aquecer suavemente o metal da arma antes de aplicar o azulamento pode ajudá-lo a absorver melhor o azulamento e criar um melhor acabamento. Aqueça o metal deixando-o ao sol durante várias horas, com uma pistola de calor ou um secador de cabelo, ou num forno convencional na posição mais baixa.
  5. Passo 5 Aplicar a solução de azulamento.5Aplicar a solução de azulamento. Aplique lentamente a solução na área a azular, tão uniformemente quanto possível, utilizando um aplicador limpo. Aplique a solução numa única passagem para cobrir áreas pequenas ou em secções não superiores a 5 a 7,5 cm para cobrir áreas grandes e, em seguida, alise-a com palha de aço. Isto evitará que o azulamento pareça manchado.
    • Para aplicar o azulamento em áreas grandes, recomenda-se a utilização de t-shirts velhas de algodão ou de escovas de dentes novas. Para áreas mais pequenas, utilize uma bola de algodão, um cotonete ou um palito de dentes plano não maior do que a área a cobrir.
    • Pode embeber peças pequenas, como parafusos ou áreas difíceis de cobrir, na solução de azulamento. Se não tiver solução de azulamento suficiente para ensopar uma área rebaixada, coloque-a num frasco de spray limpo e pulverize-a generosamente sobre a peça, sobre uma panela de vidro ou um tabuleiro de plástico. Depois de a peça estar completamente coberta, pode deitar a solução que caiu no tabuleiro ou bandeja em vez do metal da pistola de volta para o frasco e reutilizá-lo.
  6. Passo 6 Aplique a solução mais algumas vezes até obter o nível de azulamento pretendido.6Aplique a solução várias vezes até obter o nível de azulamento pretendido. Aplique cada camada com um novo aplicador e utilize um novo pedaço de palha de aço para alisar cada nova camada.
    • Quanto mais camadas aplicar, mais escuro será o azulado; no entanto, cada nova camada é progressivamente menos eficaz do que a camada anterior. Sete camadas devem ser suficientes, na maioria dos casos, para obter um acabamento preto-azulado escuro.
    • Se houver manchas que não escurecem, recomece o processo lixando-as com uma lixa de grão 320 a 400 antes de aplicar novamente a solução. Tente lixar não mais do que as próprias manchas mais difíceis.
  7. Passo 7 Tempere o acabamento com óleo de pistola quando tiver o nível de azulamento pretendido.7Tempere o acabamento com óleo de pistola assim que tiver o nível de azulamento pretendido. Aplique uma camada de óleo de pistola de poucas em poucas horas, utilizando uma bola de algodão para remover a camada anterior antes de aplicar uma nova camada. (Essencialmente, está a lavar a solução de azulamento com o óleo de pistola em vez de o fazer com água).
    • Não utilize o óleo de limpeza para este processo, uma vez que este irá retirar o azulamento que tanto trabalhou para colocar.

Azulamento a quente

  1. Passo 1 Polir as peças da arma a azular.1Polir as peças da arma que vão ser azuladas. Mais uma vez, pode utilizar palha de aço 000 ou lixa de grão 600 a 1200 para polir o metal.
  2. Passo 2 Preparar as peças para serem mergulhadas nas soluções de limpeza e azulamento.2Prepare as peças para serem mergulhadas nas soluções de limpeza e de azulamento. Embora a solução de limpeza que utiliza possa não o exigir, os produtos químicos utilizados no processo de azulamento a quente propriamente dito, normalmente nitrato de potássio e hidróxido de sódio, são altamente cáusticos. Será mais fácil mergulhar o cano da arma se passar um fio macio por ele e será mais fácil mergulhar as peças mais pequenas se as colocar num cesto de arame.
    • O facto de colocar as peças agora, antes do passo de limpeza, facilitará a transferência da limpeza para o tanque de azulamento e também limpará o fio de suporte e o cesto para evitar que contaminem as peças da pistola no tanque de azulamento.
  3. Passo 3 Mergulhar as peças da pistola num banho de solução de limpeza.3Imergir as peças da pistola num banho de solução de limpeza. As peças devem ser imersas no banho durante 10 a 15 minutos e esfregadas enquanto estão imersas para remover qualquer óleo, sujidade ou gordura que possa interferir com o processo de azulamento. Pode utilizar qualquer um dos produtos de limpeza químicos indicados no passo de limpeza para o azulamento a frio, desde que leia e siga todas as instruções de utilização, manuseamento e eliminação do produto de limpeza.
  4. Passo 4 Enxagúe a solução de limpeza com água fria.4Enxagúe a solução de limpeza com água fria. O enxaguamento não deve demorar mais de 2 a 3 minutos.
    • Se tiver utilizado detergente da loiça para remover o produto químico de limpeza, pode ser necessário utilizar água quente para enxaguar.
  5. Passo 5 Mergulhe as peças da arma na solução de azulamento.5Imergir as peças da arma na solução de azulamento. A solução de azulamento a quente, conhecida como 'Preto Cáustico Tradicional', deve ser aquecida a uma temperatura de 275 a 311 graus F (135 a 155 graus C).
    • Antes de aquecer a solução de azulamento, agite-a bem para desfazer quaisquer aglomerados de sal que possam ocorrer na superfície ou no fundo do tanque que contém a solução.
    • Quando mergulhar os canos das armas na solução de azulamento, mergulhe-os num ângulo para permitir a saída de quaisquer bolhas de ar que se possam formar. Certifique-se de que mergulha o cano completamente.
    • Agite o cesto de metal que contém as peças mais pequenas da arma na solução para garantir que as peças ficam completamente revestidas com a solução de azulamento.
    • Deixe as peças da pistola na solução de azulamento durante 15 a 30 minutos. Verifique se o metal atingiu o tom desejado de azulamento e retire-o da solução nesse momento.
    • Se a sua arma tiver peças de aço inoxidável, essas peças são imersas numa solução química diferente, uma mistura de nitratos e cromatos. Esta é aquecida a temperaturas semelhantes às da mistura de nitrato-hidróxido.
  6. Passo 6 Enxaguar a solução de azulamento com água fria.6Lavar a solução de azulamento em água fria. Agite as peças na água fria para ajudar a remover os sais de azulamento.
  7. Passo 7 Mergulhe as peças da pistola em água a ferver.7Imergir as peças da pistola em água a ferver. Isto irá ferver qualquer resíduo de solução de azulamento restante. As peças simples precisam de ser imersas durante 5 a 10 minutos, enquanto as peças complexas ou ornamentadas podem precisar de ser imersas até 30 minutos.
    • Se a pistola tiver peças soldadas, pode aplicar um produto químico a essas peças que irá colorir a soldadura de forma a combinar com o resto do metal. Para o efeito, utilize um cotonete.
  8. Passo 8Imergir as peças tratadas num banho de óleo de substituição de água.8Imergir as peças tratadas num banho de óleo de substituição de água. Isto protegerá o acabamento da ferrugem, suor e óleo corporal. Deixar as peças no banho de óleo durante 45 a 60 minutos, até arrefecerem.

Azulamento de ferrugem

  1. Passo 1 Polir as peças a serem azuladas.1Polir as peças a azular. Mais uma vez, a lã de aço ou a lixa de grão 600 a 1200 servirão para remover qualquer ferrugem solta, cicatrizes ou corrosão do metal da arma.
  2. Passo 2 Limpe qualquer sujidade, óleo ou gordura que permaneça quimicamente.2Limpe qualquer sujidade, óleo ou gordura que permaneça quimicamente. Pode utilizar qualquer um dos produtos de limpeza indicados no passo de limpeza do processo de azulamento a frio, exceto se o fabricante da solução de azulamento da ferrugem que está a utilizar disser algo diferente. Depois de ter utilizado a solução de limpeza, enxagúe-a.
  3. Etapa 3: Cubra as peças metálicas da arma com a solução de azulamento da ferrugem.3Revestir as peças metálicas da pistola com a solução de azulamento da ferrugem. A solução de azulamento da ferrugem é normalmente uma mistura de ácido clorídrico e nítrico. Esta solução incentiva o metal a enferrujar, mas de uma forma uniforme.
    • Em vez de revestir as peças com a solução ácida, pode colocar um recipiente aberto da solução ácida com as peças da arma num armário e selá-lo durante um período de 12 horas. O ácido evapora-se do seu recipiente e condensa-se à volta do metal da arma. Este método é designado por fume bluing.
    • Outra variação consiste em revestir as peças metálicas da arma com a solução de azulamento da ferrugem e depois colocá-las numa cabina de fumos (ou, neste caso, numa cabina húmida) durante as mesmas 12 horas. Muitas vezes, é aplicada uma primeira camada como primário antes de revestir as peças uma segunda vez e depois colocá-las na câmara húmida.
  4. Passo 4 Imergir as peças metálicas da pistola em água destilada a ferver.4Imergir as peças metálicas da arma em água destilada a ferver. Isto pára o processo de ferrugem ao remover a solução ácida.
  5. Passo 5 Esfregue a ferrugem de óxido vermelho que se formou, deixando o acabamento de óxido preto por baixo.5Esfregue a ferrugem de óxido vermelho que se formou, deixando o acabamento de óxido preto por baixo. A ferrugem superficial é normalmente removida com uma escova ou roda de cardar, que possui cerdas de arame muito macias e finas.
  6. Passo 6 Repita o tratamento com ácido, a fervura e a lavagem até obter o nível de azulamento pretendido.6Repita o tratamento ácido, a fervura e a lavagem até obter o nível de azulamento desejado. Nalguns casos, o metal pode desenvolver uma coloração tão profunda quanto possível, tornando contraproducentes outras tentativas de azulamento.
  7. Etapa 7 Revestir as peças da pistola com óleo.7Revestir as peças da pistola com óleo. O óleo inibe a formação de ferrugem e protege o acabamento metálico da sujidade, suor, óleo corporal e desgaste. Depois de aplicar o óleo, deixe as peças repousar durante a noite antes de as montar.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

Avisos

  • Em todos os processos de azulamento, trabalhe em uma área bem ventilada. Os sais cáusticos usados para o azulamento a quente são especialmente nocivos.
  • Antes de usar qualquer um dos processos de azulamento descritos acima, certifique-se de que a arma está descarregada! Retire também o cabo ou a coronha da arma.
  • Não tente efetuar o processo de azulamento a quente em alumínio. Ele provocará uma reação violenta com o banho de sais cáusticos, o que pode levar a queimaduras químicas graves.

Coisas de que vai precisar

  • Lã de aço
  • Lixa
  • Luvas de látex/borracha
  • Óculos de proteção
  • Agente químico de limpeza (ver exemplos no artigo principal)
  • Óleo de pistola para lubrificação/proteção
  • Aplicadores (t-shirts, bolas ou cotonetes de algodão; escovas de dentes; palitos de dentes)
  • Solução de azulamento a frio (normalmente dióxido de selénio)
  • Forma de aquecer o metal da arma antes de aplicar a solução de azulamento (sol, forno, pistola de calor, secador de cabelo)
  • Sais cáusticos (normalmente nitrato de potássio e hidróxido de sódio)
  • Bacias, banheiras ou tanques (para as etapas de limpeza, azulamento e fervura)
  • Água (para as fases de enxaguamento e de ebulição)
  • Fonte de calor
  • Mistura de ácido clorídrico/nítrico
  • Aplicador para a mistura (para o azulamento da ferrugem)
  • Armário selável suficientemente grande para conter as peças da pistola e o recipiente da mistura (para o azulamento com fumos)
  • Bacias, banheiras ou tanques (para as etapas de limpeza e fervura)
  • Água
  • Escova ou roda de cardar