Como ler os greens

Autor do artigo:Gabriel Silva

A diferença entre uma boa pontuação e uma ótima pontuação no campo de golfe pode ser o resultado de um putting eficaz. Afundar as bolas em uma única tacada envolve ler os greens com precisão, uma habilidade que qualquer golfista pode aprender. Os jogadores de golfe eficientes estudam o green de vários ângulos antes de escolher uma tacada. Eles tomam seu tempo, escolhem sua tacada e, em seguida, escrevem aquele birdie em seu cartão de pontuação repetidas vezes.

Etapas

Leitura da inclinação

  1. Etapa 1 Medir o green's flatness to determine how to putt the ball to the hole.1Verifique o nivelamento do green para determinar como colocar a bola no buraco. A leitura do green consiste em prever como a bola de golfe se moverá do putter até o buraco. Nenhum green é perfeitamente plano, portanto, para isso, é sempre necessário observar atentamente a inclinação. Quaisquer colinas ou buracos também mudarão a velocidade da bola e, às vezes, sua trajetória.
    • Nem sempre é possível dar o putt na parte mais plana do green. Na maioria das vezes, você precisa bater a bola ao longo da inclinação do green para curvá-la em direção ao buraco.
    • O caminho que sua bola faz do putter até o green é chamado de linha. Sempre reserve um tempo para ler a inclinação do green antes de determinar sua linha.
  2. Etapa 2 Fique atrás do buraco para determinar a inclinação ao redor dele.2Fique atrás do buraco para determinar a inclinação ao redor dele. A leitura que você faz quando está atrás do buraco é geralmente a mais importante. Agache-se, se necessário, para ver mais de perto. Em seguida, olhe para cima em direção à sua bola. Observe como o green se parece a partir dessa perspectiva, prestando atenção especialmente em como a inclinação muda a alguns passos do buraco.
    • Para visualizar a leitura, imagine-se jogando água no buraco. Pergunte a si mesmo em que direção a água sairia se transbordasse. Você espera que a água transborde em direção à extremidade inferior de uma inclinação.
    • O último trecho do green antes do buraco tem o maior impacto sobre sua bola. A bola rola em uma velocidade tão lenta que a inclinação do green exerce mais pressão sobre ela.
  3. Etapa 3 Caminhe ao longo da parte inferior do buraco ao retornar à bola.3Caminhe ao longo da parte inferior do buraco ao retornar à bola. Depois de identificar qual parte do green é a mais baixa, você saberá para que lado a bola vai rolar depois de bater nela. Volte para a sua bola, com bastante tempo para examinar as mudanças no green. Quaisquer mudanças sutis, como aumento da inclinação, afetam a forma como a bola se move.
    • Se você não tiver certeza de um ponto específico que precisa atravessar, agache-se! Observe a grama de perto. Observe quaisquer pontos irregulares que possam arrastar sua bola para longe do buraco.
  4. Etapa 4 Verifique a perspectiva ao redor da bola para melhorar sua leitura.4Verifique a perspectiva ao redor da bola para melhorar sua leitura. Faça várias leituras até ter uma boa noção do green. Tente caminhar até o lado mais alto do green e imaginar como você quer acertar a bola. Se ainda não tiver certeza, caminhe de volta para o ponto médio entre a bola e o buraco.
    • Você deve ter uma boa ideia de como a bola se moverá no green. Continue olhando para o green de diferentes ângulos até se sentir confiante com sua leitura.
    • Quando estiver entre a bola e o copo, dê algumas tacadas para praticar até se sentir confortável com a leitura.
  5. Etapa 5 Fique sobre a bola para analisar o terreno ao redor dela.5Pouse-se sobre a bola para analisar o terreno ao redor dela. Volte para a bola, tomando cuidado para evitar qualquer penalidade por perturbá-la. Olhe para baixo e observe se a bola está mais alta ou mais baixa do que seus pés. Isso deve lhe dar um pouco mais de informação sobre como a bola se comportará. Faça um ajuste fino em sua abordagem para compensar a inclinação próxima à bola.
    • Por exemplo, se seu pé direito estiver mais alto do que a parte inferior da bola, a bola rolará em direção ao seu pé esquerdo. Você pode ajustar sua tacada batendo a bola na direção do pé direito.
  6. Etapa 6 Agache-se atrás da bola para finalizar sua leitura.6Agache-se atrás da bola para finalizar sua leitura. Conclua sua leitura com uma visão panorâmica do caminho da bola até o buraco. Afinal, ninguém pode estar mais familiarizado com as complexidades de um green do que alguém que o vê de perto. Examine o caminho da bola até o green para fazer os ajustes finais em sua abordagem.
    • Para visualizar a trajetória da bola, imagine o que ela fará se você a acertar diretamente no buraco. Ao analisar o green de vários ângulos, você deve ser capaz de descobrir para onde a bola iria.

Como obter uma leitura precisa

  1. Etapa 1 Não tenha pressa ao ler os greens.1Leve o tempo que for necessário para ler os greens. Fazer uma boa leitura pode parecer um processo lento, especialmente quando se está começando. No entanto, a pressa é um passe rápido para um 2-putt ou até mesmo um temido 3-putt. Espere até se sentir confiante com sua leitura e confortável para dar o putt.
    • Você pode se sentir apressado quando outros jogadores de golfe estiverem esperando por você. Lembre-se de se desligar disso e deixar que o campo de golfe seja um lugar tranquilo para se divertir batendo em uma bola pequena e com covinhas.
    • Depois de se acostumar a ler os greens, você poderá fazer isso em 30 a 60 segundos, mas não se desespere se precisar de mais tempo.
  2. Etapa 2 Peça uma segunda opinião a outra pessoa, se possível.2Peça a outra pessoa para obter uma segunda opinião, se possível. Até mesmo os melhores jogadores de golfe profissionais recorrem a seus caddies de tempos em tempos. Peça a opinião de um caddie, amigo, parceiro ou professor. Ele deve passar por um processo semelhante ao seu, estudando o green de diferentes ângulos antes de dar sua opinião.
    • Em algumas circunstâncias, como durante uma rodada competitiva, talvez você não tenha a chance de perguntar a ninguém, a menos que tenha um caddie. Dedique mais tempo para se sentir confortável com sua leitura.
    • Lembre-se de que uma opinião não é nada mais do que uma opinião. Se você ainda achar que está certo, mantenha sua leitura inicial.
  3. Etapa 3 Evite pensar demais em sua leitura.3Evite pensar demais em sua leitura. Embora você deva levar o tempo que for necessário para ler um verde, nunca deve duvidar de sua leitura. Ter uma imagem clara e confiante da trajetória da bola é importante ao bater nela. Se tiver alguma dúvida, você pode acabar alterando seu swing e se metendo em problemas com um putt ruim.
    • Siga seus instintos. Sua primeira leitura geralmente é a melhor, a menos que você tenha boas evidências de que sua leitura estava errada.

Ajuste de sua mira

  1. Etapa 1 Visualize uma linha traçando como a bola irá rolar até o buraco.1Preveja uma linha traçando como a bola rolará até o buraco. Use essa linha para calcular como a inclinação do green afetará o movimento da bola depois que você a atingir. A linha deve se mover em direção ao lado mais alto do green e, em seguida, dirigir-se ao buraco, onde você acha que a bola voltará em direção ao buraco. Ver a linha pode ajudá-lo a bater na bola com confiança.
    • Imaginar uma linha clara pode exigir alguma prática. No início, talvez você não consiga acertar a bola exatamente ao longo de sua linha. Domine sua técnica de putting à medida que se tornar mais confiante na leitura dos greens.
  2. Etapa 2 Ajuste sua mira de acordo com a inclinação.2Ajuste sua mira de acordo com a inclinação. Depois de ler o green, fique perto da bola e imagine onde você a acertará. A inclinação é a influência mais importante no movimento da bola. Você precisará bater na bola em direção à inclinação para que ela role de volta para o buraco. Posicione-se para bater a bola nessa direção.
    • Por exemplo, se o green se inclinar para a direita, mire para a esquerda para que a bola role para baixo em direção ao copo.
  3. Etapa 3 Bata a bola com mais força em gramados de grama alta.3Bata a bola com mais força em grama de grão alto. A grama Bermuda é conhecida por jogar mais devagar do que a grama comum, o que significa que você precisa bater na bola com mais força para levá-la ao copo. A grama das bermudas geralmente tem um grão mais forte do que a grama comum. Para ver o grão, olhe para as pontas das lâminas da grama e observe para que lado elas estão apontando. Se as lâminas apontarem na direção da bola, elas resistirão a ela e retardarão seu movimento.
    • Em greens mais lentos, talvez você queira fazer uma segunda leitura para ter certeza de que sua abordagem está correta.
  4. Etapa 4 Dê um putt mais suave em greens rápidos ou irregulares.4Pute mais suavemente em greens rápidos ou irregulares. Se você perceber que o green parece irregular, provavelmente precisará bater na bola um pouco mais leve do que o normal para evitar ultrapassar o buraco. Você poderá notar saliências ou outros pontos irregulares quando se agachar para analisar o green de perto. Os greens rápidos são outro problema que exige que você diminua a velocidade da bola.
    • Para saber se um green é rápido, observe como as outras pessoas batem suas bolas. Você também saberá ao jogar em greens de outros buracos do campo. Em greens rápidos, a bola enfrenta menos resistência do que o normal e rola mais rápido.
  5. Etapa 5 Dê algumas tacadas de prática ao lado da bola.5 Dê algumas tacadas de treino ao lado da bola. Faça com que as tacadas de treino façam parte da rotina que você segue antes de dar qualquer tacada. Isso lhe dá uma última chance de olhar da bola para o buraco. Imagine a bola rolando ao longo da linha que você escolheu. Em seguida, relaxe antes de dar a tacada real.
  6. Etapa 6 Bata a bola com firmeza na direção do buraco.6Bata a bola com firmeza em direção ao buraco. Sacuda os braços para se soltar, se necessário. Mantenha um firme firme em seu taco, respire fundo e dê uma tacada certeira na bola. Evite parar seu swing antes do tempo, caso contrário, a bola acabará ficando longe do buraco. Confie em sua leitura e bata bem para afundar a bola!
    • Aponte o taco para o alvo, que é onde você quer acertar a bola. O alvo é a parte do green que fará com que a bola role até o buraco.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se precisar de ajuda para mirar, compre um kit de estêncil de bola de golfe. Use esse kit barato para fazer uma linha grossa em sua bola e, em seguida, aponte a bola para onde você quer que ela vá.
  • Preste atenção no green quando estiver andando sobre ele. Muitas vezes, você pode ter uma noção da inclinação 'sentindo-a' com seus pés.
  • Estude a topografia do campo de golfe para ajudá-lo a entender como os greens funcionam. Por exemplo, as bolas geralmente rolam para longe das montanhas e em direção à água. No entanto, nem todos os greens têm essa inclinação, portanto, faça uma boa leitura do campo.