Como ler uma rosa dos ventos
Autor do artigo:Gabriel SilvaUma rosa dos ventos é um diagrama circular usado para registrar dados sobre velocidades e frequências do vento durante um período de tempo específico, o que é útil se você quiser saber a velocidade média do vento em uma área. Ao observar uma rosa dos ventos, você verá que ela é construída com raios saindo de um ponto central que mostra a direção do vento; cada um dos raios é codificado por cores ao longo de seu comprimento para indicar a velocidade do vento. Os círculos concêntricos na rosa dos ventos se parecem com um alvo, e cada círculo fornece uma medida para ajudá-lo a descobrir por quanto tempo o vento soprou em uma determinada velocidade.
Etapas
Observando a chave e as unidades
- Leia o título para descobrir o local. O local deve estar listado na parte superior ou inferior do diagrama. Os dados de uma rosa dos ventos são obtidos de uma área específica, geralmente uma estação meteorológica, e ela indicará a localização nas informações do cabeçalho.
- Identifique o intervalo de tempo no cabeçalho para interpretar melhor os dados. Toda rosa dos ventos cobre um período de tempo específico, que difere de um diagrama para outro. Localize a data ou o intervalo de tempo listado no diagrama para ver quanto tempo os dados abrangem. Verifique primeiro o título, pois é onde é mais provável que ele esteja.
- Geralmente, são listados como datas, como 19 de março de 2018 a 25 de março de 2018. Também podem abranger períodos muito mais longos, como 30 anos ou mais.
- Às vezes, ele pode cobrir apenas um período de 24 horas.
- Identifique as unidades de velocidade do vento usadas no diagrama verificando a chave fornecida. Encontre a caixa quadrada dentro do diagrama maior. Ela terá caixas coloridas e velocidades do vento listadas ao lado. Essas cores correspondem às cores dos raios para indicar a velocidade do vento. Verifique a unidade para ver se ela é dada em mph ou kph.
- Em alguns casos, a chave fornecerá informações adicionais que você pode usar. Por exemplo, ela pode informar a porcentagem de tempo em que os ventos estão calmos sem que você precise calculá-la. Ela também fornecerá as unidades do diagrama que podem estar faltando.
- Encontre as unidades em cada círculo para entender como os dados são apresentados. Cada rosa dos ventos tem um conjunto de círculos concêntricos. Os círculos representam quanto tempo o vento soprou em determinadas velocidades. Na maioria das vezes, os números são apresentados como porcentagens do tempo total, mas, às vezes, são apresentados como horas ou dias.
- Normalmente, os próprios círculos são marcados com a porcentagem ou o número de horas.
Estabelecimento da direção, velocidade e frequência do vento
- Leia a rosa dos ventos como uma bússola para determinar a direção do vento. As rosas dos ventos são dispostas em um círculo, assim como uma bússola. Ao olhar para uma delas, a parte superior representa o norte, a direita representa o leste, a esquerda o oeste e a parte inferior o sul. Quando um 'raio' se estende ao longo de uma dessas direções, isso indica que o vento estava soprando daquela direção, e não em direção a ela.
- Por exemplo, um raio pode se estender para cima em direção ao norte, embora tenha o formato de uma seta apontando para o meio do círculo. Nesse caso, o vento está soprando do norte para o sul.
- Algumas rodas usam apenas 8 direções: norte, sul, leste, oeste, nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. Entretanto, muitas usam 16, acrescentando norte-nordeste, leste-nordeste e assim por diante.
- Faça a correspondência das cores de cada raio com a chave para determinar a velocidade da rajada de vento. Cada raio é dividido em seções compostas de cores diferentes. A extremidade do raio representa as velocidades mais rápidas, enquanto o ponto central é a mais baixa. Ao compará-lo com a chave, estabeleça as velocidades do vento que soprou daquela direção durante o período determinado, começando pelo ponto central e seguindo para fora.
- Por exemplo, você pode notar que um raio está verde no centro e vermelho na extremidade. Depois de verificar a chave, você descobre que o verde significa que o vento soprou de 0 a 10 milhas (16 km) e o vermelho significa que o vento soprou até 40 a 45 milhas (64 a 72 km) por hora. Isso significa que, no período de tempo determinado, o vento soprou a velocidades de 0 a 45 milhas (72 km) por hora daquela direção específica.
- Determine por quanto tempo o vento soprou em diferentes velocidades examinando os anéis. À medida que você se afasta do centro, os anéis funcionam como uma fita métrica. Cada anel é marcado com uma porcentagem ou período de tempo diferente. Ao observar os raios, use os anéis para medir o comprimento de cada seção codificada por cores. O comprimento, com base nas medidas do anel, informa por quanto tempo o vento soprou naquela velocidade.
- Por exemplo, se a cor for roxa, indicando em seu mapa específico que o vento soprou do norte a 24 a 40 km (15 a 25 milhas) por hora, veja onde a cor começa e termina ao longo dos anéis dentro do raio.
- Se a área roxa ao longo do raio começar em um anel menor (10%, de acordo com o rótulo) e terminar em um anel maior (24%, de acordo com o rótulo), subtraia 10 de 24, pois isso lhe dirá a porcentagem do tempo em que o vento soprou nessa velocidade e direção, 14%.
- Normalmente, o círculo central indica condições calmas.
- Calcule a porcentagem do tempo em que o vento soprou em uma determinada velocidade. Se precisar saber por quanto tempo o vento esteve em cada velocidade, você pode usar a(s) data(s) listada(s) e a porcentagem que calculou a partir do raio e dos anéis para descobrir isso. Descubra quantas horas ou dias o estudo abrange somando o tempo entre as datas ou horas indicadas e, em seguida, calcule a porcentagem desse período de tempo usando a porcentagem da etapa anterior.
- Por exemplo, digamos que o estudo tenha sido realizado durante 16 dias, de 1º a 16 de abril. Você notou que o vento soprava do norte a 24 a 40 km (15 a 25 milhas) em 14% do tempo. Multiplique o número de dias pela porcentagem e depois divida por 100: 16 x 14 = 224, 224 / 100 = 2,24 dias.
- Algumas rosas-dos-ventos já têm os círculos marcados em dias ou horas, portanto você não precisa calcular esse número. Em vez disso, basta observar os números na roda e subtraí-los como fez com a porcentagem.
- Por exemplo, talvez o círculo maior tenha 30 horas e o próximo tenha 20.
- Se a cor que representa 48 a 56 km (30 a 35 milhas) por hora se mover da metade do caminho entre os dois círculos (indicando 25 horas) para o círculo 30, então o vento passou 5 horas nessa velocidade a partir dessa direção específica, pois você subtrai 25 de 30 horas.
- Por exemplo, talvez o círculo maior tenha 30 horas e o próximo tenha 20.
- Se a cor que representa 48 a 56 km (30 a 35 milhas) por hora se deslocar da metade do caminho entre os dois círculos (indicando 25 horas) para o círculo 30, então o vento passou 5 horas nessa velocidade a partir dessa direção específica, pois você subtrai 25 de 30 horas.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- Verifique o tempo antes de zarpar, para que possa planejar com antecedência e saber o que esperar.