Como ler a data de validade de um capacete de segurança

Autor do artigo:Gabriel Silva

Na verdade, os capacetes de segurança não vêm estampados com uma data de validade, mas têm um selo com a data de fabricação que pode ser usado para calcular a vida útil máxima. O selo é tão fácil de ler quanto o mostrador de um relógio, mas cabe a você descobrir quando o capacete deve ser substituído. Embora a data de validade seja importante, é mais importante que você verifique seu capacete com frequência e o substitua assim que ele apresentar qualquer sinal de desgaste ou dano.

Etapas

Leitura do símbolo da data de fabricação

  1. Etapa 1 Verifique se há um símbolo semelhante a um relógio na parte interna do capacete.
    Verifique se há um símbolo semelhante a um relógio na parte interna do capacete. Procure um pequeno símbolo circular semelhante ao mostrador de um relógio analógico, com números de 1 a 12 colocados em ordem ao redor do perímetro. Em vez de um ponteiro de horas e um ponteiro de minutos, esse 'mostrador de relógio' deve ter uma única seta apontando para um dos números do perímetro.
    • O símbolo não é um adesivo, mas sim um selo em relevo criado a partir do material plástico moldado do capacete.
    • Esse símbolo de data de fabricação é comum em muitos produtos de plástico moldado.
  2. Etapa 2 Determine para onde a seta está apontando no que se refere ao mês de fabricação.
    Determine para onde a seta está apontando no que se refere ao mês de fabricação. Os números que circundam o símbolo do perímetro representam os meses do ano - janeiro é 1, fevereiro é 2 e assim por diante até dezembro como 12. A ponta da seta no símbolo aponta para o número que corresponde ao mês de fabricação.
    • Por exemplo, se a seta estiver apontando para 5, o capacete foi produzido em maio; se estiver apontando para 10, o capacete foi fabricado em outubro.
  3. Etapa 3 Procure o ano de fabricação no mostrador do relógio's center.
    Procure o ano de fabricação no centro do mostrador do relógio. No meio do símbolo do mostrador do relógio, em ambos os lados da seta, você verá um número de dois dígitos que varia de 00 a 99. Eles representam os dois últimos dígitos do ano de fabricação.
    • Por exemplo, 18 representa 2018, o que significa que o capacete foi fabricado naquele ano.
    • Portanto, se a seta estiver apontando para 10 e houver um 18 no centro, o capacete foi produzido em outubro de 2018.
  4. Etapa 4 Verifique se há um símbolo alternativo se você não tiver't see the clock face.
    Verifique se há um símbolo alternativo se você não estiver vendo o mostrador do relógio. Dependendo das regulamentações governamentais e/ou das preferências do fabricante, alguns capacetes de segurança podem usar um símbolo de data de fabricação diferente. Embora o símbolo do mostrador do relógio seja, de longe, o mais comum, você pode, por exemplo, ver um quadrado dividido em quatro quadrados menores com um número de dois dígitos no centro. O número representa o ano de fabricação, enquanto os quadrados dos quadrantes representam períodos de três meses do ano.
    • O quadrante superior esquerdo representa janeiro a março; o superior direito, abril a junho; o inferior direito, julho a setembro; e o inferior esquerdo, outubro a dezembro.
    • Verifique se há um único ponto em relevo no centro de cada quadrante. Se você vir um ponto apenas no quadrante superior esquerdo, o capacete foi feito entre janeiro e março. Se você vir pontos nos dois quadrantes superiores, o capacete foi fabricado entre abril e junho, e assim por diante.

Como saber quando substituir seu capacete

  1. Etapa 1 Livre-se do capacete imediatamente se ele sofrer um impacto.
    Livre-se imediatamente de seu capacete se ele sofrer um impacto. Quando usados e mantidos adequadamente, os capacetes de segurança fazem um ótimo trabalho ao proteger sua cabeça de um único impacto. Mas eles são feitos para funcionar apenas contra esse único impacto. Depois disso, e mesmo que não seja possível ver nenhum dano, o capacete deve ser descartado e substituído.
    • Você pode estar se perguntando o que constitui um 'impacto'. Colocando desta forma: se você teria sofrido um ferimento leve (ou pior) na cabeça sem o capacete, substitua-o.
  2. Etapa 2 Inspecione o capacete diariamente e substitua-o se encontrar danos.
    Inspecione o capacete diariamente e substitua-o se encontrar danos. Os capacetes de segurança são resistentes e duráveis, mas não são indestrutíveis. Observe atentamente no início de cada dia de trabalho para ver se há rachaduras, cortes, lascas, amassados ou outros sinais de danos. Assim que detectar qualquer dano, por menor que seja, substitua o capacete.
    • Verifique também a faixa de cabeça ajustável e outros componentes internos. Às vezes, essas peças podem ser trocadas sem substituir o capacete inteiro, mas é importante usar peças de reposição aprovadas pelo fabricante que correspondam exatamente às antigas.
  3. Etapa 3 Verificar o fabricante's maximum service life recommendation.
    Verifique a recomendação de vida útil máxima do fabricante. Em condições ideais de trabalho, a vida útil máxima de um capacete de segurança varia de 2 a 5 anos. Na maioria dos casos, cabe ao fabricante do capacete definir essa faixa máxima para seu produto, portanto, verifique o guia do produto ou o site do fabricante para obter o número de vida útil máxima para um determinado modelo de capacete.
    • Em alguns casos, os regulamentos governamentais ou as políticas da empresa podem definir um número máximo de vida útil mais curto para seu capacete de segurança. Sempre use o menor número (o menor número de anos) dentre os requisitos do fabricante, do governo e/ou da empresa.
  4. Etapa 4 Calcule a vida útil a partir da data de emissão ou da data de fabricação.
    Calcule a vida útil a partir da data de emissão ou da data de fabricação. Tecnicamente falando, a 'vida útil' de um capacete começa na data de emissão - a data em que você começa a usá-lo de fato. Entretanto, se você não tiver registrado claramente a data de emissão - no capacete ou em um arquivo de segurança - use a data de fabricação como ponto de partida para a vida útil.
    • Alguns fabricantes de capacete fornecem um adesivo que pode ser colado na parte interna do capacete depois de escrever seu nome e a data de emissão. Use um marcador permanente durável para escrever essas informações e atualize-as conforme necessário quando a escrita começar a desbotar.
  5. Etapa 5 Reduza a vida útil máxima dos capacetes usados em condições adversas.
    Reduzir a vida útil máxima dos capacetes usados em condições adversas. Tenha sempre em mente que o número da vida útil é o máximo, não uma garantia! Um capacete pode durar apenas uma hora se sofrer um impacto, e coisas como condições climáticas adversas podem definitivamente reduzir a vida útil segura de seu equipamento. O uso frequente e/ou o armazenamento do capacete sob luz solar direta, por exemplo, fará com que ele apresente sinais de desgaste mais rapidamente.
    • Não há uma fórmula definida, mas é uma aposta segura reduzir a vida útil máxima em 1/3 a 1/2 (por exemplo, de 4 anos para 2) se o capacete for usado regularmente em condições climáticas adversas.
    • Inspecione seu capacete diariamente, não importa o que aconteça, mas tome ainda mais cuidado se você o usar ou armazenar em um clima ensolarado, chuvoso, ventoso ou com neve. Substitua-o imediatamente se observar lascas, rachaduras ou bolhas no material.
  6. Etapa 6 Cuide adequadamente do seu capacete para prolongar sua vida útil.
    Cuide de seu capacete adequadamente para prolongar sua vida útil. Trate o seu capacete como uma ferramenta de segurança bem ajustada, e não apenas como mais um equipamento que você pode jogar fora no final do dia de trabalho. Com os cuidados adequados, seu capacete durará mais e, o que é mais importante, terá mais chances de protegê-lo quando você mais precisar dele.
    • Limpe a sujeira e os detritos uma vez por dia, usando um produto de limpeza suave, como água e detergente ou um limpador em spray multiuso. Não use solventes de limpeza agressivos ou esfregões ásperos (como palha de aço) no capacete.
    • Não pinte seu capacete, pois os solventes da tinta podem enfraquecer o material do capacete. O uso de marcadores permanentes provavelmente não faz mal, mas verifique primeiro com o fabricante, seu empregador e o órgão de segurança do governo.
    • Aplique adesivos no capacete somente se for permitido pelo fabricante, pelo seu empregador e pelo órgão de segurança do governo. É muito improvável que os adesivos de pressão afetem o material do capacete, mas eles podem ocultar danos ao capacete. Nunca coloque adesivos perto das bordas do capacete, pois os sinais de desgaste costumam aparecer primeiro.
  7. Etapa 7 Use o capacete corretamente para que ele possa protegê-lo com eficiência.
    Use o capacete corretamente para que ele possa protegê-lo de forma eficaz. Ajuste a faixa de cabeça de modo que o capacete se encaixe confortavelmente na coroa de sua cabeça - a parte frontal da faixa de cabeça deve ficar cerca de 2,5 cm acima de suas sobrancelhas. Mantenha o capacete nivelado em sua cabeça, não inclinado para frente ou para trás. Evite usar o capacete para trás.
    • E o mais importante: use o capacete pelo menos quando e onde for necessário e - melhor ainda - sempre que sua cabeça estiver em risco de se machucar!

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

Avisos

  • Mesmo que seu capacete pareça estar em perfeitas condições e não apresente sinais de danos ou desgaste, substitua-o quando ele atingir sua vida útil máxima. E sempre o substitua assim que ele absorver um impacto ou mostrar qualquer sinal de dano ou desgaste, independentemente do tempo de uso.