Como fazer o putt

Autor do artigo:Gabriel Silva

Afundar um putt é a última etapa para terminar um buraco no golfe. Também chamado de 'jogo curto', os fundamentos do putt são diferentes de outras tacadas que você dará com seus tacos, mas são fáceis de aprender. Aprender a ler o green e adicionar alguns truques à sua rotina de prática pode ajudar a tornar seus esforços mais consistentes e confiáveis. Embora simples de fazer, o putting é difícil de dominar, e aprender a afundar seus putts de forma consistente pode ser a diferença entre uma boa rodada e uma ótima rodada.

Passos

Balançando o taco

  1. Etapa 1 Pegue uma bola de golfe, um taco e um lugar para dar o putt.
    Pegue uma bola de golfe, um taco e um lugar para dar o putt. O melhor lugar seria um putting green de verdade, mas um tapete de putting interno ou até mesmo um tapete de prática improvisado com um copo também funcionaria.
  2. Etapa 2 Leia o green (ou qualquer superfície em que esteja trabalhando).
    Leia o green (ou qualquer superfície em que esteja trabalhando). Para fazer isso, primeiro dê uma olhada no green quando estiver se aproximando da área para ter uma noção do que o green pode estar fazendo.
    • Quando estiver se aproximando da bola, agache-se. Isso o ajudará a ver se a bola está se deslocando para cima ou para baixo, e também se há alguma quebra à esquerda ou à direita em seu caminho para o buraco.
  3. Etapa 3 Alinhe a bola de golfe.
    Alinhe a bola de golfe. Pense nisso como se estivesse escolhendo seu alvo. Escolha um alvo que esteja próximo da bola para mirar e que também esteja alinhado com o caminho que você gostaria que a bola seguisse. Use a linha na bola para mirar perfeitamente a bola no alvo.
    • Escolher um ponto para mirar mais perto pode ajudar a manter a bola mais na linha do que mirar em um ponto mais distante.
  4. Etapa 4 Segure o taco.
    Segure o taco. Use os dedos para segurar a empunhadura do taco, com a mão forte mais abaixo do taco. Ou seja, se você joga com a mão direita, sua mão esquerda deve estar na parte superior do taco. O fato de seus dedos agarrarem a empunhadura lhe dará uma maior sensação do taco e de suas ações, o que gera um melhor controle. As empunhaduras são diferentes se você for destro ou canhoto.
    • Destros: Pegue sua mão direita e coloque-a na parte inferior da empunhadura, com o polegar apontando para baixo em direção à parte inferior do taco. Envolva sua mão esquerda sobre a direita e permita uma pequena sobreposição.
    • Canhoto: Pegue a mão esquerda e coloque-a na parte inferior da empunhadura, com o polegar apontando para baixo em direção à parte inferior do taco. Envolva a mão direita sobre a esquerda e deixe um pouco de sobreposição.
    • Certifique-se de que os polegares estejam alinhados.
    • Mantenha sua empunhadura neutra. Evite pegadas fortes ou fracas.
  5. Etapa 5: Fique em sua posição.
    Adote sua postura. Essa é a maneira como você se aproxima (ou 'endereça') a bola e se posiciona sobre ela. Fique em pé, com os braços estendidos para a frente, segurando o putter. Coloque os cotovelos na caixa torácica e, em seguida, incline-se até que a cabeça do taco fique logo atrás da bola.
    • Certifique-se de dobrar levemente os joelhos. Pernas rígidas lhe darão menos liberdade de movimento.
    • Outra maneira de ajudar sua postura durante a prática é encontrar a distância ideal para se posicionar em relação à bola. Os jogadores de golfe profissionais ficam com os dedos dos pés, em média, a 2,5 comprimentos da cabeça do putter em relação à bola. Experimente qualquer distância de 2 a 2,75 ao praticar para encontrar a distância mais confortável para você.
  6. Etapa 6 Alinhe os ombros.
    Alinhe os ombros. É fundamental garantir que se dedique tempo para alinhar o corpo, pois se o corpo não estiver alinhado adequadamente, mas você tiver uma linha perfeita, a bola provavelmente não entrará no buraco. Certifique-se de que seus ombros estejam alinhados com o alvo que está mirando.
    • Uma estratégia útil para ajudar a alinhar os ombros é colocar um bastão de alinhamento ou um taco de golfe sobre os ombros. Essa técnica fornecerá feedback imediato sobre onde exatamente seus ombros estão mirando.
  7. Etapa 7 Alinhe os pés.
    Alinhe os pés. Quando os ombros estiverem alinhados, isso também ajudará a alinhar os pés. Você quer ter certeza de que os pés estão alinhados com os ombros e que ambos estão apontando para o mesmo alvo.
    • Uma estratégia útil para ajudar a alinhar os pés é semelhante à estratégia para alinhar os ombros. Coloque um bastão de alinhamento ou um taco de golfe no chão em frente aos dedos dos pés para que ele indique exatamente para onde seus pés estão apontando.
  8. Etapa 8 Mantenha sua cabeça sobre a bola.
    Mantenha sua cabeça sobre a bola. A postura e a largura do stance podem mudar dependendo da inclinação do green, da sua mira ou de vários outros fatores. A parte importante de seu posicionamento deve ser que sua cabeça esteja diretamente sobre a bola. Levantar a cabeça depois de colocar a bola pode arruinar uma bola perfeitamente alinhada e um corpo quadrado. Ao levantar a cabeça, você corre o risco de levantá-la cedo demais, o que pode desalinhar seus pés, ombros ou a face do taco.
    • Se não tiver certeza de sua postura, imagine soltar uma bola de entre os olhos diretamente para baixo. Ela deve aterrissar diretamente em cima da bola que você quer dar o putt. Obviamente, não faça isso durante uma rodada.
  9. Etapa 9 Alinhe o putter.
    Alinhe o taco. Agora que os pés e os ombros estão alinhados, alinhar o putter não deve ser difícil. Para alinhar o taco, alinhe a linha do taco com a linha da bola para ter certeza de que ele está perfeitamente alinhado com o alvo.
    • Usar a linha na bola e no taco ajuda a garantir que a face do taco esteja quadrada e alinhada com a bola e com seu corpo.
  10. Etapa 10 Balance o taco.
    Balance o taco. Seu swing deve ser suave e sem pressa. Concentre-se menos em golpear a bola e, em vez disso, empurre-a em direção ao buraco para obter um bom papel. O putting não tem a ver com potência da mesma forma que as tacadas de outras partes do campo.
    • Mantenha os ombros nivelados e os pulsos firmes. Ao fazer o swing, certifique-se de que todo o movimento esteja em seus braços. Manter os ombros e os pulsos sem se moverem lhe dará maior controle e precisão.
    • A velocidade e a distância de seu backswing e follow-through devem ser iguais. Se o follow-through for curto ou longo, você perderá o controle do putt.
    • Uma postura mais ampla lhe dará um backswing mais longo. Quanto mais longe você estiver do buraco, mais largo deve ser seu swing.
  11. Etapa 11 Dê o putt na bola.
    Dê o putt na bola. Antes de realmente bater na bola, certifique-se de que está sobre a bola. Ficar sobre a bola garante que a face do taco permaneça reta durante toda a tacada. Isso também ajuda a garantir que você esteja balançando os ombros em vez de balançar o pulso. Ao colocar a bola, você tem mais controle quando usa os ombros em vez dos pulsos.
    • A velocidade com que você move o taco e também a distância tanto no backswing quanto no follow through devem ser as mesmas.

Leitura do green

  1. Etapa 1 Fique atrás da bola.
    Fique atrás da bola. Ler o green significa tentar descobrir o que a bola fará ao percorrer o green em direção ao buraco. Comece sua leitura agachando-se 3 pés atrás da bola. Observe a superfície do green, vendo onde ele se inclina e se eleva.
  2. Etapa 2: Olhe para cima do green.
    Olhe para cima do green. Se estiver diante de um putt que vai descer, pode ser útil ler o green olhando 'para cima' em direção à sua bola. Olhar para baixo do green pode fazer com que o buraco pareça mais distante do que é, o que fará com que você bata na bola com muita força. Fique atrás do buraco e olhe em direção à sua bola para ter uma noção do declive.
    • Lembre-se de que o ponto mais baixo do green é onde a água se acumula.
  3. Etapa 3 Concentre-se na área mais próxima do buraco.
    Concentre-se na área mais próxima do buraco. Embora sua leitura deva examinar a maior parte possível da linha de putting, você deve prestar atenção especial à última parte do putt. Quando você dá a primeira tacada na bola, a inclinação do green é menos importante porque a bola está se movendo mais rápido. À medida que ela diminui a velocidade, a inclinação terá maior influência.
    • Uma maneira de ver mais de perto essa parte do green é ficar entre a bola e o buraco para poder se aproximar da área que deseja examinar.
  4. Etapa 4 Encontre um horizonte.
    Encontre um horizonte. Quando você olhar para o green, tente encontrar uma linha plana no fundo para avaliar a inclinação do green. Pode ser qualquer coisa que você veja no campo, inclusive beirais e janelas da sede do clube, bancos ou corpos d'água. Essa linha horizontal lhe dará um ponto de referência ao acompanhar a quebra do green, especialmente da esquerda para a direita.
    • Se não conseguir encontrar um horizonte natural à distância, use a aba do seu boné ou viseira. Ainda mais eficaz pode ser enrolar as mãos em volta do rosto, com os dedos acima das sobrancelhas, o que ajudará a bloquear sua visão periférica.
  5. Etapa 5 Concentre-se na borda do copo.
    Concentre-se na borda do copo. Quando você começar a visualizar a quebra no green, imagine como você vê a bola rolando para o buraco. Considere o buraco como o mostrador de um relógio, com o '12' na parte de trás do copo e o '6' na frente. Quando começar a endereçar a bola, vire o corpo para que o putt aponte nessa direção.
    • A borda em que a bola vai rolar depende de vários fatores, principalmente da disposição do green. Use a inclinação do green para informar sua previsão de como a bola deve cair no copo.

Como melhorar seu putting

  1. Etapa 1 Evite ficar olhando para a bola.
    Evite ficar olhando para a bola. Ao fazer o putting, seu instinto será olhar para a bola para ter certeza de que não errará ao bater. Em vez de ficar olhando para a bola, concentre-se em um ponto a uma ou duas polegadas à frente da bola na linha em que pretende fazer o putt. Isso o ajudará a pensar na direção em que está tentando ir, o que lhe dará mais foco no putt em si, em vez de apenas golpear a bola.
  2. Etapa 2 Use um auxílio de treinamento para manter seus putts retos.
    Use um auxílio de treinamento para manter seus putts retos. Seu movimento de colocação deve ser o mais reto possível. Quando estiver praticando, dê a si mesmo um guia para ajudá-lo a treinar o movimento correto. Coloque um bastão perpendicular ao taco e atrás da cabeça. Pratique seu movimento de tacada ao longo dessa linha reta para obter a sensação correta.
    • Essa é uma boa dica para ajudar no movimento básico do putting, mas deve ser apenas um lembrete útil.
  3. Etapa 3 Pratique em uma variedade de distâncias.
    Pratique em uma variedade de distâncias. Devido ao tamanho dos greens, você provavelmente estará jogando de várias distâncias, incluindo intervalos de 30 a 40 pés de distância. Quando tiver tempo para praticar no green, tente afundar os putts de diferentes distâncias. Isso o ajudará a se familiarizar com a potência necessária para putts de diferentes comprimentos.
  4. Etapa 4 Seja agressivo ao fazer o putter.
    Seja agressivo ao fazer o putter. Quando estiver no campo, você deve tentar afundar todos os putts que tiver, não importa a distância. Tentar acertar um putt próximo ou curto do buraco está apenas se preparando para fazer isso novamente, e um putt curto é uma tacada perdida. A agressividade pode ajudá-lo a ter mais confiança, especialmente se os putts mais longos começarem a entrar.
    • Se você for longe demais, sempre poderá observar a tacada depois para dar uma olhada rápida na inclinação do green além do buraco. Se ficar aquém, você terá de verificar novamente a última parte do green sem a vantagem de ver a bola passar por ele.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como saber qual deve ser o comprimento de um taco?
    Você deve ser ajustado. A altura de sua cintura, a costura interna e a altura de suas mãos serão levadas em consideração.
  • Pergunta
    Como posso saber quanta força devo colocar em um putt?
    Depende da distância que você está do buraco; quanto mais longe você estiver, mais força terá para bater na bola.
  • Pergunta
    Sou jogador de golfe e meu pai é muito bom. Ele diz que devo dar um putt suave porque não quero que a bola passe do buraco. Isso é verdade?
    Não, putts curtos não têm chance de cair. Sempre mire 15 cm além do buraco.

Vídeo

Dicas

  • Lembre-se de não tocar na bola, exceto quando estiver realmente fazendo o putt. Qualquer toque, mesmo que não leve a um movimento significativo, conta como uma tacada, aumentando sua pontuação.
  • Outra boa maneira de ler os greens é observar outros jogadores de golfe. Observe como eles se aproximam da bola e o que procuram. Além disso, observe a bola depois que eles a atingirem para ver o que ela faz na superfície.
  • O putter é difícil e, às vezes, até mesmo os profissionais têm dificuldades com ele. Aprender a ser um putter consistente leva tempo e pode ser um dos principais fatores que separam um resultado de golfe medíocre de um bom.