Como colocar as pernas sobre a cabeça

Autor do artigo:Gabriel Silva

Colocar as pernas acima ou até mesmo sobre a cabeça pode ajudar a aumentar a flexibilidade, um aspecto fundamental para dominar a ioga, a ginástica e outros esportes.

Passos

Elevação gradual das pernas (uma perna acima da cabeça de cada vez)

  1. Etapa 1 Entenda que pode levar muito tempo para aprender a colocar as pernas acima ou sobre a cabeça.1Considere que pode levar muito tempo para aprender a colocar as pernas acima ou sobre a cabeça. Algumas pessoas talvez nunca consigam fazer isso devido à falta de flexibilidade, portanto, o foco deve começar com tornar-se mais flexível. Verifique também com seu médico se é adequado tentar elevar as pernas acima da cabeça, especialmente se você tiver problemas cardíacos, problemas nas pernas, problemas de pressão arterial etc.
  2. Etapa 2 Faça um aquecimento antes de fazer esses alongamentos.2Aqueça-se antes de fazer esses alongamentos. Uma caminhada rápida pela casa ou alguns polichinelos podem ser úteis. Ou faça uma dança curta, corra no local ou pule corda.
  3. Etapa 3 Selecione um item razoavelmente alto em sua casa que seja seguro e que possa ser alcançado.3Selecione um item razoavelmente alto em sua casa que seja seguro e que seja possível alcançar. Pode ser uma prateleira, o encosto de uma cadeira/sofá, o parapeito de uma janela etc. Verifique se você pode colocar a perna no objeto com facilidade. Não se trata de uma altura difícil, mas deve ser algo que você possa alcançar com facilidade por enquanto. Coloque o pé sobre o item e estique a perna enquanto faz isso. Continue se alongando enquanto mantém a perna nessa altura, mantendo o alongamento mais longo a cada vez. Faça isso com cada perna algumas vezes por dia durante pelo menos uma semana. Isso melhorará sua flexibilidade e aumentará a força de suas pernas.
  4. Etapa 4 Alterne.4Alternar. Quando não estiver mais doendo, tente subir um pouco mais. Encontre uma prateleira ou saliência um pouco mais alta e pratique a mesma rotina até que ela também se torne confortável e fácil. Em seguida, eleve o nível novamente até que suas pernas estejam se esticando bem alto com relativa facilidade.
    • Tome cuidado para não forçar suas pernas.
    • Por enquanto, continue apoiando-as em um objeto estável de algum tipo. Até mesmo a parede serve se você não conseguir encontrar nada mais alto para se apoiar.
  5. Etapa 5 Permita-se dias de descanso se achar que precisa e se não estiver conseguindo descansar.'t already quite flexible.5Permita-se dias de descanso se achar que precisa e se ainda não estiver bastante flexível.
  6. Etapa 6 Passe a levantar suas pernas sem apoiá-las em nada.6Passe a levantar as pernas sem apoiá-las em nada. Isso será mais difícil, pois não há mais um apoio, apenas suas pernas no ar. Tente levantar uma perna de cada vez, trabalhando seu equilíbrio ao manter a perna no ar.
  7. Etapa 7 Repita a elevação sem apoio sempre que possível.7Repita a elevação sem apoio sempre que possível. Com o tempo, isso se tornará mais fácil até que você consiga fazer isso sem sentir que perderá o equilíbrio ou que é muito difícil. Certifique-se de dar a si mesmo muito tempo para conseguir isso, pois não acontecerá da noite para o dia para a maioria das pessoas. Pode levar até um ano para conseguir aperfeiçoar isso, portanto, prática e paciência são muito necessárias para obter sucesso.

Ambas as pernas acima da cabeça

  1. 1Trabalhe em sua flexibilidade. Esse exercício só deve ser tentado quando você for flexível. Talvez você precise seguir um regime de melhorar sua flexibilidade primeiro, caso contrário, você achará esse exercício quase impossível.
  2. Etapa 2 Coloque um tapete no chão onde você pretende praticar esse exercício.2Coloque um tapete no chão onde você pretende praticar esse exercício.
  3. Etapa 3 Aqueça seus músculos primeiro.3Aqueça seus músculos primeiro. Você pode fazer isso correndo, fazendo polichinelos ou correndo no local por pelo menos 10 minutos.
  4. Passo 4 Levante-se e alongue-se por 15 segundos.4Levante-se e alongue-se por 15 segundos.
  5. Etapa 5 Sente-se no tapete.5Sente-se no tapete do chão. Estenda a perna direita bem à sua frente. Alongue suavemente por 10 segundos. Troque de posição e faça o mesmo com a perna esquerda.
  6. Etapa 6 Coloque as duas pernas esticadas para fora.6Estenda as duas pernas para fora. Alongue-se por 10 segundos.
  7. Etapa 7 Coloque as duas mãos nos dedos dos pés e alongue por 15 segundos.7Coloque as duas mãos nos dedos dos pés e alongue por 15 segundos. Neste ponto, você pode achar que o alongamento não está acontecendo tão bem quanto gostaria. Tudo bem, leve o tempo que precisar e continue trabalhando nessa etapa até conseguir.
  8. Etapa 8 Separe as duas pernas o máximo que puder.8Separe as duas pernas o máximo que puder. Coloque as duas mãos no meio de suas pernas e incline-se para baixo. Alongue-se por 15 segundos.
  9. Etapa 9 Junte as duas pernas.9Junte as duas pernas. Suas pernas devem formar um formato de borboleta.
  10. Etapa 10 Balance as duas pernas para cima e para baixo por 20 segundos.10Pule as duas pernas para cima e para baixo por 20 segundos. Faça isso com cuidado.
  11. Etapa 11 Estique as duas pernas.11Evite as duas pernas para fora. Incline-se para a direita por 20 segundos e, em seguida, incline-se para a esquerda por 20 segundos.
  12. Etapa 12 Aponte suas pernas para cima no ar.12 Aponte suas pernas para cima. Coloque-as acima de sua cabeça e mantenha-as assim por 30 segundos. Você pode optar por parar aqui, se desejar, pois suas pernas agora estão acima da cabeça. Ou você pode ir mais longe com a próxima etapa.
  13. Etapa 13 Tente trazer a perna direita para trás e para cima da cabeça.13 Tente trazer a perna direita para trás e sobre a cabeça. Quando tiver conseguido isso, tente trazer a perna esquerda para trás também. Nesse ponto, saiba que isso é excepcionalmente difícil de fazer, portanto, não force. Pode levar muito tempo para fazer isso com sucesso, talvez até um ou dois anos antes de funcionar para você.
    • O segundo pé é mais difícil de fazer do que o primeiro, porque você precisa ultrapassá-lo. Faça primeiro a perna que estiver menos flexível.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo fazer com que sua perna suba até a cabeça? Para fazer esse truque, você deve primeiro adquirir flexibilidade e agilidade. Depois de começar a ficar mais flexível, você pode começar a chutar a perna no ar. Certifique-se de que suas duas pernas estejam retas, a que está em pé e a que está no ar. Aponte o pé e chute o mais alto que puder. Certifique-se de não ultrapassar sua zona de conforto e de não se machucar. Essa habilidade leva algum tempo, portanto, não se preocupe se não conseguir imediatamente. Você também pode tirar fotos para monitorar seu progresso. Não tenha pressa em aprender e tenha orgulho de si mesmo por ter chegado até aqui. Além disso, uma dica muito boa é praticar uma vez em seu lado bom e duas vezes em seu lado ruim, para tentar equilibrá-los.
  • PerguntaComo posso me tornar flexível se já tentei todas as coisas que você disse para tentar? Tenho 10 anos, sou muito velho? Você não é velho demais, só precisa ser paciente. Leva tempo para se tornar flexível. Continue praticando regularmente e você chegará lá. Além disso, tente se alongar logo após uma ducha ou banho quente, pois quando os músculos estão quentes, é mais fácil alongá-los.
  • PerguntaQuanto tempo levará para que eu consiga levantar minha perna até a cabeça? Isso depende de sua flexibilidade no início. Se você fizer alongamentos regulares de abertura do quadril e dos isquiotibiais, deverá ser capaz de fazer isso em alguns meses, mas isso depende de sua flexibilidade inicial. Em minha experiência pessoal, levei cerca de um mês de alongamento determinado. No entanto, lembre-se de não alongar demais se estiver sentindo dor.

Dicas

  • Alongue-se sempre pela manhã para aumentar a flexibilidade.
  • Não deixe de se alongar todos os dias para não perder a flexibilidade que adquiriu!
  • Se você conhece alguém que faz ginástica, peça dicas a essa pessoa.

Avisos

  • Se você não conseguir nas duas primeiras vezes, pare e descanse. Volte e tente novamente no dia seguinte.
  • Se você precisar descansar ou parar em algum momento, faça isso. Nenhum desses exercícios pode ser realizado rapidamente e requer muita prática e tempo. Se estiver doendo muito, pare imediatamente. Deve-se sentir apenas uma pequena dor de queimação, nada agudo ou profundamente doloroso.
  • Também não deixe que alguém force o exercício para você, pois isso pode causar lesões.

O que você precisará

  • Shorts
  • Roupas confortáveis
  • Toalha
  • Tênis de ginástica