Como colocar as fixações de esqui nos esquis

Autor do artigo:Gabriel Silva

A montagem de fixações de esqui é algo que pode fazer sozinho se tiver as ferramentas e o conhecimento adequados, incluindo um dispositivo de perfuração e uma broca especial. Se não tiver as ferramentas adequadas ou não estiver confiante na sua capacidade de fazer o trabalho, é sempre melhor mandar montar as suas fixações por profissionais numa loja de esqui. As pranchas de esqui vêm com linhas pré-marcadas que indicam onde o fabricante recomenda a montagem das fixações para diferentes tipos de condução. Em geral, quanto mais para a frente colocar as fixações, mais controlo terá sobre os esquis a baixa velocidade. Quanto mais para trás, mais estáveis são a velocidades mais elevadas.

O que deve saber

  • Para montar as fixações de esqui, necessita de um dispositivo de perfuração para fixações de esqui e de uma broca especial concebida para esquis.
  • Meça o comprimento das suas botas de esqui em centímetros para saber a que distância deve espaçar as fixações.
  • Ajuste o dispositivo de perfuração de fixações de esqui ao comprimento da sua bota e, em seguida, fixe-o a um dos seus esquis.
  • Perfure os orifícios dos parafusos no dispositivo e, em seguida, aparafuse as fixações nos orifícios que perfurou.

Passos

Posicionar as fixações

  1. Etapa 1 Utilize a linha recomendada pela fábrica se não tiver a certeza de que está a usar a linha.'t have a preferred skiing style.
    Utilize a linha recomendada pela fábrica se não tiver um estilo de esqui preferido. As pranchas de esqui têm uma linha central de fixação de esquis predefinida marcada no lado superior, logo atrás do ponto central real. Este é o ponto padrão recomendado para montar as fixações com base no melhor desempenho geral. Monte as suas fixações aqui se não quiser otimizar os seus esquis para um determinado tipo de condução ou se quiser conduzir em todos os tipos de terreno.
    • A linha central recomendada pelo fabricante está em locais ligeiramente diferentes em diferentes tipos de esquis. Por exemplo, em esquis de montanha, a marca está normalmente 2-3 cm (0,79-1,18 pol.) atrás do centro verdadeiro dos esquis.
  2. Passo 2 Coloque as suas fixações no ponto central verdadeiro para andar no parque e no tubo.
    Coloque as suas fixações no ponto central verdadeiro para andar no parque e no tubo. Encontre o centro verdadeiro dos seus esquis medindo-os da ponta à cauda e fazendo uma marca no ponto central exato. Montar as suas fixações de esqui exatamente no meio dos seus esquis ajuda-o a fazer coisas que são comuns em park e pipe riding, como esquiar em estilo switch e equilibrar-se em rails.
    • Lembre-se de que, como o verdadeiro ponto de montagem está alguns centímetros à frente da linha central recomendada pela fábrica, os esquis parecerão mais curtos e não serão tão responsivos e estáveis em altas velocidades. No entanto, serão mais fáceis de manobrar a velocidades mais baixas, o que é muito útil para andar no parque.
    • Muitos esquis têm outras linhas pré-marcadas para além da linha central recomendada pelo fabricante, pelo que poderá não ter de medir os esquis para encontrar a verdadeira marca central. Para andar em parques e tubos, pode haver uma linha que diz algo como 'estilo livre'.
  3. Passo 3 Coloque as fixações 1-3 cm (0.39-1.18 in) para trás da linha central para esquiar em pó.
    Coloque as fixações 1-3 cm (0.39-1.18 in) para trás da linha central para esquiar em pó. Meça 1-3 cm (0.39-1.18 in) para trás a partir da linha central recomendada pelo fabricante e faça uma marca. Utilize este ponto como ponto de montagem se planeia esquiar principalmente em pó fresco ou em neve molhada e lamacenta.
    • Montar as fixações mais atrás desloca o seu peso para trás e torna os esquis mais estáveis, o que o ajuda a 'flutuar' no topo do pó fresco ou da neve profunda e húmida.
    • Para esquiar em pó, os seus esquis podem ter uma linha marcada atrás da linha central recomendada que diz algo como 'freeride'. Pode utilizar esta linha para esquiar em pó em vez de se medir a si próprio.
    • Tenha cuidado para não confundir a linha de freeride com a linha de freestyle, pois elas estão em extremos opostos do espetro.

Montagem das fixações

  1. Passo 1 Meça o comprimento das suas botas de esqui em centímetros.
    Meça o comprimento das suas botas de esqui em centímetros. Utilize uma fita métrica para medir o comprimento das suas botas de esqui em centímetros, desde a ponta do dedo do pé até à parte de trás dos calcanhares. Isto permitir-lhe-á fazer os furos para as fixações com a distância exacta.
    • Se tiver um par de botas antigas e estiver a montar fixações num novo par de esquis, experimente primeiro as botas para se certificar de que ainda lhe servem e de que não precisa também de botas novas.
  2. Passo 2 Ajuste um dispositivo de perfuração de fixações de esqui ao comprimento da sua bota e fixe-o num esqui.
    Coloque um dispositivo de perfuração de fixações de esqui no comprimento da sua bota e fixe-o num esqui. Deslize as guias dos orifícios dos parafusos do dispositivo para mais perto ou para mais longe até corresponderem ao comprimento da sua bota. Posicione o dispositivo num dos seus esquis sobre a linha de orientação do ponto de montagem escolhido.
    • Um gabarito para fixações de esquis prende-se firmemente aos esquis e tem orifícios que deve perfurar para garantir que perfura nos locais correctos para aparafusar as fixações nos esquis. Pode comprar um gabarito online por cerca de 250 USD.
    • Se não tiver as ferramentas adequadas para montar as fixações nos esquis, incluindo o gabarito e as brocas de montagem de esquis, é melhor não o fazer sozinho. Pode acidentalmente fazer os furos nos sítios errados ou furar os esquis até ao fim e estragá-los.
    • A montagem das fixações pode ser feita numa loja de esqui por cerca de 20 a 30 dólares ou até mesmo de graça com uma compra.
    • Tenha em atenção que deve efetuar todo este processo uma vez por cada esqui.
  3. Passo 3 Escolha uma broca de montagem de fixações de esqui com base na composição dos seus esquis.
    Escolha uma broca de montagem de fixações de esquis com base na composição dos seus esquis. Utilize uma broca de 3,5 mm por 9,5 mm para esquis de madeira ou de núcleo composto. Opte por uma broca de 4,1 mm por 9,5 mm se os seus esquis tiverem um núcleo de metal.
    • As brocas para montagem de fixações de esquis são brocas especiais que só permitem perfurar até à profundidade adequada. Evitam que se perfure acidentalmente os esquis até ao fim.
    • Pode comprar uma broca de montagem de fixações de esquis online por cerca de $20 USD.
  4. Passo 4 Faça os furos para os parafusos de fixação com as brocas de montagem de fixações de esquis.
    Efectue os furos para os parafusos de fixação utilizando brocas de montagem de fixações de esquis. Insira a broca de montagem de fixações de esqui escolhida num berbequim elétrico e aperte o mandril para a fixar. Perfure a direito através de cada orifício do gabarito até ao esqui.
    • O gabarito guiará a sua broca e a própria broca assegurará que perfura até à profundidade correcta. É por isso que é essencial utilizar as ferramentas adequadas para instalar as suas fixações de esqui.
  5. Etapa 5 Colocar uma gota de cola para madeira em cada orifício dos parafusos.
    Colocar um pouco de cola de madeira em cada buraco de parafuso. Sopre ou retire as aparas de madeira dos orifícios dos seus esquis. Coloque uma pequena quantidade de cola de madeira em cada buraco para ajudar a fixar os parafusos das fixações nos buracos.
    • A cola também evita que a água entre nos núcleos dos seus esquis.
  6. Passo 6 Aparafusar as fixações aos esquis com os parafusos que as acompanham.
    Aparafuse as fixações aos esquis com os parafusos que vêm com elas. Alinhe os orifícios dos parafusos das fixações com os orifícios que fez nos esquis. Colocar uma ponta de chave de fendas no berbequim elétrico e fixar as fixações aos esquis com os parafusos fornecidos.
    • Também pode utilizar uma chave de fendas manual para aparafusar as fixações nos esquis.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se estiver a andar numa variedade de estilos e terrenos ou se não tiver uma preferência, monte sempre as fixações na linha central recomendada pelo fabricante.

Avisos

  • Não tente montar as fixações de esqui por si próprio se não tiver as ferramentas e competências adequadas para o fazer. Pode acabar por estragar os seus esquis. Gaste alguns dólares para montá-las profissionalmente em uma loja de esqui.

Coisas de que vai precisar

  • Fita métrica
  • Botas de esqui
  • Esquis
  • Fixações de esqui
  • Berbequim elétrico
  • Furador para fixação de fixações de esqui
  • Broca para montagem de fixações de esquis
  • Cola para madeira