Como socar com velocidade

Autor do artigo:Gabriel Silva

Algumas pessoas têm músculos mais explosivos do que outras e, por isso, conseguem dar murros mais rápidos. No entanto, com a prática e uma técnica adequada, pode aumentar a velocidade dos seus golpes. Lembre-se de aquecer corretamente e treinar com propósito para gerar velocidade máxima.

Passos

Lançando o Melhor Jab

  1. Passo 1 Fique na sua posição de jab.
    Fique na sua posição de jab. Um jab é o soco mais rápido que você pode dar. Curve levemente suas costas com os joelhos dobrados. Mantenha os cotovelos virados para dentro em direção ao corpo com os punhos levantados e perto da cara. Coloque o queixo para dentro para proteger o maxilar e apoie-se nas pontas dos pés. O lado do corpo com a mão dominante deve estar inclinado para trás do ombro do lado não dominante.
    • Por exemplo, se quiser lançar um golpe com a mão esquerda, o lado direito do seu corpo deve estar à frente do esquerdo. O seu lado dominante deve estar enrolado e pronto para dar o murro.
    • Prepare a sua mão para dar o soco fechando os dedos. O polegar deve ser mantido fora do punho porque, se o fechar, pode partir os dedos.
  2. Passo 2 Utilizar todo o corpo para dar o murro.
    Utilize todo o seu corpo para dar um murro. Utilizar apenas os músculos dos braços não produz a máxima velocidade ou potência. Utilize o peso e a força do seu corpo à medida que avança com o soco. Dê o seu soco dando um passo à frente e torcendo o seu corpo. Isto utiliza os músculos mais fortes das pernas para impulsionar o soco para a frente.
    • Depois de lançar o jab, volte à sua posição para dar outro soco ou defender um contra-ataque.
    • Quando lançar o seu golpe, estenda totalmente o braço para utilizar todos os músculos do braço.
  3. Passo 3 Permita que os seus músculos recuperem.
    Permita que os seus músculos recuperem. Respire e relaxe depois de dar um murro. Faça uma pausa e não dê vários murros, porque ficará mais lento com cada murro sucessivo. Quando a fadiga desaparecer, continue a praticar. Fazer uma pausa entre os murros permite-lhe concentrar-se em cada murro e gerar o máximo de velocidade possível. Não deve desperdiçar energia em movimentos fracos ou lentos.
    • Dê socos adequados antes de se concentrar na velocidade. A velocidade será inútil se o seu soco for fraco ou quebrar seus dedos.

Aumentar a velocidade através do treino

  1. Passo 1 Concentre-se na técnica.
    Concentre-se na técnica. Uma técnica correcta garante que não há desperdício de movimentos. Pretende que o seu soco seja tão eficiente quanto possível para garantir que o movimento se concentra apenas na velocidade. Evite alargar o cotovelo. O objetivo é dar um soco com velocidade e precisão.
  2. Passo 2 Visualize a sua velocidade.
    Visualize a sua velocidade. Prepare-se psicologicamente para criar velocidade, imaginando objectos rápidos como um avião de combate, um carro de corrida ou um relâmpago enquanto dá o soco. Respire fundo, relaxe e dê o soco como se fosse o objeto rápido que imaginou.
  3. Passo 3 Utilize pesos de mão.
    Utilizar pesos de mão. Faça quatro rondas de dois minutos na caixa de sombra. Utilize pesos de um ou dois quilos para a primeira e terceira ronda. Não use nenhum peso na segunda e quarta ronda e sinta a diferença na velocidade da sua mão.
    • Os benefícios da utilização de pesos no boxe sombra são o aumento da força dos músculos dos ombros e dos braços. Isto não só aumenta a velocidade como também a potência.
  4. Passo 4 Concentre-se na velocidade nas suas sessões de ginásio.
    Concentre-se na velocidade nas suas sessões de ginásio. Realize sprints, exercícios de velocidade e combinações de socos rápidos. Os exercícios de velocidade incluem flexões com velocidade explosiva e abdominais para fortalecer o seu núcleo. Faça boxe sombra, dê murros no saco de boxe e salte à corda à velocidade máxima.
    • Faça 10 x 10 séries de flexões e abdominais. Faça seis rondas de um minuto de boxe sombra, saco de boxe e saltar à corda, descansando apenas 15 segundos entre rondas.
  5. Passo 5 Mantenha-se relaxado.
    Mantenha-se relaxado. Músculos tensos não produzem muita velocidade. O seu movimento deve ser fluido. Não cerre o punho até ao último segundo possível antes de dar um murro. Controle a sua respiração e mantenha os ombros soltos.

Aquecimento para reduzir as lesões

  1. Passo 1 Pratique tanto quanto o seu horário permitir.
    Pratique tanto quanto a sua agenda o permitir. A sua velocidade só aumentará se se dedicar ao trabalho. Os seus golpes não se tornarão mais rápidos se não dedicar tempo. O objetivo é desenvolver a memória muscular, repetindo a mesma técnica vezes sem conta. Completar exercícios e desenvolver uma rotina irá cimentar o movimento na sua memória.
  2. Passo 2 Mantenha-se solto com alongamentos dinâmicos.
    Mantenha-se solto com os alongamentos dinâmicos. Os alongamentos dinâmicos requerem movimento para alongar os músculos, enquanto os alongamentos estáticos requerem que puxe e segure o músculo para sentir o alongamento. Ponha os seus músculos a trabalhar e a aquecer com alongamentos dinâmicos. Alguns exemplos de alongamentos dinâmicos para ajudar na velocidade são os agachamentos, os polichinelos, os saltos à corda e os lunges.
    • Alongue os braços com movimentos de abraço ou rotação dos braços. Desde que sinta que o seu corpo está em movimento e que os seus músculos estão a ser activados, é provável que esteja a fazer alongamentos dinâmicos.
    • Os seus músculos podem ser comparados a elásticos. Estarão apertados e contraídos quando estão frios. Quando aquece os músculos, o movimento torna-se mais fácil. Termine o aquecimento quando sentir que os seus músculos estão soltos.
  3. Passo 3 Usar equipamento adequado.
    Use equipamento adequado. Use vestuário desportivo e calçado adequado. As roupas devem ser confortáveis e não devem restringir os movimentos. Certifique-se de que calça bem os sapatos para obter uma tração adequada.
    • Não coma uma refeição pesada antes do treino nem pratique com o estômago vazio. Coma uma refeição ligeira e saudável para aguentar o treino, uma vez que a comida de plástico oleosa, como os hambúrgueres, o deixará letárgico. Lembre-se de beber muita água enquanto treina para se manter hidratado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    As flexões fazem-no dar socos mais rápidos?
    As flexões ajudam-no a bater com mais força, mas a velocidade vem das suas pernas e da capacidade de bater os pés rapidamente. Sugiro que trabalhe as suas pernas com lunges, agachamentos e exercícios de salto, bem como o seu núcleo com crunches, pranchas e elevações de pernas.

Dicas

  • Não espere ficar mais rápido em apenas um dia, é preciso tempo e determinação.
  • Relaxe o máximo que puder enquanto estiver socando, pois músculos tensos trabalharão contra você.
  • Compre um peso de haltere que você possa suportar.

Avisos

  • Ao dar socos com pesos, tenha cuidado para não estender totalmente o braço ou o cotovelo pode ser facilmente hiperestendido. A força muscular será realmente construída ao parar os pesos antes que seu braço atinja a extensão total.
  • Não continue a dar murros se a sua mão ou dedos doerem, pois pode não ter utilizado a técnica correcta e ter-se magoado.
  • Pare se sentir falta de ar ou tonturas. Não se esforce demasiado.
  • Relaxe se for preciso.