Como dar um soco mais forte e mais rápido

Autor do artigo:Gabriel Silva

Dominar um soco rápido e potente é fundamental para se tornar um bom boxeador. Isso começa com o aperfeiçoamento de sua forma e o uso de todo o corpo, e não apenas do braço, para gerar força. Aprender a mirar corretamente e a socar dentro do alcance dará mais velocidade aos seus socos, e você pode aumentar a força usando técnicas de treinamento que desenvolvem seus músculos da maneira correta. Se estiver pronto para levar suas habilidades de soco para o próximo nível, consulte a Etapa 1.

Etapas

Trabalhando em sua forma

  1. Etapa 1 Assuma a postura correta.
    Assuma a postura correta. O posicionamento de seus pés e pernas é fundamental para um bom soco, pois o soco envolve todo o seu corpo. Posicione seus pés um pouco mais afastados do que a largura dos ombros. Dobre um pouco os joelhos para que você possa girar em direção ao alvo com facilidade e jogar seu peso por trás dos socos.
    • Se estiver socando com a mão direita, o pé direito deve ficar ligeiramente para trás com o calcanhar levantado. Se estiver socando com a mão esquerda, o pé esquerdo deve estar ligeiramente recuado com o calcanhar levantado.
    • Ao dar o soco, seus pés girarão na direção do soco. Eles não devem sair do chão quando você estiver dando um soco forte. Se você levantar os pés, estará tirando parte do peso do seu corpo da equação e o soco não será tão forte.
  2. Etapa 2 Mantenha os olhos em seu alvo.
    Mantenha seus olhos em seu alvo. Seu foco nunca deve sair do alvo. Nunca feche os olhos ou desvie o olhar; para mirar corretamente e executar o soco com força e precisão, mantenha-se totalmente concentrado. Encaixe um pouco o queixo para que, ao socar, ele fique protegido pelo braço de soco.
  3. Etapa 3 Gere força com os quadris e o tronco.
    Gere força com os quadris e o tronco. Ao iniciar o soco, gire os quadris e o tronco em direção ao alvo. Tente se posicionar de modo que a rotação seja a mais completa possível, mesmo que esteja muito próximo do alvo. Seu soco será mais forte se for capaz de girar completamente, em vez de fazer um pivô menor. Você deve realmente sentir o peso do seu corpo ao dar o soco.
    • Ao praticar o soco, preste atenção nos quadris. Gire-os rápida e vigorosamente em direção ao alvo, como se fosse atingi-lo com os quadris em vez do punho. Isso o ajudará a gerar a força necessária para um soco forte e rápido.
    • Ao girar, você não deve precisar se inclinar para frente ou se esticar. Se tiver de se esticar muito para atingir o alvo, você perderá força.
  4. Etapa 4 Levante o braço para frente.
    Levante o braço para frente. Mantenha os ombros soltos até estar pronto para dar o soco e, em seguida, leve o braço para a frente de modo que possa alcançar facilmente a pessoa que está socando. Mantenha a mão relaxada até que o braço esteja em movimento e, em seguida, feche o punho para que o soco tenha um impacto forte.
    • Ao fechar o punho, coloque os quatro dedos para dentro. Certifique-se de que o baque envolva os dedos, para que não fique preso no soco.
    • Envolver as mãos antes de começar, ajudará a evitar lesões e tornará o soco mais potente.
    • Não erga o punho antes de dar o soco, pois isso faz com que o oponente saiba do seu plano antes de você ter a chance de golpear. Isso é chamado de telegrafia e resulta em partidas perdidas.
  5. Etapa 5 Conecte-se e expire.
    Conecte-se e expire. Ao fazer contato com o alvo, expire bruscamente. Pode ser necessário um pouco de prática para cronometrar sua respiração de modo que você expire a cada soco, mas vale a pena o esforço para entrar no ritmo respiratório correto. Inspire antes do soco e expire ao desferi-lo, jogando toda a energia do seu corpo no golpe.
    • Depois de dar o soco, volte à posição para o próximo.
    • Lembre-se de manter o queixo para dentro para estar preparado para um contragolpe, se ele vier.

Aprimorando sua velocidade e potência

  1. Etapa 1 Leve em conta o alcance quando estiver're punching.
    Leve em conta o alcance quando estiver dando um soco. Você só deve dar um soco quando estiver no alcance perfeito para fazê-lo com a maior potência possível. Isso significa estar perto o suficiente para dar o soco sem se inclinar ou se esticar para frente. Você deve ser capaz de se conectar com o braço esticado, mas não estendido demais.
    • Quando você precisa se inclinar para frente para completar um soco, uma parte significativa da potência do soco é perdida.
    • Pratique usando um saco de pancadas até que você tenha certeza da distância que deve manter do alvo quando estiver socando. A distância dependerá do comprimento de seu braço e de sua amplitude de movimento.
  2. Etapa 2 Movimente todo o seu corpo.
    Movimente todo o seu corpo. A importância de usar todo o seu corpo para dar um soco, e não apenas o braço, não pode ser exagerada. Embora você possa mover o braço mais rapidamente quando não precisa girar o corpo, o soco será muito menos potente se você usar apenas o braço.
    • O uso dos músculos das pernas permitirá que você gere força e velocidade ao socar. Os músculos das pernas são os maiores e mais fortes de seu corpo e devem estar por trás de cada soco.
    • Lembre-se de não levantar os pés do chão ao socar, pois isso o desequilibra e tira parte de sua força. Mantenha-se rápido em seus pés, mas mantenha-os próximos ao chão.
  3. Etapa 3: Dê socos de diferentes ângulos.
    Dê socos de diferentes ângulos. Quando estiver em uma luta, você não dará um soco exatamente da mesma maneira todas as vezes. Aprenda a determinar qual tipo de soco será o mais poderoso em uma determinada situação. Trabalhe para dominar os seguintes ângulos básicos de soco a fim de aumentar sua vantagem na luta:
    • Cruzado de direita ou de esquerda: Esse é um dos socos mais poderosos. Se estiver dando um soco com a mão direita, o pé esquerdo deve ficar para trás; o oposto é verdadeiro se estiver dando um soco com a mão esquerda. Gire seu corpo bruscamente ao dar o soco.
    • Jab, ou soco frontal: Para este, comece com o pé de soco para frente. Se estiver socando com a mão direita, o pé direito deve estar para frente, e o oposto é verdadeiro se estiver socando com a mão esquerda. Desloque seu peso ligeiramente para frente e gire o braço ligeiramente para dentro ao socar. Certifique-se de não ter que se esticar demais.
    • Gancho esquerdo ou direito: se estiver lançando um gancho esquerdo, todo o seu corpo deve girar para a direita ao socar. Seu calcanhar direito cai enquanto o esquerdo se levanta quando você estende o braço. Adote a abordagem oposta se estiver lançando um gancho de direita.
    • Uppercut: Ao dar um soco, vire o punho de modo que a palma da mão fique voltada para cima e dê um soco da cintura para cima em um movimento diagonal. O soco é mais potente se for dado na diagonal.
  4. Etapa 4 Obtenha o tempo certo.
    Obtenha o tempo certo. Como a distância é muito importante quando você quer dar o soco mais forte, é importante perceber que nem todo soco será o mais forte. Quando você estiver um pouco fora do alcance, talvez tenha que dar alguns socos menos potentes enquanto tenta encontrar o posicionamento correto para um soco mais potente. As circunstâncias a seguir são bons momentos para se posicionar para dar seu soco mais forte:
    • Quando seu oponente estiver no ato do soco, pois ele estará mais concentrado nisso do que no que você está fazendo.
    • Quando ele for pego de surpresa. Você pode criar essa situação dando um soco em um ritmo irregular ou usando ângulos inesperados.
    • Quando ele estiver atordoado por um soco anterior. Tente começar com um jab rápido para se preparar para um poderoso cruzado de direita.

Treinamento para obter um soco melhor

  1. Etapa 1 Pratique socos lentos.
    Pratique socos lentos. Os socos mais poderosos não são, na verdade, os mais rápidos. Seu braço pode se mover mais rapidamente do que o resto do corpo, portanto, esperar que o corpo alcance o soco torna o soco mais lento. Mesmo que um soco potente seja mais lento, haverá momentos em que você terá tempo suficiente para executar um soco lento, mas extremamente forte. Vale a pena praticar o soco em uma velocidade mais lenta para que você possa sentir toda a potência que surge quando você dá tempo ao seu corpo para apoiar o punho.
    • Tente dar um soco na metade da velocidade quando estiver treinando. Force-se a diminuir a velocidade e concentre-se em usar os músculos das pernas e o tronco para maximizar sua potência.
    • Lembre-se de onde veio essa força quando você acelerar o ritmo. Embora você nunca dê socos na metade da velocidade durante uma partida, pode se concentrar em usar as pernas e o tronco para gerar o máximo de potência possível.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Asher Smiley

    Treinador de defesa pessoal
    Asher Smiley é o proprietário e instrutor principal da Krav Maga Revolution em Petaluma, Califórnia. Asher obteve uma certificação de instrutor de nível 1 no sistema americano Krav Maga. Em 2017, ele treinou com a Federação Internacional de Kapap Combat Krav Maga International, concluindo seu seminário tático de 7 dias e o curso de instrutor CKMI de 8 dias.
    Treinador de defesa pessoal Asher Smiley

    Evite treinar com faixas de resistência para aprender a forma correta. Ao usar uma faixa de resistência, você não conseguirá dar o soco na forma técnica correta. Você está exercitando seus músculos, mas é um pouco diferente. Você não está golpeando com precisão da maneira que acha que está.

  2. Etapa 2 Pratique com um speed bag.
    Pratique com um saco de velocidade. A velocidade é tão importante quanto a potência, pois se você for muito lento, seu oponente terá tempo para dar muito mais socos. Treine com um saco de velocidade e veja o quão rápido seus braços podem voar. Certifique-se de usar a forma adequada e lembre-se de manter o polegar afastado dos nós dos dedos ao socar.
    • A maior parte do speed bag, a barriga, deve ser pendurada na mesma altura de seu nariz. Pendurá-lo muito alto fará com que você use uma forma inadequada quando estiver treinando.
    • Concentre-se em manter o saco em movimento constante e sempre sob seu controle. Comece devagar, alternando socos com o braço direito e esquerdo. À medida que ganhar controle, acelere os socos.
  3. Etapa 3 Mantenha seu treinamento de força sob controle.
    Mantenha seu treinamento de força sob controle. Fazer algum treinamento de força é uma boa maneira de manter seu corpo na melhor forma possível, mas o treinamento de força sozinho não o torna um boxeador mais forte ou mais rápido. Você precisa treinar seus músculos para dar socos, socando, e não levantando pesos. Dito isso, é uma boa ideia ter uma rotina de treinamento de força que fortaleça suas pernas e seu núcleo para obter o máximo de potência.
    • Tente levantamento terra para desenvolver a força geral do corpo em suas pernas, tronco e braços.
    • Agachamentos, flexões e flexões de braço são bons exercícios para desenvolver a força que se traduz em socos melhores.
  4. Etapa 4 Faça exercícios cardiovasculares.
    Faça exercícios cardiovasculares. Os melhores exercícios cardiovasculares para desenvolver o tipo de condicionamento físico que você precisa para ser um bom boxeador são nadar e pular corda. Quando você precisar de uma pausa no treinamento regular, procure esses exercícios cardiovasculares como boas alternativas. Correr, andar de bicicleta e outros exercícios cardiovasculares são benéficos, mas eles não desenvolvem a força que ajuda especificamente seu corpo quando você quer dar um soco forte durante uma luta de boxe.
  5. Etapa 5 Experimente o treinamento isométrico.
    Experimente o treinamento isométrico. Uma contração muscular isométrica ocorre quando o músculo se contrai sem alterar o comprimento. Você pode praticar esse tipo de contração empurrando o máximo que puder contra um objeto fixo, como uma parede. Usar o treinamento isométrico para exercitar os braços ensina seu corpo a armazenar força que pode ser rapidamente utilizada em sua capacidade máxima. Experimente esta rotina para exercitar seus braços:
    • Feche um punho e empurre-o contra uma parede com toda a força que puder. Use todo o seu corpo para empurrar o punho por 10 segundos e, em seguida, repita com a outra mão.
    • Tente fazer 15 repetições e 3 séries por braço por sessão de treinamento. Fazer esse exercício em dias alternados fortalecerá seus músculos.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Estude anatomia para saber onde um soco pode causar mais danos.
  • Lembre-se de que o equilíbrio é a chave para retrair rapidamente um soco.
  • Não coloque o polegar em seu punho. Se fizer isso, a força da mão se deslocará até o polegar e ele se machucará.

Advertências

  • Não ataque um saco de pancadas com as mãos nuas, pois você corre o risco de danificar os pulsos e os nós dos dedos.
  • Nunca pratique em pessoas, pois você provavelmente machucará alguém ou a si mesmo.
  • Sempre considere seu tamanho/altura em relação ao do oponente.
  • Não dê socos em pessoas sem um motivo real. Dar um soco não é uma solução produtiva para nenhum problema.