Como se proteger em uma tempestade com raios

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os raios são um fenômeno belo e inspirador, mas podem ser mortais. Nos últimos 30 anos, os raios mataram uma média de 67 pessoas por ano somente nos Estados Unidos. Felizmente, a maioria das mortes relacionadas a raios pode ser evitada. Siga estas etapas para a segurança na próxima vez que houver fogo no céu.

Etapas

Abrigar-se e manter-se seguro

  1. Etapa 1 Procure abrigo imediatamente.
    Procure abrigo imediatamente. Se você for pego por uma tempestade de raios, a chave para minimizar o perigo é entrar em uma estrutura de proteção. Embora a maioria das pessoas busque abrigo quando um raio parece estar próximo, é comum esperar muito tempo para procurar abrigo. Se você conseguir detectar um raio, ele pode estar próximo o suficiente para atingi-lo. Não espere que ele atinja você. Não espere que ele caia bem perto de você (ou em cima de você) para se proteger. Nunca fique embaixo de uma árvore alta ou baixa e evite ficar perto de linhas de transmissão de energia, pois ambas são excelentes condutoras de eletricidade e podem causar a morte, se não ferimentos graves. Procure abrigo próximo ou embaixo de um abrigo de pedra, como uma caverna.
    • Edifícios substanciais e frequentemente habitados (aqueles aterrados com encanamento, sistemas elétricos e, se possível, para-raios) são os melhores.
    • Se não conseguir encontrar uma estrutura substancial, entre em um carro com teto e laterais de metal. Se o carro for atingido, a estrutura metálica conduzirá a eletricidade ao seu redor, e não através de você. Certifique-se de que todas as janelas estejam fechadas e as portas fechadas. Tenha cuidado para não se encostar em nenhum metal - se o fizer, o raio será conduzido para dentro de seu corpo se atingir o carro. Não use o rádio.
    • Evite estruturas pequenas, como banheiros públicos independentes. Coberturas abertas e abrigos contra chuva também não são adequados. Essas estruturas atraem raios e não oferecem proteção, o que as torna mais perigosas de se estar por perto.
    • Ficar embaixo de uma árvore é uma péssima opção. Os raios atingem objetos altos e, se a árvore sob a qual você está for atingida, você também poderá ser atingido ou ferido pela árvore.
    • Traga seus animais de estimação. Casinhas de cachorro e outros abrigos para animais de estimação não são proteção adequada contra raios. Um animal de estimação amarrado a uma cerca tem um risco muito maior de ser atingido por um raio.
  2. Etapa 2: Fique longe de janelas.
    Fique longe das janelas. Mantenha as janelas fechadas e tente ficar dentro dos cômodos internos da estrutura. As janelas fornecem um caminho direto para o raio viajar.
  3. Etapa 3 Não toque't touch anything metal or electrical.
    Não toque em nada metálico ou elétrico. O uso de um telefone fixo é a principal causa de ferimentos relacionados a raios nos EUA. Os raios podem entrar na residência por meio de qualquer material que conduza eletricidade. Isso inclui telefones fixos, fiação elétrica e encanamento.
    • Não toque em nenhuma tomada elétrica durante uma tempestade. Não desconecte nenhum dispositivo da tomada durante uma tempestade com raios, pois o impacto pode ser transferido para você.
    • Não se deite em pisos de concreto nem se encoste em paredes de concreto. A maior parte do concreto tem uma malha de arame que pode conduzir eletricidade.
    • Fique fora da banheira ou do chuveiro e evite piscinas cobertas.
    • Em um carro, tente evitar tocar em qualquer parte da estrutura metálica ou do vidro do carro.
  4. Etapa 4 Fique em casa.
    Fique em casa. Fique dentro de casa por pelo menos 30 minutos após o último ataque. Não saia só porque a chuva está começando a diminuir. Ainda há um risco significativo de queda de raios em uma tempestade que está se afastando.

Como sobreviver a tempestades ao ar livre

  1. Etapa 1 Minimize seu risco.
    Minimize seu risco. Se você absolutamente não puder se abrigar durante uma tempestade com raios, faça tudo o que puder para reduzir o risco de ser atingido por um raio.
    • Vá para uma elevação mais baixa. É muito mais provável que um raio atinja objetos em altitudes mais elevadas. Faça o possível para ficar o mais baixo possível.
    • Evite grandes espaços abertos onde você seja mais alto do que qualquer outra coisa ao seu redor, como um campo de golfe ou de futebol.
    • Fique longe de objetos isolados, como árvores e postes de luz.
    • Afaste-se de veículos desprotegidos, como carrinhos de golfe, e estruturas desprotegidas, como abrigos de piquenique. Evite estruturas metálicas longas, por exemplo, arquibancadas.
  2. Etapa 2 Saia da água.
    Saia da água. Se estiver pescando ou nadando, saia da água imediatamente e afaste-se do corpo d'água. Ficar perto da água é extremamente perigoso durante uma tempestade de raios.
  3. Etapa 3 Espalhe-se.
    Espalhe-se. Se você for pego em uma tempestade de raios com um grupo de pessoas, mantenha uma distância de pelo menos 15,2 a 30,5 m (50 a 100 pés) entre cada pessoa. Isso reduzirá o risco de um raio passar de uma pessoa para outra.
    • Faça uma contagem de pessoas após cada impacto próximo. Isso garantirá que qualquer pessoa atingida receba atendimento emergencial rapidamente.
  4. Etapa 4 Retire sua mochila.
    Retire sua mochila. Se estiver caminhando com uma mochila de estrutura metálica, retire-a assim que detectar um raio. Certifique-se de deixá-la a pelo menos 30,5 m (100 pés) do local onde estiver se abrigando.
  5. Etapa 5 Assuma o
    Assuma o 'agachamento relâmpago'. Agache-se com os pés juntos, com a cabeça voltada para o peito ou entre os joelhos e com as mãos cobrindo as orelhas ou encostadas nos joelhos. Não se deite no chão, pois isso faz com que o raio tenha um alvo maior.
    • Essa é uma posição difícil de manter e definitivamente não garante sua segurança. Entretanto, ao facilitar o fluxo do raio sobre seu corpo em vez de atravessar órgãos vitais, você poderá sofrer menos lesões.
    • Cubra os ouvidos e feche os olhos para se proteger contra trovões e relâmpagos brilhantes.
  6. Etapa 6: Fique atento à iminência de um raio.
    Fique atento à iminência de um raio. Se um raio estiver prestes a cair sobre você ou perto de você, seus cabelos podem ficar em pé ou você pode sentir um formigamento na pele. Objetos metálicos leves podem vibrar e você pode ouvir um som crepitante ou um som de 'kee kee'. Se você detectar qualquer um desses sinais, assuma imediatamente o agachamento para raios.
  7. Etapa 7 Use botas de borracha.
    Use botas de borracha. Elas são feitas de um material que é um mau condutor elétrico.

Como tomar precauções

  1. Etapa 1 Planeje com antecedência.
    Planeje com antecedência. A melhor maneira de evitar ferimentos causados por uma tempestade com raios é evitá-la completamente. Faça seus planos tendo em mente o tempo perigoso. Ouça a previsão do tempo local e preste atenção especial aos avisos de tempestades com raios.
    • Pesquise o clima local: em algumas áreas, é quase certo que haverá uma tempestade com raios nas tardes de verão. Programe suas atividades para evitar muitas situações de alto risco. Esses dias quentes e abafados são exatamente o que uma tempestade precisa para começar.
  2. Etapa 2 Observe os céus.
    Observe os céus. Quando estiver fora de casa, observe o céu em busca de sinais de aproximação de tempestades, como chuva, escurecimento do céu ou nuvens cumulonimbus altas. Se você puder prever os raios antes da primeira queda, poderá evitar ser pego em uma situação ruim.
    • Observe que os raios podem, no entanto, cair mesmo na ausência desses indicadores.
  3. Etapa 3 Calcule a distância até o raio.
    Calcule a distância até o raio. Se as condições permitirem boa visibilidade e não for prático procurar abrigo sempre que perceber um raio, use a regra dos 30 segundos: se o tempo entre o relâmpago e o trovão resultante for de 30 segundos ou menos (também conhecido como 6 milhas (9,7 km) ou menos), vá para o abrigo imediatamente.
  4. Etapa 4 Planeje sua resposta.
    Planeje sua resposta. Se você estiver em uma área onde espera ver tempestades de raios, saiba onde estão os abrigos seguros. Comunique seus planos ao seu grupo para que todos saibam o que fazer em uma emergência.
  5. Etapa 5 Prepare um kit de emergência...
    Prepare um kit de emergência. Esteja pronto com primeiros socorros e outros itens essenciais para desastres. Você pode ficar sem energia durante uma tempestade, portanto, tenha fontes alternativas de luz disponíveis.
  6. Etapa 6 Instale um para-raios.
    Instale um para-raios. Se você mora em uma área propensa a raios, a instalação de um para-raios pode ajudar a proteger sua família e sua propriedade.
    • Peça que seu para-raios seja instalado por um profissional. Um para-raios instalado incorretamente pode aumentar a chance de um raio cair.

Tratamento de vítimas de queda de raio

  1. Etapa 1 Ligue para os serviços de emergência.
    Ligue para os serviços de emergência. Como a queda de um raio pode causar parada cardíaca, pode ser necessária uma ressuscitação agressiva. Se não puder discar para o número 9-1-1, designe outra pessoa para fazê-lo.
  2. Etapa 2 Certifique-se de que é seguro ajudar.
    Certifique-se de que é seguro ajudar. Não se coloque em perigo ao tentar ajudar uma vítima de queda de raio. Espere até que o perigo imediato tenha passado ou leve a vítima para um local mais seguro.
    • Apesar do mito comum, um raio pode atingir o mesmo lugar duas vezes.
  3. Etapa 3 Inicie a RCP.
    Inicie a RCP. As pessoas atingidas por raios não retêm carga elétrica, portanto, você pode tocá-las imediatamente e iniciar o tratamento. Não remova as roupas queimadas, a menos que seja absolutamente necessário.
    • Realize a RCP infantil se a vítima for uma criança.
    • Faça RCP para adultos em vítimas adultas.
  4. Etapa 4 Trate a vítima quanto a choque.
    Trate a vítima quanto ao choque. Deite a vítima de costas com a cabeça um pouco mais baixa do que o tronco. Eleve e apóie as pernas.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Onde posso ficar se minha casa tiver muitas janelas?
    Você deve ficar no meio do seu quarto. Desde que não esteja diretamente ao lado da janela, não se preocupe com isso.
  • Pergunta
    Por que é mais seguro ficar na parte mais baixa da casa durante uma tempestade?
    Porque isso lhe dá menos chance de ser atingido por um raio. Se você estiver dentro de casa, ainda assim é necessário tomar precauções.
  • Pergunta
    Posso usar eletrônicos sem fio, como meu tablet?
    Sim, mas mantenha-o desconectado da tomada. Se sua casa for atingida por um raio, não só você pode ser atingido, mas se ele atingir a casa, seu tablet pode sofrer danos.

Dicas

  • Fique longe de janelas, caso uma delas se quebre com o vento.
  • Barcos pequenos são lugares perigosos para se estar em uma tempestade. No entanto, se não for possível chegar à costa, não entre na água - permaneça no barco, mesmo que seja um veleiro aberto com mastro. Há uma crença equivocada de que estar na água é mais seguro, mas um raio pode atingir a água com a mesma facilidade (ou a carga elétrica pode ser transportada pela água) e, se você for atingido e ficar inconsciente, não é bom estar na água.
  • Se uma tempestade estiver se aproximando, proteja os aparelhos eletrônicos e elétricos desconectando-os da tomada com antecedência. Não use telefones com fio, pois os raios podem atravessar os fios. Não desconecte nada da tomada durante uma tempestade de raios, apenas com antecedência.

Avisos

  • Ao procurar um local mais baixo, tente escolher uma área que seja segura contra inundações.
  • Não tente observar uma tempestade através de uma janela ou porta aberta ou de uma varanda. Áreas não fechadas não são seguras, mesmo que estejam em um abrigo adequado.
  • Tempestades severas podem produzir (e às vezes produzem) tornados com pouco ou nenhum aviso. *Mantenha-se alerta para condições meteorológicas potencialmente ameaçadoras à vida se as tempestades na área forem particularmente fortes. Fique alerta mesmo que não haja avisos de tempestades.
  • Não toque em alguém que esteja sendo eletrocutado (a menos que esteja usando materiais não condutores, como madeira, plástico, borracha etc.).