Como se proteger dos cães enquanto passeia

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se gosta de passear ao ar livre, é inevitável que se cruze com cães. A maioria dos cães está acompanhada pelo seu dono, mas pode ocasionalmente cruzar-se com um cão sem trela. Quer um cão esteja com trela ou não, pode por vezes representar um perigo para pessoas que não conhece. Você pode se proteger de cães enquanto caminha lidando com um cão que se aproxima, evitando encontros com cães, bloqueando um ataque e se aproximando de um cão da maneira correta.

Passos

Lidar com um cão que se aproxima

  1. Passo 1: Leve proteção.
    Leve proteção. Dependendo do local onde está a caminhar, escolha uma forma de se proteger. Pode optar por levar um pau grande, um apito para cães, um spray dissuasor de cães ou uma arma de choque.
    • Pode comprar produtos comerciais que comprovadamente impedem ataques de cães.
    • Procure um apito que irrite os cães. Pode soprar o apito e a maioria dos cães fugirá de si. Um apito tradicional também pode funcionar ao assustar o cão.
    • Para além da arma de choque tradicional, pode encontrar bastões de choque que não só funcionam nos cães, como também os podem assustar antes de ter de os utilizar. O cão verá o bastão e ouvirá a sua carga eléctrica, assustando-o.
  2. Passo 2 Evite olhar o cão nos olhos.
    Evite olhar o cão nos olhos. Não estabeleça contacto visual porque o cão pode ver isso como um desafio. Em vez disso, observe o cão na sua visão periférica.
    • Vire-se num ângulo de 90 graus em relação ao cão para lhe comunicar que não está a ameaçá-lo.
  3. Passo 3 Mantenha a boca fechada.
    Mantenha a boca fechada. Mostrar os dentes é um sinal de agressividade para os cães, pelo que sorrir ou ter a boca aberta pode indicar ao cão que é uma ameaça. Em vez disso, pressione os lábios para esconder os dentes.
  4. Passo 4 Gritar comandos firmes para o cão.
    Grite comandos firmes para o cão. Embora os comandos possam não funcionar tão bem com cães vadios, gritar um comando firme de uma só palavra pode fazer com que o cão se afaste. Tente comandos como 'Pare', 'Não' e 'Para trás'. Não utilize uma voz amigável quando falar com o cão e evite gritar ou berrar.
  5. Passo 5 Borrifar água no cão.
    Borrife água no cão. Leve consigo uma garrafa de spray ou uma garrafa de água com bocal. Se for abordado por um cão agressivo, borrifá-lo com água pode fazê-lo fugir.

Bloquear um ataque

  1. Passo 1 Evitar fugir.
    Evite fugir. Se fugir, o cão tentará instintivamente apanhá-lo. Ele vê-lo-á como uma presa a perseguir. Em vez disso, deve fazer com que pareça que não é uma ameaça e que não é uma presa.
  2. Passo 2 Levantar o joelho.
    Levante o joelho. Proteja o tronco e o rosto, levantando o joelho à frente do corpo. Se o cão morder ou arranhar, não conseguirá atingir o seu estômago, pescoço ou rosto.
  3. Passo 3 Cruzar os braços à frente do rosto.
    Cruze os braços à frente do rosto. As raças maiores vão instintivamente para o seu rosto, por isso bloqueie-as com os braços. Cruzar os braços cria uma barreira mais forte do que simplesmente agitar os braços à frente do rosto.
    • Proteja ainda mais a sua cabeça, enfiando-a debaixo dos braços. Incline a cabeça para a frente e dobre os braços cruzados para trás, de modo a cobrir a cabeça.
  4. Passo 4 Enrole-se numa bola.
    Enrole-se numa bola. Uma vez que os cães têm instinto de presa, enrolar-se numa bola pode acabar com a vontade do cão de atacar. Embora possa ter medo de se deitar no chão, esta é a opção mais segura durante um ataque de um cão. Faça-se de morto.
    • Não se mexa nem tente fugir. Enrole-se o mais possível numa bola.
    • Retire qualquer peça de roupa que possa estar à volta do pescoço, pois o cão pode puxá-la para brincar ao cabo de guerra, o que o pode estrangular.
    • Lute apenas se o cão for pequeno. Se ripostar, o cão pode lutar com mais força, especialmente se for de uma raça maior que o possa dominar.
  5. Passo 5 Ignorar o cão.
    Ignore o cão. Não tente envolver o cão de forma alguma enquanto estiver no chão. Isto significa que não deve olhar para o cão, não deve tentar falar com ele e não deve tentar acalmá-lo fazendo-lhe festas. O cão está em modo de ataque, e interagir com ele só o vai antagonizar ainda mais.
    • Pode continuar a gritar comandos, se assim o desejar.
  6. Passo 6 Evite afastar-se se o cão o morder.
    Evite afastar-se se o cão o morder. O cão só vai lutar para morder com mais força e agarrar-se se tentar afastar-se. Além disso, pode rasgar mais a pele e piorar a ferida.

Evitar encontros com cães

  1. Passo 1 Escolha locais mais seguros para passear.
    Escolha locais mais seguros para passear. Se sabe que os cães frequentam uma determinada área, escolha outro caminho para o seu passeio. Isto é especialmente importante se os cães forem vadios, pois é mais provável que tenham fome ou sejam territoriais.
    • Embora seja comum os cães partilharem os passeios com as pessoas, pense se se sente à vontade com cães antes de ir para uma área popular para passear com cães. Os cães conseguem sentir emoções e saberão se está desconfortável, o que pode provocar stress.
    • Esteja atento quando passear em estradas rurais. Os cães indesejados são muitas vezes abandonados no campo e deixados à sua sorte, o que dá origem a cães de rua ao longo das estradas rurais.
    • Leve sempre um bastão grande e outros artigos de proteção, como uma arma de choque, quando andar sozinho numa estrada rural.
    • Se vai dar um passeio para explorar uma nova área, pergunte aos habitantes locais sobre a probabilidade de encontrar cães. Nalguns países ou zonas rurais, os cães andam em matilhas, pelo que deve obter informações sobre como se manter em segurança antes de sair para explorar.
  2. Passo 2 Atravesse a rua se vir um cão cercado.
    Atravesse a rua se vir um cão cercado. Os cães são muito territoriais e defenderão agressivamente a sua casa. Se vir um cão ou souber que um cão vive numa determinada casa, altere o seu percurso para evitar o cão. Os cães de grande porte podem saltar vedações se estiverem agitados.
  3. Passo 3 Certifique-se de que não surpreende um cão.
    Não surpreenda um cão. Se vir um cão que está a caminhar perto de si ou que está envolvido numa atividade nas proximidades, não se aproxime dele. O melhor é caminhar calmamente na direção oposta. Surpreender um cão pode fazer com que até o cão mais gentil aja de forma agressiva porque tem medo.

Aproximar-se de um cão da forma correcta

  1. Passo 1 Perguntar ao cão's owner before you approach.
    Pergunte ao dono do cão antes de se aproximar. Alguns cães não estão preparados para conhecer pessoas novas, por isso não assuma que um cão que está a passear quer ser acariciado. O dono também pode dar conselhos sobre a melhor forma de interagir com o cão se este for amigável.
    • Não corra nem se aproxime rapidamente de um cão.
    • Nunca se aproxime ou faça festas a uma cadela que esteja a amamentar os seus cachorros.
  2. Passo 2 Manter a mão espalmada com os dedos juntos.
    Mantenha a sua mão plana com os dedos juntos. Uma mão plana mantê-lo-á seguro e mostrará ao cão que não é uma ameaça. Estenda a mão, mas não toque no cão até que ele esteja pronto.
  3. Passo 3 Esperar que o cão venha ter consigo.
    Espere que o cão venha ter consigo. Se o cão estiver recetivo a que lhe faça festas, então virá ter consigo. Mantenha a mão estendida para que o cão o possa cheirar e decidir se quer que lhe faça festas.
    • Se tiver medo, não estenda a mão ao cão. Os cães sentem as suas emoções e podem ficar assustados.
  4. Passo 4 Observar o cão's behavior.
    Observe o comportamento do cão. Um cão amigável levanta as orelhas e baixa a cabeça. Um cão que incline as orelhas para trás, rosne ou se acobarde não quer ser acariciado, por isso afaste-se lentamente. Se o cão mostrar que está bem consigo, acaricie-o com cuidado.
    • Acariciar o cão apenas na cabeça ou na parte superior das costas. Acaricie ligeiramente o cão nos seus pontos seguros, evitando a barriga, a cauda, as orelhas e as patas.
  5. Passo 5 Dar uma guloseima ao cão.
    Dê uma guloseima ao cão. Se sabe que há muitos cães no local onde gosta de passear, considere a possibilidade de levar uma guloseima, como um osso de leite. Dar uma pequena guloseima ao cão pode fazer de vocês amigos instantâneos.
    • Pergunte ao dono do cão antes de lhe dar uma guloseima. O cão pode estar a fazer uma dieta especial ou pode já ter comido uma guloseima.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Posso assustar um cão com um determinado som?
    Depende do cão, pois todos têm personalidades diferentes. Alguns podem assustar-se com um som alto ou com um grito, enquanto outros podem tornar-se mais agressivos.
  • Questão
    O que acontece se eu estabelecer contacto visual com um cão que ladra?
    Depende do cão e da sua relação com ele. Se for um cão desconhecido, ele pode encarar isso como uma ameaça ou um convite para atacar.
  • Questão
    Posso disparar contra um cão se ele estiver a tentar atacar-me?
    As leis variam consoante a sua área, mas, em geral, se acreditar que a sua vida está em perigo imediato, pode defender-se. O spray de pimenta pode ser uma opção melhor se viver numa área com leis de armas muito rigorosas ou se tiver pouca experiência com segurança de armas. Verifique as leis e regulamentos locais antes de transportar uma arma fora de casa.

Vídeo

Dicas

  • Procure imediatamente tratamento médico se for mordido por um cão, pois as mordeduras de animais podem infetar rapidamente. Obtenha as informações do dono, se o cão tiver dono, porque é ele que deve pagar as despesas médicas.
  • Denuncie qualquer ataque de animal que aconteça com você.

Avisos

  • Verifique se as armas de choque ou o spray de pimenta são legais no local onde vive. Aprenda a usar esses dispositivos de forma segura.
  • Uma cauda a abanar pode não ser amigável, por isso não tente brincar com um cão só porque a cauda está a abanar.
  • Se um cão o estiver a atacar, não pense que um bocejo significa que está cansado. Pode significar que o cão está stressado e prestes a agravar a situação.