Como se defender contra assassinos em série

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os assassinos em série são predadores habituais, mas incomuns. Eles tendem a procurar vítimas por meio de métodos semelhantes todas as vezes e visam as vítimas quando elas estão sozinhas e parecem vulneráveis. Cada criminoso usa métodos e táticas diferentes para identificar e capturar vítimas em potencial. Independentemente disso, suas chances de se tornar vítima de um serial killer são muito menores do que as chances de ganhar uma grande loteria. A melhor maneira de evitar se tornar uma vítima é seguir as diretrizes gerais de segurança.

Coisas que você deve saber

  • Evite ataques estando atento às pessoas e às saídas em seu entorno, caminhando com determinação e trancando as portas de seu carro e de sua casa.
  • Confie em seu instinto quando um estranho parecer suspeito e não se envolva com ele. Não forneça suas informações nem permita que estranhos entrem em sua casa.
  • Se um estranho ameaçador se aproximar de você, fuja. Se ele se aproximar, grite: 'Afaste-se' enquanto o empurra para longe.

Etapas

Como evitar uma oportunidade de ataque

  1. Etapa 1 Esteja sempre atento aos arredores.
    Esteja sempre atento aos seus arredores. Preste atenção à localização das saídas, aos objetos e às obstruções visuais próximas a você e às pessoas em sua área imediata (ou na falta de outras).
    • Saiba onde fica o ambiente povoado mais próximo de sua localização atual, caso você se sinta ameaçado e precise procurar uma multidão.
    • Saiba onde fica o posto policial ou de bombeiros mais próximo nas áreas pelas quais você normalmente passa.
    • Não confunda familiaridade com segurança. Mesmo que você esteja em um estacionamento pelo qual costuma passar ou parar durante o dia, não presuma que também seja um local seguro à noite.
  2. Etapa 2 Viaje com alguém sempre que possível, especialmente à noite.
    Viaje com alguém sempre que possível, especialmente à noite. Seja andando pela rua ou até o carro, dirigindo em um local desconhecido ou correndo em um parque, é sempre melhor estar com alguém que você conhece do que sozinho.
    • Se tiver que ir a algum lugar sozinho, diga a alguém da sua família ou aos colegas de casa onde está indo e a que horas.
    • Se você mora sozinho, envie uma mensagem de texto a um amigo ou membro da família informando onde você estará e quando deve esperar notícias suas.
  3. Etapa 3 Aja com propósito.
    Aja com propósito. Caminhe com confiança, olhando para frente, como se soubesse exatamente para onde está indo. Nunca pareça perdido ou inseguro sobre o que está fazendo ou para onde está indo.
    • Não pergunte a pessoas aleatórias na rua para obter instruções. Entre em uma loja e pergunte a um funcionário.
    • Sempre estacione perto de um poste iluminado nos estacionamentos. Isso manterá seu carro iluminado à noite e também será mais fácil lembrar onde estacionou para que não fique andando sem rumo pela área ou procurando seu carro.
  4. Etapa 4 Tranque as portas do carro.
    Tranque as portas do carro. Faça isso assim que entrar no carro. Evite ficar sentado no estacionamento mexendo no rádio, verificando o telefone celular, colocando o cinto de segurança ou qualquer outra coisa que você costuma fazer antes de começar a dirigir.
    • Mantenha sempre as portas trancadas ao dirigir, especialmente em áreas urbanas onde há muitos semáforos e cruzamentos.
  5. Etapa 5 Tranque as portas e janelas de sua casa.
    Tranque suas portas e janelas em casa. A maioria dos roubos ocorre por meio de criminosos que experimentam maçanetas ou janelas em uma vizinhança até encontrarem uma que esteja destrancada. Não corra esse risco.

Como evitar pessoas potencialmente perigosas

  1. Etapa 1 Cuidado com estranhos carentes.
    Cuidado com estranhos necessitados. É sempre bom ajudar as pessoas, mas algumas pessoas são extremamente solidárias. Os assassinos geralmente se aproveitam dessa simpatia para incitá-las a baixar a guarda. Se alguém tentar impedi-lo por qualquer motivo - quer precise de sua ajuda ou afirme que o está ajudando pela bondade de seu coração - não presuma automaticamente que suas intenções são sinceras.
    • Diga 'não' se alguém desconhecido pedir sua ajuda para entrar ou sair do veículo. Se ela estiver mancando com uma bengala, carregando muitos pacotes ou qualquer que seja o motivo, se parecer suspeito, recuse a ajuda.
    • Evite dar instruções a pessoas desconhecidas em áreas isoladas. Se realmente precisarem de instruções, elas dirigirão até o posto de gasolina mais próximo ou ligarão para alguém pelo celular.
  2. Etapa 2 Confie em seu instinto.
    Confie em seu instinto. Se alguém que estiver se aproximando de você lhe causar arrepios, não o envolva de forma alguma. Qualquer pessoa em seu entorno que o deixe desconfortável deve ser evitada. Se estiver entrando em uma situação que parece que pode dar terrivelmente errado, saia dela imediatamente.
    • Tenha cuidado ao entrar em um elevador com uma pessoa suspeita. Espere pelo próximo e corra o risco de ser considerado mal-educado.
    • Se um carro estacionado ao lado do seu parecer suspeito, como um furgão, volte para dentro e peça a alguém que o acompanhe até o seu carro.
    • Alguém com uma longa história com muitos detalhes descrevendo como e por que precisa de sua ajuda provavelmente está inventando a história. Não há nada de errado em dizer: 'Não, desculpe, não posso ajudá-lo'.
  3. Etapa 3 Nunca deixe pessoas estranhas entrarem em sua casa.
    Nunca deixe pessoas estranhas entrarem em sua casa. Se alguém chegar à sua porta como uma pessoa de serviço que você não estava esperando, ligue para a empresa e verifique antes de abrir a porta. Qualquer pessoa que alegue precisar de assistência pode esperar até que um carro de polícia chegue para ajudá-la.
  4. Etapa 4 Evite fornecer informações pessoais a estranhos.
    Evite fornecer informações pessoais a estranhos. Torne seus perfis de mídia social privados e não publique onde está ou onde estará em um momento específico. Se você participa de encontros on-line, não forneça seu endereço residencial ou comercial sem ter encontrado a pessoa algumas vezes.
    • Sempre marque encontros (sejam românticos ou 'encontros entre amigos') com novos conhecidos em áreas públicas bem povoadas.

Como se defender de um ataque iminente

  1. Etapa 1 Fuja.
    Fuja. Se você se sentir ameaçado por uma pessoa suspeita ou se for abordado por um possível agressor, a melhor maneira de evitar ser ferido é fugir dessa pessoa e ir para uma área pública movimentada. Fugir é a maneira mais rápida de acabar com um ataque.
    • Não confie que a adrenalina lhe dará supervelocidade. Pratique exercícios regularmente para que você esteja fisicamente forte o suficiente para correr rápido e longe o bastante para fugir.
    • Use calçados razoáveis sempre que estiver andando sozinho. A menos que use saltos altos para ir à academia, você não conseguirá correr muito com eles. Guarde os calçados da moda para sair à noite com um grupo de amigos ou mantenha um par de sapatilhas com você para caminhar.
  2. Etapa 2 Esconder...
    Esconda-se Se você não puder fugir do agressor, esconda-se. Planeje um esconderijo seguro dentro de sua casa, de preferência com duas saídas próximas. Se um serial killer entrar por uma saída, você deve conseguir sair pela outra.
    • Coloque o celular no modo silencioso e segure-o para que não vibre.
  3. Etapa 3 Gritar
    Grite 'para trás!' e empurre seu agressor. Mantenha sua voz confiante e autoritária e grite o mais alto que puder. Se alguém estiver ouvindo, você poderá atrair a atenção dessa pessoa. Mesmo que ninguém o ouça, você mostrou ao agressor que não é um alvo fácil e que não vale o risco.
    • Isso é melhor do que gritar 'socorro!'. Às vezes, as pessoas evitam se envolver se acharem que também podem se machucar ou ter de lidar com a polícia após a denúncia de um ataque.
    • 'Afaste-se' soa como se você fosse capaz de revidar. Os assassinos em série geralmente são metódicos e se certificam de que há pouco risco de serem pegos antes de se aproximarem de uma vítima em potencial.
  4. Etapa 4 Carregue e aprenda a usar o spray de pimenta.
    Leve consigo e aprenda a usar o spray de pimenta. O spray de pimenta, extraído de pimentas, pode ser eficaz para inibir um agressor se usado corretamente. Procure uma aula que ensine a administração e o armazenamento adequados antes de comprar ou portar esse dispositivo.
    • Muitos usuários acidentalmente aplicam spray em si mesmos quando o recipiente se perde na bolsa ou na mochila. Considere-o como qualquer outra arma que você precisaria aprender a usar corretamente para evitar lesões autoprovocadas.
  5. Etapa 5 Aprenda técnicas de autodefesa com um instrutor treinado.
    Aprenda técnicas de autodefesa com um instrutor treinado. Há muitos conselhos na Internet sobre como se proteger em uma briga, mas lê-los não é o mesmo que aprendê-los. As aulas de autodefesa, como o Krav Maga, ensinam respostas específicas para ataques comuns, e assistir às aulas é uma oportunidade de praticar conselhos do mundo real.
    • Certifique-se de assistir às aulas com um instrutor certificado para supervisioná-lo e garantir que você não se machuque por inexperiência.
    • Consulte os sites do governo local e de organizações sem fins lucrativos. Muitas cidades oferecem aulas de autodefesa gratuitamente ou em uma escala móvel com base na renda.
  6. Etapa 6 Use as partes mais fortes de seu corpo para contra-atacar.
    Use as partes mais fortes de seu corpo para contra-atacar. Suas partes mais fortes são os cotovelos, a cabeça e os joelhos. Qual delas você usará depende de sua própria posição em relação à do agressor.
    • Use os cotovelos, as mãos ou a cabeça para atacar a parte superior do corpo.
    • Use os joelhos ou os pés para atacar a parte inferior do corpo.
    • Não se aproxime para usar os braços ou as mãos se, em vez disso, puder usar as pernas ou os joelhos!
  7. Etapa 7 Aponte para as partes mais vulneráveis do corpo da pessoa.
    Aponte para as partes mais vulneráveis do corpo. Os locais vulneráveis em seu agressor incluem os olhos, o pescoço, a virilha e o joelho.
    • Use seus dedos ou polegares para cutucar ou arrancar os olhos de seu agressor. Isso causará muita dor e interromperá a visão dele temporariamente, dando-lhe tempo para fugir.
    • Empurre o cotovelo contra a lateral do pescoço do agressor, usando o peso de seu corpo. Se não for possível usar o cotovelo, mantenha os dedos retos, com o polegar enfiado embaixo, e bata na lateral do pescoço do agressor como um golpe de faca, com toda a força que puder.
    • Se o agressor tentar agarrá-lo pela frente pelos braços ou ombros, dê uma joelhada ou um chute na virilha dele.
    • Chute a lateral do joelho do agressor para desequilibrá-lo e causar lesões.
  8. Etapa 8 Use objetos do cotidiano como armas, se necessário.
    Use objetos do cotidiano como armas, se necessário. Carregue suas chaves entre os dedos de um punho fechado quando estiver andando sozinho à noite ou em áreas assustadoras. Se for atacado ao ar livre, jogue terra nos olhos do agressor. Use uma caneta ou um lápis como instrumento de esfaqueamento.
    • Se for atacado, chaves e utensílios de escrita podem ser usados para esfaquear os olhos ou a garganta de seu agressor.
    • Não hesite e use força total se realmente sentir que está correndo perigo. Uma tentativa indiferente de ferir alguém fracassará.
    • Depois de se comprometer com uma ação, siga-a com toda a intenção.
  9. Etapa 9 Aprenda a escapar de ataques típicos de agarramento.
    Aprenda a escapar de ataques típicos de agarramento. Se alguém tentar puxá-lo pelos pulsos, abaixe o centro de gravidade, incline-se na direção do agressor e dobre o cotovelo para cima em direção ao braço dele para se libertar. Se alguém o agarrar por trás, sente-se no chão o mais rápido e com o máximo de força possível.
    • Se não puder se sentar, abaixe o centro de gravidade e empurre o cotovelo para trás, na direção do pescoço ou da cabeça da pessoa.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como faço para sobreviver a um ataque de um serial killer?
    Sugiro que você use um treinamento de autodefesa que modele cenários da vida real. Dessa forma, se algo acontecer, você estará preparado para reagir rápida e corretamente.

Dicas

  • Se achar que está sendo seguido, grite 'fogo' em vez de 'ajuda'. É menos provável que os espectadores o ajudem se acharem que você está em uma situação pessoal do que enfrentando uma ameaça geral que pode afetá-los também.
  • Eduque seus filhos e familiares. Ensine-os a usar os números de emergência e as maneiras de se protegerem.
  • Uma proteção extra, como um alarme de segurança em sua casa ou carro, é muito útil.

Avisos

  • Se você ouvir alguém ameaçar a vida de outra pessoa, ligue para o 911 e avise alguém imediatamente.
  • Evite escolhas de estilo de vida de alto risco. Muitas vezes, os assassinos em série têm como alvo certos grupos demográficos vulneráveis, como profissionais do sexo, viciados em drogas e fugitivos de casa, porque acham que essas pessoas têm menos probabilidade de não serem notadas ou de serem dadas como desaparecidas.