Como evitar picadas de cobra

Autor do artigo:Gabriel Silva

A maioria das cobras tem medo de humanos e prefere fugir a entrar em contato direto com as pessoas. Entretanto, caso você assuste uma cobra ou ela não fuja, você precisa estar preparado para evitar picadas de cobra. Ao aprender sobre as cobras em sua área, usar roupas de proteção e saber onde elas gostam de se esconder, você pode evitar a maioria das picadas de cobra.

Etapas

Protegendo-se durante atividades ao ar livre

  1. Etapa 1 Conheça as serpentes nativas da região.
    Aprenda sobre as cobras nativas da região. Quer esteja visitando um novo local ou permanecendo em seu próprio quintal, você deve se familiarizar com as cobras nativas da região. É importante conhecer as cobras peçonhentas e não peçonhentas que vivem perto de você e como distinguir as duas. Antes de sair para uma aventura ao ar livre em uma nova área, aprenda sobre as serpentes nativas da região.
    • Mais uma vez, embora você certamente queira evitar todas as picadas de cobras, é bom entender as diferenças e os níveis de urgência no tratamento de ambos os tipos de picadas, venenosas e não venenosas.
    • Algumas cobras, como a cobra coral e a cobra rei, são muito parecidas. Embora ambas residam em áreas semelhantes, somente a cobra coral é venenosa. É importante saber distinguir entre cobras de aparência semelhante, especialmente quando uma delas é venenosa.
  2. Etapa 2 Evite áreas onde haja grama alta e arbustos.
    Evite áreas onde haja grama alta e arbustos. Tente permanecer em trilhas ou áreas claras onde você possa ver onde pisa. Se precisar entrar em grama alta ou mato, use uma vara longa para sondar a área antes de pisar nela. As serpentes usam a cobertura natural, como grama alta e ervas daninhas, para se proteger de predadores, evitar temperaturas extremas e caçar presas. As trilhas têm menos pontos de esconderijo para as serpentes, portanto, é melhor ficar em caminhos claramente marcados.
  3. Etapa 3 Resista a enfiar a mão ou o pé em uma fenda ou buraco.
    Resista a enfiar a mão ou o pé em uma fenda ou buraco. As cobras geralmente se enroscam em lugares escuros, como buracos em madeira caída ou em pontos escondidos entre pedras. Observe cuidadosamente antes de pisar ou colocar a mão em qualquer lugar. Isso é especialmente verdadeiro ao escalar rochas ou explorar cavernas. Se você se deparar com uma fenda, é melhor não mexer nela. Se você precisar cutucar o local, use uma vara longa para sondar a área e certificar-se de que está vazia.
    • As cobras não cavam buracos, mas usam buracos cavados por outros animais para se esconder. Portanto, o que parece ser um buraco cavado por um esquilo ou uma toupeira pode, na verdade, conter uma cobra.
  4. Etapa 4 Lembre-se de que as cobras podem subir em árvores.
    Lembre-se de que as cobras podem subir em árvores. Tenha cuidado ao caminhar sob galhos baixos pendentes ou ao subir em uma árvore, pois você pode facilmente confundir uma cobra com um galho. As serpentes podem se arrastar pelas árvores e se pendurar até a altura da cabeça. É melhor manter o bom senso o tempo todo e lembrar-se de que as cobras podem estar escondidas em praticamente qualquer lugar.
  5. Etapa 5 Use roupas de proteção quando estiver em uma área selvagem.
    Vista-se com roupas de proteção quando estiver na natureza. Use botas pesadas e calças compridas. Nunca ande descalço ou use sandálias em áreas onde você não consiga ver claramente onde está colocando os pés.
    • Quando estiver caminhando em áreas gramadas, use sapatos fechados para evitar picadas. Materiais grossos, como couro, têm menos probabilidade de serem perfurados pelas presas de uma cobra do que um material mais fino, como lona.
    • Calças compridas folgadas são melhores do que calças apertadas. Dessa forma, se você for mordido, haverá menos chance de as presas da cobra atingirem sua pele.
  6. Etapa 6 Evite acampar em habitats potenciais de cobras.
    Evite acampar em possíveis habitats de cobras. Não acampe perto de troncos grandes, áreas rochosas ou grama alta. Muitas cobras são noturnas, portanto, você deve ter cuidado especial à noite. Feche bem a barraca e durma em uma cama quando possível, pois é menos provável que seja picado em uma superfície elevada. Use uma lanterna para verificar o interior dos sapatos e o piso da barraca antes de sair à noite para usar a latrina ou o banheiro portátil.
    • Sacuda as roupas, os calçados e os sacos de dormir antes de usá-los para remover as cobras escondidas.
  7. Etapa 7 Tenha cuidado ao nadar, entrar ou pescar em lagos ou rios, especialmente após chuvas fortes.
    Tenha cuidado ao nadar, entrar ou pescar em lagos ou rios, especialmente depois de chuvas fortes. As cobras d'água são venenosas e você pode precisar de ajuda rapidamente se for mordido. Dependendo de sua região, pode ou não haver cobras d'água. Após chuvas fortes, é mais provável que as cobras estejam na água devido a inundações em seu habitat. As chuvas fortes também levam as serpentes para o ar livre, pois seus esconderijos favoritos podem ser inundados.
    • Evite nadar em águas lamacentas ou com vegetação, pois esses são os esconderijos favoritos das cobras d'água.

Prevenção de picadas de cobra em casa

  1. Etapa 1 Mantenha seu quintal e a propriedade adjacente cortados.
    Mantenha seu quintal e a propriedade adjacente cortados. Apare as sebes e limpe o mato para evitar que as cobras se instalem perto de sua casa. Assim como na natureza selvagem, as cobras usam grama alta e arbustos para se esconder. Ao manter a grama curta, você pode diminuir a possibilidade de uma cobra se esconder no seu quintal.
  2. Etapa 2 Eduque as crianças sobre as cobras.
    Eduque as crianças sobre as cobras. As crianças devem ser ensinadas que as cobras podem ser perigosas e que devem ser evitadas. Se você tem filhos em casa, ensine-os sobre os diferentes tipos de cobras que vivem em sua região e o perigo que elas podem representar. Desencoraje-as a tentar brincar ou pegar uma cobra.
    • Evite que seus filhos brinquem em áreas onde as cobras possam estar se escondendo. Desencoraje-os a ir a terrenos baldios próximos, onde há grama alta e mato.
  3. Etapa 3 Tenha cuidado ao manusear materiais armazenados no quintal.
    Tenha cuidado ao manusear materiais armazenados no quintal. Use um implemento ao coletar lenha de uma pilha externa ou ao trabalhar com arbustos ou madeira. Use botas e luvas para se proteger também. As cobras gostam de se esconder em áreas frias e escuras para se abrigar, como pilhas de lenha e perto de galpões. Antes de colocar as mãos nessas áreas, use uma vara comprida para sondar. Isso alertará as cobras escondidas que você está presente e elas provavelmente tentarão fugir em vez de confrontá-lo.
    • Tenha muito cuidado no verão, durante as condições de seca. As serpentes buscarão água em torno da mangueira do jardim, da piscina ou embaixo da unidade de ar condicionado.
  4. Etapa 4 Tome precauções se você tiver uma cobra para evitar ser mordido.
    Tome precauções se você tiver uma cobra para evitar ser mordido. Se você tiver uma cobra de estimação, precisará ser um proprietário responsável. Embora seja improvável que você tenha uma cobra venenosa como animal de estimação, ainda assim você deve evitar ser mordido. Use um gancho de cobra para manusear a cobra em vez de usar as mãos. A maioria das mordidas ocorre durante o período de alimentação, portanto, é importante ser extremamente cauteloso durante esse processo.
    • Escolha uma serpente dócil como animal de estimação. As cobras-do-milho e as pítons-bola têm a reputação de serem cobras que relutam em morder.
    • Não manuseie a cobra depois de ter tocado em uma presa, como camundongos, enquanto o cheiro ainda estiver em suas mãos.
  5. Etapa 5 Tenha muito cuidado se tiver que se aproximar de uma cobra.
    Tenha muito cuidado se tiver que se aproximar de uma cobra. Esse também é o caso se você achar que a cobra está morta. As serpentes recém-mortas ainda podem se mover por reflexo e até morder. Além disso, uma serpente pode parecer morta, mas simplesmente estar deitada muito quieta enquanto se põe ao sol. Nunca tente manusear uma cobra ou manipulá-la. Muitos especialistas sugerem que você também evite tentar matar a cobra. Se vir uma cobra que reconheça ser venenosa em sua propriedade, anote o local e chame um agente de controle de animais. Mantenha as crianças e os animais de estimação fora da área até que o policial chegue e tente remover a cobra, se ela ainda estiver no local.
    • A maioria das cobras tentará fugir da área e evitará o contato se você se deparar com elas ou com seu habitat. Se entrar em contato com uma cobra, afaste-se lentamente e evite fazer movimentos bruscos e barulhos altos. A cobra pode perceber isso como uma ameaça e pode estar mais inclinada a morder quando se sentir ameaçada.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • As serpentes tendem a ser mais ativas durante o clima mais quente e à noite. No entanto, sempre há o risco de você encontrar uma cobra.
  • Ensine às crianças que as cobras são potencialmente perigosas e que elas devem deixá-las em paz.
  • As cascavéis são conhecidas por seu som característico de chocalho. Entretanto, as cascavéis nem sempre fazem barulho, mesmo quando você está bem próximo a elas. Fique sempre atento às cobras, mesmo àquelas que você espera que façam algum tipo de barulho.

Avisos

  • Nunca caminhe ou faça uma mochila sozinho em uma área remota. Sempre tenha outra pessoa com você que possa ajudar em caso de emergência.
  • Se você for mordido por uma cobra venenosa, procure atendimento médico o mais rápido possível.