Como prevenir ou sobreviver a um ataque de macaco

Autor do artigo:Gabriel Silva

Parabéns! Você reservou uma viagem para um lugar onde os macacos habitam. Está com seu passaporte, sua câmera e preparou uma lista de todos os pontos turísticos que deseja ver. Mas já pensou no fato de que, durante a viagem, você pode encontrar um macaco? Leia as dicas a seguir para evitar lesões corporais ao lidar com macacos e se proteger de uma experiência potencialmente assustadora e perigosa.

Etapas

Tomando as devidas precauções

  1. Etapa 1 Vista-se adequadamente.1Vista-se adequadamente. É melhor usar roupas simples e claras ao entrar em um ambiente com macacos.
    • Não use joias.
    • Remova todos os piercings.
    • Deixe qualquer coisa brilhante em casa, por exemplo, camisetas cobertas de lantejoulas.
    • Cabelos longos devem ser presos ou colocados para trás.
    • Considere usar lentes de contato em vez de óculos.
    • Deixe sua bolsa, pochete ou mochila em casa. Sabe-se que os macacos em áreas populares de férias as invadem em busca de alimentos e guloseimas.
  2. Etapa 2 Mantenha distância.2Mantenha distância. Deixe de lado suas fantasias de se aproximar de um macaco fofo e adorável. Claro, é possível cultivar um relacionamento com macacos por um longo período de tempo. E alguns macacos são mais mansos do que outros. Mas você deve sempre se lembrar de que, não importa o que aconteça, os macacos são animais selvagens. Manter distância é uma etapa importante para evitar um ataque de macaco. Lembre-se:
    • Algumas espécies de macacos têm até quatro vezes a força de um ser humano.
    • Os macacos são imprevisíveis.
    • As mordidas de macacos são perigosas devido aos altos níveis de bactérias em suas bocas.
    • Os macacos são portadores comuns de raiva.
  3. Etapa 3 Não alimente os macacos.3Não alimente os macacos. É quase sempre uma má ideia ter comida nas proximidades de um macaco, pois a comida é um dos motivos mais comuns de ataque de um macaco. Isso também se aplica a alimentos que você tenha mantido escondidos em um recipiente. Os macacos têm um olfato incrível e podem até detectar alimentos que ainda estão em suas embalagens. Além disso, dar comida a um macaco provavelmente atrairá outros, que podem interpretar sua recusa em alimentá-los como um sinal de agressão e ser um motivo para eles atacarem. Pode parecer uma diversão inocente e outras pessoas podem estar fazendo isso, mas, por favor: não alimente os macacos.
  4. Etapa 4 Considere sua linguagem corporal.4Considere sua linguagem corporal. Evite sorrir para os macacos ou fazer qualquer tipo de gesto que mostre ou mostre seus dentes. Para um macaco, um grande sorriso com dentes é um sinal de ameaça e agressão. Não grite, cante, provoque ou importune o macaco. Evite qualquer postura que possa parecer agressiva para um ser humano e mantenha seus movimentos mínimos. Ser agressivo só fará com que você seja atacado.
  5. Etapa 5 Tenha cuidado ao tirar fotos.5Tenha cuidado ao tirar fotos. Você encontrou o local mais legal, a luz está certa e há muitos macacos fofos esperando para serem fotografados. Mas tenha cuidado. Sabe-se que os macacos atacam quem tira selfies porque às vezes interpretam seu próprio reflexo na lente da câmera como um macaco estranho e potencialmente perigoso. Concentrar-se na câmera e não na situação ao seu redor pode ser perigoso, pois significa que você não está levando em consideração sinais importantes que podem indicar se um macaco está prestes a atacar.

Como lidar com a agressividade do macaco

  1. Etapa 1 Fique atento aos sinais de hostilidade.1Esteja atento aos sinais de hostilidade. Sempre preste muita atenção à linguagem corporal do macaco. Há alguns comportamentos com os quais você deve se familiarizar. Por exemplo, um macaco está dizendo que se sente ameaçado e pode se comportar de maneira agressiva se piscar, der um bocejo exagerado ou der um grande sorriso. Quando um macaco mostra os dentes, é quase sempre um sinal de agressão.
  2. Etapa 2 Mantenha sua posição.2Fique firme. Se um macaco estiver agindo de forma especialmente agressiva, não fuja nem demonstre medo. A ordem de hierarquia nos grupos de macacos é bem estabelecida e fugir dirá ao macaco que você é subordinado a ele e aumentará seus instintos agressivos. Em vez disso, afaste-se lentamente, ainda de frente para o macaco e evitando contato visual direto.
  3. Etapa 3 Mostre a ele as palmas das mãos vazias.3Mostre a eles as palmas das mãos vazias. A maioria dos atos de agressão de macacos é resultado de um macaco pensar que você tem comida. Se você tiver comida, jogue-a na direção dele. Se não tiver, simplesmente estenda as palmas das mãos vazias para mostrar ao macaco que você não tem nada.

Como sobreviver a um ataque

  1. Etapa 1: Não't panic.1Não entre em pânico. Muitas pessoas que estudam macacos já foram atacadas por eles, mas nunca foram mordidas. O segredo é evitar entrar em pânico se um macaco agressivo vier até você e pular em você. É provável que o macaco esteja apenas se afirmando e não esteja procurando um combate real.
    • Contenha seu medo da melhor maneira possível.
    • Não grite.
    • Não tente lutar com o macaco ou empurrá-lo.
    • Afaste-se com calma. O macaco acabará se soltando e deixando você em paz.
  2. Etapa 2 Não't play tug of war.2Não brinque de cabo de guerra. Nunca se recuse a deixar cair algo que o macaco tenha agarrado. Os macacos são criaturas muito curiosas, mas também têm períodos de atenção mais curtos do que nós, portanto, é provável que larguem o que pegaram em um curto espaço de tempo. Qualquer coisa com alças, como sua câmera ou mochila, é tentadora para os macacos e muitas pessoas foram atacadas porque se recusaram a deixar o macaco examiná-la.
  3. Etapa 3 Trate imediatamente qualquer mordida ou ferida.3Trate qualquer mordida ou ferida imediatamente. Uma mordida de macaco, por menor que pareça, não é motivo de piada. Os macacos são portadores conhecidos da raiva, mas até mesmo uma mordida de um macaco saudável pode causar uma infecção com risco de vida devido às bactérias em suas bocas.
    • Retire-se para um local seguro.
    • Esfregue o ferimento com água limpa e sabão para garantir que o máximo possível de germes tenha sido removido.
    • Consulte um médico assim que possível. Ele provavelmente sugerirá um tratamento com antibióticos e pode até sugerir antibióticos contra a raiva, que não apresenta sintomas iniciais e é fatal se não for tratada imediatamente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaPor que os macacos têm medo de cães? Não é garantido que qualquer macaco tenha medo de qualquer cão. É provável que os macacos tenham medo de qualquer cão maior do que eles. Os cães são predadores e um macaco ou seus filhotes podem ser uma presa.
  • PerguntaSe um macaco começar a caminhar em minha direção e eu estiver de mãos vazias, o que devo fazer? Abra suas mãos e mostre que você não tem nada. Os macacos são muito curiosos e perderão o interesse rapidamente.
  • PerguntaDo que os macacos têm medo? Os macacos geralmente têm medo de sons altos, como fogos de artifício ou tiros.

Dicas

  • Não subestime a força de um macaco. Eles são muito mais fortes do que você imagina.
  • Os macacos atacam mulheres e crianças com mais frequência do que os homens. Mulheres e crianças devem tomar cuidado especial para seguir as precauções acima.
  • Os macacos geralmente entram nas casas em busca de alimentos. Mantenha seus alimentos guardados e a geladeira trancada.

Avisos

  • Sabe-se que os macacos jogam coisas, inclusive suas fezes.
  • Certos macacos, quando em grupos, se defendem e atacam juntos.
  • NÃO entre em uma briga com um macaco ou símio grande. Um chimpanzé tem a força de vários homens adultos e tem a capacidade de feri-lo brutalmente e desfigurá-lo com facilidade.