Como preservar insetos em resina

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você quiser fazer um peso de papel muito legal ou preservar um espécime raro de borboleta para os próximos anos, encapsular (fundir) um inseto em resina é um ótimo projeto de bricolagem. Este artigo o orienta passo a passo em um processo de preservação simplificado, mas também oferece alguns conselhos sobre como fazer uma preservação mais detalhada na última seção. De qualquer forma, você ficará surpreso com os resultados!

Etapas

Preparando o inseto para preservação

  1. Etapa 1 Higienize o inseto em álcool por pelo menos 5 a 10 minutos.
    Higienize o inseto em álcool por pelo menos 5 a 10 minutos. O etanol (70%-80%) é a melhor opção, mas o álcool isopropílico (70%-80%) é mais fácil de encontrar e dá conta do recado. Adicione o inseto a um copo, tigela ou frasco com álcool por pelo menos 5 a 10 minutos para matar as bactérias ou sele-o em um frasco de vidro com álcool por dias, semanas ou até meses até que esteja pronto para preservá-lo em resina.
    • Se estiver capturando um inseto vivo para preservar, colocá-lo em álcool por pelo menos 10 minutos o matará e também o limpará. Mas lembre-se também de que geralmente é bastante fácil encontrar insetos mortos que ainda estejam intactos se você estiver disposto a procurá-los.
    • Você pode obter melhores resultados de preservação com insetos vivos de corpo mole (como lagartas, larvas e larvas) colocando-os em água fervente por 1 a 2 minutos. Depois disso, transfira-os para um recipiente com álcool etílico ou isopropílico.
  2. Etapa 2 Retire o inseto do álcool e deixe-o secar ao ar livre.
    Retire o inseto do álcool e deixe-o secar ao ar livre. O inseto levará de 5 a 30 minutos para secar completamente, dependendo do tamanho e do tempo que ficou de molho. Como seu objetivo é fazer um processo de preservação simplificado, vá direto para a preparação da resina para fundição.
    • Se estiver interessado em fazer um processo de preservação mais detalhado, mais próximo do que os entomologistas profissionais fazem, pule esta etapa e consulte a seção 'Conselhos para uma preservação mais detalhada' deste artigo antes de prosseguir.
      • Embora seja definitivamente mais demorado, o processo detalhado reduz a chance de o inseto apodrecer dentro da resina e aumenta o apelo visual dos apêndices do inseto.
  3. Etapa 3 Prepare-se em uma área ventilada com equipamento de segurança antes de misturar a resina.
    Instale-se em uma área ventilada com equipamento de segurança antes de misturar a resina. É extremamente importante trabalhar com a resina em um local altamente ventilado, como em uma garagem com todas as portas e janelas abertas. Para maior segurança, use luvas descartáveis, óculos de proteção e uma máscara protetora que filtre os vapores da resina.
    • Verifique as recomendações de segurança específicas para a marca de resina com a qual está trabalhando. Os preservacionistas de insetos normalmente usam uma das várias marcas de resina de poliéster transparente para fundição.
  • Embora seja definitivamente mais demorado, o processo detalhado reduz a chance de o inseto apodrecer dentro da resina e aumenta o apelo visual dos apêndices do inseto.

Colocação do inseto na resina

  1. Etapa 1 Misture um pequeno lote de resina em um recipiente descartável.
    Misture um pequeno lote de resina em um recipiente descartável. Um copo de plástico descartável transparente é uma boa opção. A resina é produzida pela combinação da base da resina com o catalisador. Você deve seguir as instruções específicas de mistura na embalagem da resina, mas aqui está uma mistura típica para fazer uma camada de base para 4-5 moldes individuais: despeje 1⁄2 in (1,3 cm) de base de resina no fundo do copo, adicione 40-45 gotas do catalisador e mexa lenta mas completamente com uma ferramenta de madeira descartável (como um palito de artesanato ou um pauzinho) por cerca de 1 minuto.
    • Mexa lentamente para não adicionar muitas bolhas de ar à resina. Elas aparecerão no produto acabado.
    • É impossível limpar completamente o recipiente de mistura depois de misturar a resina nele, portanto, sempre opte por algo que possa ser jogado fora. No entanto, não use uma xícara ou tigela de isopor, pois ela pode reagir com a resina.
  2. Etapa 2 Despeje lentamente uma camada de resina de 0,64 cm (1⁄4 pol.) em um molde de silicone.
    Despeje lentamente uma camada de 1⁄4 (0,64 cm) de resina em um molde de silicone. Os moldes de silicone para assar são ótimos para a preservação de insetos em casa, pois a resina endurecida se solta facilmente. (Mas, por segurança, não as use para assar depois disso!) Despeje um fiozinho da resina misturada no molde de silicone até que a camada de base tenha cerca de 1⁄4 in (0,64 cm) de profundidade.
    • Despeje lentamente para reduzir o número de bolhas de ar que você introduz na resina.
    • As bandejas para cubos de gelo funcionam bem para insetos menores, especialmente se forem feitas de silicone em vez de plástico rígido.
    • Os moldes de silicone feitos especificamente para fundição de resina estão disponíveis on-line e em algumas lojas de artesanato. Experimente esses moldes se precisar de opções de formato e tamanho que não podem ser obtidas com os moldes de cozimento.
  3. Etapa 3 Aguarde cerca de 30 minutos para que a resina fique mais espessa (mas não gelatinosa).
    Aguarde cerca de 30 minutos para que a resina fique mais espessa (mas não gelatinosa). Esse processo de espessamento pode levar de 20 a 50 minutos, mas normalmente leva cerca de 30 minutos. A partir de aproximadamente 15 minutos, cutuque a superfície da resina com um palito de dente limpo a cada poucos minutos. Ela estará pronta para a próxima etapa quando a consistência estiver entre creme de leite e creme azedo - não espere tanto tempo a ponto de formar uma 'pele' gelatinosa na parte superior.
    • Enquanto estiver cutucando com o palito de dente para verificar a espessura da resina, aproveite a oportunidade para estourar as bolhas de ar que estiverem próximas à superfície.
  4. Etapa 4 Pressione cuidadosamente o inseto na resina com uma pinça.
    Com muito cuidado, pressione o inseto na resina com uma pinça. Use a pinça para centralizar cuidadosamente o inseto na superfície da camada de base da resina, com o lado direito para cima. Pressione levemente a parte traseira para que a parte inferior do inseto se fixe na resina. Não pressione com tanta força que o inseto toque a parte inferior do molde de silicone.
    • Se o inseto flutuar livremente, a resina não se fixou o suficiente. Remova o inseto com cuidado e aguarde mais alguns minutos antes de tentar novamente.
  5. Etapa 5 Misture mais resina enquanto a camada de base gelatiniza em 5 a 10 minutos.
    Misture mais resina enquanto a camada de base gelatiniza em 5 a 10 minutos. Depois que você pressionar levemente o inseto na resina espessa, levará aproximadamente mais 5 a 10 minutos para que uma 'pele' gelatinosa se forme na resina - teste-a com um palito de dente limpo para ter certeza. Enquanto estiver esperando, faça mais resina seguindo a mesma proporção de mistura anterior. Entretanto, misture mais resina desta vez, se necessário - você quer resina suficiente para cobrir a parte superior do inseto em pelo menos 1⁄4 in (0,64 cm).

Finalização do processo de preservação

  1. Etapa 1 Mergulhe o inseto em outra camada de resina, novamente despejando lentamente.
    Submerja o inseto em outra camada de resina, novamente despejando lentamente. Quanto mais devagar você despejar, menos bolhas de ar serão adicionadas à resina. Continue despejando até que haja pelo menos um 1⁄4 (0,64 cm) de resina cobrindo a parte superior do inseto.
    • À medida que a resina começar a engrossar nos próximos 20 minutos ou mais, você pode usar um palito de dente para estourar as bolhas de ar que aparecerem. Não tente estourar as bolhas quando a resina se tornar gelatinosa.
  2. Etapa 2 Deixe a resina endurecer no molde por pelo menos 24 horas.
    Deixe a resina endurecer no molde por pelo menos 24 horas. A resina deve estar totalmente endurecida em 24 horas, mas a superfície permanecerá pegajosa por mais alguns dias. Se possível, espere de 3 a 4 dias antes de desenformar a resina.
    • Não importa o quanto você tenha sido cuidadoso, é quase certo que haverá algumas bolhas de ar presas na resina. Aceite-as como parte do que torna seu inseto preservado único!
  3. Etapa 3 Retire o inseto preservado em resina do molde de silicone.
    Retire o inseto preservado em resina do molde de silicone. Não se preocupe - a resina endurecida se soltará do molde de silicone sem nenhuma dificuldade. Pressione a parte de baixo do molde para cima enquanto o retira das laterais da resina. Nesse ponto, sua criação está pronta para ser usada como peso de papel, pingente de joias ou apenas como uma peça de conversação realmente interessante.

Conselhos para uma preservação mais detalhada

  1. Etapa 1 Esvazie a cavidade abdominal e esterilize-a com álcool.
    Esvazie a cavidade abdominal e esterilize-a com álcool. Execute essa etapa depois de deixar o inseto intacto de molho em álcool por pelo menos 10 minutos. Para remover as vísceras de um inseto médio ou grande, use uma faca de artesanato bem afiada para abrir a parte inferior do abdômen e, em seguida, limpe cuidadosamente a cavidade com pinças, cotonetes, palitos de dente e ferramentas finas semelhantes. Limpe as ferramentas com álcool para esterilizá-las e, em seguida, use-as para preencher a cavidade com pequenos pedaços de bolas de algodão embebidas em álcool para que ela mantenha sua forma.
    • Se o inseto for muito pequeno para ser cortado ou se você não estiver interessado em cortá-lo, use uma agulha para injetar álcool na cavidade abdominal.
    • Se você não realizar essa etapa, as vísceras poderão apodrecer enquanto o inseto estiver envolto em resina, o que não impede totalmente a penetração de ar. Se isso acontecer, o abdômen pode murchar, descolorir e, possivelmente, exsudar uma sujeira de aparência desagradável!
  2. Etapa 2 Fixe o inseto em sua posição de exibição em um bloco de isopor.
    Fixe o inseto em sua posição de exibição em um bloco de isopor. Faça isso depois de remover ou esterilizar as vísceras. Coloque o inseto com o lado direito para cima em um pedaço de isopor e, em seguida, passe cuidadosamente um alfinete de inseto nº 2 ou nº 3 por ele para mantê-lo no lugar - o local ideal varia um pouco de acordo com o inseto, mas normalmente é um pouco fora do centro e cerca de um terço do tórax. Use uma pinça para espalhar as pernas, antenas, asas, etc., conforme desejado e, em seguida, pressione os alfinetes no isopor (não através dos apêndices) para mantê-los no lugar.
    • Certifique-se de organizar o inseto exatamente como deseja que ele seque em até um dia após sua morte. Se você esperar muito tempo e tentar mover as partes do inseto, é provável que elas se quebrem.
    • Para insetos com asas delicadas, prenda tiras finas de papel encerado sobre as asas para mantê-las na posição. Não coloque alfinetes nas asas.
    • Os alfinetes para insetos estão disponíveis on-line e em algumas lojas de artesanato. Se possível, evite usar alfinetes domésticos comuns, pois eles podem enferrujar e descolorir seu espécime de inseto.
    • Se você deixar o inseto secar sem prendê-lo com alfinetes, seus apêndices poderão se torcer, enrolar e enrugar de maneira indesejável.
  3. Etapa 3 Deixe o inseto preso secar até que seu corpo fique rígido.
    Deixe o inseto preso secar até que seu corpo fique rígido. O corpo de um inseto com um exoesqueleto duro pode ficar rígido em 2 a 3 dias, enquanto um inseto de corpo mole pode levar de 7 a 8 dias. Para garantir a segurança, coloque o inseto preso em um local seco e arejado por uma semana. Remova o(s) pino(s) que está(ão) segurando um apêndice no lugar e veja se ele mantém sua posição. Se isso acontecer, o inseto está suficientemente rígido.
    • Quando o inseto estiver rígido, remova cuidadosamente os pinos para que ele esteja pronto para ser envolto em resina.
  4. Etapa 4 Corte a resina com uma serra de fita em vez de retirá-la do silicone.
    Corte a resina com uma serra de fita em vez de retirá-la do silicone. Os entomologistas que moldam insetos para fins científicos querem blocos de resina com bordas perfeitamente retas e suaves, o que não é possível se você usar moldes de silicone flexíveis. Esse nível de precisão requer o seguinte: moldar a resina e o inseto em uma placa de Petri; cortar o resultado da placa e transformá-lo em um bloco de lado reto com uma serra de fita; e alisar o bloco com uma lixadeira de cinta e um amortecedor.

Perguntas e respostas de especialistas

O que você precisará

  • Etanol ou álcool isopropílico
  • Copo, tigela ou jarra (opcional: jarra de vidro com tampa)
  • Pinças
  • Luvas descartáveis
  • Óculos de proteção
  • Copo descartável
  • Vareta de agitação descartável
  • Resina de poliéster para fundição
  • Molde de silicone para cozimento / molde de fundição
  • Palitos de dente
  • Proteção respiratória (opcional)
  • Faca de artesanato (opcional)
  • Bolas de algodão (opcional)
  • Alfinetes para insetos (opcional)
  • Bloco de isopor (opcional)

Dicas

  • Depois de pegar o jeito de moldar insetos em resina, você pode tentar preservar tudo, desde flores secas até figuras de Lego!