Como se preparar para uma corrida

Autor do artigo:Gabriel Silva

Correr é um dos exercícios mais simples do planeta, e quase toda a gente o pode fazer. Tudo o que precisa é de um dia agradável e de um bom par de ténis de corrida para começar. Mas é necessário preparar-se para tirar o máximo partido do seu treino. Uma preparação correcta para correr reduz o risco de lesões e torna-o um melhor corredor, independentemente dos seus objectivos de fitness.

O que deve saber

  • Beba 1 copo de água a cada hora até à corrida para se manter hidratado.
  • Comer algo simples 2-3 horas antes da corrida, como uma sandes de manteiga de amendoim e geleia.
  • Use roupas leves e respiráveis. Os tecidos sintéticos desportivos são os melhores, uma vez que não retêm o suor.
  • Corra a 40-50% da sua velocidade normal por 5-10 minutos para se aquecer.

Passos

Preparando-se para correr

  1. Passo 1 Hidrate-se ao longo do dia.
    Hidrate-se ao longo do dia. O seu corpo precisa de tempo para armazenar a água e tentar beber uma garrafa de água imediatamente antes de sair é ineficaz e desconfortável. Tente beber um copo de água a cada hora até sair para a corrida. É necessário beber água para se manter hidratado e com energia.
    • O objetivo é beber 8-16 onças de água 1-2 horas antes da corrida.
  2. Passo 2 Faça uma refeição simples 2 a 3 horas antes de planear correr.
    Coma uma refeição simples 2-3 horas antes de planear correr. Não precisa de comer muito, a não ser que planeie correr mais de 12-13 milhas. Um pãozinho com mel ou compota, uma barra de cereais e fruta ou uma sanduíche de manteiga de amendoim e geleia fornecem combustível que o corpo pode digerir rapidamente. Evite alimentos de digestão lenta, como molhos de massa espessos, alimentos fritos ou queijos.
    • Procure uma combinação simples de hidratos de carbono (pão, torradas, granola, aveia), açúcar natural (geleia, banana, maçã, mel) e proteínas (manteiga de amendoim, iogurte, frango grelhado).
  3. Passo 3 Definir um objetivo razoável.
    Defina um objetivo razoável. Isto é especialmente importante se estiver a começar a correr regularmente. Utilize um mapa ou uma aplicação específica de corrida, como o MapMyRun, para planear um percurso que seja adequado para si. Um bom começo para as primeiras semanas é 20-30 minutos, correndo 2-3 milhas de cada vez.
    • À medida que progride, ouça o seu corpo - se os seus músculos e articulações lhe doerem depois de cada corrida, abrande e faça menos quilómetros até estar mais bem preparado.
  4. Passo 4 Vestir-se para o exercício.
    Vista-se para fazer exercício. Deve usar roupa leve e respirável que não retenha o suor. Se for fazer uma corrida curta, uma camisola de algodão será suficiente, mas deve usar roupa desportiva sintética para corridas mais longas.
    • O seu corpo vai aumentar a temperatura em 10-15 graus, por isso vista-se como se o tempo estivesse 10-15 graus mais quente.
  5. Passo 5 Comprar ténis de corrida.
    Comprar ténis de corrida. Certifique-se de que os seus ténis lhe servem, experimentando-os em pequenas corridas. Se tiver bolhas ou sentir dormência nos dedos dos pés, precisa de ténis mais ajustados.
    • O calcanhar deve ficar bem ajustado no sapato.
    • Deve ter espaço para mexer os dedos dos pés.
    • As bolas e os arcos dos pés devem estar confortáveis, mas não apertados.
    • Há um movimento crescente para correr descalço devido aos seus supostos benefícios para a saúde, mas só o tente se tiver a certeza de que não vai pisar nada perigoso.

Preparação para uma corrida ou corrida longa

  1. Passo 1 Reduza o seu programa de exercício uma semana antes da corrida.
    Diminua o seu programa de exercício uma semana antes da corrida. A redução gradual é quando diminui os seus treinos antes da corrida, permitindo que os seus músculos tenham tempo suficiente para recuperar. Faça corridas mais curtas e mais lentas e mude para outras actividades que faça regularmente, como ciclismo ou natação (nada de novo), 2 a 3 dias antes da corrida, para descansar os músculos específicos da corrida. Resista à vontade de treinar muito no último minuto - isso torná-lo-á menos eficaz quando chegar o dia da corrida
    • São necessárias mais de 6 semanas para que o corpo beneficie de um treino intenso, pelo que um treino intenso dois dias antes da corrida não o ajudará.
    • Os corredores de maratona começam frequentemente a reduzir a intensidade 3-4 semanas antes da corrida, diminuindo a quilometragem de treino em 10 milhas por semana.
    • Descanse completamente ou vá muito devagar no dia anterior à corrida.
  2. Passo 2 Monitorize a sua dieta pelo menos três dias antes da corrida.
    Monitorize a sua dieta pelo menos três dias antes da corrida. O seu corpo precisa do combustível certo para ser eficaz, e comer comida de plástico mesmo 2-3 dias antes da corrida pode fazê-lo sentir-se lento. Evite alimentos ricos e gordos, como donuts ou bacon, pelo menos três dias antes da corrida e tente comer mais hidratos de carbono (massa, pão, etc.) para se preparar. O seu corpo tem a capacidade de armazenar quase 2000 calorias em hidratos de carbono e vai precisar deles para correr eficazmente.
    • Dia 1: Coma muitos hidratos de carbono complexos - alimentos ricos em amido, como massa e pão de trigo integral, papas de aveia e quinoa. Isto permite que o seu corpo faça uma digestão completa com alguns dias de antecedência.
    • Dia 2: Comece a mudar para hidratos de carbono simples, como fruta, massa e pão branco. Corte agora qualquer comida de plástico da sua dieta.
    • Dia 3: Continue a comer hidratos de carbono simples, como um prato grande de massa com molho marinara. Tente comer a sua última grande refeição 12-15 horas antes da corrida.
    • Experimente esta dieta alguns dias antes de um dia de treino para ver como o seu corpo se sente com diferentes alimentos.
  3. Passo 3 Dormir pelo menos 8 horas na noite anterior à corrida.
    Durma pelo menos 8 horas na noite anterior à corrida. O descanso dá aos seus músculos energia para se moverem mais e mais depressa. Tente ter uma noite de sono normal - não quer dormir 12 horas e acordar com uma sensação de lentidão.
  4. Passo 4 Hidrate-se, hidrate-se, hidrate-se.
    Hidratar, hidratar, hidratar. Nunca é demais salientar a importância da hidratação, não só para o desempenho, mas também para a sua saúde e segurança. Deve beber 4-8 onças de água a cada hora, pelo menos dois dias antes da corrida, juntamente com alimentos ricos em electrólitos (bananas e pretzels são óptimos). Poucas horas antes da corrida, beba 30 ml de água para se preparar.
    • Não beba em demasia, bebendo muito antes da corrida - o seu corpo não terá tempo para a absorver e sentir-se-á inchado.
  5. Passo 5 Tome um pequeno-almoço simples e pobre em fibras no dia da corrida.
    Tome um pequeno-almoço simples e pobre em fibras no dia da corrida. O ideal é comer alimentos que passem rapidamente pelo corpo, mas que ainda lhe forneçam energia. Torradas com compota ou manteiga de amendoim, papas de aveia com alguma fruta ou granola e iogurte fornecem-lhe energia duradoura sem o deixar pesado. Tente comer 2-3 horas antes da corrida.
  6. Passo 6: Vista-se de forma ligeira.
    Vista-se de forma leve. O seu corpo vai aumentar a temperatura em 10-15 graus, por isso vista-se como se o tempo estivesse 10-15 graus mais quente. O excesso de roupa pode levar à exaustão pelo calor e à desidratação por excesso de suor.
  7. Passo 7 Faça um aquecimento adequado com um exercício dinâmico.
    Faça um aquecimento adequado com um exercício dinâmico. Alguns estudos demonstraram que o aquecimento clássico 'esticar e manter', quando efectuado isoladamente, pode diminuir o desempenho. Deve misturar alongamentos ligeiros com um 'alongamento dinâmico', que é um pequeno exercício destinado a fazer circular o sangue e a soltar os músculos.
    • Faça jogging ligeiro durante 10-15 minutos, aumentando gradualmente o ritmo.
    • Alongue ligeiramente cada músculo, mantendo-o durante não mais de 10 segundos cada.
    • Faça jogging lentamente durante mais 10 minutos.
    • Faça 3-5 lunges, agachamentos, saltos e saltitos para aquecer músculos específicos.

Aquecer eficazmente

  1. Passo 1 Faça jogging durante 5-10 minutos.
    Faça jogging durante 5-10 minutos. Independentemente da duração da corrida, nunca deve começar ao seu ritmo mais rápido. Os músculos precisam de tempo para aquecer e ganhar elasticidade para serem eficazes e evitarem lesões. Comece a um ritmo de cerca de 40-50% da sua velocidade de corrida para iniciar o aquecimento.
  2. Passo 2 Misture joelhos altos, pontapés no rabo e arrastamento na sua corrida de aquecimento.
    Misture joelhos altos, pontapés no rabo e arrastamento na sua corrida de aquecimento. Estas são corridas exageradas que aquecem músculos específicos e ajudam as pernas a prepararem-se para uma gama completa de movimentos. Faça cada um destes 'alongamentos dinâmicos' durante pelo menos um minuto, ou experimente também saltar.
    • Joelhos altos: A cada passo, levante cada joelho até à altura da anca.
    • Pontapés no rabo: Exagere ao levantar a perna de trás para que o calcanhar suba e bata nas nádegas.
    • Shuffle Step: Vire-se de lado e mova-se horizontalmente durante 3-4 passos. Gire sobre o pé da frente e vire-se para a outra direção, baralhando durante 3-4 passos antes de voltar a alternar.
  3. Passo 3 Aquecer os músculos da anca.
    Aqueça os músculos da anca. Estes músculos, muitas vezes esquecidos, precisam de estar soltos para um movimento de corrida suave. Reserve algum tempo para fazer 'aberturas e fechos de anca' para se preparar.
    • Abertura da anca: Caminhando lateralmente (de um lado para o outro), levante o joelho da frente até à altura da anca e, em seguida, arqueie-o lentamente para o lado, virando-o na direção oposta. Repita com o outro pé.
    • Encerramento da anca: Caminhando lateralmente, levante a perna de trás e arqueie-a à frente do corpo. Gire o pé de equilíbrio de modo a ficar virado para a outra direção e repita.
  4. Passo 4 Faça lunges para preparar os quadríceps e os glúteos
    Faça lunges para preparar os quadríceps e os glúteos. Os músculos das coxas e do rabo são essenciais para correr, especialmente em subidas. Ponha-os a trabalhar com alguns lunges:
    • Dê um passo em frente com um pé, dobrando o joelho a 90 graus.
    • Apoie-se nos dedos do pé de trás.
    • Desça as ancas em direção ao chão, mantendo o joelho da frente dobrado a 90º.
    • Mantenha as costas direitas enquanto desce.
    • Levante o pé de trás e dê um passo em frente com ele, repetindo do outro lado do corpo.
    • Repita 10-15 vezes de cada lado.
  5. Passo 5 Flexionar e dobrar para aquecer as articulações e os tendões.
    Dobre e flexione para aquecer as articulações e os tendões. Expirando enquanto se dobra, dobre-se com as costas curvadas e estenda a mão para o chão. Regresse à posição de pé e, em seguida, dobre-se para trás, empurrando a barriga para fora. Efectue várias torções para ambos os lados, rodando a partir das ancas, e depois dobre-se lateralmente para cada lado, mantendo os pés no lugar. Estes alongamentos soltam os músculos e as articulações da coluna vertebral, preparando-a para a corrida.
  6. Passo 6 Evite alongamentos estáticos vigorosos.
    Evite alongamentos estáticos vigorosos. Os alongamentos estáticos são os alongamentos clássicos do tipo 'agarrar e manter durante 10 segundos'. Muitos estudos demonstram que os alongamentos estáticos podem, na verdade, diminuir o desempenho ao romper as fibras musculares. Após o aquecimento, limite-se a alguns alongamentos leves de 10 a 15 segundos em qualquer músculo que ainda esteja dorido.
    • Um alongamento nunca deve doer - por isso não se force a pensar que está a fazer um alongamento 'melhor'.

Corra mais rápido e por mais tempo com esta série de especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

Dicas

  • Pode cronometrar as suas corridas e anotá-las para ver se há alguma melhoria.
  • Ouça música que o deixe com vontade de correr.
  • Você pode querer ouvir música enquanto corre.

Avisos

  • Cuidado com as dores nas canelas e distensões musculares. É extremamente importante que você se alongue para evitar isso. Se estiver sentindo dores constantes após a corrida, consulte um médico.