Como se preparar para um furacão

Autor do artigo:Gabriel Silva

A temporada de furacões pode ser um período estressante para todos. Os furacões não são apenas uma preocupação para aqueles cujas casas estão no caminho de um deles, mas também para parentes e amigos que podem se preocupar com aqueles que estão no caminho da tempestade. A preparação é essencial para lidar com os desafios físicos da temporada de furacões e ajudará você e seus entes queridos a manter a paz de espírito.

Etapas

Construção de um kit para desastres

  1. etapa 1 compre alimentos e água suficientes para alguns dias.
    Compre comida e água suficientes para durar alguns dias. Alimentos enlatados são o único tipo aceitável para um evento como um furacão; novamente, verifique as datas de validade para ter certeza de que os alimentos são frescos. Tenha sempre esses suprimentos à mão para que você possa reagir sempre que surgir uma emergência.
    • Tente comprar alimentos enlatados que não exijam adição de água ou leite, como o Progresso.
    • Encha a banheira com água se você decidir ficar em casa. Uma banheira média cheia de água contém água suficiente para cerca de três dias. Ela também permite dar descarga no banheiro usando um balde.
    • Há muita água no aquecedor de água quente de sua casa. Um aquecedor de água médio de 150 litros tem água suficiente para manter uma pessoa viva por um mês. Consulte aqui para obter detalhes.
    • Uma pessoa comum precisa de cerca de 3,5 l de água (um galão) por dia. Os animais de estimação (cães) precisam de cerca de 1,75 l de água por dia. Os gatos precisam de muito menos água.
  2. etapa 2 prepare a geladeira e o freezer.
    Prepare a geladeira e o freezer. Faça isso quando a tempestade chegar à sua área e você se acomodar para o longo prazo. Coma alimentos perecíveis primeiro, antecipando a falta de energia. Encha a geladeira e o freezer com água engarrafada e itens não perecíveis lacrados. Quanto mais cheio estiver o freezer, mais itens haverá para reter o frio e manter a temperatura geral baixa. O mesmo se aplica à geladeira.
    • Armazene o máximo de água e líquidos que puder na geladeira para que, se faltar energia, ela retenha o frio por mais tempo; com sorte, a tempo de a energia voltar.
    • Coloque todo o gelo que tiver no freezer em sacos plásticos. Preencha todos os espaços do seu freezer com sacos de gelo. Congele também garrafas de água.
    • Consulte Como manter os alimentos congelados durante uma queda de energia para obter mais detalhes.
  3. etapa 3 tenha em mãos seus medicamentos prescritos.
    Tenha em mãos seus medicamentos prescritos. Certifique-se de estar bem abastecido com todos os medicamentos prescritos que você ou sua família tomam regularmente. Algumas seguradoras não honrarão as recargas até que a última recarga esteja quase esgotada ou tenha acabado. Se necessário, os medicamentos devem ser comprados sem seguro; semanas podem se passar sem a possibilidade de obter refis, colocando sua saúde em risco. Se você estiver na temporada de furacões, tenha sempre medicamentos extras para o caso de ocorrer uma tempestade e todas as farmácias fecharem.
  4. etapa 4 certifique-se de que você tenha o necessário.
    Certifique-se de que você tenha o necessário. Tenha os suprimentos necessários para sobreviver se você e sua família ficarem presos em casa por uma semana sem acesso a eletricidade, água corrente e lojas. Esses materiais incluem coisas como fontes de luz (alimentadas por bateria ou manivela), um abridor de latas manual, um kit de primeiros socorros, um rádio compatível com NOAA e produtos de higiene.
    • Imprima um guia de assistência médica para que você saiba como administrar os cuidados adequados se a situação surgir.
  5. etapa 5 leve seus suprimentos com você.
    Leve seus suprimentos com você. Muitos suprimentos do kit de desastre podem ser levados se você optar por evacuar de carro. Será necessário levar porções menores de alimentos e água devido à falta de espaço no transporte. Mas há alguns itens extras de que você precisará se for se afastar da tempestade de carro.
    • Foguetes
    • Mapas físicos
      • Se você dirige um carro elétrico, marque os locais das estações de recarga no seu mapa
    • Cabos de jumper
    • Latas extras de gasolina
  6. etapa 6 verifique seu kit de desastre a cada poucos meses.
    Verifique seu kit de desastre a cada poucos meses. Isso serve para garantir que os suprimentos que você estocou em caso de emergência estejam bem estocados e frescos. Você não quer se deparar com uma emergência e descobrir que não está preparado para enfrentá-la. Manter uma lista de verificação com todos os itens categorizados e datados ajuda nesse processo.
    • Infle os colchões de ar para garantir que não precisem ser remendados ou substituídos.
    • Use um testador de bateria para saber se todas as baterias armazenadas ainda têm carga total.
  • Se você dirige um carro elétrico, marque os locais das estações de recarga em seu mapa

Fortalecendo sua casa

  1. etapa 1 certifique-se de que o seguro de sua casa esteja atualizado.
    Certifique-se de que o seguro de sua casa esteja em dia. A temporada de furacões não é o momento de comprar um seguro contra inundações, pois ele não está disponível ou é extremamente caro. A maioria dos seguros residenciais comuns não inclui a cobertura contra inundações na apólice, portanto, você terá de comprá-la separadamente. No caso de o furacão causar grandes danos à sua casa, isso garantirá que você estará pronto e apto a reconstruí-la quando tudo acabar.
  2. etapa 2 proteja suas janelas.
    Proteja suas janelas. Feche todas as suas portas e janelas. Se você não tiver persianas contra furacões, feche as portas e janelas de sua casa com madeira compensada. Isso as protegerá para que seja mais difícil que o vento e a chuva danifiquem sua propriedade. Também é uma boa ideia reforçar as portas da garagem para que tudo o que estiver lá dentro também fique protegido. Faça isso assim que souber que o furacão está vindo em sua direção, para que você não fique do lado de fora quando a tempestade começar.
  3. etapa 3 saiba como desligar o gás e a energia de sua casa.
    Saiba como desligar o gás e a energia de sua casa. Certifique-se de que todas as ferramentas necessárias para o trabalho estejam facilmente acessíveis. Se não tiver certeza de como fazer isso, fale com a empresa de gás ou de eletricidade para obter instruções. Quando a tempestade chegar, você deverá ser capaz de aplicar todos os procedimentos de segurança necessários. Não deixe de ouvir as autoridades durante esse período com relação a ligar e desligar os serviços públicos.
  4. etapa 4 corte as árvores e os galhos próximos à sua casa e ao seu carro.
    Corte as árvores e os galhos próximos à sua casa e ao seu carro. Se uma árvore grande cair sobre sua casa, ela poderá fazer um grande buraco no telhado. Se uma árvore grande cair sobre seu carro, ele poderá ser facilmente esmagado. Remova árvores mortas e arbustos. Peça a um arborista que remova as árvores e os galhos mortos e avalie a saúde de todas as árvores próximas o suficiente para cair sobre sua casa (ou a do vizinho). É bom fazer isso antes da temporada de furacões, que ocorre no início de junho.
  5. etapa 5 compre um gerador.
    Compre um gerador. Se a sua família tiver necessidades médicas ou de saúde especiais, ou se for absolutamente necessário ter ar-condicionado, prepare-se para pagar mais por um gerador que dê conta do recado. Pesquise na Internet calculadoras de potência de gerador para garantir que você não compre um gerador maior do que o necessário.
    • Compre várias latas de gás de 5 galões. Geralmente, o combustível é escasso depois de um furacão e muitos postos limitam até mesmo a quantidade de gasolina que você pode comprar depois de esperar na fila.
    • Se você não puder comprar um gerador, compre um conversor de CC para CA para o seu carro. Com ele, você usará seu carro como um gerador elétrico portátil. Eles custam de US$ 25 a US$ 100 e estão disponíveis na seção automotiva das lojas de departamento. Você precisará de um cabo de extensão resistente para levar a energia até sua casa.
      • Não ligue o carro ou qualquer gerador a gasolina na garagem porque o envenenamento por monóxido de carbono é muito letal.
    • Alguns veículos elétricos (por exemplo, o Ford F-150 Lightning) têm energia CA integrada e podem alimentar uma casa por muitos dias com a bateria do veículo elétrico.
  6. etapa 6 designe um  safe= room.=
    Designe um 'cômodo seguro'. Isso é para o caso de a integridade de sua casa ser comprometida. O 'quarto seguro' não deve ter janelas ou portas externas e, de preferência, apenas uma porta interna. Esse será um local para onde você e sua família poderão se refugiar se a tempestade for muito forte. Certifique-se de ter alguns suprimentos nesse espaço para o caso de não ser possível fazer mais de uma viagem ao se retirar para lá.
  • Não ligue o carro ou qualquer gerador a gasolina na garagem, pois o envenenamento por monóxido de carbono é muito letal.

Como fazer um plano familiar

  1. etapa 1 fique por dentro das notícias.
    Fique por dentro das notícias. A frequência com que você assiste ao Weather Channel depende de você, mas se começar a se sentir sobrecarregado ou em pânico, desligue-o. Lembre-se de que muitos furacões são lentos. Quando você souber do furacão, é provável que tenha vários dias para finalizar seus planos. No entanto, evite baixar a guarda ou levar as coisas com muita calma, pois os furacões são conhecidos por ganhar velocidade ou mudar de curso inesperadamente. Estar ciente da previsão permitirá que você e sua família planejem o pior e estejam preparados para ele.
  2. etapa 2 encontre as rotas de evacuação locais.
    Encontre as rotas de evacuação locais. Consulte os sites da cidade e do estado para obter informações sobre as estradas que eles recomendam que as pessoas usem para escapar de uma zona de furacão. Certifique-se de verificar todas as opções que eles oferecem para ver quais são as mais adequadas. Planeje usar algumas, pois talvez não saia de casa se a tempestade chegar rapidamente.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Ajuda direta

    Organização de ajuda humanitária
    A Direct Relief é uma organização de ajuda humanitária premiada, ativa em todos os 50 estados e em mais de 80 países. Seu foco é ajudar pessoas afetadas por emergências e desastres naturais. A Direct Relief foi altamente classificada pela Charity Navigator, GuideStar e pelo Center for High Impact Philanthropy da Universidade da Pensilvânia, por sua eficácia, eficiência e transparência.
    Organização de ajuda humanitária Direct Relief

    A Direct Relief, organização de ajuda humanitária, aconselha que você 'abasteça seu carro com gasolina antes de evacuar, pois a escassez de suprimentos e o excesso de demanda podem limitar a capacidade de abastecer o carro quando o furacão chegar'.

  3. etapa 3 discuta e pratique o plano de desastre.
    Discuta e pratique o plano de desastre. Certifique-se de que todos na família saibam com quem entrar em contato e como entrar em contato com eles como um contato fora da área. Se alguém, de alguma forma, se separar, certifique-se de que todos os membros da família saibam para onde ir para ficar em segurança.
  4. etapa 4 informe seus filhos.
    Informe seus filhos. Certifique-se de que eles saibam informações suficientes para que um adulto possa entrar em contato com essa pessoa caso seja necessária uma evacuação repentina quando você não estiver perto deles. Se tiver filhos pequenos, escreva informações de contato importantes em um cartão e entregue-o a eles, caso sejam separados de você de alguma forma.
    • Se seus filhos mais velhos tiverem telefones celulares, certifique-se de que suas informações de contato e quaisquer outros números de emergência estejam programados na lista de contatos deles.
  5. etapa 5 planeje o local para onde será evacuado.
    Planeje o local para o qual será evacuado. Esse local pode ser a casa de um amigo ou membro da família com quem você fez planos. Converse com eles com antecedência e certifique-se de que estarão na cidade na época em que o furacão deve chegar. Não se esqueça de pesquisar onde estão os abrigos mais próximos, para o caso de ter de se abrigar imediatamente.
    • Você deve evacuar se:
      • Você mora em uma casa móvel ou em um trailer. Eles não são seguros mesmo em uma tempestade de categoria 1.
      • Você mora em um prédio alto. Os ventos são mais fortes em altitudes mais elevadas, e isso fará com que o edifício balance.
      • Você mora em uma área propensa a tempestades ou inundações repentinas. Verifique se a casa não será inundada por tempestades e/ou ondas.
  6. etapa 6 mantenha uma cópia física do plano de emergência.
    Mantenha uma cópia física do plano de emergência. As memórias podem se deteriorar com o tempo, especialmente aquelas que não são usadas nas atividades cotidianas. Depois que você e sua família criarem um plano para o caso de um furacão, anote-o. Registre todas as etapas, locais e suprimentos. Registre todas as etapas, locais e suprimentos para que os membros da família possam revisá-lo a cada poucos meses e mantê-lo sempre atualizado. Dessa forma, quando um furacão se aproximar, todos poderão revisar o plano pré-fabricado em vez de tentar se lembrar de todos os detalhes do zero.
  7. etapa 7 economize um pouco de dinheiro.
    Economize um pouco de dinheiro. Guarde algum dinheiro para uso emergencial no caso de um furacão. Depois que a tempestade passar, você poderá usar esse dinheiro para começar a consertar tudo o que não foi coberto pelo seguro. Você também pode dar esse dinheiro a amigos, familiares ou vizinhos que talvez não tenham seguro; eles certamente apreciarão a ajuda.
  • Você mora em uma casa móvel ou em um trailer. Eles não são seguros mesmo em uma tempestade de categoria 1.
  • Você mora em um prédio alto. Os ventos são mais fortes em altitudes mais elevadas, e isso fará com que o edifício balance.
  • Você mora em uma área propensa a tempestades ou inundações repentinas. Verifique se a casa não será inundada por tempestades e/ou ondas.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Fique longe das janelas durante a tempestade.
  • Encha a banheira antes do furacão, se planeja ficar, para garantir que terá água para dar descarga no banheiro, beber, cozinhar etc.
  • A temporada de furacões geralmente vai do início de junho até o final de novembro.

Avisos

  • Não se confunda quando o olho do furacão passar por cima. Isso pode levá-lo a pensar que a tempestade acabou.
  • Você não deve pensar duas vezes antes de sair se: (a) você estiver sob uma ordem de evacuação obrigatória; (b) houver a probabilidade de um furacão de categoria 3-5 e você estiver a menos de 160 km da costa; (c) você morar em uma casa pré-fabricada ou em um trailer e um furacão de qualquer intensidade estiver a caminho; ou (d) você não puder fechar ou fechar sua casa com tábuas.
  • Lembre-se de que os furacões podem atingir qualquer lugar, desde o Caribe até a costa leste do Canadá.
  • Preste atenção a todas as orientações da Cruz Vermelha e das autoridades governamentais.
  • Quanto mais lento for o movimento de um furacão, maior será a probabilidade de chuvas fortes, possivelmente causando enchentes. Se for provável que o furacão se mova muito lentamente e você morar em um vale, dirija-se a um local mais alto. Se o furacão estiver se movendo muito rapidamente, a maior parte dos danos estará relacionada ao vento.
    • Em latitudes mais altas, os furacões às vezes se tornam 'tempestades pós-tropicais'. Isso não significa, de forma alguma, que os impactos tenham mudado, significa apenas que eles obtêm sua energia de uma fonte diferente.
  • Em latitudes mais altas, os furacões às vezes se tornam 'tempestades pós-tropicais'. Isso não significa, de forma alguma, que os impactos tenham mudado, apenas que eles obtêm sua energia de uma fonte diferente.

Coisas de que você precisará

  • 'Luzes autoalimentadas' e 'Rádios autoalimentados'. Esses equipamentos são alimentados por energia solar e/ou têm um gerador de 'partida' integrado à luz e ao rádio. Isso fará com que você economize dinheiro com baterias. Alguns desses modelos também carregam telefones celulares.
  • Bastões luminosos ou lanternas. Mais seguros do que velas, caso haja vazamentos de gás ou produtos químicos explosivos e inflamáveis em sua área.
  • Luzes de jardim movidas a energia solar. Você pode carregá-las ao sol durante o dia e usá-las em ambientes fechados para iluminação à noite.
  • Produtos enlatados e abridor de latas, frutas e verduras e outros alimentos que não precisam de refrigeração.
  • Telefone celular e baterias externas com carga extra. Os carregadores solares são úteis para interrupções de energia de longo prazo.
  • Um inversor de CC para CA.
  • Toalhas pré-umedecidas.
  • Ventiladores alimentados por bateria serão muito úteis se houver falta de energia.
  • Muitas baterias de todos os tamanhos (você sempre pode usar mais tarde o que não for usado durante a tempestade). Considere a possibilidade de comprar uma bateria de carro para alimentar dispositivos operados por bateria em casa.
  • Muitos sacos plásticos de lixo grandes para descartar dejetos humanos e outros tipos de lixo.
  • Suprimento de papel higiênico e outros produtos de higiene pessoal, conforme necessário.
  • Pelo menos um balde de 5 galões e areia para gatos (do tipo biodegradável) para uso no banheiro.