Como praticar voleibol sem um campo ou outras pessoas

Autor do artigo:Gabriel Silva

O voleibol é um desporto fantástico que o deixará em excelente forma. No entanto, é também um desporto de equipa, e nem sempre há pessoas disponíveis para praticar consigo. Felizmente, praticar sozinho sem um campo é fácil com alguns exercícios. Para praticar o passe e a definição, pode bater continuamente na bola e mantê-la no ar, tal como se estivesse a fazer malabarismo. Também pode utilizar uma parede plana de tijolo para praticar o batimento, o serviço e o remate. Combine todas essas técnicas para uma sessão de prática solo produtiva.

Passos

Passar e colocar a bola

  1. Passo 1 Bata...
    Bump a bola de voleibol para si próprio. No voleibol, um passe de antebraço é quando se passa a bola a outro jogador. Neste caso, passe a bola para si próprio. Atira a bola ligeiramente para cima. Depois, quando ela descer, coloque-se na posição de passe e faça a bola ricochetear nos antebraços para que ela volte a subir. Depois, volte a colocar-se em posição e passe-a novamente para cima.
    • Pense nesta atividade como um malabarismo. Mantenha a bola no ar o máximo de tempo possível, passando-a para si próprio.
    • Este exercício irá melhorar a sua forma de passe, a sua força e o seu tempo de reação.
  2. Passo 2 Colocar a bola...
    Coloque a bola para si próprio. Uma bola parada, por vezes designada por passe por cima, envia a bola diretamente para o ar para que outro jogador a possa bater. Em vez de bater na bola com os antebraços, coloque as duas mãos acima da cabeça e bata na bola a direito com os dedos. Atire a bola ligeiramente para cima e fixe-a quando esta descer.
    • Faça o mesmo exercício e mantenha a bola no ar durante o máximo de tempo que conseguir com as séries.
    • Comece por bater a bola a direito para cima. Depois, passe-a mais para o lado, de modo a ter de correr para a passar novamente. Este é um exercício físico e também um exercício de passe.
  3. Passo 3 Alternar entre o passe e a definição para si próprio.
    Alterne entre o passe e a marcação para si próprio. Depois de se ter tornado bom em ambos os tipos de passes, combine-os para uma rotina de treino avançada. Atire a bola para cima e escolha um tipo de passe para começar. Depois, alterne entre cada tipo de passe, mantendo a bola no ar durante o máximo de tempo possível.
    • Comece por alternar o tipo de passe de cada vez que a bola cai. Depois, comece a alternar em alturas aleatórias. Por exemplo, faça 3 passes com o antebraço, depois 1 passe por cima da cabeça. Isto mantém o seu corpo a adivinhar e melhora o seu tempo de reação.
    • Gradualmente, passe a bola para distâncias maiores. Pratique a cobertura rápida de longas distâncias para melhorar o seu desempenho no jogo.
  4. Passo 4 Passe a bola em diferentes objectos para melhorar a sua precisão.
    Passe a bola a diferentes objectos para melhorar a sua precisão. Depois de se ter tornado bom a passar a bola para si próprio, trabalhe a sua precisão. Escolha um objeto ou um ponto específico. Depois, atire a bola para cima e passe-a na direção desse ponto. Aproxime-se o mais possível para melhorar a sua precisão.
    • Utilize ambos os tipos de passe neste exercício para melhorar a sua precisão geral.
    • Seja criativo com os alvos que escolher. Tente desenhar vários pontos de giz no chão e numa parede de tijolo. Tente acertar em cada ponto, um a seguir ao outro.
    • Para passes muito precisos, tente colocar a bola num caixote do lixo ou num recipiente semelhante.

Trabalhar contra uma parede

  1. Passo 1 Faça uma marca com pelo menos 2,1 m de altura numa parede de tijolo sem janelas.
    Faça uma marca com pelo menos 2,1 m de altura numa parede de tijolo sem janelas. Para praticar o serviço e o remate, procure uma parede plana sem janelas para não partir nada. A altura regulamentar das redes de voleibol varia entre 2,1 m (7 pés) para ligas juvenis e 2,43 m (7 pés e 11 5/8 polegadas) para homens adultos. Se souber a altura exacta da rede que utiliza, desenhe uma linha de giz a essa altura. Caso contrário, faça a linha com pelo menos 2,1 m de altura para praticar o remate por cima da rede.
    • A parede de um campo de andebol funciona bem para este exercício se viver perto de um parque com um campo de andebol.
    • Afaste-se 3,0-4,6 m da parede sempre que estiver prestes a servir, passar ou bater contra a parede.
  2. Passo 2 Servir a bola de voleibol...
    Servir a bola de voleibol contra a parede. Coloque-se a uma distância de 10-15 pés (3,0-4,6 m) da parede e coloque-se na sua posição de serviço. Depois, atire a bola para cima e sirva-a na direção da parede. Tente colocá-la sobre a linha que traçou para saber que o seu serviço teria passado por cima da rede.
    • Trabalhe a sua pontaria ao servir escolhendo um ponto específico na parede para onde apontar. Desenhe um círculo nesse ponto se precisar de ajuda para o visualizar.
    • Existem vários tipos de serviço, como por cima e por baixo. Pratique-os todos contra a parede.
  3. Passo 3 Volley contra a parede.
    Volley contra a parede. Depois de se ter habituado a servir contra a parede, comece a bater a bola para trás. Sirva e persiga a bola antes que ela caia, tal como se estivesse a jogar um jogo. Bata a bola de volta na parede como se a estivesse a bater por cima da rede. Mantenha este voleio durante o máximo de tempo possível.
    • Concentra-te em fazer com que a bola ultrapasse a linha que desenhaste, mas não pares se algumas das tuas tacadas forem demasiado baixas. Tenta apenas manter a bola no ar o máximo de tempo possível. Isto treina o tempo de reação e o condicionamento físico.
  4. Etapa 4 Espetar a bola...
    Espetar a bola contra a parede. Embora o lançamento da bola necessite normalmente da ajuda de um colega de equipa, pode fazer os movimentos e lançar a bola contra a parede. Atira a bola para cima à tua frente. Em seguida, faz a preparação para o remate. Quando a bola cair para ti, atira-a contra a parede.
    • Tente fazer com que os seus picos passem por cima da linha que desenhou para que possam passar a rede num jogo real.
    • Trabalha a tua precisão, apontando para diferentes pontos ao longo da parede. Aponte a bola o mais próximo possível desses pontos.
  5. Passo 5 Faça um exercício de pimenta a solo.
    Fazer um exercício de peppering a solo. No voleibol, o peppering é um exercício em que dois jogadores passam a bola um ao outro. Com a parede, pode fazer o exercício sozinho. Começa por servir a bola contra a parede. Quando a bola voltar para si, faça-a saltar para outro local. Depois, ponha-se debaixo da bola e coloque-a. Por fim, bata a bola contra a parede.
    • Depois de servir, repita este exercício o maior número de vezes que conseguir sem que a bola bata no chão: bater, colocar, bater.
    • Se tiver dificuldade em fazer tudo isto de uma só vez, comece mais devagar. Sirva a bola e apanhe-a quando ela saltar para trás. Depois, salta-a para cima e apanha-a. Vá fazendo o exercício completo.
  6. Passo 6 Praticar o bloqueio contra a parede.
    Praticar o bloqueio contra a parede. Para além de bater a bola, o bloqueio é outra competência fundamental do voleibol. Coloque-se a 0,30 m de distância da parede com as mãos estendidas para cima. Depois, dobre os joelhos e dê um salto vertical tão alto quanto possível. Quando atingir o ponto mais alto, empurre as mãos para a frente como se estivesse a bloquear uma bola de voleibol.
    • Ponha as mãos pelo menos tão alto como a linha que traçou para poder bloquear uma bola que passa por cima de uma rede verdadeira.
    • Desafie-se a si próprio tentando alcançar áreas mais altas da parede. Estabeleça um ponto e dê um salto vertical. Levante as mãos para tentar alcançá-lo.

Joga voleibol como um profissional com esta série para especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Quais são algumas habilidades que eu preciso aprender para as provas?
    Trabalhe para conseguir um bom serviço e para melhorar o seu passe. O serviço é fundamental se te juntares a uma equipa de voleibol de baixo nível.
  • Questão
    A parede vai ficar danificada ao bater-lhe com força?
    A menos que seja feita de madeira ou coberta com cimento fraco, provavelmente não sofrerá danos.
  • Questão
    Posso jogar sem protecções para as mãos e joelhos?
    Pode, mas isso pode magoá-lo e afetar a sua forma de jogar. Além disso, se mergulhar, as joelheiras dão jeito.

Dicas

  • Quando passares ou fizeres um passe para ti próprio, diz 'meu' ou 'consegui' sempre que tocares na bola, como farias num jogo a sério.
  • Use sempre a forma correcta para cada exercício quando estiver a praticar sozinho.

Avisos

  • Certifique-se de que a parede em que você trabalha não tenha janelas ou objetos quebráveis próximos a ela.