Como praticar exercícios com a sua arma de fogo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O treino e os exercícios são a chave para ser rápido numa situação de tensão. O treino de movimentos individuais torna-o rápido e consistente, e os exercícios familiarizam-no com a sua própria capacidade (velocidade e precisão). Combinando isso com táticas, você estará mais bem preparado do que seu oponente quando a coisa pegar!

Passos

Pratique recarregar sua pistola

  1. Passo 1 Você deve ser...
    Deverá ser capaz de carregar a sua arma rapidamente 100% do tempo - sem olhar para a sua pistola, para as suas mãos ou para os seus carregadores.
  2. Passo 2 A recarga de emergência é a recarga em que gastou todas as munições do carregador e a corrediça está bloqueada para trás.
    A recarga de emergência é a recarga em que gastou todas as balas do carregador e a corrediça está bloqueada para trás. Tudo isto deve ser feito mantendo a arma apontada para o alvo. Psicologicamente, baixar a arma dá ao alvo pretendido uma vantagem sobre si e mantém-no concentrado na arma e não no alvo.
    • A técnica é a seguinte: quando a corrediça trava para trás, você quer pegar outro carregador (provavelmente de um porta-carregador). Ao mover o novo carregador em direção à arma, ejecte o carregador vazio, deixando-o cair no chão (eles devem essencialmente passar um pelo outro durante o exercício). Coloque a parte de trás do carregador contra a parte de trás do compartimento do carregador da arma, alinhe os dois e, com alguma força (embora deva haver pouca resistência), assente o carregador com a palma da mão; em seguida, prima o botão de disparo.
  3. Passo 3 Recarga tática
    A recarga tática é a recarga em que se encontra uma pausa no tiroteio e se pode colocar atrás de um abrigo. Sabe que gastou algumas balas do carregador atual e quer preparar-se para o que vier a seguir.
    • Este exercício pode ser efectuado em posição de prontidão, uma vez que deve ser feito atrás de um abrigo e o outro atirador (alvo) pode estar visível, mas não constitui uma ameaça imediata. Alcance a sua bolsa de carregadores (ou outro suporte de carregadores - um bolso talvez - e pegue num carregador com o polegar, o indicador e o dedo médio. Volte para a arma e ejecte o carregador parcialmente vazio para a sua mão, agarrando o carregador ejectado com o dedo anelar, o dedo mindinho e a palma da mão. Insira o carregador novo na arma e puxe-o ligeiramente para se certificar de que está corretamente encaixado no compartimento do carregador. (Isto é especialmente importante quando se carrega um carregador que está atestado.) Esta recarga não requer a manipulação da patilha de disparo.
    • Esta recarga deve ser executada antes de voltar a guardar a pistola no coldre para que, se precisar de sacar novamente, esteja totalmente preparado.
  4. Passo 4 Deverá estar...
    Deve ter prática suficiente para que, quando estiver a disparar (independentemente do número de cartuchos no carregador), consiga sentir quando a arma está vazia.
    • A corrediça tem duas acções separadas cada vez que uma bala é disparada; depois de disparada a última bala, só sentirá a primeira ação, o que significa que há menos movimento do cano. Quanto mais depressa se conseguir recarregar o carregador, melhor. Depois disto, executa-se uma recarga de emergência.

Treinar-se

  1. Passo 1 Posicione-se a cerca de...
    Posicione-se a cerca de 7 jardas (a distância que o FBI determinou que um homem pode mover-se num segundo e meio - aproximadamente o tempo necessário para sacar uma pistola e disparar) de um alvo grande (mais de 10 polegadas). Numa posição de arma baixa (posição de prontidão), puxe a arma para cima, o mais rapidamente possível, para a posição de disparo e concentre-se na mira frontal da sua arma, espere até ver um pouco da mira frontal entre as miras traseiras e puxe o gatilho (isto chama-se mira de flash). Deverá ser capaz de acertar sempre no alvo de 10 polegadas. Se falhar, tente ir um pouco mais devagar. O segredo é praticar na perfeição e a velocidade tornar-se-á natural.
  2. Passo 2 A fase seguinte consiste em disparar rajadas contra o alvo.
    A fase seguinte consiste em colocar rajadas no alvo. Dê alguns passos para trás (10 metros). Faça o mesmo que antes, mas, desta vez, dispare rapidamente dois ou três tiros contra o alvo e, entre cada disparo, volte a usar a mira de flash. Quando for capaz de chegar à posição de disparo e efetuar três disparos rápidos no alvo de mais de 10 polegadas em menos de um segundo e meio, pode avançar.
  3. Passo 3 Praticar com vários alvos
    Pratique com vários alvos. Deve começar por colocar três ou mais alvos a um ou dois metros de distância. Coloque-se rapidamente em posição de disparo e siga pela linha. Um tiro em cada alvo. Altere a ordem de disparo: talvez tente por uma ordem diferente; peça a um amigo que lhe diga em que alvo deve disparar ('um!', 'três!', etc.), mas o mais importante é ter a certeza de que acerta no alvo; quando tiver a certeza de que acerta sempre no alvo, tente acelerar o ritmo. No início, quando dispara, mova a arma com o recuo. Assim que o recuo estiver concluído, já deve estar a apontar para o próximo alvo. À medida que se torna mais rápido, pode forçar a arma a colocar-se em posição e estar pronto antes de o recuo estar completo.
  4. Passo 4 Praticar em movimento
    Pratique em movimento. Enquanto se desloca, deve ser capaz de atingir alvos a 10 jardas (9,1 m). Coloque três ou mais alvos a alguns metros de distância uns dos outros. Comece a cerca de 15-18 jardas (13,7-16,5 m) de distância. Corra até cerca de 10 jardas (9 m) (a partir do primeiro alvo) enquanto puxa a arma para a posição de disparo. Dispare uma rajada de dois tiros, dê um passo lateral para atingir o próximo alvo, e assim por diante. De cada vez que fizer o percurso, tente fazê-lo mais depressa; tente fazer o mínimo de pausas possível ao disparar (mesmo em movimento, deve conseguir ter uma visão rápida); quanto mais tempo fizer uma pausa, mais preciso será, mas num tiroteio, o relógio está sempre a contar mais depressa do que na carreira de tiro.
  5. Passo 5 Integrar o exercício de Moçambique.
    Integrar o exercício de Moçambique. Se um amigo estiver a chamar os números dos alvos, e ele chamar o número de um alvo que já tenha atingido, desta vez tente um tiro na cabeça. Isto também é conhecido como prática de 'falha na paragem'. A ideia é que disparaste contra o alvo, mas ele não se deixa impressionar (ou seja, está drogado, tem um colete à prova de bala ou está simplesmente determinado) e continua a aproximar-se, pelo que tens de dar um tiro na cabeça. Lê Alvos humanos abaixo para mais informações.

Human Targets

  1. Passo 1 A colocação da bala é muito mais importante do que a própria bala.
    A colocação da bala é muito mais importante do que a própria bala. Existem duas áreas críticas de um ser humano que contêm os principais órgãos e sinais vitais que, se atingidos, podem parar um homem no seu caminho ou matá-lo.
  2. Etapa 2 A cavidade torácica
    A cavidade torácica é o 'centro de massa' de um ser humano. Esta área contém o coração, as principais veias e artérias, a traqueia, os brônquios e os pulmões, o esófago e as estruturas do sistema nervoso, incluindo os nervos vagos emparelhados. Para imaginar a área que esta abrange, começa acima do diafragma (logo abaixo do esterno) e faz (a partir de uma vista frontal) uma forma de cúpula até à primeira costela lateral. Trata-se de uma área-alvo bastante grande. Um tiro numa área da cavidade torácica é pouco diferente de qualquer outro, a não ser que se atinja o coração.
    • O problema com os tiros na cavidade torácica é que um lutador determinado ou um homem sob o efeito de drogas não ficará nada impressionado com qualquer coisa que lhe atires nesta área. Mesmo que destruas o coração de uma pessoa, ela ainda tem 20 a 30 segundos de plena capacidade cognitiva e física com a qual te pode magoar gravemente ou mesmo matar. Para além disso, o coração é um alvo muito pequeno e destruí-lo completamente com uma bala é quase impossível, o que significa que a pessoa terá provavelmente ainda mais tempo antes de atingir o seu destino final. Por todas estas razões, muitos têm a regra de auto-defesa: 'disparar até que a ameaça termine'. Mas é preciso determinar por si mesmo qual será o seu protocolo.
    • O colete à prova de bala também é um fator. Atingir um homem no peito (a menos que o atinja exatamente no mesmo sítio todas as vezes) vai esgotar o seu carregador.
    • Penetração da bala é um fator muito importante na seleção da bala. Esta penetração faz algumas coisas por si. Em ângulos inferiores aos ideais, a bala atingirá os sinais vitais e dará à bala a possibilidade de atingir a coluna vertebral, o que (dependendo do local onde cair) pode incapacitá-la completamente ou, pelo menos, parte do seu corpo, o suficiente para que possa fugir.
  3. Passo 3 A segunda grande área é a cavidade craniana.
    A segunda grande área é a cavidade craniana. Esta zona é muito mais simples: contém o cérebro e a parte superior da coluna vertebral.
    • Embora o cérebro seja um alvo óbvio, há ainda algumas considerações a ter em conta na colocação do tiro. A parte frontal do crânio (acima das sobrancelhas) é um dos ossos mais duros do corpo e também não é um alvo plano (está ligeiramente inclinado para trás ou para os lados: inclinado para o lado). Já houve casos em que as balas fizeram ricochete na testa de uma pessoa.
    • Felizmente, logo abaixo deste osso (abaixo das sobrancelhas), até ao topo do maxilar superior, existe uma área muito macia com cartilagem e orifícios que conduzem diretamente à parte inferior do cérebro, à medula oblonga e à parte superior da coluna vertebral. O cérebro é o maior alvo, e uma bala aí atingida significa que se apagam as luzes, mas sabe-se que ocorrem arrepios e pequenos movimentos quando se dá um tiro no cérebro. A medula oblonga e a parte superior da coluna vertebral são a forma como esses sinais de arrepio são enviados para o corpo. Se uma bala atravessar qualquer um destes órgãos, o corpo não tem qualquer hipótese de premir acidentalmente o gatilho ou de se mover de qualquer outra forma potencialmente prejudicial.
    • Numa situação que exija a incapacitação imediata e inquestionável de uma pessoa, é essencial um disparo através de uma janela de cerca de 3 polegadas (acima do maxilar superior até às sobrancelhas) por 5 polegadas (os bordos exteriores dos olhos) na cabeça. Esta área de 3x5 polegadas é aproximadamente a mesma, independentemente do ângulo em que a pessoa está virada para si (a partir da retaguarda e dos lados, tem aproximadamente o mesmo tamanho e o mesmo nível na cabeça).
  4. Passo 4 Para praticar, substituir...
    Para praticar, substituir o alvo circular do peito por um alvo em forma de cúpula de 11x7 polegadas e a cabeça por um alvo de 3x5 polegadas dar-lhe-á uma área de mira mais realista. Quando estiver a pontuar (para comparar as suas melhorias) ou a competir, um tiro que ultrapasse a linha de qualquer cavidade é bom. O tamanho do grupo deve ser menos importante do que acertar rapidamente; e quando se dispara contra a cavidade craniana, só se deve fazer um disparo garantido (deve sempre demorar mais tempo para um disparo craniano do que para um disparo torácico). Mas lembre-se, 'lembre-se do seu pior dia no campo de tiro, será duas vezes pior quando estiver num tiroteio'. Por isso, uma regra geral de um agrupamento do tamanho da mão no tórax é o ideal.

Fogo rápido

  1. Passo 1 Glock e outras...
    As pistolas Glock e outras pistolas de Dupla Ação Constante (DAO) (como os gatilhos QA Walthers, LEM e DKA) têm um gatilho que tem um ponto de reinício depois de a arma ter sido disparada. Dispare uma bala contra o seu alvo; agora, solte lentamente o gatilho até ouvir um clique e a resistência no gatilho diminuir. Nesta altura, pode puxar o gatilho novamente. Isto não só lhe permite ser mais preciso ao fazer disparos simples (devido ao acionamento mais curto do gatilho), como também, quando habituar o seu dedo ao movimento, é a melhor forma de disparar a arma rapidamente.
  2. Passo 2 A maioria das outras pistolas (ação simples-SA, ação dupla-DA, ação dupla/single-action-DA/SA) são um pouco mais padronizadas.
    A maioria das outras pistolas (de ação simples-SA, de ação dupla-DA, de ação dupla/simples-DA/SA) são um pouco mais padronizadas. É necessário soltar completamente o gatilho antes de o poder puxar novamente. As SA e DA/SA são as mais fáceis para este exercício, uma vez que têm um gatilho mais leve do que as suas congéneres DA (ou DAO).
  3. Passo 3 Depois de ter puxado o gatilho para baixo.
    Depois de ter o seu gatilho puxado. A primeira coisa a fazer é praticar (a curta distância - 4-8 metros) disparar a arma o mais rápido possível. Quanto mais rápido conseguir puxar o gatilho, mais opções terá.
  4. Passo 4 O processo da arma quando dispara uma bala é tal:
    O processo da arma quando se dispara uma bala é o seguinte: a bala é disparada, a corrediça recua, o cartucho é ejectado, à medida que a corrediça avança o resto da arma (estrutura, cano, etc.) sobe (isto chama-se muzzle flip), assim que a corrediça volta a estar na bateria (totalmente para a frente) a arma pode disparar novamente. A posição final da corrediça ocorre antes de a arma ter voltado à sua posição original nas suas mãos.
  5. Passo 5 Se premir o gatilho antes de a arma estar em repouso nas suas mãos, disparará mais alto do que a primeira bala.
    Se premir o gatilho antes de a arma estar em repouso nas suas mãos, disparará mais alto do que a primeira bala. Se esperar demasiado tempo, a arma saltará abaixo da posição original, e disparar durante essa fase fará com que a bala caia em baixo. Pode esperar um pouco mais (mas isso retira a palavra 'rápido' deste exercício), ou pode programar o disparo para quando a arma estiver a cair para além da posição de repouso.
    • Também pode aumentar a velocidade do ciclo da arma nas suas mãos, agarrando-a com mais força (demasiado firme para um disparo preciso de um só tiro). Se o fizer, o tempo é mais importante, mas permite-lhe disparar mais rapidamente.
    • Note que cada arma e cada calibre têm tempos de ciclo totalmente diferentes, por isso é melhor praticar com poucas armas. Se se enganar no tempo, verá que atingir um alvo de forma consistente, mesmo a 5 jardas (4,6 m), pode tornar-se difícil.
    • Se as suas balas estiverem a acertar em cheio depois da primeira, tente disparar um pouco mais devagar. Em alternativa, pode tentar apertar mais o punho da arma. Se estiver a disparar para baixo, ou dispara mais depressa ou afrouxa o punho da arma.
  6. Passo 6 Com alguma prática, descobrirá que consegue fazer agrupamentos de 10-12 polegadas (25,4-30,5 cm) a 7 jardas (6,4 m).
    Com alguma prática, descobrirá que consegue fazer agrupamentos de 25,4-30,5 cm a 7 jardas (6,4 m). Quando conseguir fazer isso, ou aproximar-se disso, pode adicionar outros exercícios: prepare dois ou mais alvos. Dispare quatro ou cinco balas num alvo, depois passe para o alvo seguinte e assim por diante. Isto combina um dos exercícios de tiro mencionados anteriormente e o exercício de tiro rápido.

Outros exercícios

  1. Passo 1 Este exercício pode ser adicionado antes de qualquer outro exercício.
    Este exercício pode ser adicionado antes de qualquer outro exercício. Foi concebido para fazer subir o ritmo cardíaco e talvez para libertar alguma adrenalina, o que lhe dará um ligeiro efeito de visão em túnel. Antes de fazer um exercício, com a arma de fogo bem guardada no coldre, faça 20 ou mais flexões. Faça-as até sentir um pouco de queimadura e ficar sem fôlego. Levante-se e faça o exercício o mais rapidamente possível. Descobrirá que a pontaria aguda é muito mais difícil, embora a pontaria geral da mira não deva ser muito diferente; é por isso que é tão importante.
  2. Passo 2 A maioria das pistolas semi-automáticas não dispara se a corrediça da arma não estiver na posição de bateria (totalmente para a frente).
    A maioria das pistolas semi-automáticas não dispara se a corrediça da arma não estiver na posição de bateria (totalmente para a frente). Isto torna-se um problema se a pistola estiver encostada a algo ou se a parte da frente da arma estiver pressionada contra algo macio. Um exercício simples para manter o bandido longe da sua arma numa situação de proximidade é colocar o seu braço de apoio direito à frente do seu peito, dobrado num ângulo de 90 graus. Isto mantém o bandido afastado de si, enquanto o braço de disparo é baixado perto da anca. Para praticar: um alvo alto que possa encostar ao seu braço e disparar contra ele é bom (certifique-se de que o alvo é macio, para que as balas não façam ricochete e não se estilhace - certifique-se de que dispara a direito para não atingir o seu braço). Só precisas de fazer este exercício algumas vezes, para te sentires à vontade.
  3. Passo 3 Carregar
    Carregar um bandido parece uma ideia estúpida na maioria dos casos, mas se o bandido estiver a recarregar ou distraído, pode ser muito benéfico (pode conseguir apanhá-lo de surpresa ou desarmá-lo). Tenha um alvo do tamanho do peito (mais de 10 polegadas) a 15-20 jardas (13,7-18,3 m) de distância. Quando sentires que estás suficientemente perto para atingir o alvo enquanto te moves, abranda para uma caminhada agachada com os joelhos ligeiramente dobrados (para manteres a parte superior do corpo suave) e dispara contra o alvo.
    • Adiciona coisas diferentes enquanto corres: pede a um amigo que te diga quando deves começar a disparar (em alturas aleatórias). Ou começa a correr ao mesmo tempo que um amigo começa a recarregar. Pede a um amigo que grite quando acabar para te dizer que deves começar a disparar. Pode tornar-se um concurso entre recarregar e correr (também lhe dará uma ideia de quanto tempo demora uma recarga se tiver de apressar alguém).
    • Se a sua localização o permitir, coloque-se a 15-20 jardas (13,7-18,3 m) de distância do seu alvo. Peça a outra pessoa que se coloque bem ao lado, apontando para um alvo diferente. A pessoa que se encontra ao lado deve ter uma bala na câmara e um carregador vazio, com um carregador carregado de fácil acesso (ou seja, bolsa para carregador). A pessoa deve ter a sua arma pronta a disparar. A outra pessoa dispara; tu começas a correr para o teu alvo. Se a outra pessoa conseguir recarregar e disparar para o seu alvo antes de si, ganha. É melhor (por razões de segurança) que a outra pessoa esteja apontada e a disparar para um alvo que esteja numa direção diferente da sua, para que em nenhum momento uma pessoa esteja à frente do focinho da outra.
    • Além disso, podes tentar recarregar enquanto corres para o alvo e disparar contra o alvo quando acabares (esta é a versão mais avançada deste exercício).

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como é que faço uma boa pontaria?
    Ao apontar a arma, deve certificar-se de que a mira está bem ajustada e de que segura a arma à distância dos braços.

Vídeo

Dicas

  • Uma filosofia de pensamento é que nunca se deve gastar todo o carregador e que, em vez disso, se deve efetuar uma recarga tática antes de se esgotar. Mas parece pouco prático estar constantemente a contar o número de balas na arma (durante um tiroteio) e depois recarregar antes de a arma ficar vazia. Praticar as recargas tácticas e de emergência prepará-lo-á para qualquer situação que se apresente.
  • É essencial praticar fogo rápido, tentativa e erro com o tempo e a aderência. Este é um daqueles exercícios que é difícil de treinar, mas que requer apenas prática.
  • Sempre manter a pistola corretamente e com frequência.

Avisos

  • Certifique-se de saber o que está ao alcance. As balas podem percorrer quilómetros ou podem saltar e fazer ricochete em direcções não intencionais.
  • Uma pistola pode causar ferimentos graves ou mesmo a morte. Aponte sempre a pistola numa direção segura e nunca a aponte para algo que não pretenda disparar.
  • Qualquer arma de fogo só deve ser disparada num local seguro e legal. Esteja ciente das leis estaduais e locais sobre o uso e transporte de uma arma de fogo e siga-as cuidadosamente. As leis mudam drasticamente entre estados e podem mudar entre condados ou mesmo cidades.
  • Todos os treinos devem ser efectuados na carreira de tiro, obedecendo a todas as regras de segurança, ou num local legal e privado com uma arma descarregada (ou pode substituir as munições por cápsulas).
  • As pistolas raramente são a melhor arma para situações de combate. As espingardas e as caçadeiras causam muito mais danos do que as pistolas. As pistolas são melhores para alvos a 0-10 jardas (0,0-9,1 m), as caçadeiras são melhores para alvos a 2-50 jardas (1,8-45,7 m) e as espingardas são melhores para alvos a 4-1.000 jardas (3,7-914,4 m).
  • Segurança em primeiro lugar! As armas de fogo são muito perigosas. Só use uma pistola ou outra arma de fogo se for um atirador experiente ou se tiver um atirador muito experiente a supervisioná-lo diretamente.