Como praticar basebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O treino de técnicas fora do treino ou de um jogo é fundamental se quiser melhorar as suas capacidades no basebol. Para se tornar um jogador completo, é necessário praticar a captura, o lançamento, a batida e a corrida. Se realizados corretamente, exercícios específicos podem aprimorar suas habilidades para que você esteja na melhor forma quando for a hora de jogar.

Passos

Aprimorando suas habilidades de pegar e arremessar

  1. Passo 1 Atirar uma bola contra uma parede para melhorar o manuseamento da bola.
    Atirar uma bola contra uma parede para melhorar o manuseamento da bola. Para este exercício, procure uma parede não quebrável, como uma parede de betão ou de tijolo. Coloque-se na posição de prontidão, com os pés afastados à largura dos ombros e os joelhos ligeiramente dobrados. Atire as bolas contra a parede, de modo a que estas saltem na sua direção. Pratique apanhar a bola quando ela voltar.
    • Atire a bola para diferentes zonas da parede, para que possa praticar apanhar a bola a diferentes níveis.
    • Alterne entre apanhar a bola com a mão tradicional e com a mão de trás para se tornar melhor a apanhar a bola em diferentes cenários.
    • Para praticar os 'grounders', atire a bola mais perto do fundo da parede para que ela role na sua direção no chão em vez de saltar no ar.
    • Pratique o lançamento da bola contra a parede durante 30 minutos a uma hora de cada vez.
  2. Passo 2 Atirar a bola para um X na parede para praticar a precisão do lançamento.
    Atire a bola a um X na parede para praticar a precisão do lançamento. Utilize um pedaço de fita-cola ou giz para escrever o X na parede. Depois, atire a bola e aponte para o X. Mova-se para a frente, para trás, para a esquerda e para a direita na posição de preparação e tente acertar no X de diferentes ângulos.
    • Este é um excelente exercício se estiver a ter dificuldades com a precisão do lançamento.
    • Também pode atirar a bola para uma rede em vez de uma parede se estiver a praticar o lançamento.
  3. Etapa 3: Criar uma base imaginária para praticar jogadas de marcação enquanto joga à bola na parede.
    Crie uma base imaginária para praticar as jogadas de marcação enquanto joga à bola na parede. Desenhe um X no chão ou utilize uma base para praticar a marcação de pessoas depois de apanhar a bola. Coloque a base junto ao local onde vai lançar a bola. Apanhe a bola e pratique a marcação rápida da base com um dos seus pés.
    • Também pode praticar apanhar a bola enquanto mantém um pé no X. Isto replica a marcação de pessoas durante uma jogada forçada.
  4. Passo 4 Atire a bola para o ar e apanhe-a para praticar a captura de um pop fly.
    Atire a bola para o ar e apanhe-a para praticar a captura de um pop fly. Atire a bola por baixo da mão diretamente sobre si e apanhe-a com a luva. Isto irá reproduzir a captura de bolas de arremesso ou bolas que são atingidas no ar.
    • Este exercício ajudará a coordenação mão-olho.
    • Faça este exercício 100 vezes por dia para desenvolver a sua memória muscular.
  5. Passo 5 Jogue à apanhada com um amigo ou colega de equipa.
    Jogar à apanhada com um amigo ou colega de equipa. Peça ao seu amigo para lançar uma variedade de lançamentos diferentes, incluindo bases, para ajudar a completar o seu jogo. Atire a bola em diferentes ângulos e alturas para que possa praticar diferentes cenários de captura. Peça ao seu parceiro que faça o mesmo quando lhe atirar a bola de volta.

Aperfeiçoar a sua tacada

  1. Passo 1 Balançar o taco pelo menos 150 vezes por dia.
    Balance o taco pelo menos 150 vezes por dia. Coloque-se na postura de batedorcom os joelhos ligeiramente dobrados e por baixo dos ombros. Pratique o balanço 'vazio', balançando o taco como se estivesse num jogo. Isto irá incutir memória muscular e fortalecer os braços, o que irá melhorar a técnica e a potência.
    • Não precisa de balançar o taco 150 vezes seguidas. Divida os seus balanços de taco vazio em 10 repetições por série.
  2. Passo 2 Alternar entre tacos com pesos diferentes.
    Alterne entre tacos com pesos diferentes. A utilização de um taco mais pesado do que o que utilizaria normalmente irá melhorar a sua potência de balanço. Faça um conjunto de repetições de balanço vazio com um taco mais pesado do que o que está a usar. Depois, faça 2 séries com um taco com o mesmo peso que está a usar. Finalmente, faça uma única série de balanços vazios com um taco mais leve para melhorar a sua velocidade e técnica.
    • Pratique balançar o taco que usaria normalmente mais do que um taco com peso a mais ou a menos para não perder a sua técnica.
  3. Passo 3 Balançar o taco sobre os joelhos para melhorar a técnica da parte superior do corpo.
    Balançar o taco de joelhos para melhorar a técnica da parte superior do corpo. Ajoelhe-se sobre 1 ou 2 joelhos e balance o taco enquanto tenta manter uma boa técnica. Este exercício concentrará a sua prática no movimento da parte superior do corpo, em vez do movimento das ancas e das pernas. Faça 10 repetições de cada vez antes de passar a outro exercício.
    • Também pode pedir a um amigo que atire uma bola para bater enquanto está ajoelhado, em vez de fazer balanços vazios.
  4. Passo 4 Bater em bolas lançadas à máquina.
    Bata nas bolas atiradas pela máquina. Comece por regular a máquina para uma velocidade de lançamento lenta e concentre-se em fazer um bom contacto com a bola. À medida que a sua coordenação mão-olho melhora, aumente a velocidade de lançamento na máquina e tente fazer contacto. Quando conseguir acertar em bolas de alta velocidade, pode praticar a força dos seus movimentos e acertar na bola numa direção específica.
    • Pode encontrar máquinas de lançamento em gaiolas de batedura ou onde quer que a sua equipa treine.
    • A maior parte dos treinos na gaiola de batedura deve durar pelo menos 60 minutos.
    • Faça uma pausa de 3 a 5 minutos a cada 20 minutos.
    • Pode até encontrar máquinas que lançam lançamentos alternativos, como bolas curvas, para que possa ter mais variedade nos seus treinos.

Melhorar a sua velocidade

  1. Passo 1 Faça sprints para melhorar a sua velocidade de corrida de base.
    Faça sprints para melhorar a sua velocidade de corrida de base. Os sprints desenvolvem a sua velocidade explosiva e ajudam-no a correr melhor nas bases. Coloque marcadores a 20 jardas (60 pés), 40 jardas (120 pés) e 60 jardas (180 pés) de distância. Faça 2 sprints completos em cada distância e adicione uma volta de caminhada entre cada série para poder descansar adequadamente.
    • Uma vez que não está constantemente a correr no basebol, é melhor reproduzir as condições do jogo e concentrar-se na rapidez explosiva em vez da resistência de longa distância.
  2. Passo 2 Pratique o desvio e depois o sprint para praticar a saída de campo.
    Pratique o desvio e depois o sprint para praticar a saída de campo. Enquanto os sprints básicos o ajudarão a correr na base, o desvio lateral para um sprint ajudá-lo-á a apanhar bolas que estão longe de si. Dê um passo lateral para trás e para a frente antes de fazer o sprint. Depois, quando chegar ao fim do sprint, dê novamente um passo lateral para trás e para a frente antes de voltar a correr.
  3. Passo 3 Utilize um cronómetro para controlar a sua velocidade.
    Utilize um cronómetro para controlar a sua velocidade. Determine as distâncias que precisa de melhorar e monitorize o seu progresso com a ajuda de um cronómetro. Estabeleça objectivos para si próprio para reduzir o seu tempo à medida que continua a praticar. Isto dar-lhe-á uma ideia do que está a fazer bem e mal.
    • Além disso, ver o seu progresso irá motivá-lo a continuar a praticar.
    • No caso do basebol profissional, os olheiros esperam que um jogador seja capaz de correr da casa para a primeira base em 4-4,3 segundos.
    • Os jogadores profissionais de basebol podem correr a corrida de 60 jardas (180 pés) em 6,8-7 segundos.
  4. Passo 4 Efetuar estocadas...
    Efectue lunges para aumentar a flexibilidade e a estabilidade. Os lunges melhoram a amplitude de movimento das pernas e são um dos exercícios mais populares no basebol. Dê um passo em frente com uma perna enquanto baixa as ancas e coloca o outro joelho no chão. Alterne as pernas e continue a repetir os passos para efetuar os lunges. Faça 10 repetições em cada perna.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas