Como fazer salto com vara

Autor do artigo:Gabriel Silva

A popularidade do salto com vara está crescendo em todo o mundo devido ao aumento dos programas de atletismo. O esporte exige um alto nível de consciência corporal, flexibilidade e velocidade. Para aprender a saltar com vara, você precisará preparar seu corpo para a atividade, comprar a vara certa e praticar sua técnica.

Etapas

Como fazer sua abordagem

  1. Etapa 1 Selecione a altura da barra para o salto.
    Selecione a altura da barra para seu salto. Nos primeiros saltos, você deve remover a barra completamente para ter mais espaço para aprender os movimentos do salto. Nos próximos saltos, tente usar uma corda elástica para se aproximar da sensação de um poste. Então, quando você estiver confiante em passar pela corda elástica a uma altura de 1,5 a 2,4 m, coloque os padrões (a vara sobre a qual você salta) na mesma altura. Essa barra ficará cada vez mais alta à medida que você se tornar mais confiante.
    • Para a maioria dos saltadores iniciantes, um bom salto é de 1,5 a 1,8 m (5 a 6 pés)
    • Muitos competidores sérios do ensino médio e da faculdade conseguem saltar de 4,0 a 5,2 m (13 a 17 pés)
    • Para os competidores olímpicos, são comuns saltos de 5,5 a 6,1 m (18 a 20 pés)
  2. Etapa 2 Coloque sua mão dominante no alto da vara e a outra um pouco abaixo.
    Coloque sua mão dominante no alto da vara e a outra um pouco abaixo. Em sua primeira tentativa, coloque a mão dominante cerca de 30 cm abaixo do topo da vara. Coloque a outra mão de 1 a 2 pés (0,30 a 0,61 m) abaixo disso, dependendo do que for mais confortável para você.
    • Pessoas destras segurarão a vara com a mão direita em cima e a mão esquerda embaixo.
    • Os canhotos seguram o pole com a mão esquerda em cima e a mão direita embaixo.
  3. Etapa 3 Para os primeiros saltos, posicione-se a 4-5 passadas da borda externa da caixa.
    Para seus primeiros saltos, posicione-se a 4-5 passos da borda externa da caixa. Você pode medir suas passadas segurando a vara e correndo (começando com o pé direito) pela pista longe do box. O número de vezes que seu pé esquerdo aterrissar lhe dará o número de passadas. Quando encontrar sua posição, vire-se de frente para a caixa.
    • Quando encontrar um ponto de partida que lhe pareça confortável, marque-o com giz e reutilize essa marca para as próximas corridas.
    • Quando estiver acostumado a correr essa distância até o box, poderá reduzir sua corrida para 8 a 10 passadas. Quanto mais longe você correr, mais rápido se moverá e mais alto será capaz de saltar.
  4. Etapa 4 Corra em direção à caixa com a vara sobre o ombro ou no quadril.
    Corra em direção à caixa com a vara sobre o ombro ou no quadril. Quanto mais rápido você correr, mais alto irá, portanto, tente correr o mais rápido possível. Pode ser útil correr no lugar antes de começar a melhorar sua rapidez.
    • Talvez sejam necessárias algumas tentativas para encontrar o ponto de partida perfeito para sua corrida. Não desanime se você se sentir desconfortável nas primeiras vezes.

Salto em altura

  1. Etapa 1 Coloque a extremidade mais distante de sua vara na borda interna da caixa ao se aproximar.
    Coloque a extremidade mais distante de sua vara na borda interna da caixa ao se aproximar. Esse é o ponto mais importante de seu salto. Nas primeiras execuções, você deve segurar a vara acima da cabeça com os braços estendidos e estar pronto para colocá-la diretamente no centro da caixa, na borda posterior.
    • À medida que se sentir mais confortável, você pode apoiar o bastão sobre o ombro ou segurá-lo próximo à cintura, levantando-o acima da cabeça para plantá-lo ao se aproximar da caixa.
  2. Etapa 2: Leve o joelho de sua perna dominante para o ar.
    Leve o joelho de sua perna dominante para o ar. Esse é o início do movimento de salto, pois você está se impulsionando do chão e usando a vara como alavanca enquanto a puxa. A perna do lado não dominante do corpo ainda estará no chão enquanto você empurra para cima, com o dedo do pé apontado. Isso lhe dará sustentação e o pole começará a se dobrar.
    • Seu braço inferior deve continuar empurrando o pole para manter o corpo em movimento para cima e para frente.
  3. Etapa 3 Balance a perna não dominante para cima enquanto o pole se dobra.
    Balance sua perna não dominante para cima enquanto o pole se dobra. A perna que estava apontada ajudará seu corpo a se mover para uma posição de cabeça para baixo. Continue empurrando com a mão de baixo para ficar o mais próximo possível de ficar de cabeça para baixo.
  4. Etapa 4 Mova o braço de cima em um movimento de puxar para ganhar altura adicional.
    Mova o braço superior em um movimento de puxar para ganhar altura adicional. Leve a mão dominante, que ainda deve estar na parte superior do pole, até o quadril em um movimento de puxar o pole. Use os músculos centrais para manter o corpo em movimento e ficar próximo ao pole.
  5. Etapa 5 Gire os quadris ao redor do pole.
    Gire os quadris ao redor do pole. Inicie o giro girando seu pé dominante para dentro. Ao puxar, seu corpo deve girar naturalmente em torno do pole de modo que sua barriga esteja agora voltada para o fosso.
  6. Etapa 6 Empurre para fora do pole quando estiver em sua altura máxima.
    Empurre o pole quando estiver em sua altura máxima. Nesse ponto, você estará completamente de cabeça para baixo. Tente manter as pernas retas acima da cabeça enquanto empurra o poste. Solte o poste quando sentir que está se afastando de sua altura máxima.
    • Deixar as pernas caírem muito rapidamente pode tirar a altura do salto.
    • Tenha cuidado para não se soltar muito rapidamente, pois você pode cair de cabeça na caixa. É melhor segurar por muito tempo enquanto estiver aprendendo do que arriscar uma lesão.

Aterrissando com segurança

  1. Etapa 1 Gire o corpo de modo que suas costas fiquem voltadas para os tapetes.
    Gire o corpo de modo que suas costas fiquem voltadas para as esteiras. Depois de soltar o poste, você começará a cair nos tapetes. Seu corpo deve estar em uma posição em que você possa girar com segurança enquanto cai para cair de costas.
  2. Etapa 2 Caia nos colchonetes com as mãos próximas ao peito e as pernas ligeiramente levantadas.
    Caia no colchonete com as mãos próximas ao peito e as pernas ligeiramente levantadas. Não tente se segurar ao cair no tatame, pois isso pode causar fraturas ósseas. Certifique-se de que seus braços e pernas estejam fora do caminho ao cair.
    • Não tente aterrissar sobre os pés, pois isso pode causar torções no tornozelo ou outras lesões graves.
  3. Etapa 3 Permita que suas costas sofram o impacto da queda.
    Permita que suas costas sofram o impacto da queda. A maior parte do choque da queda será nas costas, portanto, tente ficar relaxado durante a queda e deixe que os tapetes o peguem. A rigidez excessiva pode causar lesões nas costas, mesmo ao cair em tapetes macios.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    É possível começar aos 9 anos de idade? Ou sou muito jovem?
    Você pode começar aos 3 anos de idade, de acordo com a International Pole Vaulting League of Switzerland (Liga Internacional de Salto com Vara da Suíça).
  • Pergunta
    É possível sofrer lesões graves durante o salto com vara?
    Sim. Se você soltar a vara quando estiver plantando na caixa, ela pode voltar e atingi-lo, possivelmente com força suficiente para matá-lo. Além disso, errar o tapete ou aterrissar na barra transversal pode resultar em lesões.
  • Pergunta
    Como posso aumentar a força para o salto com vara?
    Faça muitas flexões, elevações de queixo, flexões, exercícios abdominais como pranchas e abdominais e pratique corrida de velocidade.

Vídeo

Dicas

  • Faça um aquecimento para o salto com vara correndo, subindo em uma corda, alongando-se e fazendo ginástica. Todos esses exercícios podem soltar suas articulações e ajudá-lo a se tornar mais flexível.
  • Se você desenvolver um interesse mais sério, entre em contato com um treinador para fazer aulas.
  • Suas primeiras tentativas podem não dar muito certo. Continue tentando e ajustando sua técnica para encontrar uma que funcione para você.

Avisos

  • Certifique-se de ter alguém para observá-lo enquanto estiver praticando, em caso de lesões.
  • Nunca salte com uma vara que seja mais leve do que você.