Como jogar voleibol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Está à procura de um desporto que exija uma relação de equipa positiva, desenvolva boas capacidades de comunicação, aumente a força da parte superior do corpo e proporcione uma quantidade ilícita de diversão? Este artigo vai ensinar-lhe os princípios básicos de como jogar voleibol. No final, você estará pronto para definir, sacar e golpear!

Passos

Jogando o jogo

  1. Escolha seus jogadores. O ideal é ter pelo menos 6 jogadores por time para um jogo competitivo. No entanto, se estiver a jogar com um grupo de amigos, mantenha o mesmo número de jogadores de cada lado.
    passo 1 escolha os seus jogadores.
    • Deve ter 2 filas de jogadores, com a primeira fila mais próxima da rede e a fila de trás mais próxima do limite traseiro do campo.
    • O jogador no canto posterior direito serve a bola. Pode rodar os jogadores pelo campo de modo a ter um novo servidor para cada jogo de serviço.
      • Se estiver a rodar os jogadores para fora, rode no sentido dos ponteiros do relógio - olhando para a rede, o jogador mais próximo dela no lado direito rodaria para fora, permitindo que muitos jogadores jogassem.
  2. passo 2 determinar qual a equipa que irá serve the ball first.
    Determine qual a equipa que vai 'servir' a bola primeiro. Atire uma moeda ao ar ou chegue a um acordo para saber quem começa o jogo.
  3. passo 3 servir a bola por detrás da linha na parte de trás do campo.
    Sirva a bola de trás da linha na parte de trás do campo. Se servir à frente da linha, será um ponto para a outra equipa. Isto é conhecido como uma falta de pé. A bola tem de passar por cima da rede (mas pode tocar) e tem de aterrar dentro do campo para que o serviço seja bom.
    • O jogador do lado direito, no fundo do campo, serve. Cada jogador só recebe uma tentativa de serviço por rotação de serviço; pode servir tantas vezes quantas as que conseguir colocar a bola no campo da outra equipa.
    • A bola é boa mesmo que caia numa linha.
  4. passo 4 devolver a bola se're on the receiving team.
    Devolve a bola se estiveres na equipa recetora. Assim, o rali começou! Uma jogada típica será 'bump', 'set', 'picar' - mas desde que a bola passe dentro de três toques, é boa.
    • Tecnicamente, pode bater-se na bola com qualquer parte do corpo, desde que a bola não fique parada.
    • Os jogadores podem ultrapassar as linhas, mas a bola não. Se um jogador da sua equipa a atingir fora dos limites, pode correr para a recuperar - com sucesso, se ela não tocar no chão.
  5. passo 5 continue a bater a bola para a frente e para trás através da rede até ocorrer uma falta.
    Continue a bater a bola para a frente e para trás através da rede até ocorrer uma falta. Isto pode dever-se a qualquer uma das seguintes situações:
    • A bola bate no chão. Isto pode fazer com que a equipa que serve marque 1 ponto para a sua equipa.
      • Se a bola bater no chão do lado da equipa que serve, a outra equipa tem a oportunidade de servir.
      • Se a bola cair no chão do lado da equipa que recebe, a equipa que serve pode voltar a servir.
      • O ponto é atribuído à equipa que não permitiu que a bola caísse no chão.
    • A bola sai dos limites. A equipa que bater a bola para fora dos limites perde o ponto.
    • Alguém toca na rede. Se um jogador de uma equipa tocar na rede, a equipa adversária ganha um ponto.
    • O pé de alguém passa por baixo da rede. Quando isto acontece, a equipa adversária recebe o ponto.
    • Alguém bate na bola 2 vezes consecutivas. Os jogadores não podem tocar na bola duas vezes seguidas, exceto se o toque for no bloco. Um bloqueio não conta como um toque.
    • Uma equipa bate na bola 4 ou mais vezes sem a mandar para o lado. 3 é o máximo.
    • Apanhar a bola sem a esbarrar na aceitação do jogo.
    • Permitir que a equipa que recebe a bola bata com outra coisa que não os seus braços ou mãos pode fazer com que a equipa que serve ganhe um ponto.
    • Devolver a bola sem permitir que a bola passe por cima do topo da rede marca um ponto para a equipa que serve.
  6. passo 6 voltar a servir a bola.
    Sirva a bola novamente. A equipa que ganhou o último ponto pode servir a bola. Se estiverem a rodar, rodem agora.
    • Se a sua equipa tiver a bola, é normal que as filas se afastem um pouco. A ideia aqui é prepararem-se para um ataque. Se não tiveres a bola, avança. Em vez disso, a ideia aqui é fazer o ataque.
    • As equipas que cometem um erro ou enviam a bola para fora de jogo enviam automaticamente a bola para a outra equipa para servir. Não deve ser adicionada qualquer pontuação extra à 'nova' equipa que serve.
    • NÃO pode ser dada qualquer penalização em qualquer situação em que a bola toque na rede e passe para o outro lado para ser jogada. A bola continua viva e jogável (a não ser que volte para a equipa que a recebe no voleio).
  7. passo 7 continuar a jogar até atingir um limite.
    Continue a jogar até atingir um limite. Pode decidir quantos pontos vai permitir em cada jogo. Por exemplo, pode iniciar um novo jogo quando uma equipa ganha 15 pontos.
    • As regras recentes estabelecem que os jogos regulamentares têm 25 pontos, sendo que o terceiro jogo (num conjunto de três) tem 15 pontos. Por vezes, os jogos podem terminar com um determinado limite de tempo, mas este deve ser acordado - geralmente, este limite de tempo é de oito minutos, mas pode ser maior ou menor consoante a situação do jogo.
    • Um jogo normal tem a duração de três jogos. Cada equipa deve trocar de lado no início de um novo jogo.
      • A equipa derrotada durante cada serviço deve ter a oportunidade de servir no jogo seguinte.
    • Um jogo deve ser ganho por dois pontos. 25-26 não é suficiente; tem de ser 25-27. Por este motivo, os jogos renhidos podem prolongar-se por muito mais tempo.
  • Se estiver a rodar os jogadores, rode no sentido dos ponteiros do relógio - olhando para a rede, o jogador mais próximo dela, do lado direito, deve rodar para fora, permitindo que muitos jogadores joguem.
  • Se a bola atingir o solo do lado da equipa que serve, a outra equipa tem a oportunidade de servir.
  • Se a bola atingir o solo do lado da equipa que recebe a bola, a equipa que serve pode voltar a servir.
  • O ponto é atribuído à equipa que não permitiu que a bola atingisse o solo.
  • A equipa derrotada em cada serviço deve ter a oportunidade de servir no jogo seguinte.

Aprender as pancadas

  1. passo 1 aprender a postura básica.
    Aprender a postura básica. Quando não está a servir, é comum assumir uma postura básica de voleibol. Os pés devem ser colocados ligeiramente mais largos do que os ombros, o peso deve estar sobre os dedos dos pés e os joelhos dobrados. Certifique-se de que as suas mãos estão com as palmas para cima e apoiadas confortavelmente nos joelhos.
    • Ao contrário da opinião de muitos, o voleibol é um desporto intenso. Durante um jogo, os jogadores podem percorrer o equivalente a alguns quilómetros de distância.
  2. passo 2 pratique o seu serviço.
    Pratique o seu serviço. Um serviço básico faz com que a bola passe por cima da rede e entre no outro campo para iniciar a jogada. Isto pode ser feito em qualquer lugar atrás da linha de saque. Um serviço que marca imediatamente um ponto (apenas toca nas mãos do servidor) é referido como um 'Ás'. Normalmente, é efectuado com a mão, punho ou braço.
    • Os jogadores mais experientes podem tentar um overhand saque:
      • Atira a bola para a tua frente.
      • Levantar a mão dominante no ar. Dobre o cotovelo para aproximar a mão do ombro.
      • Endireitar o cotovelo e bater a bola com a parte exterior da mão.
    • Os jogadores menos experientes podem servir de forma indireta.
      • Segure a bola na sua mão à sua frente.
      • Feche o punho e puxe a mão dominante para baixo e para o lado. O cotovelo deve estar ligeiramente dobrado e o polegar deve estar esticado sobre os dedos.
      • Bata a bola ao nível da cintura utilizando a parte da frente do punho. A bola deve bater no punho contra o polegar e o indicador dobrados.
  3. passo 3 'bata'...
    "Bump" a bola. Este é o golpe mais comummente utilizado para devolver um serviço. O ideal seria 'passar' a bola para o setter da equipa. A batida é a primeira de uma jogada de 3 movimentos.
    • Faça um punho com a mão esquerda e envolva a mão direita à volta. Ambos os polegares devem estar encostados à parte superior das mãos com a unha do polegar virada para cima.
    • Rode os cotovelos até que o lado plano do antebraço esteja virado para cima. Os braços devem estar esticados à sua frente, num ângulo ligeiramente descendente, e os cotovelos devem estar bloqueados.
    • Mova-se de modo a que a bola fique diretamente à sua frente. Fique de pé com os pés afastados à largura dos ombros e espere até que a bola esteja ao nível da sua cintura.
    • Deixe a bola tocar nos antebraços cerca de 5 a 15 cm acima dos pulsos. Quando a bola entrar em contacto com os antebraços, empurre para cima com as pernas e incline a 'plataforma' na direção do alvo.
  4. passo 4 praticar a definição....
    Praticar definição. Normalmente, não se coloca a bola na devolução do serviço. Em vez disso, utiliza-se o lançamento para colocar a bola no ar, de modo a que outro jogador a possa bater ou bater.
    • Mantenha as mãos no ar e faça uma janela triangular através da qual possa ver. Coloque os pés à largura dos ombros e dobre ligeiramente as pernas.
    • Bata na bola com a ponta dos dedos quando esta atingir o nível dos olhos. Empurre para cima com as pernas enquanto bate na bola.
    • Se bater na bola com a palma da mão, num jogo real, isso será considerado 'levantamento', como se tivesse apanhado a bola e a tivesse levantado.
  5. etapa 5 saber como...
    Saber como spike. Isto também é conhecido como 'ataque'.
    • Aproxime-se da bola e levante a sua mão dominante. A sua mão deve estar curvada na forma da bola e o seu cotovelo deve estar dobrado.
    • Salte e bata na bola com a palma da mão. Alcance o mais alto que puder para obter a máxima potência. A bola deve passar por cima da rede, mas de forma acentuada para baixo, para que seja difícil para a outra equipa devolvê-la.
  6. passo 6 preparar para bloquear.
    Prepara-te para bloquear. Para os (três) jogadores na rede, este bloqueio é utilizado para parar um ataque ou um pico. Existem dois tipos de bloqueios:
    • Um bloco ofensivo tem por objetivo manter a bola no lado do campo do adversário. O momento certo para saltar, prever a trajetória da bola e atirá-la de volta para o lado do adversário. O ideal é mandar a bola diretamente para o chão.
    • Um bloqueio defensivo, ou suave, é utilizado apenas para parar a força por detrás da bola e facilitar a sua devolução. A bola bate na palma da mão do bloqueador, rola ao longo das pontas dos dedos (perdendo força) e é recebida por outro jogador.
    • Um bloqueio não conta como uma das três pancadas atribuídas a um lado para passar a bola por cima da rede.
  7. passo 7 dig.
    Cavar. Este é principalmente um termo para um mergulho - uma jogada espetacular em que o jogador salva a bola mesmo antes de esta atingir o chão. Envolve um grande nível de reflexo e agilidade.
    • No mergulho, os jogadores aterram de peito com os braços esticados. É muito importante fazê-lo com segurança, pois é provável que se lesione se for mal feito. Os jogadores experientes utilizam uma técnica de rolamento para minimizar o risco de lesões.
  • Atira a bola para a tua frente.
  • Levante a sua mão dominante no ar. Dobre o cotovelo para aproximar a mão do ombro.
  • Endireitar o cotovelo e bater a bola com a parte exterior da mão.
  • Segure a bola na sua mão à sua frente.
  • Faça um punho e puxe a sua mão dominante para baixo e para o lado. O cotovelo deve estar ligeiramente dobrado e o polegar deve estar esticado sobre os dedos.
  • Bata a bola ao nível da cintura utilizando a parte da frente do punho. A bola deve bater no punho contra o polegar e o indicador dobrados.

Estratégia de utilização

  1. passo 1 ter setters designados.
    Designar um definidor. A definição é uma habilidade definitiva e mantém a ofensiva da equipa. Devem ser capazes de trabalhar em conjunto com os batedores e colocar a bola exatamente no local onde esta deve ser colocada para que o atacante possa bater a bola de forma eficaz.
    • Deve ser rápido e ágil, para além de ter precisão técnica no lançamento da bola. Com um mau set, a bola não vai a lado nenhum.
    • Mas atenção: os jogadores de set têm muitas restrições. Quando estão na linha da frente, podem atacar e bater a bola à vontade, mas, quando estão na linha de trás, não podem atacar nenhuma bola que esteja acima da rede.
  2. passo 2 utilizar um libero.
    Utilizar um 'libero'. Se estiver a subir de nível, a utilização de um líbero pode ser uma estratégia que a sua equipa queira utilizar. Isto não conta como uma substituição - este jogador veste uma cor diferente.
    • Este jogador recebe o ataque ou o serviço e tem de ter reflexos de gato. É um 'especialista defensivo'. Normalmente, substitui o blocador médio ou o central quando é suposto estes rodarem para a linha de trás. Se tiveres um jogador que seja ótimo a receber ataques, coloca-o como líbero.
    • Isso significa literalmente 'livre', ou seja, ele é livre para entrar e sair quantas vezes quiser. No entanto, não pode jogar na linha da frente.
  3. passo 3 utilize batedores do meio, do lado oposto e do lado de fora.
    Utilizar batedores do meio, do lado oposto e do lado de fora. Cada designação de batedor tem os seus pontos fortes. Observe a sua equipa e veja quem se enquadra em que categoria:
    • Os batedores intermédios devem efetuar ataques rápidos e ser bons bloqueadores. Estão constantemente a jogar ao ataque e à defesa.
    • Os batedores opostos (ou batedores do lado direito) são um setter de apoio e trabalham principalmente na defesa. Têm de fazer sempre um bom bloqueio, porque estão essencialmente a bloquear o batedor exterior da equipa adversária, ou batedor do lado forte.
    • Os batedores exteriores devem ser os batedores mais consistentes da equipa, uma vez que é geralmente para aí que vão todos os serviços. Também são frequentemente utilizados se um primeiro passe se desviar do meio.
  4. passo 4 substituir jogadores.
    Substituir jogadores. Apesar de algumas ligas permitirem substituições ilimitadas, as regras internacionais dizem que se pode ter um máximo de 6 (não incluindo o líbero).
    • Também pode contratar um especialista em serviço ou um especialista em defesa (não é a mesma coisa que um líbero) se a sua equipa tiver falta de capacidades de serviço ou de defesa.
  5. passo 5 considerar diferentes formações.
    Considere diferentes formações. Partimos do princípio de que está a trabalhar com 6 jogadores. Se não for o caso, adapte o número de jogadores e as suas capacidades a outras formações diferentes. No entanto, com seis, existem geralmente três para escolher (os números referem-se às posições, não ao número de jogadores):
    • Formação 4-2. Esta formação tem quatro batedores e dois definidores. De um modo geral, os definidores posicionam-se à direita; são os dois atacantes da frente. Geralmente, esta formação só é utilizada em jogos de iniciação.
    • Formação 6-2. É nesta formação que um jogador vem de trás e actua como definidor. A linha da frente está preparada para atacar. Todos os jogadores serão batedores numa ou noutra altura.
    • Formação 5-1. Este tipo de formação tem apenas um jogador como definidor, independentemente da sua posição na rotação. Obviamente, existem por vezes 2 e por vezes 3 atacantes na linha da frente. O definidor pode, então, mudar a sua estratégia à medida que roda e, por vezes, até mesmo atirar a bola ligeiramente por cima da rede. É muito centrado no definidor!
  6. passo 6 tenta sempre prestar atenção!
    Tenta sempre prestar atenção! A bola pode vir contra si a qualquer momento. Esteja preparado e mantenha-se atento.
    • Se a bola for lançada contra ti sem aviso, protege a tua cara do golpe com as mãos.

Preparar o seu próprio jogo

  1. etapa 1 comprar uma bola de voleibol.
    Compre uma bola de voleibol. As melhores bolas de voleibol são as de couro ou de couro sintético. Além disso, a bola deve ter uma bexiga interior de borracha.
    • Para o voleibol de interior, escolha uma bola que seja bem pressurizada. Além disso, procure uma bola com uma cor clara e uniforme.
    • Para o voleibol de exterior ou de praia, escolha uma bola de cores vivas que seja fácil de ver à luz do sol.
  2. passo 2 comprar uma rede.
    Compre uma rede. Certifique-se de que os suportes da sua rede são feitos de metal galvanizado ou madeira tratada. Além disso, considere acolchoar os postes para proteger os jogadores.
    • Uma rede oficial mede 9,75 m (32 pés) de comprimento e 1 m (39') de largura. Para os homens, mede 2,1 m (7 pés) e 2,43 m (11 5/8 pol.) de altura e, para as mulheres, mede 2,1 m (7 pés) e 2,24 m (4 1/8 pol.).
    • Se estiver a jogar ao ar livre, cave um buraco com pelo menos 1 m de profundidade para os postes. Se quiser que o seu campo seja permanente, coloque betão nos buracos antes de instalar os postes.
  3. passo 3 meça o seu campo.
    Meça o seu campo. Um campo de voleibol oficial tem 29 pés (8,8 m) 6' (9 m) de largura e 59 pés (18 m) (18 m) de comprimento.
    • Use tinta spray ou fita de nylon brilhante para marcar os limites da sua quadra. As linhas devem ter aproximadamente 5 cm de largura. Em alternativa, pode utilizar os marcadores de linha que vieram com a rede que comprou.
    • O seu campo deve estar virado para norte e sul, em vez de leste e oeste. Esta orientação garante que nenhuma equipa está a olhar diretamente para o sol.
    • Se estiver a jogar um jogo informal, pode simplesmente marcar os limites com alguns sapatos ou outros objectos que tenha à mão. Não se preocupe com as medidas exactas; o objetivo é divertir-se enquanto joga.
  4. passo 4 reúna os seus amigos.
    Reúna os seus amigos. Agora que tem todo o equipamento necessário, junte um grupo! O voleibol pode ser jogado com duas pessoas, mas é mais divertido com uma dúzia ou mais. Pegue no número que tem e descubra a sua formação - como vai rodar (se é que vai rodar) e ter em conta as capacidades?
    • Se o número de jogadores for ímpar, pode fazer com que o jogador ímpar mude de lado, junte-se à equipa mais fraca ou faça uma rotação de um indivíduo que actue como árbitro ou marcador. Ou pode ser o líbero designado e andar de um lado para o outro à vontade!

Joga voleibol como um profissional com esta série para especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como é que me visto para jogar voleibol?
    Nós temos um artigo sobre esse tema para te ajudar. O mais importante é usar roupa e calçado confortáveis e desportivos e retirar todos os acessórios.
  • Questão
    Como é que bato na bola quando ela passa por cima da minha cabeça?
    Se não conseguires alcançá-la para um set e estiveres na fila de trás, deixa-a sair. Se estiveres na fila da frente, certifica-te de que pedes a outro jogador para a apanhar. Ou então, podes virar-te e bater-lhe com uma pancada para trás. Se for a última batida do teu lado e precisares de a passar, arqueia as costas ao bateres. Se estiveres a começar o teu ataque, tudo o que precisas de fazer é levantá-la para que outro jogador a possa colocar e depois passá-la por cima da rede, com a esperança de conseguires um ponto. O mesmo conceito pode ser aplicado à receção com um remate para trás.
  • Questão
    Como é que bato uma bola que vem por cima da minha cabeça?
    Salte e coloque as mãos no ar como se estivesse a fazer o set, mas mantenha os dedos juntos para bloquear a bola. Se a bola se aproximar ligeiramente para um lado, mova as mãos, mas mantenha os dedos a apontar diretamente para cima. Idealmente, a bola deve rolar dos seus dedos para as palmas das mãos, onde a direcciona para outro jogador.

Vídeo

Dicas

  • Chamar sempre a bola, utilizando simplesmente a palavra 'meu' ou 'apanhei'. Isto melhorará a capacidade de comunicação da equipa.
  • Esteja sempre atento! Nunca se sabe quando a bola pode voar na nossa direção.
  • Pratica se tiveres um jogo.

Avisos

  • Se estiveres a usar maquilhagem, não exageres, porque pode ficar tudo borrado na tua cara.
  • Não se preocupe em ganhar ou perder. Preocupe-se apenas com a forma como joga; lembre-se do que praticou.
  • Sem um aquecimento adequado, pode lesionar-se. Certifique-se de que estica as pernas e os braços antes de jogar.

Material necessário

  • Bola de voleibol
  • Rede
  • Fita-cola, tinta em spray ou outro material para marcar os limites do campo