Como jogar softbol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O softball é um jogo divertido do qual podem participar pessoas de todas as idades. Embora nem todo mundo possa ter um treinador de primeira linha para ajudar a ensinar o básico, aprender a jogar softball por conta própria é fácil e agradável!

Etapas

Entendendo os fundamentos

  1. Etapa 1 Saiba a diferença entre softball e beisebol.
    Saiba a diferença entre softball e beisebol. O softball e o beisebol são variações do mesmo jogo. A principal diferença é que o softball é arremessado com a mão, enquanto o beisebol é arremessado com a mão. Como o nome indica, há também uma diferença nas bolas usadas.
    • As softballs são maiores e um pouco mais pesadas do que as bolas de beisebol. As softballs são menos densas e um pouco mais macias do que as bolas de beisebol. As bolas de softball são geralmente verde neon ou amarelas para garantir a visibilidade (especialmente à noite).
    • Os campos de softball são normalmente menores do que os campos de beisebol (porque o tempo de reação de um arremesso de softball é muito menor do que o tempo de reação de um arremesso de beisebol). Os jogos de softball duram sete entradas em vez das nove entradas típicas dos jogos de beisebol de nível superior.
    • Os tacos usados no softball têm um cano mais largo do que os tacos usados no beisebol.
  2. Etapa 2 Entenda a diferença entre softball de arremesso lento e de arremesso rápido.
    Entenda a diferença entre softball de arremesso lento e de arremesso rápido. Há dois tipos de competição de softball, com pequenas diferenças entre eles. Ambos seguem as mesmas regras gerais.
    • O arremesso lento geralmente é feito por equipes mistas e, como o nome sugere, a bola é arremessada em um arco alto e lento em direção ao home plate.
    • O arremesso rápido é jogado principalmente por mulheres e apresenta arremessos muito rápidos com grandes voltas.
  3. Etapa 3 Conheça as regras.
    Conheça as regras. A maioria dos jogos de softball consiste em sete entradas, cada uma com duas metades. A primeira metade (ou 'superior') é quando a equipe visitante rebate. A segunda metade (ou 'inferior') é quando o time da casa rebate. Cada metade do tempo é jogada até que a equipe de campo consiga eliminar três rebatedores ou corredores de base.
    • O arremessador lançará para um rebatedor até que uma das quatro coisas aconteça:
      • O rebatedor recebe três strikes contra ele. Um 'strike' ocorre quando o batedor se joga em um arremesso, mas erra (ou acerta uma falta com menos de dois 'strikes' contra ele), ou quando o arremesso passa pela zona de 'strike', mas o batedor não se joga nele.
      • O arremessador lança quatro 'bolas', que são arremessos que não passam pela zona de strike e que não são rebatidos pelo rebatedor. Nesse caso, o rebatedor 'caminha', ou seja, recebe a primeira base.
      • O arremessador atinge o rebatedor com um arremesso. Nesse caso, também, o rebatedor recebe a primeira base. (Isso se aplica somente ao softball de arremesso rápido. Não existe essa coisa de rebatedor atingido no arremesso lento).
      • O rebatedor chega à base com segurança em virtude de uma rebatida, uma escolha do jogador de campo ou um erro de campo (ou ocorrências mais raras, como interferência do apanhador ou do corredor).
    • Para que um rebatedor seja eliminado, o arremessador pode registrar três strikes contra o rebatedor ou um jogador de campo pode pegar uma bola voadora rebatida (em território justo ou proibido) antes que ela atinja o solo.
    • Se o rebatedor rebater uma bola rasteira, ele será eliminado na primeira base se um jogador de campo conseguir segurar a bola rebatida e jogá-la para o jogador da primeira base que está na primeira base antes que o rebatedor o faça.
    • Para eliminar um corredor, um jogador de campo interno pode marcar o corredor com a bola (ou com a bola enluvada) enquanto o corredor estiver entre as bases.
    • No caso de um 'force out', o corredor é forçado a avançar para a próxima base quando não há outro lugar para ele ir, e ele pode ser eliminado por qualquer jogador de campo interno que, enquanto segura a bola, pisa na base antes de o corredor chegar lá. Nesse caso, o jogador de campo não precisa marcar o corredor. Um force out geralmente ocorre quando o rebatedor rebate a bola para um jogador de campo interno, que a lança (ou corre) para a primeira base antes que o rebatedor possa correr até lá.
    • Quando um rebatedor acerta uma bola justa, ele pode tentar correr o máximo possível ao redor das bases sem ser marcado como eliminado pela defesa. Toda vez que um corredor cruza o home plate, ele marca uma 'corrida' (ou ponto) para sua equipe.
    • Ao final de sete entradas, a equipe com mais corridas vence o jogo. Se o placar estiver empatado, pode-se optar por deixar o jogo terminar empatado ou jogar um ou mais innings extras até que uma equipe esteja à frente no final de um inning.
  4. Etapa 4 Conheça as posições.
    Conheça as posições. Quando uma equipe está em campo (jogando na defesa), cada jogador é designado a uma posição específica no campo. Há duas áreas gerais do campo, o campo interno e o campo externo.
    • O infield é a seção de terra do campo. Os jogadores do campo interno consistem no arremessador, receptor, primeira base, segunda base, shortstop e terceira base.
    • O outfield é a seção gramada mais distante do home plate, composta pelos campos esquerdo, central e direito, com um outfielder posicionado em cada um deles. Algumas ligas (especialmente em arremessos lentos) permitem um quarto outfielder, de modo que as posições são esquerda, centro-esquerda, centro-direita e campo direito.
    • Embora o apanhador e o arremessador sejam jogadores de campo interno, são posições especializadas que envolvem mais tempo de prática, geralmente separadas do restante da equipe.
  • O rebatedor tem três strikes contra ele. Um 'strike' ocorre quando o rebatedor acerta um arremesso, mas erra (ou acerta uma falta com menos de dois 'strikes' contra ele), ou quando o arremesso passa pela zona de 'strike', mas o rebatedor não o acerta.
  • O arremessador lança quatro 'bolas', que são arremessos que não passam pela zona de strike e que não são rebatidos pelo rebatedor. Nesse caso, o rebatedor 'caminha', ou seja, recebe a primeira base.
  • O arremessador atinge o rebatedor com um arremesso. Nesse caso, também, o rebatedor recebe a primeira base. (Isso se aplica somente ao softball de arremesso rápido. Não existe essa coisa de rebatedor atingido no arremesso lento).
  • O rebatedor chega à base com segurança em virtude de uma rebatida, uma escolha do jogador de campo ou um erro de campo (ou ocorrências mais raras, como interferência do receptor ou do corredor).

Reunindo seu equipamento

  1. Etapa 1 Encontre a luva certa.
    Encontre a luva certa. Quando estiver jogando na defesa, você usará uma luva de couro na mão que não está arremessando para ajudá-lo a pegar as bolas arremessadas ou rebatidas.
    • Se você comprar uma luva nova, será necessário 'amaciá-la', removendo a rigidez do couro novo. Há vários métodos para fazer isso, incluindo assar a luva em um forno com a aplicação de um óleo especial, deixá-la ao sol ou jogar muito com ela.
    • Jogar na posição de apanhador em arremessos rápidos exige uma luva especial. As luvas dos apanhadores (e dos homens da primeira base) são chamadas de luvas. Elas são feitas de material mais pesado do que a luva de softball típica.
  2. Etapa 2 Escolha um taco.
    Escolha um taco. Os tacos de softball não são todos iguais. Eles devem ser escolhidos levando em conta o tamanho e a força do jogador. Ao procurar um taco, observe três fatores principais: o comprimento, o peso e o estilo.
    • Para encontrar um taco com o comprimento certo, fique em pé e segure o taco pelo botão na extremidade. Se conseguir manter o braço reto para baixo e o taco tocar o chão, ele tem o comprimento certo para você. Se tiver que dobrar o cotovelo, ele é muito longo. Se o taco não tocar o chão, é muito curto.
    • Para encontrar um taco com o peso correto, observe o drop. O drop é a diferença numérica entre a altura do taco (em polegadas) e seu peso (em onças). O drop varia de -8 a -12. Os tacos mais leves (próximos a -12) são bons para rebatedores fracos ou lentos. Os tacos mais pesados (perto de -8) são melhores para rebatedores fortes. Você também pode testar a adequação do peso do taco colocando-o em sua mão de arremesso e segurando-o diretamente à sua frente. Se você conseguir segurá-lo com facilidade no comprimento do braço por um minuto inteiro ou mais, ele não é muito pesado para você.
    • Há dois tipos principais de tacos de softball disponíveis: alumínio e composto. Cada tipo é apropriado tanto para iniciantes quanto para jogadores experientes, mas os tacos de alumínio são mais populares. Eles também estão disponíveis em construção de parede simples ou dupla. Os de parede simples são mais baratos, mas um pouco menos eficazes do que os de parede dupla. Os tacos de material composto atingem a bola mais longe, mas podem rachar facilmente em climas frios.
  3. Etapa 3 Compre um capacete de rebatidas.
    Compre um capacete de batedor. Jogar softball, especialmente em arremessos rápidos, pode ser perigoso se você não tomar as devidas precauções de segurança. A maioria das ligas de arremesso rápido exige que os rebatedores usem um capacete de rebatidas com gaiola (foto acima), mas, mesmo que não o façam, é melhor usar um quando estiver no bastão.
  4. Etapa 4 Adquira um par de tênis com travas.
    Adquira um par de tênis com travas. As chuteiras são usadas em vários esportes e proporcionam melhor tração ao correr atrás de uma bola ou entre bases. Para o softball, as chuteiras de borracha ou plástico são apropriadas. As chuteiras de metal geralmente são proibidas nas ligas de softball, pois representam um perigo para os corredores que deslizam e para os jogadores de campo que tentam marcá-los.
  5. Etapa 5 Procure equipamentos adicionais e opcionais.
    Procure por equipamentos adicionais e opcionais. Isso inclui luvas de rebatedor, que amortecem as mãos, protegem contra bolhas e melhoram a aderência ao taco. Se você for um apanhador de arremesso rápido, deverá usar uma máscara, protetor de tórax e caneleiras. Alguns jogadores que deslizam com frequência para as bases optam por usar protetores de deslizamento.

Aprendendo a rebater

  1. Etapa 1: Prepare sua postura.
    Prepare sua postura. Quando você está pronto para rebater, não basta apenas ficar de pé na base. Aqui estão algumas dicas de postura de rebatidas que você deve ter em mente toda vez que for rebater:
    • Mantenha os pés afastados um do outro na largura dos ombros. Coloque-os a uma distância igual da base (a menos que esteja tentando rebater em uma linha de falta ou na outra).
    • Dobre os joelhos e incline-se ligeiramente em direção ao home plate.
    • Coloque mais peso em sua perna de trás. Ao fazer o swing, você usará a perna de trás para dar força.
    • Mantenha a distância adequada da base. Para saber a que distância você deve ficar, coloque o taco diretamente sobre o home plate como se estivesse no meio do swing. O cano do taco deve estar acima do centro da base. Caso contrário, recue ou se aproxime da base.
  2. Etapa 2 Segure o taco com uma empunhadura confortável.
    Segure o taco com uma empunhadura confortável. Ao bater, você deve segurar a empunhadura de borracha perto da extremidade com saliências. Sua mão de arremesso deve estar mais alta no taco do que a mão que não arremessa, e suas mãos devem estar se tocando ao segurar o taco.
    • Alinhe os nós dos dedos com o cabo do taco.
    • Ao assumir a postura, o taco deve ser segurado em um leve ângulo da vertical acima do ombro de trás.
    • Segure o taco com as mãos perto da orelha.
  3. Etapa 3 Prepare-se para o swing.
    Prepare-se para bater. Mantenha sua postura de rebatedor enquanto o arremesso vem em sua direção. Mantenha os joelhos dobrados e o taco posicionado próximo à orelha.
  4. Etapa 4 Balance para acertar a bola.
    Balance para bater na bola. Mantenha o taco na horizontal enquanto ele percorre a zona de strike. Não tente alcançar um arremesso ruim. Espere pacientemente por um bom arremesso. Balançar em um arremesso ruim raramente resulta em uma rebatida.
    • Balance 'ombro a ombro'. Isso significa que seu queixo começa perto do ombro que não está arremessando e você balança todo o caminho para que seu ombro de arremesso termine perto do queixo.
    • Balance com força com um forte follow-through. Isso significa continuar o swing até que o taco quase toque o ombro que não está arremessando. Se acertar a bola, não deixe o taco cair assim que fizer contato, pois perderá metade da força. Use toda a sua força e continue o swing até que o taco tenha se movido para o outro lado do corpo.
    • Mova seus pés. A maioria dos rebatedores dá um pequeno passo com o pé dianteiro em direção ao arremessador ao bater. O pé de trás normalmente permanece plantado, embora você possa perceber que gira sobre a bola do pé de trás ao bater.
    • Uma exceção à regra de manter o pé traseiro plantado no chão ocorre se estiver tentando rebater para o campo oposto. Por exemplo, se um rebatedor destro estiver tentando rebater para o campo direito, ele poderá mover o pé direito para mais longe da base antes de rebater, ficando mais voltado para o campo direito.
    • Gire o corpo com o swing. Mantenha-se flexível durante a rebatida, girando levemente o tronco. Isso aumentará a potência de sua tacada.
    • Fique de olho na bola. Observe-a durante todo o percurso, desde a mão do arremessador até o ponto de contato com o taco. Isso aumentará suas chances de acertar a bola com firmeza.
    • Depois de acertar a bola, a etiqueta do softball exige que você não jogue o taco. Em vez disso, deixe-o cair com o máximo de cuidado possível fora da linha de base para que ninguém tropece nele.
  5. Etapa 5 Mova-se em direção à primeira base depois de've hit a fair ball.
    Mova-se em direção à primeira base depois de rebater uma bola justa. Seu objetivo é chegar à base com segurança.
    • Se você não tiver certeza de que a bola rebatida cairá em território aceitável, corra com força em direção à primeira base até que o árbitro indique que a bola é irregular. O técnico da primeira base o ajudará a decidir se deve parar na primeira base ou continuar correndo. Seu trabalho é chegar em segurança até a primeira base ou além dela, em vez de observar o que está acontecendo no campo externo. Esse é o trabalho do técnico.

Aprendendo a arremessar

  1. Etapa 1 Alongue os braços antes de começar a arremessar.
    Alongue os braços antes de começar a arremessar. É fácil lesionar o braço se você não aquecer os músculos primeiro.
  2. Etapa 2 Comece arremessando em um alvo próximo.
    Comece arremessando em um alvo próximo. Embora seja fácil ficar empolgado e começar a arremessar em um alvo a 30,5 m de distância, isso definitivamente não é o que você deve fazer. Arremessar com muita força no início pode aumentar a probabilidade de se machucar.
    • Comece a arremessar em um alvo a 3 metros de distância. Isso pode parecer muito próximo, mas à medida que seu braço se soltar, você se afastará gradualmente do alvo.
    • Para enfatizar o básico, comece arremessando de uma posição ajoelhada enquanto mantém o cotovelo de arremesso no lugar. Isso o forçará a estalar o pulso ao arremessar, uma técnica que você sempre deve usar ao arremessar, pois aumenta a potência do arremesso. Depois de fazer isso por algum tempo, você pode passar para a posição em pé.
    • Após cada vinte ou mais arremessos, você pode se afastar mais do alvo. Não recue tanto a ponto de fazer repetidamente arremessos desconfortavelmente longos. Guarde isso para os jogos.
  3. Etapa 3: Adote a postura correta de arremesso.
    Adote a postura correta de arremesso. Comece ficando perpendicular à sua linha de arremesso. Ao iniciar o arremesso, seu ombro de arremesso estará voltado para longe do alvo.
    • Seus pés devem estar nivelados um com o outro e separados na largura dos ombros.
    • Para iniciar o arremesso, você provavelmente vai querer segurar a bola dentro da luva, perto do peito. Mantenha o controle da bola enquanto ela estiver dentro da luva.
  4. Etapa 4 Segure a bola corretamente.
    Segure a bola corretamente. A melhor maneira de segurar a bola é com as pontas dos dedos tocando a costura.
  5. Etapa 5 Enrole o braço para arremessar.
    Enrole o braço para arremessar. Tire a bola da luva, abaixe o braço para baixo e para trás e, em seguida, levante-o e passe por cima de sua cabeça para arremessar.
    • Evite puxar o cotovelo diretamente para trás como se estivesse puxando um estilingue ou arco e flecha. Isso limitará a força e a distância de seu arremesso.
    • Não se preocupe em deixar o braço de arremesso cair totalmente para o lado antes de trazê-lo para trás e ao redor. Enrole o braço e use todo o peso de seu corpo para ajudar no arremesso.
  6. Etapa 6: Mire no alvo.
    Mire em seu alvo. Se estiver brincando de pega-pega, o alvo deve ser sempre o peito do seu parceiro. Isso também vale para arremessos de jogo.
  7. Etapa 7 Faça o arremesso.
    Faça o arremesso. Traga o braço de arremesso para baixo e para trás e, em seguida, passe pelo topo de sua cabeça. Solte a bola quando seu braço estiver totalmente estendido à sua frente. O ponto de lançamento depende da altura e da distância que você deseja lançar. Um ponto de lançamento mais alto significa um lançamento mais alto (e mais longo).
    • Você deve ter um forte acompanhamento em cada arremesso que fizer. Sua mão de arremesso deve terminar perto do meio do corpo depois de soltar a bola. Isso ajudará a evitar que você desenvolva um lançamento com braço lateral e cause lesões no ombro ou no cotovelo.
    • Vire os ombros e a cabeça na direção do alvo em cada arremesso. Certifique-se de manter contato visual com o alvo. Isso ajudará a direcionar os músculos de seu corpo para arremessar onde deseja. Desviar o olhar pode fazer com que a bola voe na direção errada.
    • Dê um pequeno passo com o pé dianteiro em um arremesso curto e um passo mais longo em um arremesso mais longo.
    • Use a mão enluvada para apontar para o alvo ao se preparar para arremessar e, em seguida, abaixe o braço para o lado ao lançar a bola.
    • Pratique diferentes tipos de arremessos para que seja mais difícil para o rebatedor se ajustar.
  8. Etapa 8: Arremesse't worry about speed at first.
    Não se preocupe com a velocidade em um primeiro momento. A parte mais importante do arremesso é a precisão, não a velocidade ou a força. Quando estiver aprendendo, concentre-se apenas em levar a bola até o alvo. Você desenvolverá velocidade em breve.
    • Ao praticar, tente arremessar a bola em velocidades diferentes. Eventualmente, tente ter pelo menos um arremesso que seja pelo menos 10 mph (16 km/h) mais rápido do que seus outros arremessos.

Aprendendo a pegar a bola

  1. Etapa 1: Segure a luva corretamente.
    Segure sua luva corretamente. Quando estiver jogando catch, é importante que a luva seja segurada na frente do peito.
    • Não segure a luva com o bolso voltado para você ou com os dedos apontando para o chão. Se você tentar pegar uma bola dessa forma, ela poderá quicar e atingi-lo no rosto.
    • Não segure a luva verticalmente, pois se você não tiver uma boa pegada na bola, ela poderá sair da luva logo após você pegá-la.
    • Segure a luva bem aberta para que haja espaço para a bola cair. Se a luva estiver parcialmente fechada, a bola pode bater na parte externa da luva e cair no chão em vez de cair dentro dela.
  2. Etapa 2: Fique na posição de prontidão.
    Coloque-se na posição de prontidão. Se estiver jogando catch, a melhor posição é a 'posição de prontidão', com os joelhos ligeiramente dobrados e o tronco ligeiramente inclinado para a frente sobre a planta dos pés. Isso permite que você se desloque em qualquer direção para pegar uma bola que não esteja indo direto para você.
    • Manter os pés muito juntos pode fazer com que você tropece ou dificulte um bom salto em uma bola que foi rebatida longe de você.
    • Mantenha seus olhos abertos. As bolas macias, ao contrário do que o nome sugere, podem ser dolorosas se atingirem você. Mantenha sua luva em posição de prontidão para pegar uma bola perdida que esteja vindo em sua direção.
  3. Etapa 3 Jogue bola sempre que puder.
    Brinque de pegar sempre que puder. A melhor maneira de praticar o 'catching' é simplesmente brincar de 'catching'. Pratique arremessar e pegar na posição de prontidão. Concentre-se em segurar a luva da maneira correta.
    • Para começar, jogue as bolas em direção ao seu peito. Essa é a prática mais básica de recepção e o ajudará a se aquecer.
    • Aperte a bola em sua luva toda vez que for pegá-la para evitar que ela salte para fora da luva. Use sua mão de arremesso para prender a bola dentro dela assim que ela entrar na luva.
    • Peça ao seu parceiro que lance as bolas lentamente para começar antes de fazer lançamentos mais fortes. Isso o ajudará a se acostumar com o contato e a pegada necessários para pegar a bola.
  4. Etapa 4: Aprenda a pegar bolas rasteiras.
    Aprenda a pegar os grounders. Um grounder é uma bola rebatida ou arremessada que rola ou quica no chão. Você as pega com um método diferente das bolas no ar.
    • Coloque-se na posição de prontidão, mas em vez de segurar a luva contra o peito, segure-a perto do chão. As pontas dos dedos devem tocar a terra ou a grama para evitar que a bola role por baixo da luva.
    • Esteja pronto para se mover para qualquer lado, pois pedras ou tufos de grama podem fazer com que a bola mude repentinamente de direção.
    • Embora sua luva deva estar aberta em direção à bola com as pontas dos dedos tocando o chão, não a segure de forma que a bola possa quicar e atingi-lo no rosto. Mantenha-a em um leve ângulo para evitar isso.
    • Levante-se depois de pegar uma bola rasteira para fazer um arremesso. Não tente fazer um arremesso de sua posição próxima ao chão.
  5. Etapa 5 Aprenda a pegar pop-flies.
    Aprenda a pegar pop-flies. Um pop-fly é uma bola rebatida bem alto no ar, acima do campo interno ou do campo externo raso.
    • Segure a luva perto de seu rosto.
    • Mova-se sob a bola. Se precisar recuar, não corra para trás, pois você pode tropeçar e cair. Em vez disso, vire seu corpo de modo que possa correr para trás lateralmente enquanto olha para a bola.
    • Posicione-se de modo que não precise se esticar para pegar a bola. Fique diretamente abaixo dela para pegá-la perto do rosto. Se você esticar o braço para pegá-la, aumentará a probabilidade de a bola quicar ou sair de sua luva.
    • Se necessário, bloqueie o sol ou as luzes do campo com sua luva para ajudá-lo a enxergar antes de pegar a bola.
    • Leve a luva de volta ao peito antes de agarrar a bola com a mão de arremesso. Isso o ajudará a realinhar seu corpo na posição correta de arremesso.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como se tornar um bom arremessador de softball?
    Tente lançar diferentes tipos de arremessos durante o jogo. Por exemplo, você vai querer um arremesso que funcione bem por dentro e outro que funcione bem por fora.
  • Pergunta
    Como ensinar um iniciante a arremessar uma bola de softbol?
    Lembre-os de lançar a bola com a mão para baixo quando estiverem arremessando e com a mão para cima quando estiverem em campo.
  • Pergunta
    Como saber se você acertou um home run?
    Só porque você acertou a bola bem alto, não significa que foi um home run. Se a bola passar por cima da cerca, é um home run automático. Além disso, se você rebater uma bola para longe, mas ela não passar por cima da cerca, ainda assim poderá ser um home run - mas você terá de correr muito rápido, e os jogadores de campo tentarão eliminá-lo.

Vídeo

Dicas