Como jogar futebol: habilidades, regras, posições e muito mais

Autor do artigo:Gabriel Silva

O futebol (conhecido como football fora dos EUA) é um desporto de equipa cheio de ação com regras simples e equipamento mínimo - não admira que seja o desporto mais popular do mundo! Pronto para sair e começar a jogar? Continue a ler para aprender as competências básicas necessárias para começar e dominar as regras básicas do jogo. Depois, estará pronto para encontrar uma equipa ou reunir alguns amigos para um jogo de recolha. Antes que te apercebas, poderás ser a causa de alguém gritar 'Goooooooooooooaaaaal!'.

Coisas que deves saber

  • Ganhar o jogo marcando mais golos do que a outra equipa.
  • Utiliza diferentes partes do pé para alterar o ângulo, o arco e a direção da bola à medida que te deslocas pelo campo.
  • Defenderer fechando o espaço à volta da bola para negar à equipa adversária a oportunidade de avançar com a bola ou marcar.
  • Comece a jogar em jogos casuais de recolha, depois passe para uma liga recreativa para uma experiência mais competitiva.
  • Jogue um jogo limpo. Se jogar limpo significa que tem de perder e não magoar ninguém, então que assim seja. É melhor perder um jogo do que perder uma pessoa!

Passos

Habilidades básicas

  1. Passo 1 Chutar a bola com o peito do pé para a passar.1Chutar a bola com o peito do pé para a passar. Tal como os jogadores de basebol ou softbol jogam à apanhada, junte-se a um amigo e passem a bola um ao outro para praticar o passe da bola. Vire ligeiramente o pé para fora, de modo a bater a bola com o peito do pé, apontando os dedos ligeiramente para cima. Com a repetição, este movimento tornar-se-á automático para si.
    • Outra técnica de passe é o 'passe de empurrão', em que empurra a bola com a parte interior do pé. É mais preciso mas menos potente - normalmente utilizado para passes curtos através da relva para um colega de equipa próximo.
  2. Passo 2 Bater na bola...2Tocar a bola de pé para pé para driblar enquanto corre. Bata na bola para a frente 1,8 a 2,4 m (6 a 8 pés) com o peito do pé e corra atrás dela. Quando alcançar a bola, pontapeie-a novamente para a frente utilizando a mesma técnica. Os jogadores de futebol utilizam esta técnica para manter o controlo e a posse da bola enquanto se deslocam pelo campo.
    • Numa situação de jogo, tem de ser capaz de puxar rapidamente a bola para perto de si, se o seu progresso for desafiado por um defesa, para poder mudar de direção ou passar.
    • Certifique-se de que está sempre a controlar a bola e o ritmo. Não chutes a bola com mais força do que consegues correr e ela não te escapará. Com o tempo, vai perceber a força com que tem de chutar a bola, dependendo da velocidade a que se desloca.
    • Pode ser necessário um pouco de prática para apanhar o jeito desta habilidade, mas quando encontrar o seu ritmo, não haverá nada que o impeça!
    DICA DO ESPECIALISTA

    Walter Merino

    Treinador de futebol
    Walter Merino é um treinador de futebol juvenil e cofundador do Ole Soccer Club com sede na área de Los Angeles, Califórnia. Treinou jovens desde os quatro anos de idade até aos níveis secundário e universitário. Walter jogou futebol universitário no Cal Poly Pomona e no Los Angeles Mission College. Os seus feitos incluem treinar o Olé Soccer Club para ganhar o título da Cal South State Cup Governors Boys 2007 Division de 2017.
    Walter Merino Treinador de Futebol

    Truque de especialista: Quando estiveres a praticar o drible da bola no futebol, coloca duas pequenas balizas viradas uma para a outra. Depois, quando estiveres a chutar a bola, pede a outra pessoa para tentar tirar a bola de ti. Desta forma, terá prática em mudar de direção e terá de encontrar soluções para encontrar a baliza aberta.

  3. Passo 3 Bata na bola com a parte superior do pé para rematar.3Bata na bola com a parte de cima do pé para rematar. Mantenha o pé apontado para baixo e balance toda a perna, puxando a força para o pontapé a partir do seu núcleo e das ancas. Pense em termos de chutar através da bola e termine o seu movimento passando o pé pelo corpo.
    • Pratique esta competência com exercícios de remate em que aponta para um canto específico da baliza em cada remate. Aumente a velocidade pedindo a um colega para fazer de defesa e tentar bloqueá-lo.
  4. Passo 4 Incline as ancas...4Angule as ancas na direção do remate para marcar um golo. Olhe para cima para ver o guarda-redes - isso dir-lhe-á para onde apontar. Coloque o pé de apoio ligeiramente à frente da bola para manter o remate baixo e remate. Passe pela bola para aterrar com o pé de remate. Estes exercícios irão ajudá-lo a desenvolver as suas capacidades de remate:
    • Rematar para uma baliza vazia para melhorar a pontaria.
    • Rematar para uma baliza com um guarda-redes para dominar a seleção de remates.
    • Remate com um defesa e um guarda-redes para melhorar o seu timing e a capacidade de rematar em corrida.
  5. Passo 5 Toque na bola para a parar e controlar no ar ou no chão.5Toque na bola para a parar e controlar no ar ou no chão. Utilize o tronco, as pernas ou os pés para interromper a trajetória da bola e colocá-la sob o seu controlo. Coloque-se por baixo da bola para inverter a rotação da bola e pará-la mais rapidamente.
    • Por exemplo, se a bola estiver a atravessar a relva, uma queda rápida e curta do peito do pé fará com que a bola pare completamente.
    • Para praticar esta habilidade, peça a um amigo que lhe atire a bola (não para si), ou chute a bola contra uma parede e pare o ressalto.
    • Malabarismo é outra boa forma de desenvolver as suas capacidades de controlo da bola. Também te ajuda a habituares-te a utilizar diferentes partes do teu corpo para parar a bola.
  6. Passo 6 Defender...6Defend ocupando o espaço e fechando as oportunidades. Quando a equipa adversária tiver a bola, avance para a frente dela e ocupe o seu espaço. Bloqueá-los e impedi-los de passar a bola a outro colega de equipa irá frustrá-los e tornar mais fácil para si atacar e recuperar a posse de bola.
    • Mantenha sempre o seu corpo entre a bola e a baliza. Isto ajuda a eliminar as oportunidades de golo.
    • Uma vez que as posições no futebol são tão fluidas, a maioria dos jogadores estará a jogar à defesa sempre que a equipa adversária tiver a bola. Esta é uma competência para todos os jogadores, não apenas para os defesas.
  7. Passo 7 Prestar atenção ao local onde todos os jogadores estão no campo em todos os momentos.7Preste atenção ao local onde todos os jogadores estão no campo em todos os momentos. Em grande medida, esta é uma competência que só pode ser adquirida através da experiência de jogar em jogos. Os jogos de treino com menos jogadores, como os jogos 4 contra 4, ajudam-no, uma vez que tem menos jogadores para acompanhar.
    • Assistir a jogos profissionais também o pode ajudar a desenvolver esta competência mentalmente. Preste atenção à localização de todos os jogadores no campo e concentre-se na forma como os jogadores escolhem os seus passes e remates.
    • Muitas vezes, os jogadores avançados já sabem a quem vão passar a bola antes mesmo de a bola chegar até eles - este é o nível de consciência que deve tentar alcançar.
  8. Passo 8 Corra quando não estiver a jogar're...8Corra quando não está a jogar ou a treinar para aumentar a resistência. Não há dúvida de que os jogadores de futebol correm muito durante um jogo de 90 minutos. As corridas de longa distância combinadas com o treino intervalado garantem não só a resistência durante todo o jogo, mas também a força para um sprint rápido quando necessário.
    • Jogar em pequenos grupos e fazer exercícios específicos de futebol, como o treino de drible, também pode ajudar a melhorar a sua resistência cardiovascular.

Regras básicas

  1. Etapa 1 Vestir o fato com...1Vestir-se com caneleiras e chuteiras. As caneleiras são o único equipamento de proteção que todos os jogadores de futebol usam, normalmente cobertas por meias de futebol compridas. As chuteiras (também conhecidas como 'botas') proporcionam uma melhor tração e estabilidade no relvado. Os guarda-redes também usam luvas de guarda-redes para protegerem as mãos e agarrarem melhor a bola. Num jogo de competição, também se usa a camisola e os calções da equipa (também designados por 'kit').
    • Num jogo casual, não precisa necessariamente de caneleiras ou chuteiras (embora seja muito provável que acabe por ficar com algumas nódoas negras nas canelas). Este minimalismo do equipamento é parte da razão pela qual o futebol é tão popular em todo o mundo.
  2. Passo 2 Comece o jogo com 11 jogadores em campo para cada equipa.2Comece o jogo com 11 jogadores em campo para cada equipa. Num jogo casual de recolha de bola, pode haver menos jogadores de cada lado, mas 11 jogadores (incluindo o guarda-redes) é o padrão. As regras definem o número mínimo de jogadores que uma equipa pode ter em campo como 7 (incluindo o guarda-redes).
    • Num jogo competitivo, pode ter até 7 jogadores suplentes no banco (normalmente incluindo 1 guarda-redes), mas cada equipa só pode fazer 5 substituições por jogo, independentemente das lesões, exceto em casos de concussões. Nesse caso, é permitido efetuar, no máximo, 2 substituições por concussão. É aqui que o número mínimo pode entrar em jogo.
  3. Passo 3 Pontapé de saída do centro do campo para iniciar cada parte.3Dá-se o pontapé de saída do centro do campo para iniciar cada parte. As duas equipas defrontam-se à volta do círculo central, com a bola colocada no ponto central. Uma moeda ao ar determina qual a equipa que dá o primeiro pontapé de saída, sendo a outra equipa a dar o pontapé de saída na segunda parte. O jogador escolhido pontapeia a bola para o lado do campo da equipa adversária, com o objetivo de encontrar outro jogador que possa pôr a bola em jogo para iniciar o jogo.
    • Durante o jogo, regressas ao círculo central para um pontapé de saída sempre que é marcado um golo. A equipa que sofreu o golo é a que dá o pontapé de saída.
  4. Passo 4 Utilize os pés, as pernas e o tronco para controlar e fazer avançar a bola.4Utilize os pés, as pernas e o tronco para controlar e fazer avançar a bola. A menos que seja o guarda-redes, nunca pode utilizar as mãos ou os braços para mover ou controlar a bola de futebol - mas pode utilizar qualquer outra parte do corpo. A maior parte das vezes, utiliza os pés para passar ou rematar, mas os toques com outras partes do corpo podem ajudá-lo a controlar a bola.
    • Se fores o guarda-redes, podes usar as mãos - mas apenas quando estiveres na grande área, em frente à baliza. Essa é a parte do campo onde os guarda-redes normalmente ficam, mas tenha cuidado com as linhas se estiver a mergulhar para apanhar uma bola.
    • Esta regra não se aplica a toques acidentais. Se outro jogador chutar a bola e ela bater no seu braço, está tudo bem - desde que não tenha movido o braço numa tentativa de controlar a direção da bola.
  5. Passo 5 Vai atrás da bola, e não do outro jogador, para evitar faltas.5Procure a bola, e não o outro jogador, para evitar faltas. Apesar de os jogadores não usarem almofadas e equipamento de proteção, o futebol pode ser um jogo bastante físico. Não há nada de errado com o contacto acidental, mas atacar um jogador adversário (e não a bola) é uma violação da regra que pode resultar num pontapé de penalti para a outra equipa.
    • Por exemplo, se estiveres a defender, podes deslizar para chutar a bola para longe de um jogador adversário. Se ele tropeçar, a culpa não é sua. Mas se tentasse fazer com que ele tropeçasse dando-lhe um pontapé na perna, isso seria falta.
    • Num jogo de competição, cabe ao árbitro determinar se o contacto foi acidental ou intencional e aplicar os respectivos castigos.
    • Os árbitros de futebol competitivo emitem cartões amarelos ou vermelhos, consoante o número de faltas cometidas pelo jogador ou a gravidade da infração. Um cartão vermelho significa que o jogador tem de abandonar o campo, pelo que a sua equipa terá, pelo menos, um jogador a menos durante o resto do jogo.
  6. Passo 6 Jogar durante um total de 90 minutos.6Jogar durante um total de 90 minutos. Um jogo de futebol normal tem 90 minutos, divididos em duas partes de 45 minutos com um intervalo de 15 minutos entre elas. O relógio do jogo nunca é parado no futebol - não há 'timeouts', como noutros desportos. Em vez disso, o árbitro regista o tempo jogado e acrescenta minutos (conhecidos como 'tempo de paragem') ao final de cada parte.
    • Num jogo de recolha casual, pode definir o seu tempo como quiser, mas normalmente é boa ideia planeá-lo com antecedência, com um intervalo a meio.
    • Mesmo em jogos competitivos, o tempo total de jogo pode variar consoante a idade dos jogadores. Por exemplo, as crianças mais novas tendem a jogar jogos mais curtos.
  7. Passo 7 Atirar a bola...7Atirar a bola para dentro se a outra equipa a chutar para fora dos limites da linha lateral. Recupere a bola e coloque-se na linha lateral, mais ou menos no local onde a bola saiu. Segurando a bola com as duas mãos, levante-a por cima e atrás da cabeça. Incline-se para trás e utilize os músculos do tronco para levantar a bola na direção de um colega de equipa e voltar a colocá-la. Certifique-se de que se mantém atrás da linha e não levanta os pés, pois isso faria com que a outra equipa ficasse com a bola.
    • O tempo não pára quando a bola sai dos limites, por isso os jogadores decidem rapidamente quem deve atirá-la. Normalmente, a bola é atirada por quem estiver mais perto.
  8. Passo 8 Marque um pontapé de canto ou um pontapé de baliza se a bola ultrapassar a linha de golo.8Marque um pontapé de canto ou um pontapé de baliza se a bola ultrapassar a linha de golo. Se a equipa atacante chutar a bola para além da linha de golo (mas não para a baliza), um membro da equipa defensora chuta a bola de qualquer ponto da área de baliza. Se a equipa defensora chutar a bola para fora da linha de golo, a equipa atacante recebe um pontapé de canto do lado em que a bola saiu.
    • Os pontapés de canto são os famosos 'lances de bola parada'. As equipas já têm jogadas preparadas para marcar um golo. Se estiver a marcar um pontapé de canto num jogo competitivo, irá colocar uma destas jogadas em movimento.
    • Embora qualquer jogador possa marcar um pontapé de baliza, normalmente é o guarda-redes que o faz - e normalmente vai chutar a bola para o outro lado do campo.
  9. Passo 9 Marque mais golos do que o seu adversário para ganhar o jogo.9Marque mais golos do que o seu adversário para ganhar o jogo. O objetivo do jogo de futebol é enganadoramente simples. Na realidade, normalmente são marcados muito poucos golos por jogo. Não é raro ver jogos com equipas equilibradas e altamente qualificadas terminarem com apenas 1 ou 2 golos marcados.
    • Se o jogo terminar empatado, é frequentemente assim que termina. Nos torneios em que tem de haver um vencedor para passar à ronda seguinte, um jogo empatado é resolvido com pontapés de penalti, um período de prolongamento ou ambos. As regras específicas dependem do torneio.

Posições e competências especializadas

  1. Passo 1 Escolha a posição que melhor se adapta aos seus pontos fortes e capacidades.1Escolha uma posição que melhor se adapte aos seus pontos fortes e capacidades. As posições no futebol são bastante flexíveis, o que lhe permite capitalizar aquilo em que é bom. Com um pouco de prática, é provável que descubra que gravita naturalmente em torno de um papel específico. Caso não tenhas a certeza, aqui estão os perfis para cada posição geral:
    • Guarda-redes: Fazia tudo para impedir que a bola entre na sua baliza. Está concentrado e atento e tem um sexto sentido para saber onde a bola vai parar.
    • Defesa (costas): És forte, teimoso e talvez um pouco agressivo. É bom a passar e a afastar a bola da baliza e do perigo. Prefere o papel de coadjuvante ao de protagonista.
    • Médio-ofensivo: É rápido e tem uma boa capacidade cardiovascular. Tem sentido de estratégia e sabe ver o campo todo e fazer jogadas. Tem um bom remate e um melhor passe.
    • Avançado (atacante): É a estrela do espetáculo, o responsável por marcar golos. Tem um remate forte e preciso e mantém-se mentalmente concentrado. Também se sente confortável numa posição de liderança.
  2. Passo 2 Praticar o passe e o remate com o pé não dominante.2Praticar passes e remates com o pé não dominante. Idealmente, será igualmente bom a passar e a rematar com ambos os pés - mas, para a maioria das pessoas, é necessária muita prática para chegar a esse nível. Chute uma bola contra uma parede para poder parar o ressalto e chutar de volta com o pé não dominante. Fazer malabarismos também ajuda a ganhar mais controlo sobre o pé mais fraco.
    • Se não tiver a certeza de qual é o seu pé dominante, experimente este pequeno truque: peça a um amigo para se colocar atrás de si e empurre-o ligeiramente para a frente. O pé que der um passo em frente é o seu pé dominante.
    • Normalmente, jogas no lado do campo que corresponde ao teu pé dominante - mas nem sempre. Por exemplo, se tiver um pé esquerdo mais potente, pode acabar por jogar como extremo-esquerdo (médio) ou avançado esquerdo.
  3. Passo 3 Chute com a parte externa do pé para dar um giro para trás na bola.3Chute com a parte externa do pé para dar um giro para trás na bola. Para dominar esta técnica, comece por se colocar ao lado da bola e passe o exterior do pé por ela, de modo a que a extremidade do pé toque na bola. Pode ver como isto cria rotação. Aumente gradualmente a sua velocidade e força para enviar a bola mais longe.
    • Esta técnica é útil em situações de passe e pode ajudá-lo a passar a bola a um colega de equipa que a equipa adversária deixou livre.
  4. Passo 4 Utilize o calcanhar para passar a bola a um colega de equipa.4Utilize o calcanhar para passar a bola a um colega de equipa. Balance a perna para a frente para ganhar impulso e, em seguida, bata na bola com o calcanhar para a enviar diretamente para trás. Esta técnica pode exigir alguma prática para ser dominada, mas é muito útil se precisar de se livrar da bola rapidamente e estiver a ser esmagado na frente.
    • Existem outras variações deste pontapé, como cruzar a perna que dá o pontapé sobre a perna que está de pé ou pontapear a bola para o ar com o calcanhar, que requerem muito mais treino e flexibilidade.
    • Se for bom a fazer malabarismos, não deverá ser muito difícil dominar o pontapé com o calcanhar.
  5. Etapa 5 Corra para criar oportunidades de ataque quando não tem't have the ball.5Correr para criar oportunidades de ataque quando não se tem a bola. Os jogadores de futebol correm muito ao longo de um jogo de 90 minutos - e muito quando não têm a bola. À medida que for jogando, aprenderá a antecipar os movimentos dos jogadores da equipa adversária e a descobrir onde pode ir para criar mais espaço e mais oportunidades.
    • Procure um espaço aberto no campo e corra nessa direção - isso espalha toda a gente e dá à sua equipa mais opções de trabalho.
    • Um sprint bem cronometrado pelo campo também pode servir como uma distração que pode tirar os olhos dos adversários da bola por um breve segundo - o que, por vezes, é todo o tempo de que precisa para fazer algo acontecer.
  6. Passo 6 Cabecear a bola, batendo-lhe com a testa.6Cabeçar a bola batendo-lhe com a testa. Quando vir a bola a vir na sua direção no ar, incline a cabeça de modo a a bola com a testaque é a parte mais protegida do crânio. Vá ao encontro da bola com força e acerte-a ativamente - não espere apenas que a bola lhe acerte.
    • O cabeceamento é uma habilidade particularmente boa para usar como defesa para afastar a bola da baliza após um pontapé de canto. Também pode cabecear a bola como jogador ofensivo para a passar a um colega de equipa.
    • Muitas pessoas têm receio de cabecear a bola devido ao risco de concussão - mas desde que utilize a técnica correcta, não deverá ter nada com que se preocupar. Ao mesmo tempo, se não se sentir confortável com esta técnica, não a pratique.
    • Trata-se de uma competência avançada que normalmente não é ensinada aos jogadores mais jovens. Muitas ligas proíbem o cabeceamento a jogadores com menos de 11 anos de idade.
  7. Passo 7 Desenvolve o teu estilo com base nas tuas capacidades como jogador.7Desenvolva o seu estilo com base nas suas capacidades como jogador. Comece por observar e imitar os jogadores que são os melhores no jogo - talvez queira driblar como Lionel Messi ou dobrar como o Beckham. Quando encontrar truques de que gosta, invente exercícios para os praticar até conseguir executá-los com confiança em situações de jogo.
    • Com o passar do tempo, terá uma noção clara dos seus pontos fortes e fracos. Trabalhe em truques e movimentos inesperados para tirar o máximo partido dos seus pontos fortes.
    • Fazer malabarismos e brincar com a bola pode ajudá-lo a encontrar formas criativas de se movimentar e chutar. Tudo o que for inesperado dar-lhe-á uma vantagem (sem trocadilhos!) no jogo.

Encontrar uma equipa

  1. Passo 1 Junte amigos e familiares para jogar um jogo de recolha.1Reúna os amigos e a família para jogar um jogo de recolha. Arranjem um par de balizas e uma bola, e depois encontrem um campo aberto onde possam jogar - é tudo o que precisam! Uma vez que as regras do futebol são relativamente simples, as pessoas não precisam necessariamente de ter muita experiência para jogar. Qualquer pessoa interessada em sair e manter-se ativa pode jogar num jogo casual, o que a ajudará a ganhar experiência.
    • É necessário um número par de jogadores por equipa, mas é possível jogar jogos casuais de recolha com 2 a 11 jogadores em cada equipa.
    • Quanto mais pessoas estiverem a jogar, maior será o espaço necessário para jogar.
  2. Passo 2 Organizar um...2Organize um jogo de recolha regular no seu bairro. Se tiver alguns amigos que gostem tanto de futebol como você, porque não fazer disso uma coisa regular? Escolha um parque ou um quintal grande onde possa jogar e marque um horário regular. Jogar num horário fixo torna o futebol uma parte regular da sua vida e ajuda-o a desenvolver continuamente as suas capacidades e a melhorar.
    • Se não conhecer pessoas suficientes, pode afixar panfletos num quadro de avisos da comunidade ou publicar sobre o jogo que pretende iniciar nas redes sociais para tentar encontrar jogadores.
  3. Passo 3 Começar um jogo de competição numa equipa recreativa local.3Inicie um jogo competitivo numa equipa recreativa local. A maioria das vilas e cidades tem ligas recreativas de futebol que aceitam todos os jogadores - por isso não tem de se preocupar em não entrar na equipa se não tiver muita experiência. Numa liga recreativa, poderá jogar jogos competitivos reais com um árbitro, para que possa aprender mais sobre as regras e o fluxo do jogo.
    • As equipas da liga recreativa muitas vezes não têm treinadores e podem nem sequer ter treinos padrão - depende apenas do grau de organização da equipa.
    • Os jogadores das ligas recreativas vêm de todos os níveis de aptidão. É provável que tenha pelo menos um ou dois jogadores na sua equipa que joguem ou tenham jogado na sua escola - pode aprender muito com eles.
  4. Passo 4 Experimente...4Experimentar para a equipa da sua escola, se ainda estiver na escola. As suas hipóteses de entrar na equipa com pouca ou nenhuma experiência dependem do grau de competitividade da sua escola. Mas mesmo que ache que não tem hipóteses, vale a pena tentar só para ganhar experiência.
    • Mesmo que não consiga entrar na equipa, irá adquirir algumas competências durante os testes que pode praticar na esperança de entrar na equipa no próximo ano.
    • Mostre entusiasmo pelo desporto e vontade de aprender - esta é uma atitude que impressionará o treinador, independentemente do seu nível de competência.
  5. Passo 5 Inscreva-se num campo de férias para aperfeiçoar as suas capacidades.5Inscreva-se num campo de férias para aperfeiçoar as suas capacidades. Se ainda estiver na escola, fale com os seus pais sobre a possibilidade de ir para um campo de futebol. Alguns são campos de dia, enquanto outros são campos de férias totalmente imersivos, onde se vive o futebol durante uma ou duas semanas. Com o campo certo, pode melhorar as suas capacidades num curto espaço de tempo.
    • A maioria dos campos de futebol tem bolsas de estudo disponíveis para os jogadores que, de outra forma, não poderiam pagar as despesas do campo.
    • As equipas de futebol profissional também organizam frequentemente campos de treino. Alguns deles são apenas por convite, enquanto outros estão abertos a qualquer pessoa que pague a taxa do programa ou se qualifique para uma bolsa de estudo.
  6. Passo 6 Procure equipas itinerantes depois de're playing at an advanced level.6Olhe para as equipas itinerantes quando estiver a jogar a um nível avançado. As equipas itinerantes são equipas juvenis competitivas com jogadores altamente qualificados. Normalmente, os jovens que jogam em equipas itinerantes pretendem jogar a nível universitário ou mesmo profissional. Não vai chegar a este nível de um dia para o outro - mas com persistência, o céu é o limite!
    • Começar relativamente jovem é normalmente a melhor forma de garantir que tem as competências necessárias para jogar a um nível avançado. Mas mesmo que já esteja na adolescência, não é demasiado tarde! Com concentração e dedicação ao desporto, notará uma melhoria constante.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo é que um jogo pode durar mais de 90 minutos? O relógio do jogo nunca pára no futebol, mas o jogo por vezes pára - por exemplo, quando a bola sai dos limites. O árbitro regista o tempo em que o jogo foi interrompido e adiciona esse tempo (denominado 'tempo de paragem') ao final de cada parte. Assim, por exemplo, no final do tempo regulamentar de 45 minutos da primeira parte, o árbitro pode declarar que há 3 minutos de tempo de paragem. Os jogadores continuam a jogar até o árbitro apitar. Se o árbitro também acrescentasse 3 minutos de tempo de paragem à segunda parte, o tempo total do jogo seria de 96 minutos.
  • PerguntaComo é que se mexe em alguém? Chutar alguém significa chutar a bola entre as suas pernas - normalmente um defesa quando se está a passar a bola a outro colega de equipa. Uma vez que é suposto o defesa impedir-te de mover a bola, é considerado uma coisa particularmente humilhante chutar a bola diretamente entre as pernas dele. Também não é fácil de fazer (arrisca-se a que a pessoa intercepte a bola), mas pode ter uma oportunidade se alguém estiver desprevenido e não prestar muita atenção.
  • PerguntaPorque é que recebi um cartão vermelho quando apanhei a bola com as mãos? Fiz a bola entrar na baliza, por isso não vejo qualquer problema. O tempo não pára durante um jogo de futebol, por isso, mesmo que marques um golo, considera-se que a bola está em jogo. Os jogadores de campo não podem pegar na bola com as mãos enquanto ela está em jogo - foi por isso que recebeste um cartão vermelho.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • Sempre aqueça seus músculos antes de começar a jogar para evitar cãibras e outras lesões.

Coisas que você vai precisar

  • Bola de futebol
  • Chuteiras de futebol (também conhecidas como 'chuteiras de futebol')
  • Caneleiras
  • Meias de futebol (que cobrem as caneleiras)
  • Baliza de futebol (para jogos de recolha)