Como jogar com um atacante pequeno

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os atacantes pequenos são uma das cinco posições jogadas no basquetebol regulamentar e são frequentemente chamados de 'pau para toda obra'. Normalmente, eles são mais rápidos, mais baixos e mais magros do que os pivôs e os atacantes, mas são maiores e mais altos do que os armadores. Se você está começando como pivô, a chave para o sucesso é a versatilidade, que pode ser alcançada praticando arremessos, melhorando a defesa do perímetro e entrando em forma.

Etapas

Praticando seu arremesso

  1. Etapa 1 Chute a bola...1Chute a bola contra a parede ou a tabela com uma mão. Segure a bola a cerca de 0,61 m (2 pés) à sua frente com cerca de 2,5 cm (1 polegada) entre cada um dos dedos e 5,1 cm (2 polegadas) entre o polegar e o indicador. Vire a bola enquanto a levanta na altura dos olhos com o cotovelo sob a bola na altura do ombro. Em seguida, dobre levemente o braço no cotovelo e levante-o no ar para arremessar a bola.
    • Mantenha a bola na ponta dos dedos, não na palma da mão.
    • Nunca arremesse a bola com o polegar.
  2. Etapa 2 Mantenha sua mão-guia sobre a bola enquanto arremessa.2Mantenha sua mão guia sobre a bola ao arremessar. Alguns jogadores mantêm a mão guia ao lado da bola, mas não a colocam sobre a bola. Mantenha a mão sobre a bola enquanto chuta e solte-a somente quando a bola rolar de seus dedos e for lançada no ar.
    • Lembre-se de que a mão-guia não serve para chutar a bola e você nunca deve aplicar pressão com ela ao chutar.
  3. Etapa 3 Atire com os pés para cima e empurre a energia através das pernas.3Atire com os pés para cima e empurre a energia através das pernas. Comece com uma leve flexão dos joelhos, as nádegas empurradas para trás e uma mão em cada lado da bola. Quando se sentir confortável, dobre mais os joelhos e endireite as costas. Ao pular para lançar a bola, empurre-se para cima usando os dedos dos pés e pule cerca de 1 pé (12 pol.) do chão.
    • Concentre-se em mover a energia do chão através das pernas para o braço de arremesso.
    • Mantenha as costas retas e pule um pouco para frente, mas nunca se incline para frente durante o arremesso.
  4. Etapa 4 Mantenha as pernas afastadas na largura dos ombros para criar uma base sólida.4Mantenha suas pernas afastadas na largura dos ombros para criar uma base sólida. Com a postura adequada das pernas, você pode garantir que sua tacada seja firme e equilibrada. Se você se desequilibrar, precisará se concentrar em usar a mão de tiro para se reajustar.
    • Sempre mantenha seu pé dominante cerca de 0,5 pé (6,0 pol.) à frente do pé não dominante.
    • Embora você se mova ligeiramente para frente em relação à posição inicial ao atirar, suas pernas devem estar sempre na mesma largura.
  5. Etapa 5 Siga o movimento com a mão durante o chute.5Faça o acompanhamento com a mão durante o chute. Ao fazer o arremesso, certifique-se de estender a mão de arremesso até o fim, até que não haja dobra no cotovelo. Isso direciona a bola para a cesta.
    • Mesmo que você esteja desequilibrado em seus pés, continue seguindo com a mão para compensar o desequilíbrio das pernas.

Melhorando a defesa do perímetro

  1. Etapa 1 Mantenha seus ombros mais baixos do que a pessoa que você está bloqueando.'re blocking.1Mantenha os ombros mais baixos do que a pessoa que está bloqueando. Ao manter uma postura de ombros mais baixa que a do adversário, mesmo quando ele se dirige à rede, você aumenta suas chances de chegar ao seu destino antes do ataque.
    • Mantenha as costas arqueadas, mas certifique-se de que não estejam totalmente retas.
    • Estenda seu braço até o chão. Com o posicionamento adequado, você deve ser capaz de tocá-lo com os dedos.
  2. Etapa 2 Manter o braço's length from offense.2Mantenha o braço afastado do ataque. Quando você estiver muito próximo, o jogador ofensivo conseguirá passar por você. Mas se você estiver mais distante do que o comprimento do braço, ele terá espaço suficiente para chutar. Se não tiver certeza de que está a uma distância adequada do ataque, estique o braço e use-o como guia.
    • Se o seu técnico lhe disser para manter uma certa distância do adversário, siga essa instrução. Diferentes estratégias defensivas significam que você nem sempre jogará na defesa do pivô da mesma maneira.
  3. Etapa 3 Mantenha sua mão de desvio alta e a mão da bola baixa.3Mantenha sua mão de desvio elevada e a mão da bola abaixada. Sua mão de desvio deve estar levantada de modo a quase tocar seu ombro, pronta para disparar para cima e bloquear o chute. A mão da bola deve estar na altura da cintura para que você possa cutucar facilmente a bola e tentar tirá-la do jogador.
    • Mesmo antes de o ataque disparar, mantenha a mão de desvio na altura do ombro para que o oponente saiba que você está pronto para bloquear o chute dele a qualquer momento.
    • Mantenha suas mãos soltas, mas nunca as deixe cair para os lados.
  4. Etapa 4 Deslize para cima quando tentar roubar a bola.4Deslize para cima quando tentar roubar a bola. Deslizar para baixo sobre a bola parece mais agressivo, o que significa que é mais provável que você seja chamado para uma falta. Deslize para cima para minimizar as chances de isso acontecer.
    • Não hesite em deslizar para baixo se essa for sua única opção, mas esteja sempre ciente dos riscos.
  5. Etapa 5 Mantenha as costas retas e agache-se sobre as pontas dos pés.5 Mantenha as costas retas e agache-se na ponta dos pés. Finja que está sentado em um banco, com os joelhos dobrados e os pés apontados para a frente, e as mãos à sua frente. Levante os calcanhares a cerca de 2,5 cm do chão.
    • Mantenha seu peso sobre as pontas dos pés. Se colocar seu peso nos dedos dos pés, você perderá o equilíbrio.
  6. Etapa 6 Deslize para a esquerda e para a direita esticando o pé em um ângulo.6Deslize para a esquerda e para a direita esticando o pé em um ângulo. Enquanto mantém a posição básica de defesa, gire o pé para a esquerda ou para a direita e estenda a perna para fora para se deslocar para o lado. A ponta do pé de trás deve se alinhar com o calcanhar do pé da frente (o que está em ângulo) enquanto você desliza.
    • Sempre deslize em um ângulo em relação ao jogador ofensivo para evitar que ele drible pelo meio da quadra.
    • Use o deslizamento para empurrar o ataque para a linha lateral ou para os jogadores de defesa.

Exercitando seus músculos

  1. Etapa 1 Coloque a bola com as mãos fora da largura dos ombros.1Passeie a bola com as mãos fora da largura dos ombros. Suas mãos devem estar a cerca de 0,30 m (1 pé) de seus ombros. Contraia o tronco, flexione os cotovelos e abaixe o peito em direção à bola de basquete. Depois de acertar a bola, inverta o movimento e empurre-se para cima estendendo os braços o mais rápido possível para se lançar. Segure-se na bola de basquete com as mãos e conte até 1 antes de se abaixar até o chão.
    • Se estiver com dificuldade para sair do chão, faça flexões normais até se sentir confortável.
  2. Etapa 2 Pratique arremessos de bola medicinal na parede para melhorar a coordenação olho-mão.2Pratique o arremesso de bolas medicinais na parede para melhorar a coordenação olho-mão. Fique em frente a uma parede com os pés afastados na largura dos ombros e segure a bola na altura do peito. Segure a bola com uma mão de cada lado e leve-a para trás da cabeça em um arco. Inverta o arco e solte-a quando estiver na frente do alvo para arremessar a bola contra a parede em um local predeterminado. Pegue a bola quando ela quicar de volta.
    • Fique a cerca de 1,5 m (5 pés) da parede.
    • Mantenha as mãos à sua frente após o arremesso para se preparar para o impacto da bola.
  3. Etapa 3 Realize arremessos de agachamento com bola medicinal para praticar o deslocamento da energia das pernas.3Faça arremessos de agachamento com a bola medicinal para praticar o deslocamento da energia das pernas. Segure a bola com as duas mãos de cada lado, mais ou menos na altura do pescoço. Agache-se, dobrando os joelhos e abaixando as nádegas até o chão, até que os cotovelos estejam quase tocando os joelhos. Levante-se e jogue a bola para cima. Mantenha as mãos no ar até pegar a bola.
    • Você também pode lançar a bola para cima com o máximo de força possível e deixá-la cair no chão.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaPosso jogar como atacante pequeno se tiver menos de 1,80 m? Sim, você pode jogar como pivô se tiver menos de 1,80 m. No entanto, certifique-se de que você pode jogar tão bem quanto um pivô mais alto. Isso inclui rebotes, arremessos, passes, etc. O fato de ser mais baixo não faz nada diferente. Você só precisa jogar mais duro. Os jogadores mais altos gostam de 'atacar' os jogadores mais baixos, mas, ao mostrar que você pode ser um 'grandão', você pode provar que eles não podem fazer nada contra você...
  • PerguntaComo devo treinar em uma criança de 10 anos? Não existe um treinamento específico para a idade de 10 anos. Depende apenas do que você é capaz de fazer. Somente você sabe o que pode fazer e em que intensidade. Pratique os exercícios que o técnico lhe der em casa e jogue sempre que puder para melhorar.
  • PerguntaPreciso ser alto para jogar como pivô, mesmo que eu seja um ótimo arremessador e afundador? Não. Você não precisa ser muito alto. Você não precisa ter 7'6', Yao Ming, e não precisa ter 6'2', Chris Paul. A altura normal de um pivô pequeno é de 1,80 m a 1,80 m. Mas não há uma posição designada. Ser um bom arremessador e afundador pode nem ser uma posição de atacante pequeno. Você poderia jogar na posição de armador se não se sentir confortável com sua altura.

Dicas

  • É importante que os jogadores de basquete aprendam todas as posições na quadra, portanto, não se limite a jogar apenas como pivô.
  • Beba bastante água.
  • Se você tem 15 anos ou mais, deve ter entre 1,80 m e 1,80 m de altura e pesar entre 90 kg e 90 kg para ser um pivô pequeno. Se você tem entre 12 e 14 anos, deve ter entre 1,80 m e 1,80 m de altura.

Avisos

  • Não se esforce demais ao se exercitar. Você não quer distender um músculo e certamente também não quer romper um.